Em 2009, o risco de rebaixamento era enorme e poucas pessoas acreditavam que era possível não ver o Fluminense disputar a Série B em 2010. A previsão era muito pessimista, os matemáticos diziam que o risco de queda era superior a 95%. Mas futebol é movido à paixão e ela derrubou a exatidão da matemática. Após uma belíssima arrancada, embalada pela torcida, a equipe das Laranjeiras se salvou, e a comemoração foi grande pela permanência na primeira divisão.

Um ano após a emocionante reação, o Tricolor conquistou o título de campeão brasileiro de forma merecida. A situação desesperadora do ano passado fortaleceu demais o grupo, preparando-o para esse triunfo.

Muricy Ramalho ganhou seu quarto título nacional e, quando ele preferiu honrar o compromisso com o clube deixando de assumir a seleção brasileira, muitos o criticaram. Mas sua honestidade foi premiada e, se hoje ele não é o técnico do Brasil, é sem dúvida o melhor treinador em nosso país.

O elenco é recheado de grandes jogadores, Fred, Emerson, Deco, Belleti, Mariano, entre outros, mas um em especial merece todos os aplausos, Dario Conca.

Assista à entrevista com Conca no Esporte Fantástico abaixo:

[r7video http://esportes.r7.com/videos/conca-conversa-com-o-esporte-fantastico/idmedia/8ed453871fa15c83316d77c2a8583803-1.html]

O argentino pequenino, mas com futebol de gente grande, disputou todos os 38 jogos e foi decisivo na maioria deles (mostramos uma entrevista com o meia Conca no Esporte Fantástico do último sábado, 4).

Darío nasceu em Tigres, na Argentina. Normalmente, ele seria vaiado por aqui, mas nosso povo é inteligente, sabe valorizar quem merece. O camisa 11 levou todos os prêmios individuais que disputava, entre eles o de craque do campeonato e, pela segunda vez seguida, o de craque da galera (premiação da CBF), provando que ele é admirado e respeitado até pelos torcedores rivais.

Os tricolores, depois de 26 anos, voltaram a soltar o grito de campeão do Brasil. O rebaixado Guarani até dificultou a tarefa. Parecia que seria fácil, mas foi sofrido, suado e dramático.

A cidade maravilhosa, que passou por dias tensos, com tanta violência, comemora seu segundo título brasileiro consecutivo, (ano passado a festa foi rubro negra). Ainda vai levar um tempão com tanta gente vestindo com muito orgulho as três cores que traduzem tradição.

Parabéns Fluminense, Campeão Brasileiro de 2010!!!!!

Beijim

Mylena

Veja mais:

+ Tudo sobre futebol no R7
+ Siga o R7 no Twitter
+ Veja os destaques do dia
+ Todos os blogs do R7

http://r7.com/AiS6