- Blog do Lucas Pereira - http://esportes.r7.com/blogs/lucas-pereira -

Quem será o melhor técnico?

Postado por lucaspereira em 6 de janeiro de 2017 às 16:17 em Sem categoria | Nenhum comentário

Nesta segunda-feira acontece em Zurique na Suíça, a cerimônia de premiação da FIFA que escolhe os melhores do mundo em 2016.

Com o fim da parceria, o evento se separou da revista France Football e não se chama mais Bola de Ouro. Agora tem a nomenclatura de os melhores da FIFA.

Se entre os jogadores o troféu parece ser uma barbada, já que todas as apostam recaem sobre Cristiano Ronaldo, entre os treinadores a disputa parece ser mais equilibrada.

Estão disputando o troféu de melhor técnico do ano passado o francês Zinedine Zidane, do Real Madrid; o italiano Cláudio Ranieri, do Leicester; e o português Fernando Santos, da seleção de Portugal.

Se levarmos em conta a importância e o status do time que dirige, Zidane seria o favorito na disputa.

Afinal de contas, ele foi uma aposta bem sucedida do Real Madrid e mostrou competência ao conquistar a Liga dos Campeões e o Mundial da FIFA.

Para um treinador que tinha pouca experiência, provou que tem um futuro brilhante.

Mas acho que ele ainda não merce o prêmio. O próprio Zidane já deu entrevista dizendo que corre por fora nessa disputa, até por não ser tão rodado.

Ranieri conseguiu o improvável, ao levar o azarão Leicester ao título da Premier League.

Claro que não foi só mérito dele. O elenco da equipe era muito equilibrado e se uniu de uma forma decisiva para a conquista do título.

Mas Ranieri teve a competência de acalmar os nervos dos jogadores, mesmo na ansiedade das últimas rodadas, quando todos viram que eles podiam fazer história no futebol mundial.

Foi impressionante como ele conquistou a confiança dos jogadores, os motivou jogo a jogo, e levou ao título um clube que almejava apenas escapar do rebaixamento.

Vale lembrar que o italiano vinha de um trabalho ruim na seleção grega, quando foi demitido após uma derrota para as Ilhas Faroe.

Nem a própria imprensa britânica acreditava nele, apesar das passagens por clubes como Chelsea, Roma, Juventus e Inter de Milão.

O terceiro nome da lista é Fernando Santos, que conquistou a Euro com a seleção Portuguesa.

Antes de comandar a seleção de seu país, ele fez um trabalho digno de elogios, ao classificar a Grécia para a Copa do Mundo do Brasil, tirando a Romênia.

Na Copa, passou da primeira fase e foi eliminado nos pênaltis para a Costa Rica, nas oitavas.

Logo depois da Copa, aceitou o convite para treinar Portugal e não decepcionou.

No primeiro grande campeonato que disputou, conquistou o título da Eurocopa, com direito a descambar na final a França, em pleno Stade de France.

E olha que a equipe ainda perdeu Cristiano Ronaldo no primeiro tempo da decisão. Éder fez o gol do título na prorrogação.

Por ter levado ao título europeu um país de pouco mais de 10 milhões de habitantes, que não teve um Cristiano Ronaldo tão inspirado assim, o meu voto é dele.

Vale lembrar que a escolha será definida pelo seguinte critério: 50% de votos dos capitães e treinadores de seleções espalhadas pelo mundo; 25 % do voto popular feito pela internet, e outros 25% da escolha de 200 jornalistas.

Até a próxima.

 

 

 

 

 

 

  [1]
  [2]

Artigo impresso de Blog do Lucas Pereira: http://esportes.r7.com/blogs/lucas-pereira

Endereço do artigo: http://esportes.r7.com/blogs/lucas-pereira/2017/01/06/quem-sera-o-melhor-tecnico/

Endereços neste artigo:

[1]  : http://esportes.r7.com/blogs/lucas-pereira http://esportes.r7.com/blogs/lucas-pereira/2017/01/06/quem-sera-o-melhor-tecnico//emailpopup

[2]  : http://esportes.r7.com/blogs/lucas-pereira http://esportes.r7.com/blogs/lucas-pereira/2017/01/06/quem-sera-o-melhor-tecnico//print

© 2012 Lucas Pereira. Todos direitos reservados.