Messi e Maradona – dois opostos

O argentino Lionel Messi conquistou de forma merecida seu quarto título de melhor jogador do planeta. Até aí nenhuma novidade. O nível do Messi está tão alto que ele não tem concorrentes no futebol atual. Cristiano Ronaldo e Iniesta, na minha opinião, não chegam nem perto em genialidade e importância para os seus times como o Argentino.

Depois de mais um prêmio ele declarou que trocaria esse título por uma conquista da Copa do Mundo. Convenhamos que ele tem razão. Para a sua carreira ficar realmente completa, um título mundial com a Argentina seria a consagração.

9507 10151182295031638 60250314 n Messi e Maradona   dois opostos
Esse é que é o grande problema pra ele. Não vejo a Argentina nem como candidata em 2014, mesmo sendo uma Copa na América do Sul, que certamente contará com muitos argentinos nos estádios. A Argentina está longe de apresentar um bom futebol coletivo como a Espanha, Alemanha, Holanda. Sem falar no Brasil, que mesmo se não tiver se acertado coletivamente, joga em casa e isso faz muita diferença.

Coisas do futebol...  Outros gênios da bola como Puskas, Di Stéfano, Van Basten, Plattini, Cruiyff e Zico também não ganharam uma Copa do Mundo. Por falar em Zico, e aquela Copa de 82 hein? Nunca vou me conformar de termos perdido aquela Copa com um timaço que encantou o mundo. Nem sempre o futebol é totalmente justo...  Por isso o Messi tem que se conformar.

Uma coisa é certa: com Messi em campo a Argentina vai dar muito trabalho em 2014 e será um time muito competitivo. Até porque ele vem jogando como nunca na seleção de seu país. Antes contestado pelos hermanos, em 2012  fez grandes partidas pela seleção e encheu os argentinos de esperança. Será que ele teria condições de carregar o time nas costas e conquistar o título como o Maradona fez em 1986?
maradona oculos 450x338 Messi e Maradona   dois opostos
Aliás o Maradona foi também um injustiçado do futebol. Em 86 ele era disparado o melhor do mundo, mas quem ganhou o título de melhor jogador do ano foi o russo Igor Belanov.  É que o prêmio conhecido como Bola de ouro foi criado em 1956, passou a ser chancelado pela Fifa em 1991, mas ficou restrito aos europeus até 1995. Só depois foi aberto para os outros jogadores no mundo inteiro. Portanto, ao contrário do Messi, Maradona ganhou uma Copa praticamente sozinho, mas nunca foi coroado o melhor jogador do mundo. Coisas do futebol...

Veja mais:
+ R7 BANDA LARGA: provedor grátis!

+ Curta o R7 no Facebook

+ Siga o R7 no Twitter

+ Veja os destaques do dia

+ Todos os blogs do R7