Expectativa para 2013

neymar 450 Expectativa para 2013

Será um ano especial para o futebol brasileiro. Primeiro por causa da Copa das Confederações, que vai agitar seis cidades do país: Salvador, Belo Horizonte, Rio de janeiro, Recife, Fortaleza e Brasília. Um momento importante para ver se os novos estádios brasileiros estão em plenas condições de receberem os jogos da Copa do Mundo no ano seguinte. Será um bom teste e um grande ensaio para a Copa de 2014. O Mineirão e a Arena Castelão vão receber as semifinais, a Arena Salvador a disputa de terceiro lugar, e o Maracanã, a grande final.

Um outro fator que torna 2013 um ano diferente é o confronto do campeão da Libertadores (e também do mundial), o Corinthians, contra o São Paulo, campeão da Sul-Americana, na final da Recopa. Um grande clássico do nosso futebol, de muita rivalidade por ser regional, e que vai colocar frente a frente dois dos times que mostraram o melhor futebol em 2012 e que vão disputar a Libertadores.

Por falar em bom futebol, tenho uma grande expectativa para a participação do Fluminense na Libertadores do ano que vem. Ganhou com sobra o título brasileiro e está querendo se reforçar ainda mais para buscar uma conquista inédita. Atlético Mineiro, Grêmio e Palmeiras completam o grupo dos brasileiros na competição.

O Palmeiras, por sinal, viverá um ano diferente. Feliz por voltar à Libertadores, mas entristecido por ter que jogar na Série B, dez anos depois da primeira queda. Difícil imaginar como um time que ganhou a Copa do Brasil tenha sido rebaixado no Brasileiro. Resta agora se espelhar no rival Corinthians, que quatro anos depois de ganhar a série B, chega ao seu auge com a grande conquista do mundial de clubes.

A Copa do Brasil  também será diferente em 2013. Um formato novo, indo de março à novembro, com 86 clubes no total e a participação dos times que disputaram a Libertadores na reta final. Parece ser uma ideia boa, pois vai movimentar todos os times o ano inteiro com uma segunda competição. Resta saber se vai funcionar na prática.

A série A do brasileirão também promete, com a volta de alguns clássicos regionais, como por exemplo o Ba-Vi, depois do Vitória ter conseguido voltar à primeira divisão. O Atlético paranaense também subiu e fará o clássico regional contra o Coritiba. Goiás e Criciúma também estão de volta à elite do futebol brasileiro. Em compensação, não teremos Sport contra o Náutico, já que o primeiro foi rebaixado. Se juntam ao Sport e Palmeiras na série B o Atlético Goianiense e o Figueirense.

Que venha 2013! Tomara que o futebol brasileiro brilhe nas competições internacionais e na Copa das Confederações. Vamos ficar juntos na torcida para que seja um grande ano. Um abraço à todos e feliz 2013!

Veja mais:
+ R7 BANDA LARGA: provedor grátis!

+ Curta o R7 no Facebook

+ Siga o R7 no Twitter

+ Veja os destaques do dia

+ Todos os blogs do R7