Robertão, Taça Brasil e Taça de Prata foram mesmo campeonatos brasileiros? Ajude Ricardo Teixeira a se decidir…

Agencia Estado 24 Robertão, Taça Brasil e Taça de Prata foram mesmo campeonatos brasileiros? Ajude Ricardo Teixeira a se decidir...
Um dos assuntos mais controversos do futebol brasileiro.

E, como sempre, quando tem dúvida sobre o que fazer, Ricardo Teixeira vai adiando a decisão.

Um bom exemplo é a famigerada Taça das Bolinhas.

Teixeira fala, fala e não a entrega para o São Paulo como havia prometido.

E nem a dá para o Flamengo.

Só vai deixando o tempo passar.

O mesmo acontece em relação ao Palmeiras, Santos, Cruzeiro, Bahia, Fluminense e Botafogo.

Dirigentes desses clubes pagaram jornalistas para levantar um dossiê.

Neste documento estaria provada a relevância da Taça Brasil, Robertão e Taça de Prata, competições disputadas antes da oficialização do Campeonato Brasileiro, em 1971.

Os clubes querem que essas competições nacionais sejam consideradas e os títulos somados aos atuais.

A Taça Brasil foi disputada entre 59 a 68.

Reunia os campeões estaduais.

O Santos de Pelé a conquistou cinco vezes.

O Palmeiras, duas.

Bahia, Botafogo e Cruzeiro, uma.

Um pouco maior do que o extinto torneiro Rio-São Paulo era o Robertão, Roberto Gomes Pedrosa.

Foi disputado entre 1967 e 1969.

O Palmeiras venceu duas vezes e o Santos, uma.

Em 1970, o Fluminense foi campeão da Taça de Prata, ampliação do Robertão.

No dossiê levantado pelos jornalistas, os clubes campeões eram tratados como campeões do Brasil.

Em 1971, a CBD resolveu zerar o futebol em termos nacionais.

E só levar em consideração o Campeonato Brasileiro.

Haverá uma enorme valorização, principalmente internacional, se esses títulos antes de 1971 passarem a ser reconhecidos pela CBF.

O assunto é discutível, quando se analisa que, para ganhar a Taça Brasil, foram necessárias, em algumas edições, apenas quatro partidas.

Em 1967, o Palmeiras ganhou a Taça Brasil e o Robertão.

Então é bicampeão brasileiro no mesmo ano?

O presidente da CBF pediu um estudo mais aprofundado sobre o polêmico tema.

Ou seja: não resolveu nada.

Adiou a sua decisão.

Deverá anunciá-la quando decidir o que fará com a Taça das Bolinhas...

Ajude Ricardo Teixeira.

Para você, esses títulos devem ser incorporados aos clubes como campeonatos brasileiros?

Não peça para fazer um "estudo aprofundado", por favor...

Vale muito a pena relembrar, ou ver pela primeira vez (clique aqui para ver o vídeo)

Veja mais:

+ Siga o R7 no Twitter
+ Veja os destaques do dia
+ Todos os blogs do R7


140 Comentários

"Robertão, Taça Brasil e Taça de Prata foram mesmo campeonatos brasileiros? Ajude Ricardo Teixeira a se decidir…"

11 de November de 2010 às 09:46 - Postado por Cosme Rímoli

* preenchimento obrigatório



Digite o texto da imagem ao lado: *

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Comentários
  • Edmar
    - 31 de maio de 2013 - 18:28

    Coloquem no google "sabatina sobre a taça brasil" blog odir cunha - quem é contra a unificação vai ver que a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Taça de Prata) tiveram a mesma importancia que os campeonatos brasileiros após 1971 através das repercusões da imprensa da época. Falar que a Taça Brasil teve campeões com poucos jogos e em mata-mata, vamos lembrar que muitos campeonatos nacionais no mundo tiveram em seu inicio campeões nestas condições como Itália, Alemanha, França etc. Ter 2 campeões no mesmo ano já aconteceu na Itália e Argentina a muitos anos, sem dizer dos estaduais exemplo paulistão, cariocão etc.

    Responder
  • Edmar
    - 29 de abril de 2013 - 16:24

    A unificação é super justa, agora vejam só, com a unificação o s.paulo fc que nunca foi o maior campeão brasileiro e seus torcedores sempre acreditaram nesta mentira, assim como eles também acreditam que são tri campeões mundiais, falando nisso, eu li muitos comentários aqui de sãopaulinos que o desespero é tão grande que falaram muito besteras como por exemplo criticar times campeões brasileiros com 4 jogos, agora ser campeão mundial com 1 só jogo vale né (toyota cup) e com 2 no mundial fifa. E dizer que o palmeiras foi campeão 2 vezes em 1967 não vale, mais em 2000 tivemos 2 campeões já que eles dizem que a toyota cup é "mundial" e quase o corinthians que venceu o mundial fifa também não venceu a libertadores e poderia vencer a toyota cup e ganhar 2 "mundiais" no mesmo ano 2000. Outra coisa é o nome que não tem nada haver pois o brasileirão possuiu vários desde 1971. Eu sou palmeirense sim, mais tenho argumentos pois conheço a história do futebol brasileiro e sei que a unificação é super justa, é só conferir a história.

    Responder
  • gilber
    - 6 de dezembro de 2010 - 09:00

    se os títulos de 59 a 70 não valem, então também não valem os mundiais que não foram reconhecidos pela fifa, portanto, o são paulo é apenas campeão do mundo, em 2005, assim como inter... já o flamengo, o gremio, o santos nunca seriam campeões do mundo... afinal só vale o que é reconhecido pela fifa e pela cbf... como que uma torcida pode se dizer bi ou tri campeã do mundo, assumindo conquistas que não foram reconhecidas oficialmente pela FIFA, e ao mesmo tempo ignorar conquistas de outros clubes que também não foram reconhecidas pela cbf, como os títulos dos anos 60...? alguém pode me explicar um absurdo dessess....? a verdade é que os critérios são usados conforme a conveniencia...

    Responder
  • gilbert
    - 6 de dezembro de 2010 - 08:47

    por que o futebol brasileiro começaria em 1971? qual o argumento que justifica isso? de fato, então, o brasil não seria mais penta, e sim, bi, considerando-se apenas os títulos de 1994 e 2002. afinal, só vale a partir de 1971. de 59 a 70 os campeões nacionais eram prestigiados por toda a imprensa nacional como legíticos campeões brasileiros. o argumento contrário, de que alguns títulos da taça brasil eram conquistados por times paultistas, como o santos e o palmeiras, em poucas partidas, naõ convence. basta lembrar que os primeiros campeonatos estaduais também eram disputados por poucas equipes em poucos jogos. e no entanto esses campeonatos são reconhecidos, ninguem se pergunta porque isso é aceito... na verdade a bagunça do futebol brasileiro não pode prejudicar atletas e torcedores que conseguiram em campo suas conquistas legitimadas por quem organizava as competições na época. em um país continental como o brasil, onde a prática esportiva tem milhões de adeptos e clubes, ficava difícil organizar um campeonato nacional nos moldes que se adotou a partir de 2003. assim, as primeiras disputas, de 59 a 66, eram em jogos eliminatórios. paulistas e cariocas foram beneficiados, mas clubes fora do eixo, disputavam mais partidas... resumindo, não é o numero de partidas que defnine o campeão, ou o numero de participantes. por exemplo, em 1979 mais de 80 equipes disputaram o brasileiro, o que não quer dizer que foi o melhor campeonato da história. falta informação pra muita gente, e os palpites não convencem sem argumentos. de fato, não há razão para ignorara as conquistas dos anos 60 dos campeões nacionais.

    Responder
  • Jose Luiz Matheus Encinas
    - 17 de novembro de 2010 - 09:46

    É óbvio que devem ser considerados campeões brasileiros. Imagine o que diria Ricardo Teixeira, se de repente, a FIFA resolvesse considerar o Brasil "apenas" bi-campeão mundial de seleções, já que o tri (1958/1962/1970) foi conquistado na antiga Taça Jules Rimet e não nos moldes do atual Campeonato Mundial FIFA!!!????? Que coincidência as datas não é? Até 1970, depois de 1971..!! Se o Santos não é octa, o Brasil também não é penta!

    Responder
  • LUIZ FERNANDO
    - 14 de novembro de 2010 - 09:30

    O meu time começou a ganhar nacionais a partir de 1974, quando ja existia o brasileirao, mas mesmo assim, analisando, esses clubes merecem ter os seus titulos reconhecidos e unificados sim. Agilidade Ricardo Teixeira.

    Responder
  • Merengue
    - 13 de novembro de 2010 - 13:48

    Eu concordo com essa unificação.Porque no meu ponto de vista se só vale os titulos brasileiros de 1971 em diante, é como se antes disso a historia dos clubes e seus ídolos não existissem no cenário nacional. E se o 'mundialito' de 2000 com times CONVIDADOS valeu, esses valem muito mais.

    Responder
  • Mstone
    - 13 de novembro de 2010 - 09:08

    Se esse critério de se reconhecer como Campeões Brasileiros os clubes que venceram o certame com o nome de Campeonato Brasileiro, teremos que usar o mesmo critério para o Mundial de Clubes, e assim só seriam Campeões Mundiais O Corinthians, o Internacional e o São Paulo, todos os outros venceram a Copa Intercontinental (É só consultar o site da FIFA). Não dá para se usar dois pesos e duas medidas, o critério deve ser o mesmo. E quanto ao formato e quantidade de clubes que disputam a competição isso é irrelevante, pois à época era o que havia a ser disputado. Alguém escreveu que levado em conta os diferentes Nomes da competição em disputa o Palmeiras teria sido Bicampeão Brasileiro em apenas 01 ano, o mesmo ocorre no mundial de clubes que teve 2 campeões em 2000, o Boca foi campeão da Taça Intercontinental e o Corinthians que foi campeão mundial de clubes.

    Responder
  • Leonard Victor
    - 12 de novembro de 2010 - 16:42

    Boa Tarde, Cosme Rímoli! Vc consegue me explicar ??? (eu sei que vc sabe os dados de cabeça, mas também andei pesquisando) O Bahia foi o primeiro Campeão da Taça Brasil, em 1959, após disputar 14 partidas. Foram dois jogos contra o CSA. Depois três jogos com cada um dos seguintes times: Ceará, Sport, Vasco e Santos. Contra o Santos disputou as finais, com jogos na Vila (23.000 pagantes), Fonte Nova (40.000 pagantes) e Maracanã (20.000 pagantes). O Bahia venceu o Santos de Pelé & Cia na Vila e no Maracanã. Já o Sport foi Campeão da Copa União, Módulo Amarelo, de 1987, após disputar 18 partidas, contra times como Treze-PB, Rio Branco, Criciúma, CSA, Joinville, Bangu e Inter de Limeira. Não jogou contra nenhum grande time do País. A pergunta é: Por que o Sport é reconhecido pela CBF como Campeão Brasileiro, por ter jogado 18 partidas e vencido a Copa União de 1987, e o Bahia não é reconhecido como Campeão Brasileiro por ter jogado 14 partidas e vencido a Taça Brasil de 1959, sendo que os adversários do Bahia foram muito mais relevantes ???? Obs. A imprensa, à época, reconheceu o Bahia como Campeão Brasileiro. …… …… O Fluminense venceu o Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Robertão) de 1970, após disputar 19 jogos, sendo14 deles contra os chamados grandes clubes brasileiros (2 vezes contra o Palmeiras, o Atlético-MG e o Cruzeiro, e uma vez contra os demais: Flamengo, Vasco, São Paulo, Inter…), além de um jogo contra Bahia, America-RJ, Santa Cruz, Atlético-PR e Ponte Preta, totalizando as 19 partidas. A média de público do Robertão neste ano foi de 20.259 pessoas. Já o São Paulo venceu o Campeonato Nacional de 1977 (assim que se chamava, à época, o campeonato), após disputar 21 jogos. Portanto, apenas 2 jogos a mais que o Fluminense em 1970. Entre outros adversários, o São Paulo enfrentou XV de Piracicaba, Botafogo-SP, Ponte Preta, Operário-MS, America-RJ, CSA, CRB, Botafogo-PB, Náutico e Brasília!!!!! Neste campeonato o São Paulo não enfrentou Cruzeiro, Santos, Flamengo, Fluminense, Vasco ou Botafogo (pelo menos o do RJ !!!). A média de público do Campeonato Nacional neste ano foi de 16.472 pessoas. A pergunta é: Por que o São Paulo é reconhecido pela CBF como Campeão Brasileiro, por ter disputado 21 jogos e vencido o Campeonato Nacional de 1977, e o Fluminense não é reconhecido como Campeão Brasileiro, mesmo tendo disputado 19 jogos e vencido o Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1970, sendo os adversários do Fluminense evidentemente mais categorizados ???? Obs (1). A imprensa, à época, reconheceu o Fluminense como Campeão Brasileiro. Obs (2). Palmeiras (67 e 69) e Santos (68) foram Campeões de edições semelhantes do Robertão e também não são reconhecidos como campeões. ….. ….. O Cruzeiro venceu a Taça Brasil de 1966, passando por Americano-RJ, Grêmio, Fluminense e Santos. Foram 2 jogos contra cada time, totalizando 8 partidas. Nas finais bateu o Santos de Pelé & Cia por 6×2 (90.000 pessoas no Mineirão) e 3×2 (45.000 pessoas no Pacaembu). Já o Corinthians também disputou 8 jogos no Campeonato Paulista de 1914, tornando-se, com méritos, o campeão. A pergunta é: Por que o Corinthians é reconhecido como Campeão Paulista de 1914, por ter disputado 8 partidas e vencido uma das Ligas Paulistas (a outra liga foi vencida pelo São Paulo Athletic), e o Cruzeiro não é reconhecido como Campeão Brasileiro de 1966, por ter jogado 8 partidas e vencido a Taça Brasil daquele ano ????? Obs. A imprensa, à época, reconheceu o Cruzeiro como Campeão Brasileiro. …… ….. O Santos venceu a Taça Brasil de 1962, após passar por Sport (2 jogos) e Botafogo (3 jogos). Contra o Botafogo de Manga, Nilton Santos, Garrincha, Quarentinha, Amarildo e Zagalo, o Santos venceu o primeiro duelo no Pacaembu (4×3), perdeu o segundo no Maracanã (3×1, com público de 102.260 pessoas) e venceu o terceiro confronto no Maracanã (5×0, público de 70.324 pessoas). Já o Porto venceu a Copa Toyota de 2004 após empatar em 0×0 com o Once Caldas e ganhar a disputa de pênalti (8×7). A pergunta é: Por que o Porto é reconhecido como Campeão Mundial, por ter disputado e empatado um único jogo contra o Once Caldas em 2004, e o Santos não é reconhecido como Campeão Brasileiro, após ter disputado 5 partidas, entre elas 3 contra o poderoso Botafogo, e vencido a Taça Brasil de 1962 ?????? Obs. A imprensa, à época, reconheceu o Santos como Campeão Brasileiro. Porque?????????? Abraços!

    Responder
  • Beto
    - 12 de novembro de 2010 - 15:06

    Que bom que o PH Tricolor, pensa desta forma! Assim, retiramos do SPFC, 2 campeonatos Mundiais, 2 Libertadores e 1 Paulistão ( afinal, ganharam este último jogando apenas a final e não 4 partidas! ) Como diz o ditado: "Pau que bate em Chico, bate em Francisco" Agora, se for para mudar de idéia, se convençam que o Palmeiras é Campeão Mundial de 1951 e o maior campeão nacional de todos os tempos! ( além de Campeão do Século! ) Como vai ser? A camisa do SPFC vai virar 6-1-1 ou a nossa vai virar 8-1-1? É só escolher!

    Responder
1 2 3 4 5