- Blog do Cosme Rímoli - http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli -

Omissão dos jogadores e da Fifa. Futebol em La Paz é vitória de Evo Morales e da hipocrisia

Postado por Cosme Rímoli em 06/10/2017 às 07:44 em Sem categoria | 49 Comments

 Omissão dos jogadores e da Fifa. Futebol em La Paz é vitória de Evo Morales e da hipocrisia [1]
"Desumano jogar nestas condições. Campo, altitude, bola... Tudo ruim. Mas saímos felizes mesmo com essas condições."

Na foto atletas da Seleção Brasileira recebendo oxigênio em cilindros que a CBF levou até a Bolívia. Para que o time pudesse respirar melhor no intervalo. Porque durante o jogo, o ar rarefeito dos 3.640 metros são insuportáveis para quem não nasceu ou vive no alto das montanhas andinas.

Foi esse o desabafo de Neymar em seu Instagram.

E 'vida que segue', como ele gosta de repetir como um mantra. Agora, que venha o jogo contra o Chile, na arena do Palmeiras, na terça-feira. Rápida festa com os parças e volta para Paris. Bolívia só daqui quatro anos, nas próximas Eliminatórias. E olhe lá.

Esse é o grande problema. Enquanto pessoas representativas como ele, Messi e Suárez, por exemplo, três dos principais jogadores do mundo não se posicionarem de verdade, seguirá este abuso.

Não há cabimento algum, a Bolívia seguir mandando seus jogos em La Paz. Se a Conmebol e a Fifa não fossem duas entidades minadas pela corrupção e politicagem, os 3.640 metros estariam fora de cogitação. Os bolivianos fazem metade de seus jogos no altiplano. São nove partidas.

Todos os países do continente se submetem ao martírio.

24 Omissão dos jogadores e da Fifa. Futebol em La Paz é vitória de Evo Morales e da hipocrisia [2]

O irônico é que, todos os nove presidentes das seleções que são obrigadas a irem a La Paz, reclamam, protestam, lamentam. Mas são incompetentes, covardes para se reunirem e decidir que não farão seus atletas se submeterem a cilindros de oxigênio.

O motivo é mais sujo do que possa parecer. Há décadas, os presidentes das Federações Bolivianas de Futebol [3] são moldáveis. Se submetem a alianças políticas. Um toma lá, dá cá. Vão colecionando favores para que não aconteça esse óbvio motim.

Como os países e nem os jogadores se manifestam de verdade, a Fifa lava as mãos. Faz de conta que é a mesma coisa do calor de Fortaleza, da umidade de Manaus, do frio de Porto Alegre.

O pior que La Paz também é usada como arma dos bolivianos na Libertadores e Sul-Americana. Todos os anos, os clubes também se submetem ao tormento. E seus dirigentes acovardados não fazem nada de prático. A não ser reclamar e esquecer.

Uma das únicas vezes que a Fifa tentou interferir, o resultado foi um vexame internacional. O corrupto presidente Joseph Blatter avisou em 2007 que estudos da Organização Mundial de Saúde indicavam que não houvessem jogos das Eliminatórias de 2010, em La Paz.

O folclórico mas enérgico ditador/presidente Evo Morales se travestiu de Simon Bolivar. E conclamou os países da América do Sul a não se submeterem. A 'independência' da Bolívia estava em risco. Morales fez mais do que colocar calção e jogar futebol em La Paz, mostrando que não havia problema algum.

3reproducaogloboesporte Omissão dos jogadores e da Fifa. Futebol em La Paz é vitória de Evo Morales e da hipocrisia [4]

Evo se aliou aos presidentes da Colômbia e do Equador. Afinal, eles desfrutavam de Bogotá, com 2640 metros e de Quito, com seus 2.800 metros. Inteligente, percebeu que se os bolivianos perderiam La Paz, os colombianos e os equatorianos também ficariam sem suas cidades altiplanas, que tanto gostam de utilizar.

O Simon Bolivar do futebol tinha três países nas mãos. E com a ameaça de boicote às eliminatórias do trio, ele chantageou Blatter. E tudo ficou como sempre. Até porque Evo contou com o silêncio cúmplice dos presidentes dos demais países deste continente.

Essa situação talvez mudará se algum jogador morrer em campo. Sofrer um ataque cardíaco diante de tanto esforço. Porque vômitos, pequenos desmaios são comuns em seleções e times de outros países que são obrigados a jogar na capital boliviana.

A Organização Mundial de Saúde fez estudos que comprovam. A capacidade de absorção do oxigênio no ser humano cai, em média, 10% a cada mil metros de altitude. Atletas são mais resistentes. Mas ficou comprovado que jogadores de futebol perdem 28% de absorção de oxigênio em La Paz. A adaptação levaria cerca de 14 dias, o que é impossível pelo atual calendário do futebol mundial.

Esses estudos acabam com a bobagem que muitos jogadores repetem. Que os efeitos da altitude são psicológico. E eles vão além da 'falta literal de ar'. São vômitos, cefaleias (dores intensas de cabeça) e sangramentos no nariz. Depende de cada organismo.

Só uma morte possa alterar esse absurdo.

Talvez.

A última vitória do Brasil contra a Bolívia foi em 1997. Contra os donos da casa, na final da Copa América. Faz vinte anos.

Assim, 'vida que segue'.

Bom para os fabricantes de cilindros de oxigênio.

Terão sempre fregueses em La Paz.

Vitória de Evo Morales.

É fácil ser Simon Bolivar no corrupto mundo do futebol...
53 Omissão dos jogadores e da Fifa. Futebol em La Paz é vitória de Evo Morales e da hipocrisia [5]

http://r7.com/Ktbt

  [6]
  [7]


Artigo impresso de Blog do Cosme Rímoli: http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli

Endereço do artigo: http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/omissao-dos-jogadores-e-da-fifa-futebol-em-la-paz-e-vitoria-de-evo-morales-e-da-hipocrisia-06102017/

Endereços neste artigo:

[1] Imagem: http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/files/2017/10/11.jpeg

[2] Imagem: http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/files/2017/10/24.jpg

[3] Futebol: http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli http://esportes.r7.com/futebol/

[4] Imagem: http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/files/2017/10/3reproducaogloboesporte.jpg

[5] Imagem: http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/files/2017/10/53.jpg

[6]  : http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/omissao-dos-jogadores-e-da-fifa-futebol-em-la-paz-e-vitoria-de-evo-morales-e-da-hipocrisia-06102017//emailpopup

[7]  : http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/omissao-dos-jogadores-e-da-fifa-futebol-em-la-paz-e-vitoria-de-evo-morales-e-da-hipocrisia-06102017//print

© 2011 Nicolau Marmo. Todos direitos reservados.