“O São Paulo poderia ter Lugano. Mas o Juvenal não gosta de trazer de volta ídolos que não possa controlar. Por isso Lúcio, três anos mais velho. E o Corinthians foi campeão mundial porque o São Paulo ensinou o caminho. Nossos reservas até carimbaram o passaporte deles.” Marco Aurélio Cunha…

ae135 O São Paulo poderia ter Lugano. Mas o Juvenal não gosta de trazer de volta ídolos que não possa controlar. Por isso Lúcio, três anos mais velho. E o Corinthians foi campeão mundial porque o São Paulo ensinou o caminho. Nossos reservas até carimbaram o passaporte deles. Marco Aurélio Cunha...
"O São Paulo poderia ter Lugano e não Lúcio.

Um jogador quase três anos mais novo.

Era só negociar.

Mas o Juvenal não gosta de trazer de volta ídolos.

Ainda mais aqueles que não pode controlar."

" O Corinthians está se modernizando.

Aprendeu com o São Paulo como se faz.

Nós ensinamos.

Clube grande tem de ter estádio, CT, CT para a base.

E os corintianos estão aprendendo.

Tanto que conseguiram finalmente o passaporte internacional.

Ganhou um Mundial, nós temos três.

Mas não vamos esquecer que o passaporte já chegou carimbado.

Pelos reservas do São Paulo, na derrota antes do embarque para o Japão."

O vereador e ex-gerente de futebol Marco Aurélio Cunha continua o mesmo.

Com muita influência nos bastidores do Morumbi.

Rompeu politicamente com Juvenal depois da reforma nos estatutos.

O que permitiu o terceiro mandato consecutivo do presidente.

De quem foi genro, inclusive.

Ele se afastou da diretoria, mas continua ligado demais aos jogadores.

Que estão e os que saíram do clube.

Kaká, Lugano, Luís Fabiano, Rogério Ceni são seus amigos pessoais.

Conselheiro, acompanha de perto tudo o que acontece no São Paulo.

Vereador acompanha politicamente os milhões movimentados pela Copa no Brasil.

Brigou contra a isenção de R$ 420 milhões para o Itaquerão.

Adora provocar o rival em qualquer entrevista.

Nesta ele mistura seriedade ao falar de Lugano, Libertadores, Tigre.

Exercita sua ironia ao parabenizar o título mundial do Corinthians...

Marco, de forma direta, o São Paulo poderia ter Lugano?

E preferiu Lúcio?

Os dirigentes escolheram um jogador quase três anos mais velho, que vai fazer 35 anos. Sei que haveria sim a possibilidade real do Lugano voltar. Ele está afastado no Paris Saint Germain. O Juvenal tinha plena consciência disso. Só que preferiu ouvir outras pessoas e investir no Lúcio. Zagueiro, por sinal, que o próprio presidente havia dito que não contrataria no passado por ser muito religioso. E poderia influenciar os garotos do time. Há uma certa preocupação no clube com os atletas que são profundamente evangélicos. Mas com o Juvenal Juvêncio o que vale ontem, não vale hoje. Ele é imediatista demais. E fechou com o Lúcio. O clube tinha no planejamento a contratação de apenas um zagueiro caro e mais vivido. As portas ficaram fechadas para o Lugano. Uma pena, um desperdício.

O Juvenal não gosta de recontratar ídolos?

Não. Ele usa como exemplo o Cicinho, que não deu certo. Mas isso é uma desculpa. Em relação ao Lugano, se ele voltasse, não haveria como não relacioná-lo com a diretoria do [falecido] presidente Marcelo Portugal Gouvea. Situações que o Juvenal quis evitar. Além do que é o uruguaio é um jogador de muita personalidade. Não é fácil de comandar. Em relação aos ídolos, Juvenal não se esforça mesmo. O Danilo queria voltar ao Brasil e o primeiro clube que procurou foi o São Paulo. O presidente disse que era muito caro e ele fez o que fez pelo Corinthians. O Luís Fabiano agora e, muito provavelmente, o Kaká no futuro têm explicação simples. A falta de conquistas individuais dos dois no clube. Qualquer título, como essa Sul-Americana é um diferencial a favor da administração Juvenal. Agora, retornar com o Lugano, que saiu campeão do mundo, se trata de uma história diferente. O patamar de comparação é outro. Qualquer coisa menos do que outro título mundial poderia ser visto como uma derrota.

Para onde Lugano vai?

Com a desistência do São Paulo, ele está negociando. Não ficará no Paris Saint Germain. As conversas com o Grêmio foram da gestão do Paulo Odone. O América do México ofereceu um contrato em branco ao zagueiro, para que ele colocasse preço. E também há o interesse forte de um clube pequeno inglês. O Lugano ainda não decidiu. Mas, repito, haveria sim a chance de retorno ao Morumbi. Só que Juvenal preferiu nem tentar.

Você sabe tudo de bastidores do São Paulo.

O que aconteceu de verdade na briga com o Tigre?

Me faltam alguns detalhes, lógico. Mas só vou dizer que o São Paulo estava 80% certo. Errou em incentivar o clima bélico com uma equipe sem tradição alguma no futebol internacional. Bobagem como reconhecimento de campo, se aquecer no gramado. Bobagens que acabaram só criando um clima insustentável de conflito. O São Paulo entrou no clima de guerra porque ficou algum tempo longe da Libertadores. Não conseguiu classificação e se esqueceu de detalhes importantes. Entrou em provocações; brigas quando deveria apenas ter goleado o Tigre e fazer a festa como campeão. Mas teve gente que se inflamou e que quis se impor. Ficou uma situação lamentável. E que não combina com a história do São Paulo. Nosso clube foi e sempre será campeão jogando futebol.

Muito se fala que o Corinthians era protegido por Ricardo Teixeira.

E tinha até a influência do Lula em tudo que acontecia.

Até na construção do Itaquerão.

Agora chegou a vez do São Paulo se aproveitar?

Com o Marin na CBF?

Olha, o Corinthians soube usar sua força política no futebol até pouco tempo. Mérito dos seus dirigentes. Do Itaquerão não quero nem falar. Já briguei muito. Mas o São Paulo não vai se aproveitar tanto do Marin na CBF. Pelo simples motivo que ele é político profissional. Quer agradar todo mundo e não ficar mal com ninguém. O Ricardo Teixeira não era assim. Embora a ligação do Marin com o São Paulo é grande, não haverá privilégio. Ele não vai se indispor com os outros. Ele é muito inteligente para isso. A grande diferença é que antes, com o Ricardo Teixeira, o São Paulo era excluído. Hoje o clube está incluído nas decisões mais importantes do futebol brasileiro. É ouvido. Isso é um mérito. Mas não terá o que outras equipes tiveram na administração passada da CBF.

Como você analisa a queda do Palmeiras?

O segundo rebaixamento em dez anos?

Mostra o que acontece quando um clube é conturbado internamente. Com as divisões não deixando ninguém trabalhar. É muito ruim para a história do Palmeiras, de tantas conquistas. Ele foi capaz de cair depois de ganhar a Copa do Brasil. E com o treinador da Seleção Brasileira na Copa de 2014. Precisa se reestruturar. Acredito na força do Palmeiras. Vai subir de novo em 2013. Mesmo se a diretoria continuar dividida, a torcida empurra. O Palmeiras terá quatro chances. Quatro vão subir da B. Não é possível que os dirigentes não consigam uma vaga. Não é possível.

O que você tem para falar da conquista do Mundial do Corinthians?

O Corinthians está se modernizando. Aprendeu com o São Paulo como se faz. Nós ensinamos. Clube grande tem de ter estádio, CT, CT para a base. E os corintianos estão aprendendo. Tanto que conseguiram finalmente o passaporte internacional. Ganhou um Mundial, nós temos três. Mas não vamos esquecer que o passaporte já chegou carimbado. Pelos reservas do São Paulo, na derrota antes do embarque para o Japão. Fiquei contente que não houve pênaltis, ganharam sem lances contestados. Foi ótimo. Assim como o São Paulo costuma fazer quando é campeão. Estão no caminho. O São Paulo mostrou como se faz.

O que você acha do patrocínio da Caixa ao Corinthians?

É uma situação justa?

Mérito das ligações políticas que o clube tem. Mas um absurdo para os outros clubes. A Caixa Econômica Federal é um banco de parte do seu capital estatal. Ou ajuda todos ou não ajuda ninguém. Mas no nosso país, as ligações das pessoas são muito importantes e prevalecem em situações que não deveriam. Como no caso da Petrobrás que ajudou o Flamengo, a Eletrobrás o Vasco. E agora, a Caixa Econômica com o Corinthians. Não posso concordar nunca com esse patrocínio. Só reconheço o mérito das alianças corintianas. Assim tudo fica mais fácil.

Ao que você atribui esse progresso corintiano?

Não tenho a menor dúvida. Tudo se deve à passagem do Ronaldo no Parque São Jorge. Ele abriu os olhos dos dirigentes sobre tudo o que um clube grande deveria ser feito. Para a rede de relacionamentos. Teve espaço como ídolo de futebol. Como o Pelé já fez por um período no Santos. Como o Neymar tem tudo para fazer. O São Paulo precisa estar aberto aos ídolos internacionais, não pode ficar nas mãos apenas de dirigentes. A minha esperança é que o Rogério Ceni, quando parar, revolucione, modernize muita coisa no Morumbi que está estagnada. Voltando ao Corinthians, o clube soube usar bem demais Ronaldo. E está colhendo os frutos até hoje. Como o Mundial, estádio, modernização. Se ele não tivesse jogado lá, tudo estaria da maneira atrasada com que era conduzido o clube. Os dirigentes brasileiros precisam de um choque de modernidade. O Corinthians teve o dele. Agora acaba virando exemplo para os outros, que seguem com presidentes por anos e anos. E não saem do lugar.

103 Comentários

"“O São Paulo poderia ter Lugano. Mas o Juvenal não gosta de trazer de volta ídolos que não possa controlar. Por isso Lúcio, três anos mais velho. E o Corinthians foi campeão mundial porque o São Paulo ensinou o caminho. Nossos reservas até carimbaram o passaporte deles.” Marco Aurélio Cunha…"

26 de December de 2012 às 13:41 - Postado por Cosme Rímoli

* preenchimento obrigatório



Digite o texto da imagem ao lado: *

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Comentários
  • hannibal
    - 1 de janeiro de 2013 - 17:59

    Marco Aurélio Cunha, só um pequeno alerta,"Toma cuidado com o que você fala perto do Gobbi. Cuidado com Gobbi ele vai te pegar".kkkkkkkkkkkk

    Responder
  • Renner de Matos
    - 29 de dezembro de 2012 - 11:08

    Este Marco Aurélio é um babaca, só aparece na mídia quando seu time ganha alguma coisa... estava sumido há 4 anos, encontrei outro dia ele em um shopping e nem tamanho ele tem ... o irritante é que seu time está tão para trás em relação a mídia e marketing e o cara acha que estão abafando ... se encherga Pit Bitoca !!!

    Responder
  • Boris
    - 28 de dezembro de 2012 - 10:42

    Estou esperando o deputado ir trabalhar, já que assinavam o ponto dele e ele mesmo admitiu. Esse é o tipo de político que as pessoas votam. Depois reclamam.

    Responder
  • Joao Roberto
    - 27 de dezembro de 2012 - 21:05

    O Corinthians está apenas fazendo o caminho que o São Paulo fez três vezes. CT para Base o São Paulo já tem faz anos, o CT Profissional então já faz mais de 20 anos, Estádio, estrutura, internacionalização da marca etc. Ambos são grandes clubes e merecem o respeito, assim como o Palmeiras e Santos. A Diretoria alvinegra viu que é preciso profissionalizar o Dep. Futebol e dá melhor estrutura para os jogadores e sua comissão técnica. Isso só engrandecem o futebol paulista e brasileiro.

    Responder
  • Tiago
    - 27 de dezembro de 2012 - 19:48

    Engraçado que agora o time b vale ne ..ano passado tomaram 5 a 0 e a primeira desculpa era o time ser reserva kkk e o gol legítimo do Jorge Henrique ..não lembra ?:Tava impedido ne ...sobre o patrocínio ..reclama porque não conseguiram fechar contrato no começo do ano ..

    Responder
  • Tora
    - 27 de dezembro de 2012 - 18:00

    A Caixa paga para ter sua publicidade (banners) nos principais portais da web inclusive eu já vi ele aparecer muitas vezes aqui neste blog o que é muito justo devido a grande audiência do mesmo. Seguindo o raciocínio do Marco Aurélio teria que ajudar todos os times, então a Caixa deveria gastar a verba com todos os blogs que falam de futebol inclusive o meu que tem pouquíssimas visitas rs?

    Responder
  • peixoto-pres.prudente/sp
    - 27 de dezembro de 2012 - 17:42

    Joaquim Paulino -27/12- 11:13 horas: Quem é você para chamar os Corinthianos de iumnos??? se liga, mané.....ha tempos venho reparando no seus comentários preconceituosos contra o Corinthians e seus torcedores....você é figurinha conhecida em outros blogs...sua vida é falar mal do Corinthians/torcedores.... Cuide do seu timinho, seu recalcado.....não use suas patas sujas para teclar insultos e preconceitos contra os corinthianos.... Não temos culpa nde seus iguais serem chamados de bambis, frutinhas, etc... Mais respeito ao Bi-Campeão Mundial Fifa.... Não sei como a Deborah-Holanda ainda não apareceu aquí para de dar uma surra.....afinal, Bambi gosta de apanhar de mulher... Cosme, por favor publique este comentário, afinal este Bambi chamou os corinthianos de imundos no blog.....obrigado.

    Responder
  • SPFC RULES!
    - 27 de dezembro de 2012 - 15:14

    Paulo TETA!? KKKKKKKK!!! travekao do itaquerão, Teta, esse é teu nome de guerra!? Só podia ser da laia dos travecos mesmo!! Moça, escolhe um nome "artístico" melhorzinho! Que tal Paulinha Tits!?

    Responder
  • Gabriel de Oliveira
    - 27 de dezembro de 2012 - 13:10

    Tudo idiotice essa discussão sobre Mundial, não existe Mundial de Clubes, Mundial que se preze deve-se contar com os melhores do mundo, hoje de fato o Corinthians é o melhor da América mas é absurdo mundial sem a presença do Barça o melhor disparado do mundo desde 2008

    Responder
  • Paulo Teta
    - 27 de dezembro de 2012 - 13:02

    QUEM É MARCO AURÉLIO CUNHA? Pelo jeito o cara tem uma inveja atroz do Corinthians pois não pára de falar da gente. Deve ser mais um bambi. Aliás não há coisa mais degradante para quem nasceu com colhões do que ser um BAMBI...

    Responder
1 2 3 4 5