1agenciacorinthians O Campeonato Brasileiro está manchado. Desta vez é o Grêmio que vê favorecimento dos árbitros ao Corinthians. Antes foram Fluminense e Atlético Mineiro. As acusações ferem de morte a credibilidade do futebol neste país...
"Ao se dirigir ao vestiário da arbitragem após o termino do jogo, na altura da zona mista, próximo a porta de acesso ao corredor que leva aos vestiários, tanto da equipe do Grêmio quanto da equipe de arbitragem, o Senhor Nestor Hein, Vice-Presidente jurídico do Grêmio, exatamente no momento em que passava a equipe de arbitragem, começou a gritar supostamente falando ao celular, sem olhar diretamente para a equipe de arbitragem as seguintes palavras: " Abriram a porteira, ladrão, filha da puta, sem vergonha."

Esta é súmula de Sandro Meira Ricci, após o jogo Grêmio e São Paulo.

Quais foram os motivos das ofensas do dirigente gremista? Primeiro, a ironia.

"Não tem nada a ver, eu tenho uma pequena propriedade rural em Camaquã e deixaram a porta aberta e me ligaram avisando que roubaram meus animais. Inclusive, vou registrar. Não tem nada a ver com o árbitro, pessoa maravilhosa."

Depois, Nestor Hein, deu sua versão verdadeira. O motivo de tanto ódio.

"Qual o clube que se beneficiou mais? Está dito na imprensa. Dizem que os erros de arbitragem protegeram o Corinthians. A opinião do Grêmio é essa. Por incompetências de arbitragem, não é roubo ou cavação, é incompetência. Por sorte, a incompetência vai sempre para o mesmo lado. Peço democracia, que errem para os outros também.

"No ranking dos erros, quem está se beneficiando é quem está na ponta da tabela. E quando joga as 11h, joga contra um time que está na rabeira da tabela. Os erros não são democráticos. São em prol dos mesmos clubes. É óbvio que é um campeonato que está manchado. O São Paulo é um grande clube que não precisa disso para ganhar. Não há democracia na incompetência. Por acaso, por sorte, acaba beneficiado as mesmas equipes."

210 O Campeonato Brasileiro está manchado. Desta vez é o Grêmio que vê favorecimento dos árbitros ao Corinthians. Antes foram Fluminense e Atlético Mineiro. As acusações ferem de morte a credibilidade do futebol neste país...

O presidente do Grêmio, Romildo Bolzan, repetiu a frase de Levir Culpi.

""Vejo um campeonato manchado. Não há critérios nos lances marcados. Está clara a falta de condução, está claro a falta de qualificação para tentar minimamente interpretar os lances. Quando eu falo de arbitragem, eu não falo apenas dessa de hoje. A arbitragem nacional compromete os resultados. A influência dos árbitros nos resultados das partidas é nefasta."

"O que definimos na reunião (da liga Sul-Minas-Rio) foi que a arbitragem deveria ser melhor capacitada e profissionalizada e que tivesse um órgão destinado somente a ela. Além disso, recomendamos a saída do atual presidente da comissão, Sérgio Corrêa."

Os dirigentes gremistas têm a convicção que, 'por coincidência', Sandro Meira Ricci prejudicou a equipe em Porto Alegre. E que a 'coincidência' não foi em favor do São Paulo. Mas do Corinthians. Assim como sugeriu Levir Culpi.

"O Campeonato Brasileiro de 2015 já está manchado pela arbitragem. Não me lembro de ter havido tanta comoção em torno de arbitragem. Realmente causa desconfiança porque são situações repetidas", disse, acusando o Corinthians.

"Estou contrariado como presidente e torcedor. Reconheço que o time jogou mal, principalmente no primeiro tempo, equilibrou no segundo, mas ninguém aguenta mais os erros de arbitragem. Hoje mudou o jogo, contra o Corinthians mudou o jogo. O que os árbitros fizeram foi sacanagem com o Fluminense. O Corinthians foi beneficiado. Não é possível o que aconteceu", desabafou Peter Siemsen, presidente do Fluminense.

Três clubes importantíssimos como Atlético Mineiro, Grêmio e Fluminense garantem que o Brasileiro de 2015 está manchado. E que uma equipe está sendo beneficiada. Isso é muito grave.

49 O Campeonato Brasileiro está manchado. Desta vez é o Grêmio que vê favorecimento dos árbitros ao Corinthians. Antes foram Fluminense e Atlético Mineiro. As acusações ferem de morte a credibilidade do futebol neste país...

O Corinthians já definiu uma estratégia para se defender desses ataques. Apenas o supervisor, e homem que realmente manda no clube, Andrés Sanchez, e o presidente Roberto de Andrade, rebaterão as insinuações. Tite e os jogadores têm a ordem de se calarem.

Andrés ou Roberto. Um dos dois deverá rebater as acusações agora do Grêmio. A estratégia nos bastidores é procurar um veículo 'de confiança'. Ou convocar uma coletiva, como aconteceu há dez dias.

"Não ponho a mão no fogo nem pelo meu filho, mas, até que provem o contrário, não vejo esquema nenhum para ninguém. O que não pode é insinuar esquema. Dizer que o campeonato está manchado? Só se o Corinthians for campeão. O Corinthians é zebra.

"Dois, três meses atrás, o Corinthians estava desmanchado. Se o Atlético ganhar, tem de ver se está manchado também. O (ex-presidente do Atlético Mineiro escreveu um twitter. Nele chamou o árbitro Marcelo de Lima Henrique e 'vagabundo e ladrão'. Marcelo teria ajudado o Corinthians, na opinião do dirigente.) Kalil, em 2013, pegou jatinho com o pessoal da CBF e o Corinthians foi prejudicado pelo Boca na Libertadores. Foi esquema? Não existe isso. O Kalil deveria ter mais responsabilidades para falar e também para outras coisas."

2ae6 O Campeonato Brasileiro está manchado. Desta vez é o Grêmio que vê favorecimento dos árbitros ao Corinthians. Antes foram Fluminense e Atlético Mineiro. As acusações ferem de morte a credibilidade do futebol neste país...

"Não ponho a mão no fogo nem pelo meu filho, mas, até que provem o contrário, não vejo esquema nenhum para ninguém. O que não pode é insinuar esquema. Dizer que o campeonato está manchado? Só se o Corinthians for campeão. O Corinthians é zebra."

Em outubro do ano passado, o mesmo diretor jurídico do Grêmio, Nestor Hein, estava para abandonar o futebol. Deu uma entrevista que, se o Brasil fosse um sério, seria avassaladora.

"O STJD é um câncer incurável de grau quatro. Muita gente diz: "como é que os clubes elegem por unanimidade o presidente da CBF"? Elegem porque se não eleger o sujeito fica marcado. Estou dando essa entrevista porque estou saindo do Grêmio. Por que se eu fosse um dirigente que fosse continuar provavelmente não levaria a público as minhas declarações.

"Você entra no STJD já sabendo o resultado do que vai acontecer. Nós advogados vivemos da surpresa e de acreditar que o nosso talento, nosso poder de convencimento possa fazer prevalecer o Direito. Agora ali na hora você já sabe que o cadafalso vai te pegar.

"A televisão que é hoje um fator de faturamento, fundamental, sem o qual os clubes não sobrevivem...A rede que dá publicidade aos jogo, transmite os jogos (TV Globo)...O diretor mais importante dela disse o seguinte: Corinthians e Flamengo são times. O resto é merrrrrda (forçando o sotaque carioca)."

Hein continuou no futebol, nada aconteceu. E ontem ele volta a falar em campeonato manchado. Justo a favor do Corinthians. Um dos clubes que o diretor da Globo classificou como 'time' ao lado do Flamengo. Os dois times mais populares do Brasil são os que mais recebem da emissora pela transmissão do Brasileiro. Por garantir mais audiência, têm suas partidas mais mostradas.

A tendência é as acusações de Atlético Mineiro, Grêmio e Fluminense de favorecimento ao Corinthians não serão efetivamente comprovadas. Mas elas têm um peso enorme.

Tiram ainda mais a credibilidade do futebol brasileiro.

Como os torcedores e os patrocinadores vão acreditar nas competições?

Se os próprios envolvidos garantem que elas estão manchadas?

Tudo é lamentável.

E tira a emoção do campeonato que entra na sua fase decisiva.

Como acreditar nos resultados dos jogos?

Há ou não 'esquema',como define Andrés, para ajudar um clube?

Os próprios dirigentes desconfiam dos campeonatos que disputam...
1reproducao O Campeonato Brasileiro está manchado. Desta vez é o Grêmio que vê favorecimento dos árbitros ao Corinthians. Antes foram Fluminense e Atlético Mineiro. As acusações ferem de morte a credibilidade do futebol neste país...

http://r7.com/JTk2