1 Incoerente Dunga, convoca Renato Augusto, sem jogar desde novembro. E Gil, duas partidas desde dezembro. O técnico da Seleção Brasileira não teve como abrir mão dos seus chineses...
Dunga não teve saída. Entre a coerência e ficar sem jogadores de sua confiança, ele preferiu a segunda opção. Por um motivo muito simples. Não há no cenário atual, um meio de campo versátil, inteligente como Renato Augusto. E também um zagueiro tão firme quanto Gil. Por isso, apesar de terem ido para a China, ambos estão na lista dos que enfrentarão os uruguaios e paraguaios pelas Eliminatórias.

Dunga fez de conta que esqueceu o que seria o princípio básico de suas convocações. Chamar atletas no auge de sua forma e atuando.

Definitivamente, este não é o caso dos dois ex-corintianos. O Campeonato Chinês começa apenas amanhã. E os times que levaram o zagueiro e o meia só farão sua estreia daqui oito dias, no sábado, dia 11. O Beijing Guoan, de Renato Augusto enfrentará o Hebei. Já o Shandong Luneng, de Gil, fez apenas duas partidas. Pela Champions League Asiática. E depois, a estreia pelo Chinês, contra o Yanbian.

Colocando uma lente de aumento na situação, tudo fica muito complicado. A última partida oficial de Renato Augusto foi exatamente no dia 19 de novembro. Noite em que o Corinthians assegurou o título brasileiro, contra o Vasco, em São Januário. Já Gil atuou no dia 6 de dezembro, contra o Avaí, no Itaquerão.

Desde então os dois só têm jogado amistosos. O Florida Cup nos Estados Unidos foi um torneio extra-oficial. Amistoso. A dupla só vem treinando. Estão completamente fora de ritmo de competição. Dunga faz algo que não coaduna com seu discurso.

Mas o técnico da Seleção não se fez de rogado. Na entrevista da convocação falou justamente o contrário do que fez. Teve a coragem de brindar a sua 'coerência'.

"No meu cargo, tenho que tomar decisões difíceis sempre, mas não podemos esquecer que esses jogadores recentemente tiveram nível altíssimo no Brasil, jogaram na equipe que foi campeã, foram a pouco tempo para China e estiveram na ultima convocação, com rendimento muito bom. Seria injusto com eles só porque forma para China tirarmos. A coerência da comissão técnica falou mais alto."

Não falou.

Percebendo que não estava dando entrevistas para pessoas com amnésia, Dunga escolheu um caminho para se justificar. O de que os atletas 'chineses' serão mais cobrados que os 'europeus'.

"A China nos preocupa pela distância e a dificuldade em acompanhar a produtividade dessas equipes, mas é uma situação de mercado: primeiro era o mercado europeu, depois Ucrânia e os países da Rússia, e agora é o mercado chinês. Vai depender muito dos jogadores.

"Eles sabem que, primeiro, terão que fazer algo diferente que os jogadores da Liga fazem. Segundo, eles vão ter que conviver com a cobrança de todos nós: se ele (um jogador que atua na China) comete um erro, nós vamos analisar de um jeito diferente do que analisamos do jogador europeu. Por quê? Porque ele joga num mercado que não é de primeira linha e ele tem que estar preparado pra suportar esse tipo de crítica."

Gil agradeceu a confiança. E salientou que está treinando muito. "É sempre uma honra defender a Seleção e mais uma vez será. Desde a última vez que atuei, continuei trabalhando forte para poder voltar a ter uma chance e ela apareceu. Tenho me dedicado aqui no Shandong Luneng todos os dias, buscando defender o clube da melhor maneira, e a convocação é uma consequência dessa dedicação."

24 Incoerente Dunga, convoca Renato Augusto, sem jogar desde novembro. E Gil, duas partidas desde dezembro. O técnico da Seleção Brasileira não teve como abrir mão dos seus chineses...

Diego Tardelli e Ricardo Goulart foram para a China e passaram a ser esquecidos pelo treinador.

Outra novidade importante na convocação foi a presença de Diego Alves. Finalmente, Dunga e Gilmar Rinaldi terão o goleiro que consideram pronto para assumir a Seleção. Jefferson já foi deixado de lado. Assim como Cássio. Alisson e Marcelo Grohe terão pela frente o arqueiro que é de confiança da Comissão Técnica. A tendência é que o jogador do Valência volta a ter chances verdadeiras com a camisa número 1 do Brasil.

Kaká fará 34 anos no próximo mês. Atua na fraquíssima liga norte-americana. Sua convocação tem mais a função de escudo, desviar o foco dos jovens jogadores. Proteger o time da pressão da imprensa. O meia perdeu a explosão muscular, os arranques. A possibilidade de ser um atleta diferenciado, fundamental para a Seleção. Infelizmente. Mas como líder positivo, segue sendo espetacular. Quase um auxiliar técnico de Dunga. Não será titular. Ficará no banco sem a obrigatoriedade de jogar. Foi chamado mais para dar apoio aos companheiros, do que qualquer coisa.

E lógico que Neymar é sua grande preocupação. O melhor jogador do Brasil está enroscado com o Fisco. No Brasil e na Espanha.

34 1024x576 Incoerente Dunga, convoca Renato Augusto, sem jogar desde novembro. E Gil, duas partidas desde dezembro. O técnico da Seleção Brasileira não teve como abrir mão dos seus chineses...

"Todos nós somos seres humanos, e, de uma forma ou outra, nós sentimos. Mas, ao mesmo tempo, apesar da pouca idade, Neymar tem uma grande, grande experiência. Como técnico da seleção, eu sinto só um pouco. Só cito uma coisa: cada vez que ele se apresenta à seleção, estoura um problema. Sempre. Compreendo que cada um tem que fazer seu serviço, longe de mim ser contra essas coisas. Mas, como todo treinador, gostaria que todo jogador chegasse aqui coma as coisas serenas. Infelizmente não é assim."

O coordenador Gilmar Rinaldi deverá usar a mesma estratégia dos últimos jogos das Eliminatórias. Ficará a critério de Neymar dar ou não entrevistas. Gilmar sabe que não adianta tentar proibir os jornalistas de perguntarem sobre o fisco. O que pode criar enorme constrangimento. A tendência é Neymar chegar e ir embora calado.

Dunga segue sem saber o que fazer com Philippe Coutinho. As vezes o convoca, e coloca em função que não está acostumado no Liverpool, e outras, o esquece. Desta vez o chamou. Até porque Elias, contundido, teve de ficar fora.

53 Incoerente Dunga, convoca Renato Augusto, sem jogar desde novembro. E Gil, duas partidas desde dezembro. O técnico da Seleção Brasileira não teve como abrir mão dos seus chineses...

E o técnico deu todo o apoio a um jogador que está em péssimo momento pessoal. Ricardo Oliveira. Depois que sua ida para a China foi vetada pelo Santos, ele está muito abatido. Deixou de receber R$ 1,4 milhão mensais. Segue com seu salário de R$ 150 mil. Até companheiros de time pedem para a diretoria santista aumentar o salário do atacante. Ele tem se mostrado depressivo nestes últimos dias.

As partidas contra os uruguaios será na sexta-feira, 25 de março, às 16 horas, em Pernambuco. E contra os paraguaios, em Assunção, terça-feira, dia 29 de março, às 21h45. O Brasil é o terceiro das Eliminatórias, com sete pontos em quatro partidas.

Roberto Firmino? Desta vez, não...
6 Incoerente Dunga, convoca Renato Augusto, sem jogar desde novembro. E Gil, duas partidas desde dezembro. O técnico da Seleção Brasileira não teve como abrir mão dos seus chineses...

http://r7.com/Ndmb