- Blog do Cosme Rímoli - http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli -

Grande vitória do Palmeiras nos bastidores da Libertadores. Felipe Melo suspenso provisoriamente por apenas três jogos. E a pena ainda pode ser diminuída. Excelente. O próprio clube esperava no mínimo seis partidas…

Postado por Cosme Rímoli em 28/04/2017 às 21:20 em Sem categoria | 75 Comments

1reproducao30 Grande vitória do Palmeiras nos bastidores da Libertadores. Felipe Melo suspenso provisoriamente por apenas três jogos. E a pena ainda pode ser diminuída. Excelente. O próprio clube esperava no mínimo seis partidas... [1]
Grande vitória do Palmeiras nos bastidores.

A Conmebol acaba de anunciar a punição provisória de Felipe Melo. Ele e Nahitán Nández, Matías Mier e Lucas Hernández, do Peñarol, foram suspensos por três partidas. O motivo foi a briga generalizada na última quarta-feira, em Montevidéu. A princípio, o Palmeiras não teria o seu volante contra o Jorge Wilstermann, Atlético Tucuman e o primeiro jogo das oitavas de final.

O que parece severo, não é.

Havia um grande medo no Palmeiras que Felipe Melo fosse suspenso por no mínimo seis partidas. A Conmebol o enquadrou no artigo 64 do Regulamento Disciplinar, que permite que a entidade tome a decisão de punir "quando exista aparência de veracidade de que tenha havido uma infração". A situação é excelente diante das circunstâncias. A briga foi registrada nas câmeras de tevê. As cenas de violência foram pesadas demais.

No Palmeiras, a previsão era que o jogador poderia servir como exemplo para os outros clubes que disputam a Libertadores. Daí, conselheiros terem procurado o auxílio do presidente da CBF e conselheiro vitalício do clube, Marco Polo del Nero. Queriam ajuda na pressão junto à entidade sul-americana.

Se Del Nero agiu ou não será difícil comprovar.

Os conselheiros não quiseram dizer.

Mas a decisão foi excelente para o Palmeiras.

Seis partidas deixariam Felipe Melo de fora até do primeiro jogo das quartas, caso o Palmeiras chegasse lá.

A decisão foi baseada nos relatórios do árbitro Enrique Cáceres e do delegado do jogo da entidade.223 Grande vitória do Palmeiras nos bastidores da Libertadores. Felipe Melo suspenso provisoriamente por apenas três jogos. E a pena ainda pode ser diminuída. Excelente. O próprio clube esperava no mínimo seis partidas... [2]

"Ao final do jogo, o senhor Felipe Melo, com a camisa 30 do Palmeiras, faz um gesto supostamente de saudação ao céu, gerando reação tanto de jogadores titulares como de reservas do Peñarol, na qual pode se individualizar o senhor Matías Mier, camisa 10 da equipe do Peñarol, que, em atitude provocativa, perseguiu o senhor Felipe Melo. Em um dado momento, ocorre uma agressão mútua entre ambos os jogadores com golpes de punho, o que motiva a reação de outros jogadores de ambas as equipes. Foi difícil identificar quem estava envolvido", detalhou Cáceres.

O delegado foi direto.

"A partida transcorreu normalmente, sem incidentes, durante o tempo regulamentar e nos minutos adicionais (90+3). Ao término, o jogador de número 30 do Palmeiras, Felipe Melo, foi em direção ao banco dos jogadores do Peñarol e com um gesto de saudação ao céu provocou a reação dos adversários. Notou-se que o jogador número 10 do Peñarol, Matías Mier, começou a perseguir e provocar Felipe Melo, que reagiu com um soco no rosto do jogador do Peñarol, o que acabou gerando atos de agressão mútua e a reação de outros jogadores da equipe local, titulares e reservas, contra os da equipe visitante, além de comissão técnica e auxiliares. Foi uma confusão generalizada, na qual foi difícil identificar quem participou dela."

A comemoração está no fato de a punição de três jogos ter chance de ainda ficar menor. A defesa por escrito do Palmeiras ainda não foi avaliada pelo tribunal disciplinar da Conmebol. Ela deverá ser protocolada na próxima semana. O tribunal terá entre 15 a 20 dias para analisar o que alega o clube brasileiro.

A linha de defesa misturará o racismo, jogadores do Peñarol xingaram Felipe Melo de 'macaco'. E também destacará que o volante apenas se defendeu. Além de garantir que tudo foi premeditado. Os uruguaios planejaram espancar o jogador por ele ter prometido 'dar tapa na cara de uruguaios, no Uruguai' quando se apresentou ao Palmeiras, em janeiro. A tabela da Libertadores foi divulgada em dezembro e Felipe sabia que teria o Peñarol como rival no grupo 5.

O Palmeiras também tentará anexar vídeos da batalha campal.

Em um deles fica evidente que os uruguaios partiram para a briga assim que foi confirmada a vitória do Palmeiras por 3 a 2. Jogadores partiram de surpresa para cima do atacante William, autor de dois gols. Também atacaram em grupo Fernando Prass. Mas o alvo, sem dúvida alguma, foi Felipe Melo. Principalmente o reserva Mier, queria a agressão.

O perseguiu, ensandecido.

Felipe Melo socou o uruguaio.

Embora o brasileiro se defendesse, a agressão precisava ser levada em conta.

Depois foi a selvageira, com o portão do vestiário palmeirense trancado. Esperteza da direção do clube paulista que levou 19 seguranças para a partida. Previu a confusão. Os seguranças arrebentaram o portão e os jogadores acabaram protegidos no vestiário do estádio "Campeão do Século".

Ou seja, houve um grande alívio no Palestra Itália.

Há a certeza que três jogos foi uma punição branda.

E que pode ainda ser diminuída.

É o que exige o presidente Mauricio Galiotte.

Ele sabe o quanto a liderança de Melo é importante para Eduardo Baptista.

Se o Palmeiras comemora, e tem de comemorar, fica evidente que a Conmebol segue uma entidade sujeita a pressão. E sem o menor senso de justiça. A lastimável briga em Montevidéu deveria ser realmente punida. Em qualquer lugar do mundo civilizado, os jogadores envolvidos tomariam uma grande suspensão. Além do estádio do Peñarol interditado.

Mas como cobrar justiça de uma entidade marcada pela corrupção?

Ganhou o Palmeiras.

Perdeu, outra vez, o futebol [3] sul-americano...

http://r7.com/ECOo

  [4]
  [5]


Artigo impresso de Blog do Cosme Rímoli: http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli

Endereço do artigo: http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/grande-vitoria-do-palmeiras-nos-bastidores-da-libertadores-felipe-melo-suspenso-provisoriamente-por-apenas-tres-jogos-e-a-pena-ainda-pode-ser-diminuida-excelente-o-proprio-clube-esperava-no-minimo-28042017/

Endereços neste artigo:

[1] Imagem: http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/files/2017/04/1reproducao30.jpg

[2] Imagem: http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/files/2017/04/223.jpg

[3] futebol: http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli http://esportes.r7.com/futebol/

[4]  : http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/grande-vitoria-do-palmeiras-nos-bastidores-da-libertadores-felipe-melo-suspenso-provisoriamente-por-apenas-tres-jogos-e-a-pena-ainda-pode-ser-diminuida-excelente-o-proprio-clube-esperava-no-minimo-28042017//emailpopup

[5]  : http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/grande-vitoria-do-palmeiras-nos-bastidores-da-libertadores-felipe-melo-suspenso-provisoriamente-por-apenas-tres-jogos-e-a-pena-ainda-pode-ser-diminuida-excelente-o-proprio-clube-esperava-no-minimo-28042017//print

© 2011 Nicolau Marmo. Todos direitos reservados.