14 Gabriel Jesus é o favorito. Deve ser escolhido como o melhor do Brasileiro de 2016. Briga com o veterano Robinho, Lucas Lima, Guerrero, Luan, Camilo... As opções nunca foram tão escassas no país do futebol...
2005. Carlitos Tevez. 2006. Rogério Ceni. 2007. Rogério Ceni. 2008. Hernanes. 2009. Diego Souza. 2010. Conca. 2011. Neymar. 2012. Fred. 2013. Éverton Ribeiro. 2014. Éverton Ribeiro. 2015. Renato Augusto. 2016?

Desde 2005, a CBF resolveu copiar a premiação da Fifa e instituiu o prêmio do melhor jogador do Campeonato Brasileiro. Uma maneira de valorizar o talento individual da sua maior competição. Na grande maioria dos casos, o vencedor também foi campeão.

Tevez venceu com o Corinthians. Rogério Ceni, com o São Paulo, assim como Hernanes. Conca, com o Fluminense, assim como Fred. Éverton Ribeiro, duas vezes com o Cruzeiro. E Renato Augusto, com o Corinthians.

As duas únicas exceções foram Diego Souza, no Palmeiras e Neymar, no Santos.

Enquanto a Seleção Brasileira renasce nas mãos de Tite, o futebol dos clubes regride. Não neste Brasileiro de 2016 um jogador excepcional. Muito acima dos demais.

Ninguém que valeria a pena pagar ingresso apenas para vê-lo em campo. Alguém que passe a certeza que atuará bem, não importa o adversário. Trará prazer para as retinas.

Gabriel Jesus é o grande favorito a ganhar o prêmio este ano. Mas depois de 32 rodadas, mostra a irregularidade compreensível dos jovens. Apesar do seu grande potencial, teve uma queda drástica de produção desde que voltou da Olimpíada.

Pressionado, por já ter sido vendido ao Manchester City e prometido fazer o Palmeiras acabar com o jejum de 22 anos e sem jogadores com talento ofensivo no meio de campo para servi-lo, o rendimento caiu drasticamente. Um gol e sete cartões amarelos.

Seus 19 anos são autoexplicativos.

Robinho, do Atlético Mineiro, tem se mostrado muito eficiente. Tem 25 gols no ano. O número impressiona. Mas ele marcou nada menos do que nove durante o fraquíssimo estadual mineiro. Suas atuações inconstantes não animaram seu grande protetor Dunga a torná-lo presença constante na Seleção. Tite não o chamou uma vez sequer. Aos 32 anos, perdeu o arranque. Sua habilidade vem à tona de quando em quando. Ao contrário de Gabriel Jesus, ele conta com meio-campistas com grande potencial ofensivo. Fora ter ao seu lado Fred ou Lucas Pratto. Qualquer um dos dois atrai a atenção dos zagueiro. Além disso, quantos jogos Robinho desequilibrou no Brasileiro de 2016?

No solidário Flamengo de Zé Ricardo, há os defensores de Paolo Guerrero. O peruano agora, nesta reta final, está sendo apontado como o grande destaque do time. São divulgados os oito gols que fez no Brasileiro como se fossem uma façanha. Não são. Ele chegou no ano passado a peso de ouro. Passou por vários períodos de jejum. Até mesmo neste Brasileiro.

46 Gabriel Jesus é o favorito. Deve ser escolhido como o melhor do Brasileiro de 2016. Briga com o veterano Robinho, Lucas Lima, Guerrero, Luan, Camilo... As opções nunca foram tão escassas no país do futebol...

Foi vaiado, xingado. Leandro Damião não chegou à toa. O jovem Felipe Vizeu tem seus defensores na Gávea. Individualmente, o Brasileiro de Guerrero só começou a ficar bom, a merecer atenção quando o Flamengo se encaixou. Foram inúmeros jogos que o atacante decepcionou. Regularidade, constância não existiram.

Lucas Limas continua com todo o repertório de um craque. Só que psicologicamente se deixou abalar. Os grandes clubes que esperava não vieram. Nada de Barcelona, Real Madrid, Bayern e, principalmente, o PSG. Desta vez, nem os times médios, como o Porto, retornaram. E quando se viu esquecido pelo mercado, se encolheu. Perdeu espaço na Seleção. E acumula várias partidas em que foi omisso pelo Santos.

Rodrigo Caio teve ótimo desempenho no São Paulo. Mas acabou sabotado pelo time fraco, sem gana e com esquema tático confuso de Ricardo Gomes. Serve para a Seleção. Para clubes estrangeiros, o clube já conta com o dinheiro de sua venda nesta próxima janela. Mas não há condições de brigar como melhor do Brasileiro.

Luan também segue com potencial incrível, mas foi prejudicado pela instabilidade do Grêmio. É um dos grandes talentos deste país, mas não conseguiu se mostrar mais pela decepcionante campanha da equipe. A Copa do Brasil é uma coisa. O Brasileiro, outra. Bem diferente.

35 Gabriel Jesus é o favorito. Deve ser escolhido como o melhor do Brasileiro de 2016. Briga com o veterano Robinho, Lucas Lima, Guerrero, Luan, Camilo... As opções nunca foram tão escassas no país do futebol...

Gustavo Scarpa é outro com a tatuagem da instabilidade. Capaz de poucas grandes partidas e várias em que desaparece em campo. A idade, 22 anos, e os companheiros do Fluminense servem de desculpa. Mas, neste Brasileiro, um jogador com talento. Ponto.

Camilo, depois de rodar o mundo, finalmente tem se mostrado onipresente no Botafogo. A revelação como treinador neste país, Jair Ventura, o fez a principal engrenagem no surpreendente time carioca. Muito inteligente taticamente, o meia se desdobra. É o jogador do time em 2016. Mas individualmente não é o melhor do país.

As péssimas gestões dos dirigentes deste país tornam impossível concorrer com o mercado europeu e com o chinês. Os grandes valores, a base da Seleção está fora do Brasil. Jogadores que são vistos durante o ano apenas pela tevê. Os melhores estão longe e há muito tempo.

45 Gabriel Jesus é o favorito. Deve ser escolhido como o melhor do Brasileiro de 2016. Briga com o veterano Robinho, Lucas Lima, Guerrero, Luan, Camilo... As opções nunca foram tão escassas no país do futebol...

Por isso, a eleição do melhor do Brasileiro está cada vez mais amarrada à conquista do título. É um critério preguiçoso, mas compreensível.

Se o Palmeiras confirmar o título, o menino de 19 anos, Gabriel Jesus, leva o troféu e pronto. Ninguém pensa mais no assunto.

Ajude o prestigioso juri formado por jornalistas, técnicos, jogadores e ex-atletas.

Qual é o melhor jogador do Brasileiro de 2016?

Explique qual o motivo que justifica sua escolha.

Depois, pare para pensar.

E vai se assustar como as opções se tornaram escassas.

Principalmente neste o país, que se assume como o 'do futebol'...
62 1024x682 Gabriel Jesus é o favorito. Deve ser escolhido como o melhor do Brasileiro de 2016. Briga com o veterano Robinho, Lucas Lima, Guerrero, Luan, Camilo... As opções nunca foram tão escassas no país do futebol...

http://r7.com/diPV