- Blog do Cosme Rímoli - http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli -

Flamengo e Peru em choque com suspensão de um ano de Guerrero. Adeus, Copa da Rússia

Postado por Cosme Rímoli em 08/12/2017 às 11:26 em Sem categoria | 5 Comments

115 Flamengo e Peru em choque com suspensão de um ano de Guerrero. Adeus, Copa da Rússia [1]
"Em 7 de dezembro de 2017, o Comitê Disciplinar da FIFA decidiu, depois de analisar todas as circunstâncias específicas do caso, suspender o jogador internacional peruano Paolo Guerrero por um ano. O jogador testou positivo para o metabólito de cocaína, a benzoilecgonina, uma substância inclusa na Lista de Proibições de 2017 da WADA sob a classe "S6 - Estimulantes", após um teste de controle de doping realizado após o confronto da competição preliminar da Copa do Mundo de 2018, em Buenos Aires, contra a Argentina, dia 5 de outubro de 2017.

"Ao testar positivo para uma substância proibida, o jogador violou o artigo 6 do Regulamento Antidopagem da FIFA e, como tal, violou o artigo 63 do Código Disciplinar da FIFA.
O período de suspensão começa dia 3 de novembro de 2017, data em que o jogador foi suspenso provisoriamente pelo presidente do Comitê Disciplinar da FIFA. Em conformidade com o artigo 29 do Regulamento antidopagem da FIFA, a suspensão abrange, entre outros, todos os tipos de correspondências, incluindo jogos nacionais, internacionais, amistosos e oficiais. As partes da decisão foram devidamente notificadas hoje."

Ao contrário do que seus advogados e mesmo o jogador alegaram, o Comitê Disciplinar da Fifa não levou em consideração a tese que Guerrero se contaminou tomando um chá. Ou mesmo, beijado alguém que tivesse tomado chá de coca. Ou mesmo cheirado cocaína.

O mundo mudou muito desde agosto de 1993, quando a Fifa suspendeu Zetti e Rimba. Nos exames de urina do goleiro da Seleção Brasileira e o lateral da Seleção Boliviana foram detectados traços de benzoilecgonina. Os dois juraram que apenas tomaram chá de coca. A CBF e a Federação Boliviana de Futebol [2] pressionaram a Conmebol. Os antecedentes dos dois, atletas de comportamento exemplar, foram levados em consideração pela Fifa. E os dois acabaram advertidos apenas.

Zetti acabou tetracampeão mundial em 1994.

Só que, 24 anos depois, tudo mudou. O controle de dopagem ficou muito mais sério. Atletas russos foram suspensos da Olimpíada no Brasil e acabam de ser suspensos dos Jogos de Inverno de Pyeongchang, na Coréia do Sul, em 2018.

E Guerrero foi suspenso por um ano. Punição que pode ser considerada até branda. Pesou o fato de o jogador nunca ter se envolvido com drogas. E ter assumido ao comitê que ingeriu chá de coca.

2flamengo Flamengo e Peru em choque com suspensão de um ano de Guerrero. Adeus, Copa da Rússia [3]

Ele poderia ser afastado do futebol até por quatro anos.

Só que o golpe é pesadíssimo. Guerrero ficará fora da Copa do Mundo da Rússia. Ele é o principal jogador da Seleção Peruana, que voltará a um Mundial depois de 36 anos.

Mas a sua punição poderá ter efeito também sobre seu contrato com o Flamengo. O vínculo iria até agosto de 2018. Mas o clube tem o direito de rescindir o compromisso imediatamente. Com a efetivação de que não poderá utilizar o atleta por um ano.

O atacante peruano completará 34 anos em janeiro. Ficar 12 meses sem atuar comprometerá seu futuro esportivo, já que estaria perto do final da carreira, quando puder voltar a jogar futebol profissionalmente.

A suspensão começa a valer a partir de 3 de novembro de 2017, que é a data que ele foi suspenso preventivamente pela primeira vez.

O escritório Bichara Neto, que defende Paolo Guerrero, soltou comunicado criticando a decisão da Fifa.

"Guerrero e sua defesa receberam com extrema surpresa e decepção o resultado publicado pela FIFA punindo o atleta com 1 ano de suspensão mesmo reconhecendo que o jogador não faz uso de cocaína. As provas são contundentes e somadas à baixíssima concentração do metabólito comum à folha de coca não justificam em nenhuma hipótese essa decisão. Vamos recorrer até a última instância em busca de justiça e em prol do Jogo Limpo e do Esporte [4] Justo."

A perspectiva, no entanto, não é nada boa.

O controle de doping no mundo esportivo se tornou muito mais pesado.

A chance que a punição seja revertida é remota.

A diretoria do Flamengo e Guerrero já estavam conversando sobre a renovação de contrato, antes de estourar o escândalo envolvendo o doping. As conversas não só pararam. Como crescem as possibilidades de rescisão.

54 Flamengo e Peru em choque com suspensão de um ano de Guerrero. Adeus, Copa da Rússia [5]

O jogador é o principal ídolo do futebol peruano. Os portais, rádios e televisões do país já criticam a decisão da Fifa. Os veículos seguem pelo caminho da perseguição ao jogador. E tentam amenizar os traços do metabólico de cocaína na sua urina.

Atletas peruanos desde a base são avisados para ficarem longe do chá de coca.

Isso é básico do básico.

A Comissão Técnica da Seleção Peruana garante que um nutricionista teria receitado um chá para o jogador, antes da partida contra a Argentina. O chá seria para desobstrução das vias aéreas do atacante, já que ele estava gripado. E entre os ingredientes do chá, constaria a benzoilecgonina.

Esta é a versão que o Peru assumiu como verdadeira.

E por isso pressionou a Conmebol para que a Fifa não punisse o atleta.

Só que veio a suspensão.

A apelação deverá ser apresentada na Câmara de Apelação da Fifa.

Se for negada, há a chance do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), na Suíça.

27 Flamengo e Peru em choque com suspensão de um ano de Guerrero. Adeus, Copa da Rússia [6]

Só que esses recursos são demorados para serem julgados.

Restam apenas seis meses até a Copa do Mundo.

O golpe desferido pela Fifa é fortíssimo.

A direção do Flamengo se reunirá ainda hoje para saber o que fazer. Se suspenderá o contrato imediatamente e não pagará o jogador. Se isso acontecer, ele deverá treinar em algum clube peruano, até que os recursos sejam julgados.

O que é certo é que ele, a partir de hoje, está proibido de jogar futebol profissionalmente.

Só a partir de novembro de 2018 estaria livre.

Flamengo e a Seleção Peruana estão em choque.

Sabem: o jogador dificilmente escapará de cumprir um ano de suspensão...
83 Flamengo e Peru em choque com suspensão de um ano de Guerrero. Adeus, Copa da Rússia [7]

http://r7.com/8rI5

  [8]
  [9]


Artigo impresso de Blog do Cosme Rímoli: http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli

Endereço do artigo: http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/flamengo-e-peru-em-choque-com-suspensao-de-um-ano-de-guerrero-adeus-copa-da-russia-08122017/

Endereços neste artigo:

[1] Imagem: http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/files/2017/12/115.jpg

[2] Futebol: http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli http://esportes.r7.com/futebol/

[3] Imagem: http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/files/2017/12/2flamengo.jpg

[4] Esporte: http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli http://esportes.r7.com/

[5] Imagem: http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/files/2017/12/54.jpg

[6] Imagem: http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/files/2017/12/27.jpg

[7] Imagem: http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/files/2017/12/83.jpg

[8]  : http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/flamengo-e-peru-em-choque-com-suspensao-de-um-ano-de-guerrero-adeus-copa-da-russia-08122017//emailpopup

[9]  : http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/flamengo-e-peru-em-choque-com-suspensao-de-um-ano-de-guerrero-adeus-copa-da-russia-08122017//print

© 2011 Nicolau Marmo. Todos direitos reservados.