- Blog do Cosme Rímoli - http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli -

“Existem famílias desamparadas”, revelam parentes das vítimas com avião da Chapecoense

Postado por Cosme Rímoli em 11/09/2017 às 09:00 em Sem categoria | 37 Comments

110 Existem famílias desamparadas, revelam parentes das vítimas com avião da Chapecoense [1]
"O presidente da Chapecoense Plínio David Nês pediu para comunicar a todos vocês que realmente está confirmada a visita ao papa Francisco no Vaticano e que as famílias que tiverem interesse em participar do encontro poderão ter acesso ao papa, desde que comuniquem com antecedência para que seus nomes sejam inseridos no protocolo. O presidente avisa ainda que o clube NÃO vai arcar com as despesas de viagem e cada família terá que ir por conta própria."

Esse foi o teor da mensagem que chegou pelo WhatsApp, pouco antes do embarque do clube para a Europa. Mães, esposas, filhos dos 71 mortos envolvidos no maior acidente aéreo esportivo de todos os tempos, estavam esperançosos.

Mas aprenderam a encarar a realidade, desde aquela terrível noite de 28 de novembro de 2016, com a queda do avião da LaMia. A Chapecoense ficaria de um lado da tragédia. E os familiares, de outro.

O clube recebeu solidariedade do futebol [2] mundial. E ajuda financeira da CBF de R$ 5 milhões, a tocante renúncia do Atlético Nacional na decisão do título da Sul-Americana, o dinheiro do amistoso entre Brasil e Colômbia, convite para enfrentar o Barcelona, doações de pessoas e empresas, adesão de mais de 13 mil sócios-torcedores, facilidade de alguns clubes para repor seu elenco.

As indústrias catarinenses, que sempre apoiaram o clube, deram ainda mais dinheiro.

O presidente Temer foi além. Ele autorizou a liberação de R$ 15,5 milhões do Ministério do Trabalho. Tanto dinheiro é destinado à criação de um memorial na Arena Condá.

E quanto às famílias das vítimas?

53 Existem famílias desamparadas, revelam parentes das vítimas com avião da Chapecoense [3]

A dos jogadores têm direito a 28 salários por parte da Chapecoense. E mais 12 da CBF. Foram 19 atletas que faleceram. Só que há membros da Comissão Técnica, jornalistas, tripulantes. E que ainda buscam seus direitos, depois do estúpido acidente. O avião caiu por 'pane seca', por economia, o avião não foi abastecido como deveria.

Familiares se juntaram e formaram duas associações.

A Associação Brasileira da Vítimas do Acidente com a Chapecoense (Abravic) é assistencialista. E tenta por meio de doações da iniciativa privada prestar auxílio aos parentes, como o auxílio na alimentação, aluguel, pagamento de mensalidades escolares, consultas médicas.

Já a Associação dos Familiares e Amigos das Vítimas do Voo da Chapecoense (Afav-C) quer a solução dos entraves trabalhistas e jurídicos. Ela enfrenta problemas gravíssimos. Seus experientes advogados, que já trabalharam em acidentes aéreos de grande magnitude, com a GOL, com a TAM, estão com tremendas dificuldades. Não tiveram sequer ainda acesso às apólices de seguro da LaMia.

"Ainda não tivemos nenhuma informação, até porque dependemos do trabalho de outros países. Algumas famílias estão há nove meses sem renda", revela a vice-presidente da Afav-C, Mara Paiva, viúva do ex-jogador e comentarista da Fox Sports, Mário Sérgio. Ela questiona na justiça a Fox pela escolha da LaMia para transportar seu marido para a decisão da Copa Sul-Americana.

"A solução pode levar cinco, dez anos. É tudo muito complicado", resume, tensa, a presidente Fabianne Belle, viúva do fisiologista Cesinha, membro da Comissão Técnica fixa de Caio Júnior, treinador da Chapecoense, que também morreu no acidente.

213 Existem famílias desamparadas, revelam parentes das vítimas com avião da Chapecoense [4]

Logo após a tragédia, o clube se manteve distante dos familiares. Mas quando percebeu que haveria uma enxurrada de processos trabalhistas na justiça, a Chapecoense chamou as associações para tentar se entenderem. Até por conta da forte pressão da mídia, quando ficou claro que os familiares estavam sendo esquecidos e o clube já começava a seguir sua rotina.

A questão está longe de uma solução.

O blog conseguiu reunir Mara e Fabianne.

E mostrar, com exclusividade, detalhes da terrível tragédia.

De como os familiares lutam para terem uma vida digna após o acidente.

"Muita gente pode pensar que a questão é financeira. Mas é muito mais do que isso. É dignificar os nossos maridos, honrar os profissionais que eles foram. E que acabaram perdendo a vida por falta de cuidado, atenção. Não vamos descansar enquanto a justiça não seja feita", promete Mara.

"Como o governo pode fazer memorial, quando existem famílias desamparadas, passando por sérias dificuldades? Sem seus provedores? Nós fomos deixadas de lado. O acidente parece que se refere só à Chapecoense, e não às vítimas. É um acidente aéreo. As vítimas são as pessoas", desabafa Fabianne.

O papa Francisco não se encontrou com nenhum familiar dos mortos no acidente.

Nem Messi...

55 Existem famílias desamparadas, revelam parentes das vítimas com avião da Chapecoense [5]

Famílias se unem para lutar por direitos

Advogados ainda não conhecem detalhes sobre seguro

A importância da mídia para as vítimas

‘Somos herdeiras de uma tragédia’

‘Não foi acidente. Foi desleixo’

http://r7.com/Xna7

  [6]
  [7]


Artigo impresso de Blog do Cosme Rímoli: http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli

Endereço do artigo: http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/exclusivo-existem-familias-desamparadas-revelam-parentes-das-vitimas-com-aviao-da-chapecoense-11092017/

Endereços neste artigo:

[1] Imagem: http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/files/2017/09/110.jpg

[2] futebol: http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli http://esportes.r7.com/futebol/

[3] Imagem: http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/files/2017/09/53.jpg

[4] Imagem: http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/files/2017/09/213.jpg

[5] Imagem: http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/files/2017/09/55.jpg

[6]  : http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/exclusivo-existem-familias-desamparadas-revelam-parentes-das-vitimas-com-aviao-da-chapecoense-11092017//emailpopup

[7]  : http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/exclusivo-existem-familias-desamparadas-revelam-parentes-das-vitimas-com-aviao-da-chapecoense-11092017//print

© 2011 Nicolau Marmo. Todos direitos reservados.