124 1024x576 Eu mandei as provas de corrupção na CBF para a polícia brasileira, FBI, polícia suíça, Fifa, Conmebol. Ninguém agiu. É uma vergonha. Nossa polícia e instituições são incompetentes.  Eu quero ser presidente da CBF. Romário, candidato a governador do Rio de Janeiro...

A Four Four Two é uma referência entre as revistas esportivas do mundo. A publicação inglesa se destaca no futebol. Seu nome até vem do esquema tático mais utilizado no planeta, o 4-4-2.

Suas entrevistas são sempre importantes, marcantes.

A edição deste mês trouxe Romário.

Outra vez, ele fala com todas as letras o que pensa. O senador não fugiu ao tema do fracasso da CPI do Futebol.

"A CBF é um câncer. Nós temos vistos todas as evidências de corrupção. Eu mandei as provas para a polícia brasileira, FBI, política suíça, Fifa, Conmebol, para todos que você imaginar. Eles só leram e não agiram. É uma vergonha o que está acontecendo e nós temos de lutar contra isso. A prova está aí para todo mundo ver. Nossa polícia e nossas instituições são todas incompetentes."

E revela que seus planos, depois da política é lutar para ser presidente da CBF.

Só que antes, pretende ser governador do Rio de Janeiro.

É um sonho que acalenta há décadas.

E fez o senador trocar o PSB pelo PODEMOS, o antigo PTN.

A entrevista da Four Four Two, com direito a vídeo, está excelente.

Foi feita por Thiago Rabelo.

Merece todo o destaque.

E faz pensar.

Um senador garante que o presidente da CBF é corrupto.

Afirma para uma das principais revistas do mundo.

E nada acontece?

Nem com ele e muito menos com Marco Polo del Nero.

Que país é esse?

322 Eu mandei as provas de corrupção na CBF para a polícia brasileira, FBI, polícia suíça, Fifa, Conmebol. Ninguém agiu. É uma vergonha. Nossa polícia e instituições são incompetentes.  Eu quero ser presidente da CBF. Romário, candidato a governador do Rio de Janeiro...

Por que virar político?

Minha inspiração foi Ivy Faria, minha filha de 12 anos e que nasceu com síndrome de Down. Eu e a mae dela, quando eramos casados, participamos de muitos encontros, eventos com pais, parentes e pessoas que tinham síndromes de down. Em uma das reunioes alguém sugeriu que eu poderia ser a voz deles na politica. Isso tomou proporção maior, tive relação com alguém dentro da plitica. Em 2008 eu recebi o convite para me tornar membro do PSB, meu atual partido. Foi isso, o motivo para a minha entrada se chama ivy faria, minha filhinha.

O que você faz de diferente?

Eu, como deputado e hoje sou senador, tenho por obrigação, já que fui colocado para isso, ver e acompanhar tudo que acontece no brasil, mas todos sabem que minhas bandeiras e que sou comprometido são com pessoas com deficiências, esporte e educação. Eu sou bom político e estou feliz com o meu trabalho Alguns anos atrás, muitos pensaram que eu seria mais um político fora do sistema a falhar, mas acredito que eles mudaram de opinião. Eu tenho feito um sério trabalho e tenho tido bons resultados.

Donald Trump e os “não-políticos”

No Brasil pelo menos, eu acho que é por causa da grande criminalidade e corrupção na nossa política. No próximo ano, Brasil terá novas eleições para presidente, governador, senador e deputado. Então eu espero a raiva do eleitorado acabe, que não tenha mais protestos. Eu não sou contra protesto, acho que é muito bom, mas acredito que é tempo de algo diferente, de tirar todos os maus políticos. Se não, isso vai permanecer eternamente.

O que pensa do Trump

Bom, a coisa positiva é que ele é determinado. Ele tem feito promessas, independente de concordar ou não, e tem crumprido com a palavra. Porém, eu espero que através do mandato, ele possa aprender e mudar alguns pontos de vista.

A fama ajudou na carreira política?

Nem sempre me ajudou. Futebol não é o mesmo do passado, mas muitas pessoas na sociedade ainda têm uma visão negativa. Eles pensam que jogador só querem jogar futebol, ganhar dinheiro e pegar mulher. Mas há jogadores engajados, que evoluem, aprendem e se tornam melhores cidadãos. Eu me adaptei bem à política. Tenho quase 100% de comparecimento no Congresso. Eu sou a mesma pessoa, com as mesmas opiniões e eu ainda digo exatamente o que penso,, mas eu trabalho da forma correta.

Próximo passo?

Eu sou senador até 2024. No último ano, eu considerei candidatar para prefeito do Rio, mas no fim, meu partido apoiou um candidato diferente. No próximo ano, há eleição para governador. Muitos pedem para eu candidatar, mas o Rio vive uma situação terrível e a cargo exige muita responsabilidade, mas se tem uma coisa que eu aprendi na política, é que é tudo dinâmico e que as coisas mudam rapidamente.

620 Eu mandei as provas de corrupção na CBF para a polícia brasileira, FBI, polícia suíça, Fifa, Conmebol. Ninguém agiu. É uma vergonha. Nossa polícia e instituições são incompetentes.  Eu quero ser presidente da CBF. Romário, candidato a governador do Rio de Janeiro...

Diferença futebol x politica

Posso dizer que é parecido. Dentro de campo, eu precisava de ginga para sair dos zagueiros. Aqui na politica eu tenho de fazer o mesmo para sair daqueles que entendem que a politica tem de ser pelo lado ruim, da corrupção e roubo. Como já demonstrei o meu caminho, eu ainda não tive nenhum problema. Ninguém tentou me chantagear ou corromper.

Marco Polo está livre. Por que?

Adoro falar da CBF e Fifa. Primeiro pela fifa. Ela é corrupta, mas acredito que o novo presidente (Infantino) está tentando fazer um bom trabalho e esperançosamente vai mudar algumas coisas no futuro. Já sobre a CBF, eles não importam com futebol feminino, desenvolvimento da base. Ele querem dinheiro, dinheiro e dinheiro. Nosso futebol está em péssimas mãos, a CBF é um câncer. Nós temos vistos todas as evidências de corrupção. Eu mandei as provas para a polícia brasileira, FBI, polícia suíça, Fifa, Conmebol, para todos que você imaginar. Eles só leram e não agiram. É uma vergonha o que está acontecendo e nós temos de lutar contra isso. A prova está aí para todo mundo ver. Nossa polícia e nossas instituições são todas incompetentes.

Projeto presidente Fifa?

Meu sonho é ser presidente do américa, time do meu pai e é o meu até hoje. Após isso, quero ser presidente da cbf. A politica não me atrapalharia em nada em ser presidente do américa e cbf. Sei como dividir o tempo.

713 Eu mandei as provas de corrupção na CBF para a polícia brasileira, FBI, polícia suíça, Fifa, Conmebol. Ninguém agiu. É uma vergonha. Nossa polícia e instituições são incompetentes.  Eu quero ser presidente da CBF. Romário, candidato a governador do Rio de Janeiro...

Jogadores Polêmicos

Futebol mudou muito, virou negocio que movimenta bilhões em todas as moedas. No passado, tivemos Cantona, Sócrates, eu sou da ultima geração que tinha paixão pelo futebol. Eu joguei por amor e também por dinheiro, Não esqueço que o dinheiro salvou minha vida. Hoje essa frase já não cai bem. Uma criança gostaria de ser jogador por causa do dinheiro e só por causa do dinheiro. Ele está lá só para enriquecer, não pela paixão pelo futebol.

A pessoa mais inteligente do futebol?

O mais inteligente era o Cruyff. O melhor treinador que eu tive, com sobras. Nós éramos bons amigos e ele sempre foi muito sincero com todos, como eu sou. Muitos reclamavam da sua personalidade, mas eu amava. Eu o entendia muito bem.

Melhor jogador?

Maradona. Eu joguei contra ele algumas vezes, mas foi certamente o melhor que surgiu. Ele era extraordinário, com uma habilidade incrível.

Legado Copa?

Não existe legado, não tem nenhum legado deixado nem pela Copa e nem pela Olimpíada. A Copa eu fui o único que falei que seria desperdício de dinheiro publico. Eu estava certo. Brasilia, natal, Manaus, Cuiba e até o Rio, nos construímos estádios que raramente recebem jogos. O governo escolheu gastar muito dinheiro nessas arenas – e também em enriquecimento próprio também -, mas agora temos vários estádio que não necessitávamos. Nós temos muitos problemas como saúde, educação, segurança e mais um monte de coisas que são bem mais importantes que estádios.

Maracanã abandonado

É vergonhoso e triste. Nós estamos falando do mais importante estádio do mundo, que tem um história incrível, mas que está arruinado e abandonado por idiotas incompetentes. E, infelizmente, isso vai piorar dia a cada dia.

Ronaldo na Fifa

Não, eu não apoio Ronaldo. Ele foi membro do COL na Copa de 2014 e por isso ele nunca terá o meu apoio. Eu não digo que ele é corrupto, mas quando ele assumiu no COI, eu sugeri a ele repensar isso porque havia muitos problemas nesse órgão, mas ele me ignorou. Ele poderia ter feito muitas coisas boas no COL, mas ele não fez nada e ainda fechou os olhos para os problemas. Eu nem cogitei questioná-lo sobre a corrupção da Fifa porque eu sei que ele não ajudaria.

http://r7.com/Ujo0