153 A Globo aceitou o Corinthians na semifinal de sábado. Por precisar que o time vá o mais longe possível na Libertadores. E mostrará Santos e Palmeiras, no domingo. Os derrubadores de Ibope...
Entre ficar bem com a Globo ou com Tite, a direção corintiana tomou uma decisão rara. Foi contra os interesses da dona do monopólio do futebol deste país. Brigou, exigiu que sua partida contra o Audax, pela semifinal do Paulista, acontecesse no sábado. E não no domingo.

Pode parecer absurdo, mas a emissora não interessava Santos e Palmeiras. Os dois clubes tradicionalmente são, na visão de executivos globais, derrubadores de Ibope. O Corinthians, hexacampeão brasileiro, é clube de maior torcida no estado mais rico do Brasil. E mais: de acordo com levantamento feito pela Paraná Pesquisas, o Corinthians é o time mais odiado do país. Ou seja, a torcida pela derrota nos seus jogos é algo muito atraente.

Mas não houve jeito. Na reunião realizada há pouco tempo na Federação Paulista de Futebol, o presidente Roberto de Andrade, e o gerente Edu Gaspar, apelaram para o presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos. Foram claros. O Corinthians precisa se poupar, ganhar mais um dia de descanso para sua primeira partida pelas oitavas de final da Libertadores. O início do mata-mata.

A possibilidade é imensa que termine em primeiro lugar e faça seu primeiro confronto fora do Brasil.

Reinaldo Carneiro de Bastos não tinha argumento lógico para não concordar com o pedido corintiano. Nenhum. Embora o mando, oficialmente, pertença à FPF, o presidente sempre tenta conciliar os interesses dos clubes. Principalmente envolvidos na Libertadores.

326 A Globo aceitou o Corinthians na semifinal de sábado. Por precisar que o time vá o mais longe possível na Libertadores. E mostrará Santos e Palmeiras, no domingo. Os derrubadores de Ibope...

O Corinthians não quis também o rompimento com a emissora. A diretoria mandou recados, explicando a situação. O que aplacou os ânimos. A ligação umbilical entre Globo e o clube de Andrés Sanches prevê a transmissão da estreia corintiana nas oitavas da Libertadores.

Só depois de ficar claro que a Globo concordava, os jogos foram sacramentados.

Assim, só o pay-per-view da Globo, o Premiere, mostrará o confronto corintiano contra o Audax, no sábado, às 18h30.

É fundamental para a emissora a permanência do Corinthians na competição sul-americana. E mesmo sem empolgação, o acordo foi sacramentado. Porque só ingênuos acreditam que as decisões de uma semifinal de Paulista se restrinja ao que acontece na FPF. Celulares são muito usados.

Por outro lado, a empolgação dos narradores da Globo com partidas na Vila Belmiro não é das maiores. Há muito tempo. Membros das torcidas organizadas e até torcedores comuns pregam o boicote à emissora carioca. Profissionais são ameaçados. Precisam chegar na manhã do dia de jogo à tarde para evitar conflitos.

Mesmo assim já está virando tradição Cléber Machado narrar as partidas do estúdio. Assim como Casagrande e Caio comentarem pelo 'tubo'. Não indo ao estádio. Os repórteres, câmeras não têm saída. Precisam estar no estádio. Carros chegam à Vila Belmiro sem o logotipo global.

É o que deverá acontecer no domingo.

Aliás, o jogo também marcará o início de torcida única.

Se a Secretaria de Segurança Pública mantiver sua palavra, só santistas estarão nas arquibancadas nesta semifinal. Nada de palmeirenses.

A Globo ainda segue tentando derrubar essa medida.

Se não conseguir para a semifinal...

Ao menos nas decisões.

Para que a transmissão tenha mais emoção, com duas torcidas rivais.

O secretário Alexandre de Moraes seria desmoralizado caso isso aconteça.

Ele jurou que seria torcida única até o final do ano em São Paulo.

Para tentar diminuir a violência.

A regra não vale, lógico, para Corinthians e Audax.

Os poucos torcedores de Osasco poderão ir ao Itaquerão.

Se encontrarem ingressos, algo perto do impossível...
421 1024x682 A Globo aceitou o Corinthians na semifinal de sábado. Por precisar que o time vá o mais longe possível na Libertadores. E mostrará Santos e Palmeiras, no domingo. Os derrubadores de Ibope...

http://r7.com/tBlz