Blog do Cosme Rímoli - Comentários sobre As autoridades bolivianas querem que o menor H.A.M. vá confessar o assassinato de Kevin Beltrán, na Bolívia e não na Globo. Lá ele, com 17 anos, é maior. E pode pegar em vez de três anos, 30 anos de prisão. Será que H.A.M. está tão arrependido assim ou o que sente só vale para o Brasil, onde é menor?

Blog do Cosme Rímoli

Comentários

Feed RSS para comentários sobre este post.

O URL de TrackBack deste post é: http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/as-autoridades-bolivianas-querem-que-o-menor-h-a-m-va-confessar-o-assassinato-de-kevin-beltran-na-bolivia-e-nao-na-globo-la-ele-com-17-anos-e-maior-e-pode-pegar-em-vez-de-3-anos-30-anos-de-prisao-25022013/trackback/

  1. Cosme, você não achou muito suspeita a entrevista na Globo? As perguntas foram muito superficiais. Já que o mini-assassino é de baixa renda e tem mais 5 irmãos, por que não foi perguntando como é conseguiu ir numa quarta-feira num outro pais só para assistir o primeiro jogo da Libertadores do time dele? Uma extravagancia que só ricos tem.

    Comentário por Luciano — 25/02/2013 em 18:24

  2. Cosme, como tem imbecil nesse mundo não é mesmo? Vez ou outra somos surpreendidos por atos que beiram a barbárie e a alienação total, e olha que não é só no futebol não, isso está se espalhando por todos os segmentos da sociedade como se fosse uma praga desconhecida e invisível, o que está acontecendo com o ser humano?

    Comentário por Dálio — 25/02/2013 em 18:24

  3. tem que ser la que se for no brasil ele não passa nem na calçada da delegacia, imagine ir preso.

    Comentário por ROBERTO LIMA — 25/02/2013 em 18:25

  4. Cosme pode esperar que já já ele confessa!!!
    Confessa toda essa farsa armada pela Globo+Corinthians+Facções= cadeia neles. Enquanto ao consulado brasileiro menos bem menos tão querendo ganhar pontos com

    Comentário por andersonsep — 25/02/2013 em 18:30

  5. Eu disse que aqui na Bolivia a situacao e outra, o pior e ver o dr Osmar querendo justificar o injustificavel, e a Deborah Holanda que vira nesse blog postar uma defesa a esses culpados, como que nao bastasse a desgraca de Oruro, ontem a " organizada " do timau brigou em Braganca; bom exemplo para o futebol brasileiro.....

    Comentário por 6_3_3_1 SPFC — 25/02/2013 em 18:31

  6. do vido que tem essa coragem de pra Bolivia,bobo so na globo, o resto nao tem nada, vai la santa quero ver,se nao vai seus amiguinhos vao comer o pao de o diabo amassou com o pe. xupaaaaaa.

    Comentário por aecio — 25/02/2013 em 18:32

  7. é america, mas n é brasil q tuido se resolve com corrupcao, ganancia e chamando outros de trouxas??? Que paguem pelo que fizeram, nao só os torcedores, como tambem o clube que é co-responsavel pelo ato!!

    Comentário por enos d jesus — 25/02/2013 em 18:34

  8. Parabéns pela coragem de enfrentar abertamente essa situação, dizendo o correto e fundamentado na verdade e na lei. Neste último domingo, a Globo prestou um desserviço vergonhoso ao dar espaço a duas evidentes armações: esse suposto assassino de Kevin e o assassino no caso Bruno. É uma vergonha que essa tv se preste a isso, assim como é uma vergonha o "apoio" do governo a grupos criminosos ligados ao futebol. Pretender alugar uma casa pra esses vagabundos na Bolívia e pago pelo dinheiro do povo brasileiro!!!!! Cosme, Rede Record, Veja, investiguem e denunciem mais essa armação, essa fraude!!!

    Comentário por Fernando Barboza — 25/02/2013 em 18:35

  9. Cosme, o que mais envergonha é que a Bolívia é considerado exportador de coca, de varias drogas, tem varias problemas com trafico e eles fazem a lei valer mais que aqui no Brasil, deprimente.

    Comentário por Gilberto souza — 25/02/2013 em 18:35

  10. É válido passar por tudo isso por um simples escudo...? Por uma camisa...? Vejo o outro lado, essas pessoas ainda voltarão ao Brasil com status de heróis nacionais... sendo recebidos por uma festa da gaviões com o Lula e o Andrés... triste constatar... mas infelizmente não dará em nada... infelizmente...! Só penso que enquanto essas pessoas, a família dessas pessoas, estão passando por tudo isso pelo "curintia", os jogadores, os dirigentes, enfim... devem estar fazendo o que?! O Sheik deve estar brincando com a sua macaquinha... pensem... torcida... apenas pensem SE REALMENTE VALE TUDO ISSO POR UMA MERD* DE UM CLUBE... QUALQUER QUE SEJA!

    Comentário por Jhonathan Rother — 25/02/2013 em 18:36

  11. ISSO É O QUE PODEMOS CHAMAR DE "UM TIRO NO PÉ". QUANTO MAIS MECHER NA M...MAIS ELA VAI FEDER. VAMOS PALMEIRAS..

    Comentário por ivo braz — 25/02/2013 em 18:37

  12. Quanto mesmo o Corinthians vai deixar de ganhar com os portões fechados? Ouvi pela imprensa que algo em torno de R$ 7 mi. Bastante dinheiro. Suficiente para muitas coisas no Brasil. Será que daria para comprar a liberdade também? Claro que os bolivianos conhecem o Brasil e sabem como funcionam as coisas por aqui. No Brasil é muito comum os bandidos carregarem menores em seus trabalhos. Quando algo dá errado são justamente os menores acusados da execução. Afinal a Lei faculta a eles vergonhosos privilégios. Por isso soa estranho a aparição desse menor. Se eu que sou brasileiro tenho dúvidas, imaginem os bolivianos.
    Por favor, Najavas. Fiz um longo post determinando o quanto o clube ganhou no ano passado. Foram R$ 15 milhões. Se chegar de novo até à final, receberia mais. Já que o preço dos ingressos seria aumentado. Grande abraço. Cosme Rímoli...

    Comentário por ECN — 25/02/2013 em 18:39

  13. Fico impressionado com o governo brasileiro,dando corda pra "torcedor profissional", enquanto morre gente nas filas de hospitais,segurança uma lastima,moradia horriveis,ficam enviando embaixador para cuidar de "trabalhadores", cujo interesse da populaçao esta nem si lixando.
    esse MENOR ai, deve esta arrependido de ter servido de LARANJA.
    a Policia da Bolivia esta certa,quer si entregar vai pra a Bolivia. Agora os "trabalhadores" que estao presos lá, que curta a lingua espanhola, é bom q aprende.

    Comentário por dudao — 25/02/2013 em 18:42

  14. O CARA TOMA UMA TULIPA DE CHOPE CAI NUMA BLITZ JÁ SAI DE LÁ PRESO E CONDENADO, SE NÃO TIVER DINHEIRO PARA FIANÇA FICA PRESO ATÉ FIM DO PROCESSO, O OUTRO MATA O PAI A MADRASTA, OUTRO MATA O CLIENTE COM VÁRIAS FACADAS POR CAUSA DE 7,00 E NOS 2 CASOS OS ASSASSINOS SAEM DA DELEGACIA PELA PORTA DA FRENTE E AINDA RINDO DA SITUAÇÃO, AGORA ESTA DO GAROTO KEVIM... COMO DIZIA O VELHO KAFUNGA " NO BRASIL O ERRADO QUE É O CERTO "

    Comentário por FLÁVIO — 25/02/2013 em 18:46

  15. A situação so piora
    Vamos ver onde vai dar tudo isso
    Quero vê se realmente o juiz " afirmar que quem soltou o artefato" foi o maior como vai fica a situacao

    Comentário por Joao Paulo ladeia — 25/02/2013 em 18:48

  16. Cosme eu respeito as suas opiniões e suas reportagens,(sei que não vai postar meu comentário),mas não dá para voltarmos a falar de futebol e deixar esse caso para a polícia?Já encheu esse assunto!
    Marcos, me desculpe, o assunto é gravíssimo. E acredito que mereça uma cobertura digna. O seu comentário foi publicado. Cosme Rímoli...

    Comentário por MARCOS MARRONI — 25/02/2013 em 18:54

  17. Cosmi, ninguém acreditou naquela entrevista ao fantástico. Foi ridículo!
    Um teatro que não convenceu ninguém.

    Comentário por PH TRICOLOR — 25/02/2013 em 18:56

  18. A situação do Corinthians só piora com a tentativa da quadri... digo torcida de se safar a qualquer custo.
    A imagem do time nunca sera mais a mesma... Até porque parece que a diretoria age nos bastidores a fim de fugir da pena...
    Não era melhor assumir a punição de vez, Cosme?
    A resposta não é minha, Marcos. Grande abraço. Cosme Rímoli...

    Comentário por MarcosLP — 25/02/2013 em 18:59

  19. Cosme gostaria que vc me respondesse e publicasse meu post...sou sua leitora há mais de 3 anos..

    Vc acha que mesmo com as imagens que confirmam que foi o garoto?? ele foi pressionado ou serviu de laranja???
    Andressa, seria leviano se confirmasse qualquer versão. Estou correndo atrás dos fatos como vários outros jornalistas sérios. Isso posso te garantir. Grande abraço. Cosme Rímoli...

    Comentário por Andressa — 25/02/2013 em 18:59

  20. TUDO PENSADO , IMAGINADO , ORIENTADO POR UM ... :" É FACIL DE RESOLVER ESSE PROBLEMA ,AGILIZA UM ADOLESCENTE , PAGA UMA QUANTIA EM DINHEIRO , ORIENTA ELE , E FALA QUE FOI ELE QUE FEZ ESSA TRAGEDIA , ELE NÃO SERA PRESO E TUDO VOLTA COMO ERA ANTES ", É FACIL PROJETAR ONDE NÃO TEM JUSTIÇA !

    Comentário por luiz carlos hausman da silva — 25/02/2013 em 19:02

  21. Como eu já falei aqui anteriormente, lá é Bolivia e não é Brasil.
    Se esse menor está arrependido, viaja pra Bolivia e confessa lá o crime.
    Aqui pode estar arrependido, mas duvido que esteja arrependido lá na Bolivia. São 30 anos meu veio, para defender lider de organizada.
    Vai lá.
    Esse clube deveria ser boicotado pelos demais clubes da serie A

    Comentário por Eduardo Klock — 25/02/2013 em 19:02

  22. Cosme, se ver o vídeo do foguete com atenção, dá pra notar que há uma grande "movimentação", assim que é lançado o foguete. Todos que estão na torcida olham para o lado, põem a mão na cabeça... Aí, o assassino saiu correndo com mais uns caras pro canto da arquibancada.
    Não é tão difícil assim de identificar o autor do disparo. Mesmo que for esse "dimenor" o assassino, com certeza na Bolívia vão culpar mais gente.
    Acho que esse acontecimento foi o começo do fim da gaviões da fiel. Quem sabe, pra bem de todos, o começo do fim de todas as criminosas organizadas.
    Quanto aos 12 que sobraram lá, se eles realmente são diretores e pessoas de posição na torcida, cometeram crime mesmo e vão ficar presos lá. A decisão de trazer o bandido de volta não foi da diretoria???
    Então... fica difícil ter compaixão de gente assim.

    Comentário por Felipe — 25/02/2013 em 19:03

  23. Esqueceram que os bolivianos não acompanham o Fantástico, e que eles estão ávidos por justiça, e que toda essa manobra os irritarão ainda mais. Por tudo que aconteceu a honestidade dos brasileiros é o mínimo que eles esperam.

    Comentário por Marciel Bergens — 25/02/2013 em 19:04

  24. MARCOS MARRONI - 25/02/2013 - 06h54 - Respeito sua opinião, mas, acho que esse assunto não deve sair da pauta enquanto os culpados não pagarem pela atrocidade cometida.

    Comentário por Jaime Ribeiro R. Filho — 25/02/2013 em 19:06

  25. Além de tudo revela claramente que marginais menores de idade não se incomodam nenhum um pouco em cometer crimes no Brasil. O marginal mata um e tem plena consciência de que nada vai acontecer e por isso vai na maior cara de pau confessar em rede nacional.

    O garoto assumiu, então podemos trata-lo como o autor do assassinato.

    Mas alguém acredita que ele assumiria a culpa caso fosse maior de idade??

    E outra, estão dando muita moral pra esse bando de ... envolvidos no caso.

    Comentário por Alexandre S. — 25/02/2013 em 19:07

  26. Precisamos rever tudo, já prescreveu, é verdade:
    . a maioridade no brasil;
    . a entrada de objetos potencialmente perigosos em campos de futebol em casas de shows;
    . reformulação das torcidas organizadas;
    Se banalizarmos a morte, nada mais fará sentido. Já esqueceram santa maria e o kevin, qual será a próxima tragédia descartável?

    Comentário por adonismatos — 25/02/2013 em 19:17

  27. Cosme, eu entendo e respeito muito sua posição, o caso é grave e merece a devida cobertura. Mas juro que não aguento mais este caso, não pelo ato em si, mas é duro ler comentários de pessoas que aproveitam da democracia do blog pra nos chamar de assassinos (como vi em outros posts). Não sou assassino, sou formado e pós graduado em Direito, pago meus impostos, tenho família, não tenho nome sujo em lugar algum, meu único "crime" é torcer para o mesmo time de um imbecil que fez uma estupidez sem tamanho, um criminoso. Sou fã incondicional do seu blog Cosme, mas toda vez que eu entrar pra comentar e ver comentários que me ofendam eu não vou participar. O assunto é muito sério e tem gente feliz com o que aconteceu, simplesmente por não gostar do Corinthians. Nunca o futebol me fez tão infeliz. Abraços.
    Cleverson, aproveitando a seu grau de compreensão, tenho certeza que compreende que este caso é emblemático. Pode ser histórico. E deixar claro na América do Sul que as atitudes das organizadas vão refletir no clube que elas amam. Cosme Rímoli...

    Comentário por Cleverson — 25/02/2013 em 19:19

  28. O pessoal anda dizendo que que a Bolivia e uma país pobre e atrasado, mas como pode o cara dar entrevista em rede nacional, vai ate o orgão da criança e juventude fala que matou uma pessoa e vai embora sem ser preso, ai e o fim da picada so no Brasil mesmo.

    Comentário por Alex — 25/02/2013 em 19:21

  29. Agora é que eu quero ver esses .... gritarem no presídio: " Aqui tem um bando de louco..." Vão sentar no boi e comer com a mão...Bem feito...

    Comentário por JorgeRaposa — 25/02/2013 em 19:22

  30. O depoimento desse menor tem valor zero. Tem toda a cara dessas armações que a bandidagem no Brasil tenta fazer, mas na Bolívia isso não cola e essa história desmoralizou ainda mais o Corinthias, o clube com maior numero de vergonhas na história do Brasil.

    Comentário por Johnny — 25/02/2013 em 19:29

  31. Cosme Rímoli,nem uma criança de 2 anos de idade acreditaria nessa conversa. Só estão tentando livrar o time de duas cores, mas nao tem ninguem besta nao!! Qro ver apresentarem o verdadeiro assassino. Vão jogar sem torcida mesmo.

    Comentário por Paulo Roberto- Teresina, PI — 25/02/2013 em 19:43

  32. O "bando de loucos" só se complica cada vez mais, a "confissão" de um menor, que só é menor no Brasil, definitivamente não logrou o objetivo desejado, será que achariam que iam resolver isso assim tão fácil? Se H.A.M tivesse 15 anos? Talvez sua "confissão" tivesse sido ainda menos convicente. Quanta lambaça.

    Comentário por Sérgio Filho — 25/02/2013 em 19:46

  33. Compreendo os comentários de Jessé, Peixoto, Deborah, papito etc. Eles estão revoltados contra as autoridades bolivianas, Conmebol e todos aqueles que querem ver justiça!!! Se estivessem lá no estádio, no momento do assassinato, também reagiriam como os membros da gaviōes, ou seja, ajudariam o integrante do bando de loucos!!! Ou melhor(pior), ficariam calados como o Crack neto, dr. Osmala, andres etc... Quanto aos 12 loucos presos na Bolívia: Vai curica!!!!!!!!!!!

    Comentário por Curica e o Once Caldas do Brasil! — 25/02/2013 em 19:49

  34. Cosme, boa noite. Sou leitor assíduo, mas nunca comento.
    Li com atenção seu texto e te faço uma pergunta.
    Pressupondo que seja verídica a declaração do menor, que tudo que ele diz e verdade. Se fosse seu filho, como você agiria? Entregaria o guri para as autoridades bolivianas?
    Raphael, você dormiria em paz sabendo que seu filho matou uma criança e vai prestar apenas serviços comunitários? Cosme Rímoli...

    Comentário por Raphael — 25/02/2013 em 19:59

  35. É incrível como o Brasil é o país mais rico da América do Sul e tem uma taxa de analfabetismo alta, leis que nao prestam pra nada, emissora que manipula até final de briga de galo etc. A maioridade penal na Bolívia de 16 anos é só um exemplo de como a democracia tupiniquim é atrasada e corrupta!!!! Ainda bem que os bolivianos nao são um bando de loucos, fanáticos e bobos pra cair nessa ou ficar pedindo pro Cosme esquecer o assunto!

    Comentário por Curica e o Once Caldas do Brasil! — 25/02/2013 em 20:02

  36. TUDO PENSADO , IMAGINADO , ORIENTADO POR UM ... " É FACIL DE RESOLVER ESSE PROBLEMA , AGILIZA UM ADOLESCENTE , PAGA UMA QUANTIA EM DINHEIRO , ORIENTA ELE , E ELE FALA QUE FOI ELE QUE FEZ ESSA TRAGEDIA ; ELE NÃO SERA PRESO E TUDO VOLTA COMO ERA ANTES " . É FACIL PROJETAR ONDE NÃO TEM JUSTIÇA !

    Comentário por LUIZ HAUSMAN — 25/02/2013 em 20:02

  37. Discussão desnecessária pelo fato de nossa constituição proibir extradição de brasileiros...

    Comentário por Franco Feitosa Palestrino — 25/02/2013 em 20:10

  38. É Cosme, o bicho pegou. Acham que no resto mundo as leis são iguais aqui na Bananolândia. Aqui é lugar sem lei, lá fora não. Qualquer lugar, inclusive a Bolívia é mais séria que aqui.

    Comentário por Junior — 25/02/2013 em 20:11

  39. Cosme eu acho um absurdo é a embaixada brasileira se envolver tão diretamente no caso,eles estão querendo alugar uma casa na bolivia com o nosso dinheiro para comprovrar que os corintianos tem residência fixa e assim pedir que eles respondam em liberdade,só falta arrumar emprego pra eles na embaixada.

    Comentário por carlos — 25/02/2013 em 20:12

  40. esse menino de 17 anos que se apresentou esta servindo como laranja, sem sombra de duvida a globo é muito esperta de mais tem que tomar cuidado a justiça tem que ser feita custa o que custar justiça ja..........

    Comentário por wagner — 25/02/2013 em 20:13

  41. JOGUE DURO PULIÇA.

    Comentário por Tomires — 25/02/2013 em 20:17

  42. boa! muito boa! excelente, essa atitude da polícia boliviana, estão todos de parabens.
    já era para a cupula corinthiana, a justiça vem ai

    Comentário por Vencedor — 25/02/2013 em 20:24

  43. Quinto mundo é assim mesmo. A verdade, a justiça, os fatos não importam. O que vale é alguém na cruz. É o sangue pelo sangue. Podia ser com qualquer um de nós, que estivesse no lugar errado, no país errado, na hora errada. Pagar inocente por pecador. É bom ter isso em mente antes de passear nesses países subdesenvolvidos.

    Comentário por Pedro — 25/02/2013 em 20:27

  44. Cosme. Fico feliz porque acho que isso nao vai virar pizza e porque li ontem em um post aqui que em Oruro o frio é de duer os ossos

    Comentário por glauco — 25/02/2013 em 20:30

  45. Pensam que lidam com autoridades brasileiras?? se enganaram. Aqui nossas autoridades são sujas e imundas, se vendem por um prato de caviar.Só espero que os bolivianos não se deixem levar por confissões armadas pela CBF,GLOBO ,FPF e corinthians , que prendam esse assassino e deixem apodrecer em cadeia boliviana.As leis brasileiras são do século XIX, uma pessoa com 14 anos já deveria pagar por suas atitudes.Semana passada estava olhando a RECORD e vi q uma 'menina' de 14 assassinou uma garota, e disse ela em claras palavras...só não assassinou o menino namorado dela, pq não deu tempo.14 anos já sabe muito bem oq faz!!!

    Comentário por edson santos — 25/02/2013 em 20:33

  46. É Cosme, esse advogado que acompanha o menor, que está indefeso, felizmente é apresentado como o advogado da Gaviões. Como ele pode também defender os interesses do menor, se são conflitantes? Pergunte a qualquer representante da OAB se o órgão de classe permite esse tipo de conduta. Você já viu um advogado alardear aos quatro ventos que seu cliente é CULPADO, apesar da desconfiança geral? Embora todos desconfiem, ele diz ter provas da CULPA de seu CLIENTE? Que advogado é esse que não alardeia a inocência, mas, sim, a culpa do constituído? Não é só. Imagine uma cela de Penitenciária onde 12 presos cumprem pena. Um deles é o Marcola, líder do PCC. Numa revista, encontram celular, ou droga em meio aos pertences desse cidadão. Qual a chance de outro preso assumir a culpa? Abraços.

    Comentário por Fernando — 25/02/2013 em 20:35

  47. ...

    Comentário por cristiano — 25/02/2013 em 20:36

  48. vamos ver se ele é tão corajoso assim, se o arrependimento dele vai levar ele até a Bolívia, faz me rir, pensam que todos são idiotas, só eles é que são espertos.

    Comentário por lia — 25/02/2013 em 20:38

  49. As autoridades da Bolivia estão de parabéns, uma sede de justiça que eu nunca vi por aqui.. no Brasil uma pessoa com 16 anos pode votar, mas só pode ser responsabilizado pelo que faz com 18..

    Comentário por júnior — 25/02/2013 em 20:43

  50. Agora o H.A.M está na berlinda.Até na Bolívia um rapaz de 17 anos é maior,enquanto no Brasil não mudar essas leis,teremos assassinatos,ladrões e tráfico a solta sob algum comando.Não acredito que H.M.A vá se entregar lá na Bolívia,pois é pousar lá e ser preso.Quem carrega artefatos que matam em mochilas,tem alguma intenção ruim,é mais um delinquente que vai ficar solto por aí.

    Comentário por maria — 25/02/2013 em 20:47

  51. Todo mundo sabe que quadrilhas sempre levam consigo um di-menor para assumir a culpa caso haja algum imprevisto em suas ações criminosas. O mais horrível é ter que ver a Globo ajudar essa quadrilha nessa história estapafúrdia.

    Sinceramente, espero que a Bolívia condene os 12 ''torcedores'' a 30 anos dem regime fechado, e que esse di-menor aproveite as regalias de banânia e desfrute a fama que adquiriu confessando o crime, tendo direito a área vip no Pacaembu ao lado de Andres.

    Comentário por Alessandro Paiva — 25/02/2013 em 20:52

  52. Cosme,
    O mais lamentável nesta história da “confissão do menor” foi o método utilizado. O mesmo dos traficantes. Sempre põem o “de menor” para assumir a posse da droga ou da arma.
    E ele assume, “na maior”, a autoria dos homicídios praticados em assaltos.
    Até ironiza: Quem mandou reagir?
    Só faltava esta ao Corinthians: O homicida laranja.
    A Globo é poderosa todos sabem. Condena e absolve quem ela quer aqui no Brasil...sil...sil! Na Bolívia não!
    Só espero que a Commebol não ceda à pressão da Globo/Corinthians.
    Já que no Brasil não se pune baderneiros nos estádios, quem sabe o exemplo da Bolívia sirva para ensinar aos nossos dirigentes o caminho para dar um basta nesses selvagens.

    Comentário por prudêncio de araújo — 25/02/2013 em 20:57

  53. e o san jose nao sera punido por permitir a entrada de sinalizadores , a policia local que permitiu a entrada de sinalizadores apos a revista , a torcida do san jose que atirou pilhas nos jogadores do corinthians , as torcidas que apos esse crime tbm usaram sinalizadores tbm serao punida? nao basta querer pegar o campeao mundial para dar exemplo e amedontrar os outros times . lei que vale para um vale para dois . o correto era prender o cara envia-lo para a bolivia ( infelizmente a lei nao permite isso ) e punir o corinthians somente apos o julgamento igual fez com o sao paulo

    Comentário por fabio — 25/02/2013 em 21:01

  54. Cara, eu leio sobre esse assunto, assisto às reportagens e tal e coisa e sempre me pergunto: quem essa torcida pensa que é? e o curintia não fica atrás. eles são tão fora da realidade que ameaçaram a commebol de abandonar a libertadores se tivessem que jogar sem torcida. quem eles pensam que são?

    essa história do menor é a maior falcatrua dos ultimos tempos. se fosse ele mesmo que tivesse jogado o sinalizador e se os outros torcedores tivessem visto e o hostilizado (como ele disse) por que iriam ficar com a mochila dele - justamente, a prova do crime?

    a OAB tinha que investigar esse advogado

    Comentário por carlos imortal tricolor — 25/02/2013 em 21:06

  55. A pizza fica pronta que horas?

    Comentário por erico(camboriu) — 25/02/2013 em 21:07

  56. Cosme este caso é realmente muito complicado, este menor aparecendo de repente é no minimo suspeito! por outro lado é assustador uma pessoa assumir a autoria de um crime grave como este só para salvar outras pessoas, que talvez ele nem conheça, o que a gaviões prometeu para ele ou qual é o poder que a gaviões tem sobre ele e sua familia???, esta td muito complicado, acho que td vai demorar muito para se acertar.
    O irônico de td isto é que a Comembol a maior culpada de marcar jogos em campos sem extruturas, não punir qdo brasileiros e outros são agredidos na Bolivia, Equador etc esta punindo o Corinthians, não que eu não acho que o Corinthians não deve ser punido porque deve sim.

    Comentário por REGINALDO - MATÃO SP — 25/02/2013 em 21:08

  57. Sport Club Corinthians Paulista,pare de envergonhar o nosso país.Por favor deixe de patrocinar estes vagabundos pelo bem da sociedade.

    Comentário por wagner — 25/02/2013 em 21:12

  58. Ok, ok! Entendo toda essa desconfiança.
    Porém, analizem o fato como verdadeiro!
    Tudo posto como realidade, verdadeiro!
    Realmente foi ele o autor do disparo!?
    Realmente toda essa confissão seja totalmente verdade! Porque não?
    A não ser a prédisposição em bater na tecla da desconfiança de tudo e de todos.
    Porque não aceitar, acreditar na confição do rapaz?????????????????

    Comentário por Thomaz Filders — 25/02/2013 em 21:12

  59. Por essa foto não parece aquele suspeito das fotos divulgadas.

    Comentário por Cida — 25/02/2013 em 21:13

  60. Tem que ser rápido, pois 4º feira-feira tem jogo do Curintia e eles não poderão assistir.

    Nossa, estamos levando um banho de justiça da BOLIVIAAAAAAAAAAAAAAA.

    Que país é este?

    Comentário por Bruno de Americana — 25/02/2013 em 21:16

  61. Por isso que eu gosto de seus posts Cosme, não alivia pra lado nenhum, diferente da "toda poderosa" , que parece que quer defender de qualquer jeito o timeco da marginal. COMO VC DISSE, SE ELE ESTÁ TÃO "ARREPENDIDO" ASSIM, QUE SE ENTREGUE LÁ NA BOLÍVIA!!

    Comentário por Jr — 25/02/2013 em 21:16

  62. Pois é, é aquele tal negócio que a emenda ficou pior que o soneto. No meu entendimento a Gaviões ... mesmo e esses caras que estão presos la na Bolívia não são santos. Tentaram jogar esse moleque que aqui no Brasil é menor de idade e lá na Bolívia já é maior como boi de piranha e já deram com os burros na água. Já não da mais para mandar ele para lá que ele seria preso do mesmo jeito que os demais. O que me deixa inconformado com tudo o que já foi divulgado é tentar entender como um cara de 17 anos que alegam ser de família humilde consegue fazer uma viagem para Oruro no meio da semana, compra sinalizadores que não são baratos e vai para o campo assistir um jogo que entre viagem e despesas não deva sair por menos que 250 reais. Tem muito furo nessa história que estão divulgando e a parte que mais me surpreende é que a Bolívia tem leis melhores que no Brasil.
    Para finalizar a Conmebol esta virando as costas para um detalhe muito importante. Por que somente o Corinthians deve ser punido na história toda? Será que o San José, que foi o mandante do jogo, portanto um dos responsáveis pelo jogo, não será punido? A responsabilidade da segurança não é do mandante ou do organizador do torneio? Se os pais do Kelvin querem de fato procurar uma indenização pela perda do filho a Conmebol e o San José deveriam ser processados por serem eles responsáveis pelo jogo. Não estou defendendo ninguém, mas essa conta o Corinthians (clube) não pode pagar sozinho.

    Comentário por Papito — 25/02/2013 em 21:18

  63. Não vou falar muito, apenas (ironicamente): AQUI É KURÍTIAAAA! rsrsrs

    Comentário por Eder — 25/02/2013 em 21:20

  64. Há, outro absurdo também é a Globo dar uma "exclusiva" com o candidato a culpado pelo tiro antes do mesmo se apresentar a polícia. Isso é uma desmoralização a polícia e todas as autoridades a Globo ouvir em 1ª mão a confissão de um criminoso.

    Comentário por Papito — 25/02/2013 em 21:21

  65. boa noite sou corintiano mas acho um absurdo a legislação brasileira, onde já se viu um idiota de 17anos que denigre a imagem do Brasil so pegar uma pena socio educativa, se teve a capacidade de cometer um crime num país estrangeiro que responda lá e não aqui, e a justiça brasileira o melhor que faria era levar o menor para Bolivia para ele responder lá. mas o de menor so é macho de assumir um crime aqui porque aqui ele é "de menor", e nao acontece nada, no Brasil o menor deveria responder pelos crimes feito adulto, pois na hora de cometer o crime ele age feito tal, mas na hora de responder e um menor indefeso, o que na verdade é um vagabundo fdp. espero que bastante gente comente. Pois so estou falando a verdade, e sabem porque as leis no Brasil sao essa beleza ? é porque ela é feito por bandidos engravatados

    Comentário por victor — 25/02/2013 em 21:22

  66. Apesar de ser um pais "atrasado" em relação ao Brasil, a Bolivia está dando uma aula de justiça... lá não não tem mutreta de advogado que faça um crime desse ficar impune... esses 12 estão complicadíssimos... Não voltam no minimo de dentro de um ano...

    Comentário por Alberto Nascimento — 25/02/2013 em 21:22

  67. Esses "lacucaratcha" não querem mais nada?
    Vai plantar banana! Que é o que resta!
    O criminoso já se entregou. Confessou o delito. Pronto. Chega! O idiota assumiu o crime e está no Brasil.
    Fazer o que?
    Os caras querem que o criminoso vá para a Bolivia?????
    É mais facil o papa renunciar do que o moleque ir pra Oruro!
    Acorda lacucaratcha!

    Comentário por StressAndino — 25/02/2013 em 21:23

  68. Num pais como o nosso que pessoas que matam a pauladas, pessoas que estão dormindo indefessas (irmãos Cravinhos), ganham liberdades depois de 10 anos, dos 36 que tinham sido condenados, vamos esperar mais o que???, que td acabe em pizza como a a suspeita aparição deste menor!!, espero que a Bolivia não caia nesta.
    As vezes dá uma vergonha danada de ser Brasileiro em vc não Cosme???

    Comentário por REGINALDO - MATÃO SP — 25/02/2013 em 21:24

  69. Ele que prove estar arrependido se entregando lá na Bolívia. Se entregar aqui até eu, meu amigo!!!

    Comentário por Nilton — 25/02/2013 em 21:27

  70. Puxa, que coincidência! As iniciais dele formam a palavra HAM, que é PRESUNTO em inglês. Pois é, aposto que a Promotora vai querer trocar os 12 corintianos pelo menor. Quero ver agora. O PRESUNTO vai para lá?

    Comentário por Saulo — 25/02/2013 em 21:35

  71. Tudo isso que está acontecendo, mostra que aqui no BRAZIL, bandido tem mais valor que trabalhador. Vejam só o que a embaixada brasileira cogita fazer: "Alugar uma casa em La Paz para o bando, para eles responderem em liberdade" É ou não é pra ficar puto da vida?? Eu trabalho, pago meus impostos em dia, não tenho dinheiro pra ver meu time nem a 30 quilômetros da minha casa, mas vários sujeitos desocupados, conseguem viajar pra Bolívia de avião e envergonhar meu país!!!! Cosme, por favor, não deixe o assunto morrer igual alguns veículos de comunicação estão querendo fazer por motivos obvios! Só vc mesmo pra mostrar a verdade dos fatos!
    Obs.: Será que não é o gobierno que está financiando advogados e aluguel??? Perguntar não ofende. Abraços!!

    Comentário por Rones — 25/02/2013 em 21:37

  72. Simples assim... A Justiça do Brasil dá uma canetada e extingue todas, TODAS as Torcidas Organizadas...(ou seriam Quadrilhas Organizadas). E quem sabe, voltaremos aos bons tempos onde iamos aos estádios assistir futebol com a família e na certeza que voltariamos para nossas casas sem nenhum risco.

    abraços

    Comentário por José — 25/02/2013 em 21:41

  73. Alguns torcedores do corintias comentam aqui como se os outros falassem com "paixão clubística". Mas alguns corintianos é que agem assim... pq qualquer pessoa comum não pode comentar esse caso? Pq elas não podem desejar que medidas corretas sejam tomadas? Elas perdem a moral de comentar só porque torcem para outro time?

    A maioria já esqueceu mas há algumas semanas aconteceu na Arena Grêmio um acidente que poderia ser uma tragédia. Ocorreu por pura conveniência do clube e das autoridades. E o acidente da Fonte Nova? Alguém foi julgado? E os familiares, como ficaram? E a situação do torcedor nos estádios brasileiros, como ficou depois daquele jogo do Bahia?

    É só isso que as pessoas querem: seriedade e justiça. Lugar nenhum é pra acontecer o que aconteceu na Bolívia.

    Comentário por Lucknopfler — 25/02/2013 em 21:44

  74. Qual era mesmo um dos lemas do "bando de loucos"?

    Lealdade, humildade e procedimento, é isso mesmo?

    Esse conjunto de valores vale pra quando a porca torcer o rabo, também?

    Ou se a festa terminar na cadeia vale botar tudo na conta de um menor de idade, pra safar 12 marmanjos?

    Uma hora a máscara cai.

    Comentário por Vinicius Santos — 25/02/2013 em 21:52

  75. Matou a pau Cosme...
    O tiro saiu pela culatra...
    E mais,
    Esse ... não aguentará a pressão por mais uma semana e entregará toda a farsa...

    Comentário por Lucio — 25/02/2013 em 22:08

  76. Cosme,na verdade o mais escandaloso e condenável de tudo isso,não são os torcedores presos e nem o menor que eles querem usar como laranja,MAS SIM O CONCLUIO DE PODEROSOS,A DIREÇÃO CORINTHIANA MAIS PREOCUPADO COM LADO FINANCEIRO,A GLOBO COM SEU ANTI-JORNALISMO QUE LEMBRA A ÉPOCA DA DITADURA E A CÚPULA DOS GAVIÕES QUE QUEREM CONTINUAR RECEBENDO OS FAVORES DA DIRETORIA CORINTHIANA.QUANTO A ALGUNS ADVOGADOS,É SÓ LEMBRAR UMA PESQUISA DE UNS ANOS ATRÁS QUE SAIU NOS ESTADOS UNIDOS,DIZENDO QUE ERA A CLSSE MAIS ODIADO PELOS AMERICANOS.

    Comentário por Paulo T — 25/02/2013 em 22:15

  77. Jaime Ribeiro R. Filho - 25/02/2013 - 07h06- Tudo bem em comentar a tragédia,o que eu queria era que se voltasse a falar de futebol também...

    Comentário por MARCOS MARRONI — 25/02/2013 em 22:15

  78. Toda essa historia e uma vergonha p/ todos os brasileiros, lugarzinho de gente sem vergonha esse Brasil.

    Comentário por Doug — 25/02/2013 em 22:19

  79. Estão certos a policia boliviana é isso mesmo.. deixa mofando na cadeia. pensa q lá é igual aqui sem lei... aonde o dinheiro compra todos parabéns Bolivianos

    Comentário por adauti — 25/02/2013 em 22:23

  80. a resposta é só uma: Só vale para o Brasil!!!

    Essa história toda é típica de advogadinho de porta de cadeia que pensando ser Deus, imagina que descobriu a pólvora e acho que tudo estaria resolvido simples assim... mas o cara é tão fraco que nem sabia que na Bolívia a maioridade é 16 anos... e aí é que todo mundo quer ver... vão fazer o que?

    que vergonha do nosso país e de nossa gente!!!

    Comentário por Ricardo Ronca — 25/02/2013 em 22:27

  81. PARABÉNS A TODAS AS AUTORIDADES DA BOLIVIA ! ESTÃO DANDO UMA LIÇÃO !!! PARABENS BOLIVIANOS !!!!! QUE SE APURE ESSA FARSA E OS ENVOLVIDOS (CLUBE E TORCIDA)PAGUEM PELA VIDA DO GAROTO.

    Comentário por RODOLFO — 25/02/2013 em 22:34

  82. Prezado Cosme, vou atualizar meu comentário nesse seu novo e ótimo post. Cosme, muito bom esse seu post. O que se viu ontem na tal de Globo foi de dar náuseas. Uma farsa! Essa emissora vive a ludibriar os brasileiros de bom senso. Não bastasse o fato de ela obrigar a população ver jogos desse time medíocre, de forma maçante, em troca de uma audiência pouco maior mas de nível muito menor (classes C,D e E, que não compra ou não tem mesmo poder aquisitivo que as classe A e B), agora quer enganar a população com essa farsa de ontem. O negócio é o seguinte, em resumo:
    - de um lado um clube refém de um bando de vagabundos (não estou generalizando, tenho amigos corintianos e sei que a maior parte da torcida, os torcedores comuns, são pessoas de bem) protegido por uma emissora de tv de péssima programação e super-tendenciosa, que pratica um jornalismo tendencioso, e protegido por um ex presidente fanfarrão, anti-democrático, que admira regimes totalitários, que finge que não sabe de nada e nada vê, hipócrita (basta ver o que esse senhor achava do Plano Real e o que ele acha agora - hoje ele se diz responsável pela estabilidade economica no país) e seus "cumpanheiros":
    de outro lado duas nações, Brasil e Bolivia clamando por justiça.
    E tenho certeza que Brasil e Bolivia, duas grandes nações, são infinitamente maiores que esses vagabundos que estão esperneando e tentando ludibriar a todos, incluindo a justiça, desembargadores, promotores, autoridades de bem. O bem vai vencer. Por essa farsa de ontem, acredito que o tiro tenha saído pela culatra. Acho que a farsa prejudicou ainda mais a situação dos 12 presos. Essa prática, a farsa de ontem, é muito comum na bandidagem. Até uma criança de 10 anos conhece a prática de colocar um "de menor" (como disse o reporter analfabeto funcional da Globo, tal de Ivan Moré) para assumir delitos. Pode colar aqui, onde a tolerância com a bandidagem pelas autoridades é enorme, a hipocrisia é total, mas na Bolivia, onde há mais respeito às leis e tem um povo mais humilde, mas mais decente, isso só vai gerar mais revolta. A impunidade daqui não vai passar em branco lá. A revolta é grande por aqui tambem, tirando os vagabundos dessa tal gaviões. Até os corintianos querem justiça, repito, pois a imensa maioria dos corintianos são torcedores normais e não vagabundos financiados por esse clube. Não devemos nos esquecer: é o clube do 1-0-0, é o clube que comprou o Castrille, o clube daquela palhaçada de 2005 (Sveiter + Márcio R Freitas), só para citar as que me veem à cabeça. Esse delegado que lá está tá nem aí...ele só quer não prejudicar o clube financeiramente - futebol pra esse sujeito é business....JUSTIÇA SERÁ FEITA!
    O advogado do menino é o mesmo do bando? Se for está um caso raro e grotesco de direito a coisa mais surrealista que eu já vi: o advogado tentando a qualquer custo incriminar seu cliente em troca da liberdade de 12 delinquentes bárbaros. Acho que a respeitada Justiça boliviana vai levar uns 3 anos para julgar o caso...tomara...Esse farsante que se apresentou ontem com sua mamãe cara-de-pau deve ser vigiado. Vamos ver qual vai ser sua mudança de estilo e vida daqui para a frente. Vai começar se mudando de residencia...quem sabe uma mansão em Genebra, no Alpes suiços e uma Mercedez na garagem?

    Comentário por M — 25/02/2013 em 22:36

  83. Ao Cleverson.

    Colega, da mesma maneira que o incomoda ser chamado de assassino, creio que na mesma proporção, ou em menor, incomoda os torcedores do São Paulo serem chamados de Bambi.

    Não tenho nada contra quem é homossexual, mas isso é uma coisa descabida por parte da torcida do Corinthians nos jogos contra o São Paulo.

    Assim como vc, sou formado em Direito, sigo a vida de um cidadão normal, no entanto não preciso gritar aos quatro cantos que não sou homossexual, e tenho certeza que a torcida do São Paulo em sua maioria também não é.

    Cansei de acompanhar em programas esportivos, gente ligada ao Corinthians, ou até mesmo da imprensa, intitulando de forma sarcástica os torcedores do São Paulo de Bambi.

    Acho que da mesma maneira em que a imprensa está repudiando quem chama jogadores e torcida em geral do Corinthians de assassinos, deveriam ter a mesma conduta a época em que começaram a chamar o São Paulo de bambi.

    Na minha opinião, acho que por um bom tempo jogadores e todos ligados ao Corinthians ficarão marcados, e por consequência serão chamados de assassinos, o que é totalmente descabido.

    Comentário por João — 25/02/2013 em 22:39

  84. Me deu vergonha de ser brasileiro quando vi a notícia que um torcedor menor de idade iria assumir. Me deu muita vergonha.

    Comentário por Elis Regina — 25/02/2013 em 22:44

  85. Cosme eu adoraria ver sua opinião sobre a mudança feita pela cbf sobre as ultimas rodadas do brasileirão,para mim isso não passa de uma grande jogada da globo até pq nao vale apena colocar todos os classicos na ultima rodada sendo que ela não poderá transmitir metade desses classicos e com isso ela destroi ainda mais o calendario brasileiro do futebol

    Comentário por Luis Ricardo — 25/02/2013 em 22:47

  86. O arrependimento dele vale só aqui pro Brasil, onde ele sabe que vai sair impune.

    Comentário por Beto — 25/02/2013 em 22:49

  87. Sinceramente, toda essa presepada do coríntians e da torcida para se eximirem da culpa da morte de Kevin, me dá vergonha de ser brasileira. Esse é o sentimento que tenho: vergonha.

    Comentário por Elis Regina — 25/02/2013 em 22:50

  88. Cosme, por mais que 3 anos não sejam 30, isso não significa que a Fundação Casa seja um parque de diversões... Eu acredito (ou, pelo menos, quero acreditar) que ninguém se sujeitaria a isso apenas para livrar a cara de outra pessoa. Acho que você e outros torcedores são muito simplistas em algumas linhas de raciocínio.
    Guilherme, Fundação Casa será a última das últimas opções. Como ele tem trabalho e estuda, ele deve prestar apenas serviço comunitário. Bem melhor do que correr risco de 30 anos de cadeia. Se está tão arrependido, que se entregue na Bolívia. Pense porquê ele não faz isso... Cosme Rímoli...

    Comentário por Guilherme Elid — 25/02/2013 em 22:59

  89. Esse pessoal da Gaviões, Globo e Curíntia pensam que boliviano é trouxa? Aqui ganham estádio, patrocínio milionário de empresa pública, além de outros privilégios, mas lá não tem moleza, não! A Bolívia é um país sério!!!

    Comentário por Gláuber Soares — 25/02/2013 em 23:15

  90. 1- Guardadas as devidas (poe devida nisso!!) propporçoes, isso me lembra o absurdo juridico que quase se instalou em 2012 quando o palmeira quase foi aa justica querendo anular um jogo que teve gol anulado com ajuda de tape, mas o tal gol anulado foi feito com a mao.
    2 - O mesmo abusurdo juridico quase se instalou agora. Pois fico imaginando Andres Sanches ligando p lula que liga para Dilma que liga para o Itamaraty para tomar uma atitude de maior suporte possivel no caso, alegando injustiça que um reu confesso (verdadeiro ou nao) está solto enquanto 12 suspeitos (o mais que isso, ja que tavam com rojoes e polvora na mao) estao presos.
    3 - Ha nesse caso o oportunismo de alguns anti corinthiansos mais feliz com a punicao do clube do que com a punicao dos culpados da morte? há.
    4 - Mas há tambem a chance de se estabelecer um minimo de moralizacao e punicao a quem vinha crescendo em atitudes violentas por décadas e com apoio (inclusive financeiro com ingressos e passagens, todos sabem) por parte de dirigentes: estou falando das organizadas.
    5 - Um problema infelizmente nao exclusivo de um time, mas cujo mal afeta o país todo e nao so no futebol.
    6 - Parabens pela cobertura imparcial do caso Cosme. Tem blogueiro de futebol por ai que ja chegou ao cumulo de no dia seguinte aa morte dizer "quem garante que o tal torcedor que soltou isso eh corinthiano mesmo? como podem 30 milhoes pagar pelo erro de 1?" Se alienando das questoes politicas de conexao entre torcida-oganizadas(q eh outra coisa)-dirigentes-publico normal de estadios.

    Comentário por rondon — 25/02/2013 em 23:20

  91. Tem uma coisa que ninguém vam falando com o devido cuidado. os 12 suspeitos - e ja quase condenados na Bolicia diantes das evidencias e provas - correm risco de morte nas cadeias bolivianas.
    Se forem condenados, que cumpram a devida pena de prisao, cadeia, isolamento etc, dentro da lei Boliviana. E nao apenas sejam jogados numa cela com outros tantos bolivianos, super lotada, onde morreriam em poucos dias, diante desse imbroglio todo. Quanto mais a coisa se alongar, pior para esses 12 "condenados" la.
    Que fique claro o quanto eles tambem sao culpados e cumpram sua pena de maneira devida. Por pior que eles teahm agido, eles devem cumprir a pena deles (provavel cadeia) e nao serem mortos, como eh o mais provavel, caso nao se dê a devida atencao ao caso. Espero que a justica boliviana seja cumprida com o mesmo rigor ate o fim. O crime foi la, a condenacao exata do crime tambem deve ser la (nem mais nem menos condenacao)

    Comentário por rondon — 25/02/2013 em 23:26

  92. Cosme, parabéns pela sua coragem de botar o dedo na ferida deste absurdo q aconteceu na Bolívia!! Tem q haver é + posts sobre o assunto e dissecar este caso ao máximo!! Tem mta coisa errada nesse balaio!! Cosme sou seu fã!! Abraço!!! E p/ piorar o meu Galo q vai ser o próximo brasileiro a jogar na Bolívia, será q vai haver retaliações?

    Comentário por Bruno Bomfim — 25/02/2013 em 23:28

  93. E os outros inúmeros brasileiros presos na Bolívia, em condições terríveis? O Itamaraty vai pagar advogados para eles também?

    Comentário por Varela — 25/02/2013 em 23:34

  94. Lógico que o que ele queria era isso, vir para cá e não ser punido severamente.

    O certo seria ele se apresentar na Bolívia. Mas ele só irá se quiser, já que o Brasil não pode extraditá-lo.

    Mas a polícia boliviana não pode manter os 12 brasileiros presos injustamente. Os meios diplomáticos brasileiros vão tirar eles de lá. O menino não vai precisar ir para lá e sairá totalmente ileso. O que é uma pena, já que ele cometeu um ato irresponsável e deve pagar por isso.

    Comentário por Rafael — 25/02/2013 em 23:42

  95. Eu duvido que esse menor é o culpado, isso dai um laranja, mostraram esse garoto para os outros que estão presos na Bolívia ser soltos...

    Comentário por Binho — 25/02/2013 em 23:43

  96. O advogado de defesa do menor disse que vai provar que ele é o culpado... Alguém já viu isso ?!?!?!

    Comentário por MARCO MIRANDA — 25/02/2013 em 23:43

  97. Eduardo Klock - 25/02/2013 - 07h02
    _____________

    Viu não falei que eles queriam o Gaviãozinho lá, se ele for serão 13 presos. Se ele pisar na Bolívia vai para a cadeia.

    A Coisa vai feder para o corinthians.

    Comentário por Junior Almeida — 25/02/2013 em 23:46

  98. Cosme eu só acho com esta tragédia que aconteceu na Bolívia e esta punição que deram para corinthians tomara que não tem motivação políticas cbf del nero x andres que seja pra todos . Não adianta Cosme o torcedor corintiano e a instituição corinthians cresce nos momentos mais dificieis eu comprei todos ingressos da libertadores mais se eu não poder assistir estes jogos não vou querer meu dinheiro de voltar estão vendo que corinthians não para de aumentar a sua receita e já é maior das América .

    Comentário por Renato Marques dos santos — 25/02/2013 em 23:51

  99. Olá Cosme , sou seu fã e acesso diariamente seu blog.Gostaria de parabenizá-lo pelo seu profissionalismo e imparcialidade , não só nesse caso , mas na sua vida profissional. abç de um admirador.
    Obrigado pelo exagero, Yuri. Grande abraço. Cosme Rímoli...

    Comentário por CEARENSE — 25/02/2013 em 23:52

  100. Deixando de lado a parte jurídica, humana ou o que quer que seja. No entanto, eu Gostaria muito de ver a divulgação desse caso se fosse um outro clube e não o Corinthians, não estaria acontecendo nem metade do que está acontecendo no momento!

    Comentário por Bruno Garcia — 26/02/2013 em 00:21

  101. 1. Nenhum cidadão de bem viaja de ônibus sei la quantas horas num dia de semana para ver seu time jogar.
    2. Julgar alguém pela aparência e complicado mas me parece que nenhum tem cara de santo. Se encontro na rua a noite corro. E muito
    3 . São todos coniventes com o que ocorreu. Não tenho pena nenhuma. Eram torcedores profissionais e agora são presidiários internacionais
    4. Quantos são paulistanos ?

    Comentário por Marcelo Fonta — 26/02/2013 em 00:44

  102. Cosme, vc acredita mesmo q este menor foi até Oruro para assassinar um boliviano? por favor. Saiba distinguir dolo de culpa. Não alimente esta cruzada que tem como bandeira, a de que a torcida corintiana presa na Bolívia é um bando de assassinos. Infelizmente, e bota infelizmente nisso, uma vida se perdeu. E muito cedo. E infelizmente, o responsavel, autor desta tragédia foi um menor. Não há como reparar a perda de Kevin com uma punição maior do que nossa legislação prevê. É um menor, cuja irresponsabilidade foi entrar em um estádio com perigosos artefatos. Não justifica, mas não só ele, mas torcedores de todos os clubes utilizam este maldito sinalizador. O Corinthians não descobriu essa pólvora. Vale dizer, que há muito isso é utilizado, e a intenção não é matar, é torcer. É irresponsável? É. É assumir um dolo eventual? É. Na condição de menor não há como extraditado-lo p Bolívia. Vc sabe disso. A imagem do rapaz disparando o sinalizador é clara. Se foi ele quem comprou ou não, não descaracteriza o fato de ter sim ocorrido um acidente. Por que p vc parece ser proibido dizer q foi una fatalidade? Foi uma triste fatalidade. Qualquer pessoa poderia ter sido atingida, inclusive membros da própria torcida Corinthians. Por favor Cosme, tenha o mínimo de bom senso. Exigir que o menor vá a Bolívia é um desserviço q vc presta a seus leitores. E isso n é manobra de ninguém. A se confirmar ser ele mesmo o autor do disparo, o que se denotara facilmente com a comparação de sua foto com a imagem da TV boliviana, é com profunda tristeza que lhe digo: 12 inocentes restarão sob custódia. E a morte de Kevin resultará na fragilidade do nosso estatuto da criança e adolescente. Infelizmente, não há o q se fazer quanto a isso.
    Fabricio, sinto informá-lo que a imagem não é tão clara como você gostaria. E repito: se H.A.M está tão arrependido, ele deve sim ir para a Bolívia e se entregar às autoridades locais. E correr o risco de pegar 30 anos de cadeia. Bem diferentes de três anos de serviços comunitários. Isso se foi ele, já que há muitas dúvidas. Cosme Rímoli...

    Comentário por Fabricio — 26/02/2013 em 00:51

  103. O LULA DEU UM ESTADIO A BASE DE CONCHAVOS E DINHEIRO PUBLICO, TAMBEM CONSEGUIU UM CT DA MESMA FORMA...JÁ QUE ELE CONSEGUE TUDO PRO CURINTIAS ENVIA ELE PRA SOLTAR OS ... QUE ESTÃO NA BOLIVIA TAMBEM,,,AFINAL ...É TUDO ASSIM...TAMO JUNTO MANOOOOOO....KKKKKK

    Comentário por fernando tricolor — 26/02/2013 em 00:53

  104. Cosme, quanto a este assunto, espero que os bolivianos realmente não acreditem tão facilmente nesta história. Mudando de assunto, gostaria de saber a sua opinião sobre o fim dos clássicos nas últimas rodadas do Brasileirão. Ocorreu por interesse da Globo apenas, ou houve mais alguma razão? Particularmente, sou contra. Basta lembrar dos campeonatos de 2009 e 2010. Se não tivessem ocorrido várias entregas nas rodadas finais, talvez Flamengo e Fluminense não teriam sido os respectivos campeões. Abraço!

    Comentário por William — 26/02/2013 em 00:54

  105. BOA NOITE COSME.
    SOU UM LEITOR ASSIDUO DO SEU BLOG, OTIMAS REPORTAGENS, POREM NOS TODOS SABEMOS QUE ESSE MULEQUE FOI COLOCADO COMO BODE ESPIATORIO DA GAVIOES, SABE QUE A LEI AQUI E NO BRASIL E LA NA BOLIVIA FAVORECEM MENORES INFRATORES, MAIS TA NA CARA QUE ESSE MULEQUE ESTA PROTEGENDO ALGUEM DA GAVIOES QUE E MUITO MAIS INFLUENTE DENTRO DA ORGANIZADA(CACHORRO GRANDE)QUERIA VER VCS AGORA REPORTERES COLOCANDO ESSES CARAS CONTRA PAREDE, NAO TENTAR COLOCAR GUELA ABAIXO QUE FOI ESSE MULUQUE, VAMOS LA FAZER JUSTICA, DUVIDO SE FOSSE UM BRASILEIRO, ESTA NA HORA DE PARAR DE ELOGIAR O CORINTHIAS QUE E SO ISSO QUE VCS SABEM FAZER, E MOSTRAR A VERDADE QUE A DIRETORIA E LIGADA COM ESSE MARGINAIS, COMO EM UM OUTRO POST QUE VC ESCREVEU...DEIXO AQUI MINHA INDIGANACAO PQ ESSE CARAS NAO SAO TORCEDORES QUE AMAM O SEU CLUBE E SIM MARGINAIS ASSASSINOS.

    Comentário por JUNIOR AMORIM — 26/02/2013 em 01:21

  106. Há pouco tempo foi a tragédia de Santa Maria (Kiss). Um vendaval.Levantou poeira por uns 15 dias. Prato cheio para a Imprensa. A poeira baixou, a chuva lavou o chão e não se fala mais no assunto. Uma pena meu caro Kevin, você se foi, o vendaval chegou, está na fase de levantar a poeira ... Mais uns dias e não se fala mais no assunto. Vai ficar tudo como dantes. Uma pena meu caro Kevin que você terá partido em vão. Aqui na nossa terra costumamos dizer que é "fogo de palha". Se puder,perdoe-nos e fique em paz ...
    Em Tempo : Infelizmente só agora você vai conhecer o "jeitinho brasileiro" ...
    Fale por você, Rubens. Cosme Rímoli...

    Comentário por RRUBENS — 26/02/2013 em 01:33

  107. Uma médica assassinou um monte no hospital por eutanásia e ninguém tá preocupado. Aquele brasileiro que foi morto por policiais australianos ninguém deu importância. Ficou por isso mesmo. O tal de Batisti tá aqui gozando na nossa cara e ninguém devolve o cara que é acusado de matar 4 pessoas. E a população brasileira tá querendo entregar um menor que cometeu um crime culposo? Se ele fosse o único a ter entrado no estádio com foguetes eu etá concordo mas classifico como azar pois as duas torcidas tinham sinalizadores. É a primeira vez que acontece isso com a torcida do corinthians num estádio e creio que o culpado tenha que ser responsável pelo ato mas tanto aqui como lá não vai virar nada. Hipocrisia total aqui.
    Dener, aqui o assunto é futebol. Não posso escrever sobre os muitos crimes que assolam o nosso país. Não é nem o lugar certo. Cosme Rímoli...

    Comentário por Dener — 26/02/2013 em 01:42

  108. Acho que a exaltacao, a emocao e a paixao clubistica estao impedindo as pessoas de questionar uma coisa obvia: se um sinalizador só pode ser disparado por uma unica pessoa, como é que 12 pessoas podem responder por esse crime? Então só porque alguem cometeu um crime estando próximo de voce, isso te faz tamem culpado? Há no minimo 11 pessoas pagando por um crime que nao cometeram. Podem ate ser malfeitores por outro motivos, mas do crime de assassinato do menino boliviano são inocentes, e estao pagando por isso.
    Pedro, respeito o seu ponto de vista. A justiça vai determinar se os membros das organizadas são culpados ou não. Mas pensa da tese de cumplicidade. Tudo ficará mais claro para que possa entender. Cosme Rímoli...

    Comentário por Pedro wolner — 26/02/2013 em 02:03

  109. Lamentável... Vejo muitas pessoas da imprensa tentando maquiar essa situação... Ora essa! Independente de fulano ou ciclano o corinthians deve ser punido, mania imbecil de querer justificar o erro no erro alheio, usando de uma retórica que só engana babacas...
    Abraços!

    Comentário por Carlos — 26/02/2013 em 02:41

  110. Ou seja... no dia em que um extrangeiro cometer um crime no aqui no Brasil, vamos prender 100 imigrantes/turistas daquele pais e esperar a confissao do criminoso. OU punir aqueles 100 mesmo. Dane-se quem for o verdadeiro culpado. Absurdo. O nome disso e sequestro.

    Comentário por Rogerio — 26/02/2013 em 03:08

  111. É tudo muito bizarro: o advogado contratado para defender o menor se desdobra para culpá-lo. Está preocupado apenas em livrar os 12 que estão presos em Oruro. Só que pode ter piorado a situação de todos. Para a delegada responsável pelo caso, o menor, que na Bolívia é considerado maior, é o décimo-terceiro envolvido, não o único culpado. Mais: ela passou a ter a certeza de que a Gaviões ajudou o menino a fugir do país. Foi a primeira morte num estádio de futebol na Bolívia. Os corintianos foram xingados quando os bolivianos souberam da morte do menino, mas não passou disso. Ninguém, nem mesmo os presos, sofreu um arranhão. Parece que o advogado da Gaviões imaginou que lá seria como cá, onde o jeitinho é moeda corrente. Acho que quebrou a cara. Mas logo ele parte pra outra. Quem sabe apresenta pra polícia de Guarulhos o verdadeiro assassino de Kennedy?

    Comentário por neto — 26/02/2013 em 03:25

  112. Bem falou o Fernando...Nunca vi um advogado sair gritando que seu cliente e' culpado! A justica e' filha do tempo...JJ

    Comentário por Daniel — 26/02/2013 em 03:49

  113. Cosme...

    Pra botar um pouco mais de lenha na fogueira... Olha o questionamento que o Quesada levanta em seu blog....

    http://blogdoquesada.blogosfera.uol.com.br/2013/02/25/o-autor-da-morte-e-uma-farsa/
    Muito interessante, Ed. A linha de raciocínio do Quesada tem muitos adeptos. Cosme Rímoli...

    Comentário por Ed Fábio — 26/02/2013 em 04:30

  114. Cosme... Acho que tem muita gente interessada em não mostrar a verdade neste acontecido, principalmente por motivos de perda de arrecadação de dinheiro... Achei a cobertura da Uol até o momento fraquissima... Acompanho você desde os tempos que era de lá e até hoje nunca entendi ao certo porque saiu. Foi uma melhor proposta de trabalho ou foi porquê vc incomodou ao donos?? Por favor nos indique em seus posts onde podemos encontrar noticias de jornalistas que vc considera verdadeiras tb!! ë um serviço cidadão que vc faz a um numero enorme de brasileiros honestos q querem acompanhar esse caso sabendo de forma real das coisas. Aquele abraço irmão!!
    Obrigado, Fábio. Saí do UOL porque e da Bandsports porque recebi uma proposta casada do grupo Record. Para trabalhar no R7 e na Record News. Foi melhor centralizar o trabalho. Meu relacionamento é excelente com o pessoal do UOL, sempre tive toda a liberdade por lá. Até tentaram me segurar. Mas a ideia de estar no projeto do nascimento de um portal me fascinou. Grande abraço. Cosme Rímoli...

    Comentário por Fábio — 26/02/2013 em 04:55

  115. Cosme... Vc tem ideia da quantidade de gente que acompanha seu blog e n comenta??? tenho essa curiosidade... pq eu fã e leitor ávidos do seu jornalismo esportivo!
    Fábio, não tenho. Mas ter o blog mais comentado do portal R7 é um excelente parâmetro. Grande abraço. Cosme Rímoli...

    Comentário por Fábio — 26/02/2013 em 04:59

  116. "Confessou a morte de um menino e está em liberdade..." Sem mais...

    Comentário por Mauricio — 26/02/2013 em 05:02

  117. Percebemos que até a justiça boliviana é mais séria que a do Brasil. Se fosse aqui, esses marginais já estariam na rua desde quarta feira.

    Comentário por Beto — 26/02/2013 em 06:17

  118. Todos os responsáveis precisam receber punição exemplar, inclusive aqueles que permitiram que esses torcedores entrassem com esses sinalizadores no estádio. É preciso criar regras para aquisição de sinalizadores navais. Esse equipamento nas mãos de quem não sabe usar, torna-se uma verdadeira arma de fogo e o caso de Kevin Beltrán é apenas o primeiro que tomamos conhecimento. Não acredito que esse garoto tenha disparado o sinalizador com a intenção de matar alguém. Acredito sim, que ele não tinha a instrução necessária para manusear o equipamento, porém, isso não tira sua culpa na morte de Kevin e ele precisa sim responder pelo crime cometido. Ele e todos os envolvidos, desde que se impeça a entrada desses sinalizadores nos estádios. Caso contrário, a morte de Kevin vai ser apenas mais um caso a se lamentar.

    Comentário por Ademir Santana - japão — 26/02/2013 em 06:22

  119. Parabéns as autoridades bolivianas pela conduta, aqui no Brasil tudo é na base dos interesses. É vergonhoso essas leis brasileiras.

    Comentário por Alan — 26/02/2013 em 07:31

  120. Se esse bandido tivesse acertado um Palmeirense ou um São paulino seria herói na gaviões.

    Comentário por Carlos Souza — 26/02/2013 em 07:33

  121. Esse caso deveria servir para voltar a discussão sobre essas torcidas ("quadrilhas") organizadas. Não há melhor oportunidade para acabarmos de vez com esses baderneiros. Chega. Isso não é torcer, é organização criminosa. No que eles diferem de uma organização tipo o PCC.
    Dá mais vergonha do Brasil a cada notícia que leio sobre esse caso. Até a Bolívia as leis são mais rígidas do que aqui. Aquele grupo da foto do post está no lugar certo e o assassino confesso deveria estar lá também. Mas como um leitor disse aí, estamos na Bananolândia. O País do Carnaval, das Bananas, das Pizzas e da Corrupção escancarada.

    Comentário por Fabiana — 26/02/2013 em 07:55

  122. Está mais do que na cara que esse "di menó" foi escolhido pela gaviões para ser o culpado e tentar livrar a cara dos ... presos em Oruro. Se realmente foi ele, porque deixaram ele vir pro brasil e deixaram seus diretores presos? Espero realmente que a justiça boliviana não caia nesse papo furado e mantenha esses caras presos e punam exemplarmente o autor do disparo, porque se está difícil engolir esse "di menó" aqui no Brasil, imagina lá na Bolívia.

    Comentário por Lawrence — 26/02/2013 em 08:20

  123. Vamos lá sr Advogado da torcida, prove agora que o seu cliente é culpado e leve o mesmo até Bolívia pra tirar os "inocentes" que lá estão. Essa eu quero ver!

    Comentário por Rafael — 26/02/2013 em 08:31

  124. E Agora sera que a gaviões vai levar o "menor culpado"pra se apresentar na Bolivia?se ele e culpado e esta arrependido e os lideres da gaviões presos são inocentes, agora eles tem que tomar essa atitude humanitária e solucionar essa terrivel "Injustiça".

    Comentário por Carlos Fernandes — 26/02/2013 em 08:33

  125. o Corinthians corria o risco de ser EXPULSO da Libertadores. Apenas fica obrigado a jogar de portões fechados e agora tem torcedor achando ruim inventando qualquer coisa para reverter a situação. Nojo.
    Esse é o primeiro caso onde o advogado de defesa ACUSA o seu cliente de ser o autor do disparo com a arma do crime. E o faz descaradamente com o intuito de livrar a barra do restante da quadrilha. Nojo.
    2 perguntas
    - Por que a Comembol ao invés de expulsar não "expulsa" o Corinthians punindo com a perda de 6 ou 9 pontos na tabela? Seria conveniente já que não trataria-se de exclusão propriamente dita mas inviabiliza a continuidade do time
    - Se um dos presos é diretor da torcida organizada e a mesma torcida era o responsável pelo menor, aquele não deveria ser considerado oc-autor e não cúmplice (o que agrava a pena)?

    Comentário por Molero — 26/02/2013 em 08:34

  126. Cosme, você acredita que o mais importante torcedor do Timão, o Lula ,pode entrar no caso para aliviar os "companheiros" presos ? Obrigado.
    Luiz, sinceramente? Torço demais para que deixe a justiça resolver. Aqui e na Bolívia. Grande abraço. Cosme Rímoli....

    Comentário por LUIZ CARLOS — 26/02/2013 em 08:35

  127. Bom dia a todos. Pois é, e o tiro saiu pela culatra... Parabéns a essa promotora boliviana. Que sirva de exemplo para os daqui. abs

    Comentário por Marcão Jaú — 26/02/2013 em 08:35

  128. Ontem passou um filme chamado Controle Absoluto sobre um mistério que unia duas pessoas que nunca se viram na vida e que eram forçadas a seguir ordens para evitar um mal para si mesmos e suas famílias. Os dois viram marionetes por meio da tecnologia que permitia ao inimigo detectar tudo que faziam e permanecer invisível. Não sei se dormi pouco, mas estou vendo uma cena semelhante na vida real agora com esse episódio na Bolívia. Inimigo invisível e poderoso, pessoas comuns lutando por suas vidas, etc. Mas o final é diferente...

    Comentário por Joe — 26/02/2013 em 08:37

  129. Aki é Kúrintias mano! Nois somos um bando de loucos!

    Comentário por Douglas Donato — 26/02/2013 em 08:54

  130. Cosme, quero, de novo, lhe dar os parabéns pela coragem com que trata este assunto. Você é um dos poucos jornalistas que abordam o caso de maneira tão profissional. É uma pena que muitos colegas e veículos de informação estejam tratando esse crime com uma prudência exagerada.

    Comentário por Judas Tadeu de Campos — 26/02/2013 em 09:01

  131. Constituição Federal de 1988

    "Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
    ...LI - NENHUM BRASILEIRO SERÁ EXTRADITADO, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei;"

    Comentário por Yelssek - INTERCONTINENTAL NÃO É MUNDIAL !!! — 26/02/2013 em 09:12

  132. É Cosme,
    O pessoal da Gaviões não contava com a versão andina do Joaquim Barbosa.
    Esse garoto foi lubriado, e vai virar boi de piranha.
    Mas, o maior prejudicado foi o garoto Kevin e a família dele.
    Que se faça justiça. Chega de impunidade.
    Um abraço.

    Comentário por André Oliveira — 26/02/2013 em 09:16

  133. Talves o meu comentário cause controvérsia, pergunto eu, só a Gaviões deve ser punida, só a Gaviões causa tragédias, ou a Mancha Verde a Independente a Torcida Jovem, e todas as outras ""ORGANIZADAS" JA Ñ CAUSARAM TRAGÉDIAS, "vide o q aconteceu no Pacaembu, entre a Mancha e Independente" e como o Cosme disse o menor autor, trabalha e estuda, nunca teve passagem policial. no caso nós ñ deveriamos aproveitar e pedir a extinção de TODAS AS TORCIDAS "ORGANIZADAS NO BRASIL" que afastam os verdadeiros torcedores de nossos campos de futebol. VAMOS REFLETIR

    Comentário por Marco Antonio — 26/02/2013 em 09:18

  134. Cosme, em um país que se acha tão superior aos demais da América do Sul, chega a ser vergonhosa para o Brasil (e tomara que sirva de lição) a maneira com que a Bolívia trata seus casos de impunidade. As leis que regem o futebol e o populismo dos governantes que tampam o sol com a peneira, abraçam as organizadas e fecham os olhos para os atos de vandalismo, furtos, assaltos, assassinatos, agressões, selvageria, ameaças e por aí vai uma lista completa de código de quebra de moral, costume e cidadania. Os debates sobre esse assunto não deveriam ficar no âmbito do esporte e sim nas concepções políticas, sociais e policiais da sociedade. O senso-comum deveria apelar para o amor à vida. No entanto, o que mais vejo são pessoas desmerecendo a vida do garoto em detrimento da preferência de um time ou aversão ao mesmo. Se o valor da vida do garoto de 14 anos tem esse valor para quem pensa assim... me perdoem, mas não vejo grandes diferenças entre quem tem esse pensamento e quem matou o garoto (pelo menos a visão de que o amor ao time vale mais do que a vida do garoto). Acho inadmissível o presidente do clube um delegado dizer que acidentes acontecem. Ora um cidadão formado em direito, com noções de ética e civilidade, prestou um concurso e exerceu uma função para aplicar a lei, valorizar a vida e a comunidade me vem com essa de que acidentes acontecem? Não sou corintiano, e repito aqui que não penso que essa questão deva ser debatida por times. Mas há anos o Brasil deveria ter cadastrados os membros de suas “torcidas organizadas”, não o fez. Então se não temos capacidade para gerir uma coisa devemos extingui-la. As torcidas organizadas não enchem os estádios, elas apenas afastam um outro tipo de torcedor. Ou vai me dizer que em nenhuma vez um pai ficou com medo de levar seu filho ao estádio por briga entre torcidas? Vemos selvagerias em Minas, Bahia, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Rio Grande do Sul, Paraná... (enfim, em todos os estados do Brasil). Mas aqui infelizmente as providencias são tomadas apenas quando algo grave ocorre. Quem não se lembra do caso do zagueiro Desábato que ao enfrentar o São Paulo, cometeu um ato de racismo contra o Grafite. O povo pediu a cabeça dele, queria ele preso, levaram para a Delegacia, ministério público dizendo que aquilo não ficaria barato... mas e quando é com o menino boliviano a entrevista para a Globo resolve? Um clube que defendeu a democracia, que lutou contra a opressão pela força política e valorização da vida e do individuo independente de sua origem, cor, credo e concepções se esconde atrás garantido pelo poder de um veículo de comunicação e da influencia de um ex-presidente? Ora enfim, o clube e o ex-presidente começam a ter a mesma figura ou frase que os resumem, a máxima de que: NADA MAIS CONSERVADOR DO QUE UM LIBERAL NO PODER?

    Comentário por Leonardo MOura — 26/02/2013 em 09:29

  135. Cosme, o que penso de tudo isso já manifestei aqui no blog. Agora, inegável, e concordo contigo neste sentido, de que estamos diante de uma grande oportunidade para civilizar o futebol enquanto evento esportivo.
    Só lamento que nosso país é um exímio formador e administrador de fisiologismos podres, que entravam e impedem que as coisas sejam como realmente devam ser.
    A relação de todas as torcidas organizadas com seus clubes, é eminentemente política. E a política como ingrediente em qualquer relação no Brasil, pressupõe alianças espúrias, troca de favores, corrupção, desvios, desmandos, tudo direcionado a consecção de vantagem a quem detém certa parcela de poder.
    Qual a razão de existir de uma organizada?
    Sabemos que as organizadas são um produto muito instável e perigoso. Se o clube vai bem, lua-de-mel. Se o clube vai mal, terrorismo. Sabemos ainda que a mesma pode ser utilizada como meio de pressão interna corporis de uma diretoria em face de sua oposição e vice-versa.
    Todavia, volto a discutir sobre o que disse no início. O Brasil apresenta fisioligismos infelizmente amparados em questões culturais que tornam muito difícil a mudança repentina desse quadro.
    Responsabilizar os clubes objetivamente, é um caminho interessante. Mas isso tem de ser um padrão regulamentar FIFA, aplicado pela CBF e CONMEBOL. Para quem não sabe do que se trata, a responsabilidade objetiva, é aquela em que se funda na teoria do risco administrativo. Se por exemplo alguém é atropelado por um veículo a serviço da prefeitura de sua cidade, o Município é responsável direto pelo dano (comprovados alguns elementos como o nexo de causalidade e o dano), com direito de regresso contra o seu preposto. Assim, o clube sendo responsável pelos atos de sua torcida, seria mais responsável em financiar certos grupos de torcedores organizados.
    No entanto é preciso que se regulamente alguns aspectos, como já existente aqui no Brasil. Localizado o infrator, o clube se exime desta responsabilidade. Eu iria mais além. Recaindo a identificação do infrator como um torcedor comum, entendo como correto eximir o clube. No entanto, tratando-se de membro de organizada, a punição seria objetiva em face da agremiação.
    Não vejo como proibir a formação de organizadas. Temos sim, que coibir os objetivos a que certas facções de propõem.
    Não vejo problemas, em um grupo de torcedores, por amor, admiração ao clube, organizarem-se independentemente, com recursos próprios. É assim com qualquer associação.
    Agora, a partir do momento em que são financiadas, é que nasce o tal fisiologismo, a perigosa simbiose que atrela instituição a perigosas pessoas.
    Pegando o Corinthians como exemplo, tenho a plena certeza que o mesmo com a torcida apaixonada que tem, sobrevive sem as organizadas.
    Estádio de futebol não pode mais ser um ambiente hostil. E se as organizadas utilizam-se dos clubes como escudos, que se corte fundo na carne dos escudos.
    Mas que é uma árdua tarefa, isso é.

    Comentário por Fabricio — 26/02/2013 em 09:37

  136. E se fosse um parente ou até mesmo seu filho, voçê o entregaria para as autoridades boliviana?

    Comentário por CAPIXABA — 26/02/2013 em 09:41

  137. Bom dia Cosme!
    Este é o nosso Brasil, o país da corrupção e da impunidade. Cada um faz o que bem entende e fica por isso. Agora Cosme que vergonha a Rede Globo ficar dando apoio ao corinthians, queria ver se fosse o neto do Boninho morto ou um filho ou filha dele, mas como não é. Brasil país da vergonha.

    Comentário por Tiago L — 26/02/2013 em 09:44

  138. E se fosse ao contrario?
    Se um torcedor do san jose tivesse matado um corintiano?
    Porque as imagens mostraram que as duas torcidas estavam com sinalizadores.
    Será que estariamos discutindo esse caso ainda?

    Comentário por CAPIXABA — 26/02/2013 em 09:52

  139. bela policia , porque esta eficiencia e so com isto e os carro roubado do brasil , que circula traquilamente pelo laods de la ,tem justiça que é sega pois quere aparece com a morte de um menino do resto esta td certinho...

    Comentário por mauricio — 26/02/2013 em 09:59

  140. Cosme, esse garoto pode ser um assassino, ignorante, desumano, etc....mas não é masoquista também, claro que é melhor ser pego no Brasil, agora as autoridades brasileiras que decidam o que fazer com ele...e uma fonte muito próxima me garantiu que foi esse doente mesmo que atirou o sinalizador. Também acho que nesse caso a Gaviões deve ser punida exemplarmente, pois foram cúmplice do garoto. Que fique banida de competições Conmebol por 1,2,3,4,5,6 sei lá quantos anos. Claro que sentirei falta da festa e do incentivo nos jogos, mas é por uma boa causa, tem que servir de exemplo e mostrar que os próximos que brincarem com fogo também serão punidos.

    Comentário por Felipe — 26/02/2013 em 10:00

  141. Caro Cosme, o fato é que um garoto foi morto, quem matou tem que ser responsabilizado, só que a análise do acontecimento tem como consequência uma cadeia de responsabilidades. A própria COMENBOL tem responsabilidades nisso tudo, o time mandante também deveria ser punido...você fica citando toda hora o exemplo da Europa, lá a entidade organizadora "toma" o estádio antes da realização do jogo, é certo e está no regulamento a responsabilidade do clube por atos da torcida, mas não é só isso, para começar, segundo o regulamento da competição, o jogo não poderia ter sido realizado naquele estádio, por conta da distancia do aeroporto...e outras irregularidades. No meu entender, os responsáveis devem ser punidos, é uma ótima oportunidade para que os clubes repensem a ligação promíscua que tem com as organizadas, só que isso tem que ser feito de forma imparcial, sua opinião como jornalista é importante, desde que lado torcedor fique em plano secundário, vamos opinar e julgar como cidadãos.

    Comentário por charles marques — 26/02/2013 em 10:06

  142. Para o bem do futebol sul-americano eu torço para a Conmenbol e a justiça boliviana mantenham suas posturas rígidas como exemplo para que isso não se repita ou pelo menos não vire mais um caso de morte no futebol.

    Comentário por Anderson — 26/02/2013 em 10:08

  143. Me chama atenção o fato do site do jornal "O Globo" não trazer nenhuma chamada para a cobertura sobre o assunto da morte desse menino,será que estão protegendo o Corinthians,ou é só implicância minha?

    Comentário por Leandro souza da Cruz — 26/02/2013 em 10:20

  144. E acabou de chegar a notícia...Jogo de amanhã do Corinthians será sem a torcida...kkkkkk

    Comentário por Julio Cesar — 26/02/2013 em 10:26

  145. A polícia boliviana teve a chance de prender os culpados, prenderam as pessoas erradas... perderam a oportunidade. Agora o culpado está em outro país, país este que não permite que seus nacionais sejam extraditados.
    Logo, ou ele aceita a punição que a justiça do Estado brasileiro vai dar ao culpado ou condena 12 pessoas por um crime que tem réu confesso.
    O que você acha mais razóavel, Cosme?
    Rafael, você tem certeza absoluta que foi o menor que soltou o sinalizador? Cosme Rímoli...

    Comentário por Rafael — 26/02/2013 em 10:29

  146. Olha, se um brasileiro mata um fora do brasil sem intenção e tem que ser julgado culpado pelo resto do mundo, então os estrangeiros podem matar a vontade aqui dentro do brasil como aconteceu no caso do Legasy com a Gol e ainda por cima os assassinos foram tratados como heróis nos E.U.A. há esse garoto tem que ficar em casa mesmo.

    Comentário por Juracy — 26/02/2013 em 10:29

  147. Cosme, com tanta câmera no estádio, não tem nenhuma em "alta resolução" apontada pra torcida? Se tivesse ficaria fácil de identificar a cara do cidadão, e ver se é mesmo esse menino ou outro. Na Inglaterra e outros países da Europa não foi realizado tal procedimento? Não é algo pra se pensar em fazer no Brasil? Abraço

    Comentário por André — 26/02/2013 em 10:30

  148. Cosme, será que essa informação procede? Abraço...
    http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2013/02/26/diretoria-do-santos-se-irrita-com-muricy-ja-cogita-demissao-e-consulta-paulo-autuori.htm

    Comentário por Henrique Goes — 26/02/2013 em 10:32

  149. Boliviano não é bobo não ...

    Comentário por cfmorais — 26/02/2013 em 10:47

  150. kkkkkkkkkkk na boa?? to rindo muito!!!! Lá se vai o circo montado pelo Corinthians e a Globo, acharam que os Bolivianos eram tão inocentes assim! É ÓBVIO que o adolescente se apresentou unica e exclusivamente pq ele sabe que não ia dar em nada, e DIGO MAIS... ele não tem nada haver com que aconteceu, a Gaviões está usando o mlk apenas para acobertar os vandalos! Já falei, torcida organizada tem que ser extinta e punida exaustivamente, não só a Gaviões, como a Raça e Jovem FLA e todas as outras. São uma cambada de marginais que usam a paixão por um clube para justificar seus atos e crimes!O Corinthians tem que ser punido, e não por ser o Corinthians, e sim para que sirva de lição e seja um pontapé inicial para punir todos os times que tem torcidas que cometam esse tipo de ação!!! É a hora de dar exemplo, se fosse o San José o punido, ng daria importância, já sendo o Corinthians quero ver se não vão pensar duas vezes...

    Comentário por Hugo-DF — 26/02/2013 em 10:51

  151. Cosme, se foi esse "muleque" que fez essa babaridade, que pague por seus erros e vá enfrentar a justiça lá em Oruro! Mas em minha opnião ele foi uma criação, um bode expiatório para que a mancha criada em cima desse pseudo-clube fosse apagada ou "jogada para de baixo do tapete", os advogados do "Corinthians" e seu presidente ex-delegado sabiam muito bem, junto com a Rede Lixo de TV, opz, quero dizer, Rede Globo de TV, que um menor não pode ser responsabilizado e extraditado para responder a seus crimes na terra dos corruptos de terno e utópica constituição que funciona somente para poucos, com essa falsa democracia esse país está ou já se tornou a terra sem leis, onde só os poderosos mandam e o dinheiro reina na corrupção frequente no país do futebol e do carnaval!

    Comentário por Gafanhoto Verde — 26/02/2013 em 11:05

  152. "Rafael - 26/02/2013 - 10h29

    A polícia boliviana teve a chance de prender os culpados, prenderam as pessoas erradas... perderam a oportunidade. Agora o culpado está em outro país, país este que não permite que seus nacionais sejam extraditados.
    Logo, ou ele aceita a punição que a justiça do Estado brasileiro vai dar ao culpado ou condena 12 pessoas por um crime que tem réu confesso.
    O que você acha mais razóavel, Cosme?
    Rafael, você tem certeza absoluta que foi o menor que soltou o sinalizador? Cosme Rímoli..."
    E vocÊ tem a certeza absoluta de que um dos que estão presos lançou o sinalizador? Existem imagens, testemunhas ou qualquer outro meio de prova que incrimine eles? Ademais, existe uma confisão espontânea. O que tem mais valor?

    Comentário por Rafael — 26/02/2013 em 11:07

  153. Caraca velho, tem neguinho aqui postando até artigo da constituição brasileira, mas o crime foi cometido na Bolivia cazzo .
    É claro que o Brasil não vai extraditar o " di menor ", só que le foi convidado pela justiça Boliviana a prestar o seu depoimento lá, onde ocorreu o caso e onde ele se torna " di maior " .
    Enquanto ele não fizer isso, será ignorado e as investigações continuarão normalmente com os 12 torcedores já presos .
    Se for o caso irão a julgamento, caso contrario liberados para a viagem de volta .

    Comentário por Maior Campeão Nacional — 26/02/2013 em 11:09

  154. Cosme, eu lembro daquele criminoso italiano que veio pro Brasil e Lula se recusou a extraditá-lo de volta para Itália... tu acha que fariam isso com um Brasileiro? kkkkkk. Viva o Brasil, país do futebol e da impunidade seja nacional e internacional! Somos um exemplo sempre de justiça, transparencia e credibilidade!

    Comentário por Hugo-DF — 26/02/2013 em 11:10

  155. Acabo de ver que a Conmebol manteve a punição. Porém ainda ha o julgamento definitivo em 60 dias, quando provavelmente a poeira estara mais baixa.

    Espero que a firmeza se mantenha a partir de agora, não soh com o Timão mas com todos os clubes que ajudarem bandidos vestidos de torcedores.

    Comentário por Mauricio — 26/02/2013 em 11:21

  156. O que se percebe é que os corintianos não aceitam que existem assassinos na sua torcida. E SE fosse o contrario, não chamariam o HAM de covarde? Se escondendo atras da saia da mãe-pátria? Os outros 12 são cumplices, serão punidos também. Que seja feita a justiça!
    Isso não pode acontecer novamente em estádios de futebol.

    Comentário por phillipe — 26/02/2013 em 11:35

  157. Cosme, você não acha loucura ninguém da parte técnica envolvida nesse jogo ter punição sequer cogitada? Mataram um menino com cinco minutos de jogo e o jogo continuou até o final! Isso porque a torcida ficou gritando o jogo inteiro, a polícia recolheu um corpo e prendeu outros doze, e a bola rolando! Não é possível que os jogadores não tenham percebido, e é certo que as diretorias de ambos os times estavam inteiradas do que se passava o tempo todo. Ninguém vai ser responsabilizado por ocorrer uma morte na arquibancada e os "três pontos" serem disputados até o fim? Não é possível que a FIFA interfira, Cosme? Porque essa Conmebol é uma piada... É inacreditável que a Libertadores siga normalmente! Eu broxei completamente de ir nos jogos do Palmeiras nessa competição, era para eles estarem suspensos; com que vontade eu vou no jogo, sabendo que se estourar um sinalizador, uma lâmpada, um soco na minha cabeça, não vai ter a menor importância? Eles querem o dinheiro dos nossos ingressos, querem a nossa animação na arquibancada... E a gente não vale nada para eles.

    Comentário por Bia — 26/02/2013 em 12:09

  158. O Corinthians não precisa ser punido pelo o tal fato, mas que a torcida organizada com certeza tem que haver a punição não tem cabimento o que aconteceu, um jovem morreu com um sinalizador atirado em seu rosto. Senhora Globo por mais que vocês percam o ibope ou valores entendam que justiça sera mantida não me venham falar que foi esse muleke que fez esta atrocidade porque pelo o que estamos vendo nas manifestações os Bolivianos vão até o fim para encontrar o real culpado, se sintam no lugar dos pais que perderam seu filho para ver um jogo de futebol, acho que ainda os valores morais, éticos e principalmente humanos não se deve esquecer neste momento. Será que a vida de um jovem é tão pequena assim perto de um time de futebol? Este mundo esta acabando!

    Comentário por VAGNER — 26/02/2013 em 12:15

  159. Se está tão arrependido, porque não vai pra Bolivia com a mãe dele e confessa o crime la?? A mãe dele não disse que ele era culpa e que o entregaria de qualquer jeito, que não quer que os "inocentes" que estão la paguem pelo que o "menor" fez?? É simples, a mãe dele pega ele e o entrega na Bolivia, mas fazer isso acho que eles não querem né? Correr o risco de ficar 30 anos preso, acho que não, é mais facil ficar por aqui mesmo, o advogado teve a cara de pau de dizer que não ve nem motivos pro jovem ficar internado na FEBEM, pois ele estuda e trabalha, como se estudar e trabalhar fosse o passaporte pra poder matar, roubar, fazer oque quiser e ficar impune, eu chego a conclusão de que brasileiro tem mais é que se ... mesmo, ohhh povinho miserável.

    Comentário por Vinicius Leal — 26/02/2013 em 12:45

  160. Esse Rafael-11:07 é a cara do Brasil mesmo! Quer que tudo se acabe em PIZZA!? Os 12 são cumplices meu caro, devem pegar 5 anos de prisão sim!!! E só você mesmo pra acreditar na entrevista da globo, não deve ter nem o MOBRAL concluído!!!!

    Comentário por Curica e o Once Caldas do Brasil! — 26/02/2013 em 12:55

  161. Antes de arrumarem um bode expiatório de 17 anos, deveriam ter verificado a maioridade penal da Bolívia...

    Comentário por Franklim Alves — 26/02/2013 em 13:10

  162. Uma morte ocorreu, causada por um sinalizador.

    O mais correto seria cancelar esta edição da Libertadores, pois uma morte é umuito maior que uma competição.

    Até porque, os sinalizadores continuam a ser utilizados, e é só uma questão de tempo para que outra tragédia ocorra.

    Comentário por José Paulo — 26/02/2013 em 13:33

  163. Estou vendo que s eles forem mesmo inocentes estão perdidos pois, todos já os condenaram. I se depender do governo brasileiro estão todos (fritos).

    Comentário por ed — 26/02/2013 em 13:47

  164. Cosme, seus artigos são realmente sensacionais. Você é um dos poucos jornalistas esportivos que não puxa a sardinha para o eixo Rio - São Paulo. Vejo contradições absurdas no depoimento do tal menor. Um estádio inteiro aos gritos de asssassino e o jovem recebe a informação por um policial boliviano que tudo está bem??? Se é de família tão humilde como afirma, como conseguiu o dinheiro para a viagem e os sinalizadores??? Ele disse que assistiu o jogo ate o fim , mas fica claro pelas imagens que o atirador saiu do local onde estava para fugir da polícia... Será mesmo que a gaviões sabendo que 12 de seus membros estavam presos sairiam com o culpado do estádio e o levariam a salvo ate SP deixando seus membros presos injustamente na Bolivia??? A intenção da agressão fica clara a partir do momento em que ele apontou o sinalizador na direção da torcida adversária. Será???

    Comentário por Juliana Mazzoni — 26/02/2013 em 14:40

  165. Cosme, me tire uma dúvida: é IMPOSSÍVEl identificar as impressoes digitais deixadas no sinalizador q matou o Kevin, ou a Bolivia nao ter tecnologia e recursos para obter esses dados?

    Comentário por Mario Vidal — 26/02/2013 em 15:23

  166. enquanto torcedor for ao estadio,pagar ppv,socio torcedor etc.
    vai acontecer isto sabe pq? vc que trabalha esta financiando o crime,
    isto mesmo,esses caras nao trabalhao,vivem como? sao filhos do eike batista? can a neles todos!!!!!!!!!!!!!

    Comentário por luciano — 26/02/2013 em 15:29

  167. Cosme, a farsa montada pelo Corintians/Globo/Gaviões/ Lula foi desmoralizada pela investigadora boliviana que cuida do caso. Parabéns à justiça boliviana que está mostrando ser muito mais evoluída do que a tupiniquim. Os assassinos corintianos acharam que poderiam matar impunemente como fazem aqui no Brasil, mas se deram mal, todos os 12 vão ficar pelo menos uns 20 anos na cadeia boliviana. Mas a tal farsa não deveria ficar por aí. O menor é claramente um ... a serviço do seu clube de coração.

    Comentário por Joaquim Paulino Leite Neto — 26/02/2013 em 16:03

  168. Agora queremos saber como vai ser atitude da lei brasileira , será que mais uma covardia vai ficar em puni, sendo que agora arrumaram um troxa para culpar , e tentar livrar os culpados e quem sofre é a familia da criança , temos que ter consciência que isto de colocar só pode ser uma armação para livrar os culpados , sendo que no brasil a lei é uma pouca vergonha , o menor mata vai para fundaçaõ casa passa 6 meses e depois fica na rua e no longo tempo tudo se esquece , os culpados tem que ser sim jugados segundo a lei BOLIVIANA e para acabar com esta pouca vergonha da lei brasileira , neste lugar é só DEUS para guardar nós , inclusive o time do Corinthians antes se sentiam culpados e tristes e agora que ficam com o portão fechado do jogo já começam ficar todos nervosos pelo correto teriam que ser excluidos do campeonato , so corinthiano mas tenho consciencia da falta de consideração pela criança e pela familia deste menino.

    Comentário por renato oliveira — 26/02/2013 em 16:29

  169. Triste época, o dinheiro e o lucro acima da vida humana...

    Ninguém liga pra ninguém, "luto" banalizado e utilizado por hipócritas da mesma maneira que se vestem de branco no reveillon...

    Ser humano é um objeto usável e descartável.

    e assim vai boate Kiss, sinalizador "sem querer" na torcida, e a vida parece continuar...

    E segue o "jeitinho brasileiro" em busca de sua malandragem burra...

    Se todo malandro soubesse a vantagem de ser do bem, construtivo, correto e honesto, seria honesto só por malandragem..

    /+/

    Comentário por Profeta — 26/02/2013 em 16:30

  170. Se vier a ser provado que a "confissão" do H.A.M. foi forjada pela Gaviões e pelo Corinthians para livrar a cara dos chefões da quadrilha e isentar o time de punições, a Globolixo está literalmente na pior, ff..., por ter dado espaço para divulgar uma mentira dessas num de seus principais programas.

    Sem falar no incidente diplomático, de prejudicar a investigação de um crime acontecido em outro país.

    O pouco que restava de credibilidade para ela vai para o saco do lixo...
    Só quero ver a cara daqueles apresentadores mauricinhos do GloboEsporte...

    Comentário por A verdade vai surgir... — 26/02/2013 em 16:40

  171. HAM o ... na hora de votar ele tem nome. e não é HAM. Justiça medíocre do Brasil. Na época de eleição fica propaganda sugerindo para quem completa 16 anos votar. E o advogado da torcida dizer que a dor dele é a mesma do garoto que morreu...tá de brincadeira!

    Comentário por Áureo Reis — 26/02/2013 em 21:28

  172. Fica a certeza que a Conmebol e na Bolívia, não acreditam em Saci-pererê, Chapeuzinho vermelho e Mula sem cabeça, ao contrário do que a globo, gaviões e diretoria do corinthians pensam de nós brasileiros. Só falta aparecer um rapaz de 15 anos assumindo o disparo do sinalizador, pra completar a tragédia...

    Comentário por Andre Nasorri — 26/02/2013 em 22:21

  173. Observando a altura do menor em um imagem de tv, se não me engano a tv bobo, da pra perceber que ele tem uma estatura alta , se comparar com as imagens da tv boliviana da a impressão que a altura do bandido que soltou o sinalizador é muito próxima ou igual a do menor......isso ainda vai longe....

    Comentário por Alan — 27/02/2013 em 00:14

  174. A tática de inventar um menor infrator que assume o crime e fica por isso mesmo não deu certo. Não contavam que a maioridade penal na Bolívia é de 16...

    Faz muito bem a promotora e a policia boliviana de nao compactuarem com esse teatro pra livrar esses inúteis de torcida organizada. Os assassinos já estão presos com uma mochila cheia de fogos. Espero que peguem 30 anos. E que a fiel, assim como as outras torcidas organizadas sejam proibidas e entendidas comp formação de quadrilha...

    Comentário por Sergio — 01/03/2013 em 08:37

Deixe um comentário

Quebras de linhas e parágrafos são automáticos, os endereços de email nunca são exibidos, HTML permitido: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Fechar esta janela.

0,371 Powered by WordPress

Perfil

Cosme Rimoli

Ganhou seis vezes o prêmio Aceesp, como melhor repórter esportivo entre jornais e revistas de São Paulo. Trabalhou 23 anos no Jornal da Tarde. Começou com o blog no UOL, em 2009. Logo se tornou um dos dois mais acessados no esportes do portal. Cobriu 'in loco' as últimas seis Copas do Mundo, seis Eliminatórias para a Copa, quatro Copas América, dezenas de finais de Libertadores, Brasileiros e Campeonatos Paulistas. Mundial de Clubes no Japão 2011. O Pan-Americano do México. Três etapas do UFC. Olimpíadas de Londres 2012. Copa das Confederações em 2013. Foi, como enviado especial, a 29 países para cobrir eventos esportivos.

Quer falar comigo?

cosmerimoli@gmail.com

Arquivo

novembro 2017
D S T Q Q S S
« out    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
Home de Blogs +