Blog do Cosme Rímoli - Comentários sobre E se fosse ao contrário? Um boliviano de 17 anos da organizada do San Jose tivesse confessado matado um menino brasileiro, corintiano no Pacaembu? As desculpas, as coincidências seriam aceitas? A punição do San Jose seria anulada pela Conmebol?

Blog do Cosme Rímoli

Comentários

Feed RSS para comentários sobre este post.

O URL de TrackBack deste post é: http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/e-se-fosse-ao-contrario-um-boliviano-de-17-anos-da-organizada-do-san-jose-tivesse-confessado-matado-um-menino-brasileiro-corintiano-no-pacaembu-as-desculpas-as-coincidencias-seriam-aceitas-a-puni-25022013/trackback/

  1. Sinceramente, esta entrevista de outra tv monstra o quanto esta corrompida,
    cheia de contradiçoes do proprio menor (laranja), se ele diz que nao sabia porque ele saiu correndo na hora que ele disparou o sinalizador, e ele tambem diz que perguntou pro policial se estava tudo bem, mentira, se ve que os policias ja sabian o que havia pasado, tem um video que monstra tudo isso a correria dos culpados, com sua permissao cosme, tenho um video do youtube, http://youtu.be/1xYoPrp2zwQ .

    Comentário por Icaro — 25 de fevereiro de 2013 em 11:10

  2. Claro! Afinal, "acidentes acontecem"...

    Comentário por Bruno — 25 de fevereiro de 2013 em 11:15

  3. todo mundo gosta de julgar e nao de ser julgados ,,,esqueçemos que temos todos eu disse todos telhado de vidro ...a justiça será feita que fez e o que fez mais uma coisa e certa nao acredito que punido um time seja a soluçao...
    pra mim a soluçao estao na organizada na concientaçao e na na demagogia de muito puritanos aqui que escreve , sao todos santos ate que atire a 1 pedra e vera como e dificil esta nesta posiçao ,,,espero que este disco seja trocado pois o que tinha que se falar ja foi falado ... vc mesmo cosme apanhou de uma organizada no sul e nao teve nada a haver com o time ou teve?

    Comentário por mauricio — 25 de fevereiro de 2013 em 11:17

  4. Absurdo! Espero que a Conmebol mantenha a suspensao de 60 dias. O ideal era ser ainda mais rigorosa e desclassificar esse time mediocre. Ver o Tite choramingando pq chamaram eles de assassinos em Bragança paulista tem uma razão maior. Existe o sentimento de revolta aqui no Brasil. Cosme, vc indicou que o apelo seria maior caso fosse invertida a situação, mas a verdade é que ela existe por aqui. A TV tenta esconder, o presidente do clube fala como se soubesse que nao havera punicao....simplesmente ridiculo, a cara do corinthians...

    Comentário por Jose Alves — 25 de fevereiro de 2013 em 11:19

  5. Prezado Cosme,
    Na verdade, o suposto autor do disparo do sinalizador não pode, em caso algum, ser extraditado, uma vez que a Constituição veda a extradição de brasileiro nato - seja ele menor ou maior de idade. O que ela permite é a extradição de estrangeiro ou brasileiro naturalizado, em algumas situações pontuais.
    No caso, ou o menor vai à Bolívia espontaneamente para ser julgado, ou será julgado no Brasil mesmo, com os benefícios que a lei garante ao menor.
    É triste, mas é isso.

    Comentário por Paulo César — 25 de fevereiro de 2013 em 11:20

  6. Ae fosse o contrario,com certeza a tragédia seria bem maior,pois as organizadas iriam fazer justiça com as próprias mãos

    Comentário por Nardo — 25 de fevereiro de 2013 em 11:23

  7. A cada dia fico mais espantado com a impunidade que reina em nosso pais.Basta ter dinheiro em jogo que os poderosos colocam seus vários advogados em ação para enganar a justiça e deixar todos nós com cara de palhaço. Mas a justiça divina não falha e pode apostar que esse corinthians vai cair logo na libertadores dentro de campo.

    Comentário por Carlos Fernandes — 25 de fevereiro de 2013 em 11:24

  8. Fui muito tempo de organizada ( TI )... e enquanto não punir exemplarmente o clube e a torcida isso não muda , tem que ser feito como foi na Europa.
    Não usar o curintcha como bode expiatório mas fazer leis claras , jogou moeda no campo 5 pontos 10 jogos ...matou em briga até na rua elimina o time.....garoto de 17 anos , leis com dupla interpretação e a BOBO no comando .....tudo deixa duvidas

    Comentário por charles — 25 de fevereiro de 2013 em 11:25

  9. Cosme, a maior torcida do Brasil e do mundo tá arrasando com o lindo clipe om a versão da música “Viva La Vida” do Coldplay.

    Bobando nos estádios e no youtube!

    A torcida do Flamengo é feliz e canta a vida, não mata ninguém.

    Por isso somos a imensa maioria em todo o Brasil.

    FLAMENGO, INCAÍVEL E INSUPERÁVEL EM POPULARIDADE!

    Comentário por Gilson Kiraly — 25 de fevereiro de 2013 em 11:29

  10. Futebol anda dando nojo mesmo....

    Prefiro MMA , é mais limpo do que esse esporte....

    e prefiro jogar com meus amigos, do que assistir pela TV,

    Por isso que a liga dos campeões atraem tanta atenção, lá existem leis e principalmente respeito pelos fãs....

    Comentário por LUCAS HENRIQUE — 25 de fevereiro de 2013 em 11:30

  11. Cosme, por favor, não fale tantas verdades assim em seu blog, senão a gambazada que te acompanha aqui vai de tachar de "anti", como eles adoram se referir a quem diga algo contra o time da Globo.

    Comentário por Roberto Soarse — 25 de fevereiro de 2013 em 11:32

  12. Rimoli, esse golpe da platinada putrefata em associação com o time da margianal s/n é tão estúpido que nem uma criança de 5 anos engole. Não haverá escapatória para os 12 assassinos. Eles mataram uma criança, um crime abominável até para a maioria dos criminosos encarcerados. Será que estes assassinos vão sobreviver muito tempo na cadeia boliviana depois que os outros presos descobrirem o que eles fizeram? O governo brasileiro que fique caladinho pois a justiça boliviana não se dobrará aos interesses da rede Escroto e do Small. O Small deveria ser eliminado da Libertadores pelos próximos 5 anos. Seria uma medida de justiça> mas esperar isso do leoz já é demais, não? E se o menino fosse neto dele, hein?

    Comentário por Joaquim Paulino — 25 de fevereiro de 2013 em 11:35

  13. Quem sabe??? Ninguém pode afirmar nada, e se esse muleque estivesse com uma granada naquele dia ao invés de um sinalizador?? o clube é o culpado?? Se o tivessem revistado corretamente isso teria ocorrido? Independente se ele tem 17, 12 ou 30 anos ele tem que pagar pelo que ocorreu, porém me preocupa a polícia boliviana de querer de qualquer jeito "achar" um (12) culpado.

    Comentário por Rafael — 25 de fevereiro de 2013 em 11:36

  14. Paulo César, o Brasil e a Bolivia tem acordo de extradição, exceto para menor de idade, que é o autentico santo no Brasil, podem fazer o que bem entenderem que nunca são punidos.
    Em meia hora esse post estará lotado de "manos" enaltecendo e se vangloriando de sua torcida, criticando os "antis" e se enchendo de arrogância por se darem bem nas situações, sem se importar com certo, verdade, honestidade e carater! Vá corintianos! Começem a gritar "aqui é corinthians" por sua torcida ter feito o que fez e provavelmente se safar graças a mídia e a um governo que governa para quem vê tv!

    Comentário por Hugo-DF — 25 de fevereiro de 2013 em 11:37

  15. Lixo de Clube, lixo de emissora, lixo de organização, o que mais falta para vermos que este país está perdido?

    Comentário por Gafanhotoverde — 25 de fevereiro de 2013 em 11:37

  16. É isso aí Rìmoli...analista de futebol igual a vc não existe aqui no Brasil. É o cara mais imparcial em termos de futebol, da pau até no filho da mãe Joana,sem ter medo dos 'poderosos' chefões que administram clubes e entidades de futebol! Ontem assistindo a esse ... dar entrevista me aterrorizei, parece que engoliu um gravador de tão 'esperto' que foi em sua entrevista,isso tudo é a maior prova que alguém o instruiu desde quinta-feira e 24hs por dia a falar devidamente oq lhe era passado.Essa máfia maldita que comanda o futebol, aos poucos estão esvaziando os estádios.Antigamente os estádios eram tão cheios que saiam torcedores pelo ladrão, hj só se vê estádio com imensos clarões...a torcida está se aborrecendo, essa máfia de CBF,GLOBO,CONMEBOL,CORINTHIANS,FPF e cia,estão matando nosso esporte preferido!!

    Comentário por edson santos — 25 de fevereiro de 2013 em 11:38

  17. Cosme, acho uma infantilidade barata,a sua.E gratuita também. Seu post revela uma falta de patriotismo terrível.Sou contra clubes (seja quais forem) sendo punidos por atos irresponsáveis de um ou outros torcedores.
    Sou a favor da punição ao autor ,nunca ao clube."torcedor" apenas torce.Não é um funcionário do clube.Não existe ligação com a instituição.
    Tal qual vemos na cobrança de ingressos: fosse assim não existiria.
    Vejamos a situação:digamos queu sou torcedor do Vasco ,e consequentemente odeio o Flamengo.Ora ,eu poderia,muito bem ,em um determinado jogo importante do flamengo, uma vez que sou Vascaino, me fantasiar de flamenguista (camisa,boné),e simplesmente me abter de um artefato (podendo ser um próprio sinalizador)e atear contra um torcedor adversário ao jogo do flamengo.Apenas pra prejudicá-lo o clube.
    Não seria uma injustiça contra o flamengo? Uma vez que sou vascaíno?
    Sejamos justos,nunca concordei com a idéia de que a torcida é a extensão do clube.Torcedor não "recebe" pra torcer,pra gritar, pra vibrar! torcedor apenas "sofre" às más fases do time,gasta com ingresso... enfim.Não é um servidor do clube.
    Só pra terminar,meu caro: a morte está para todos: brancos e negros,pobres e ricos... Só não sabemos da forma como morreremos,mas ela virá um dia ...isso é um fato! A nossa morte acontece de verdade
    quando torcemos pra clubes e nele depositamos um amor incondicional e irrefutável.É lamentável você ,como jornalista tão politizado, sempre defender as injustiças no futebol.Precisa ser mais coerente.
    Duvido que publique minha mensagem!
    Você quer que eu seja patriota???? Defender os brasileiros diante da covarde morte de um menino de 14 anos? Se é essa sua definição de patriotismo, não me enquadro. Prefiro a Justiça. Cosme Rímoli...

    Comentário por Marcos — 25 de fevereiro de 2013 em 11:40

  18. Brilhante texto, Cosme. Esse exercício de inversão de perspectiva é algo que todos, independente do clube pelo qual torcem, deveriam fazer. Passou da hora dessa farra de organizadas acabar... Mais uma vez, parabéns pelo corajoso artigo. Um abraço!

    Comentário por Raphael Carneiro — 25 de fevereiro de 2013 em 11:41

  19. o que esta acontecendo agora, é uqe a gaviões da fial esta querendo tampar o sol com a peneira, porque todas as vezes que pegam um peixe grande esles ultilizam peixes pequenos para livrar a sua pele, este jovem não fez nada, para livrar as pessoas da diretoria que estão presas, pegam um menor, pois sabem que ele não vai sofrer uma pena taõ grande e logo estara solto, se ficar preso na fundação casa, sei disso pois já participei de uma torcida uniformida ( entre aspas são que eles são hoje e não como antigamente) fui da diretoria e sai fora por ter tantos bandidos como sócio, não ciam nesta história.

    Comentário por ademir longani — 25 de fevereiro de 2013 em 11:41

  20. Não é preciso que haja um raciocínio hipócrita para se ter a noção do absurdo. Crianças outras são mortas todos os dias nas periférias do Brasil sem a menor atenção de quem quer que seja.
    O fato foi um absurdo, merece punição, mas é igual a muitos que acontecem não só estádios, mas em escolas, hospitais, shoppings e outros locais onde a violência não deveria estar.
    Acho que deve haver uma punição para o autor na medida de sua culpa. Não acho que o sinalizador tenha sido lançado com o propósito de atingir torcedores adversários. Nõa havia razão, a torcida era amistosa com o time visitante, não há rivalidade entre as equipes e não havia confusão entre os torcedores e, além do mais, o sinalizador foi lançado no momento do gol, momento em que são utilizados fogos de artifício. Entretanto, há que se pagar pela ignorância, pela imprudência e o descaso. O Corinthians deve ser punido também, o exemplo deve ficar para que não se repita no futuro, mas tolher a sua torcida de participar de toda a competição já é exagerada. Talvez jogar a fase de grupos de portões fechados já fosse uma punição exemplar, mas acho que o ideal seria proibir a torcida corintiana de prestigiar os jogos como visitantes, já estaria de bom tamanho. Mais do que isso já vejo como uma perseguição, não quero ser a melhor bolacha do pacote, mas o fato seria minimizado caso tivesse a torcida de outro clube envolvida. O sentimento de justiça está se misturando ao sentimento anto-Corinthians e embarralhando as convicções.

    Comentário por Rafael — 25 de fevereiro de 2013 em 11:41

  21. Agora Cosme, lembrei de uma situação... quando a Bolivia tomou uma estação da Petrobras a força na Bolivia e expulsou os trabalhadores brasileiros. Que que o presidente Lula fez na época?? nada, deu de ombros pra situação! Agora quando foi um caso com uma recpercussão como essa, com time da torcida que o faz se eleger, a história é outra!

    Comentário por Hugo-DF — 25 de fevereiro de 2013 em 11:42

  22. aem dúvida,nem o pái do menino faria um texto tão raivoso,magoado,vingativo.
    Francisco, você tem condições de avaliar a perda de um filho seu assassinado? Cosme Rímoli...

    Comentário por francisco o verdadeiro — 25 de fevereiro de 2013 em 11:46

  23. Não sou contra a punição do Corinthians, mas vocês estão se comportando como se o Corinthians fosse único e principal culpado.
    Nao esqueçam da Comenbol que permitiu que o jogo fosse realizado em um estádio onde não se revista os espectadores; da polícia boliviana e do babaca que soltou o rojao. Aliás Cosme, no dia seguinte da morte do Kelvin vários jogos da libertadores com sinalizadores em camppo, e assim como no dia do jogo do corinthians ninguém queria matar ninguém.

    Comentário por ELIAS GONÇA — 25 de fevereiro de 2013 em 11:49

  24. Os corinthhianos reclamam de pena abusiva. Hellow povo, ista esta previsto no novo codigo de lei da conmebol, novo nao neh, acho q é o primeiro, esta previsto na lei do torceio, entao por favor, menos ta. O menino ja foi esquecido ha muito tmepo Cosme, creio q corinthianos como meu paik, meu tio, q viviam de curintia ACABOU! Uma geração q se despedira com o passar dos anos e nao deixara decendentes. O curintia foi mordido pelo bichinho da ganancia, da ostentação, da hipocrisia, estao embebecidos pelos frutos q ligações escusas e crimonosas podem dar. Mas o tempo é o senhor da razao. Ha justiça nesse mundo, tem q haver.

    Comentário por Luisa — 25 de fevereiro de 2013 em 11:52

  25. Excelente crítica Cosme!

    Cada vez que vejo notícias sobre esse caso fico mais chocada com a postura do Corinthians. E ontem quando aquele menor 'confessou' o crime na 'TV Planeta' foia gota d'água. Realmente estão duvidando da nossa inteligência...

    Comentário por Bianca — 25 de fevereiro de 2013 em 11:53

  26. Estou impressionado e quero deixar meus parabéns :
    1 - Ao garoto que confessou ser autor do disparo do sinalizador.
    2 - À sua mamãe que o entregaria, caso ele não tivesse a coragem necessaria.
    3 - À gaviões e a seu advogado que agiram rapidamente para encontrar o verdadeiro culpado.
    Deixo tambem minha solidariedade aos 12 honestos trabalhadores inocentes que estão presos injustamente na Bolivia.
    Até hoje não tive notícia de um caso onde o culpado confessa o crime e luta pra provar a sua culpa, afinal a justiça deve ser feita e o que interessa é a satisfação dada a familia do garoto Kevin .
    Toda esta honestidade e hombridade deve ser inspirada na recente proximidade com seu torcedor mais ilustre, nosso ex-presidente .

    Comentário por Maior Campeão Nacional — 25 de fevereiro de 2013 em 11:53

  27. A preocupação de todos esses torcedores que estão aí comentando é a desmoralização do corinthians. Torcedores do São Paulo, Flamengo, Cruzeiro, Vasco, Palmeiras, Gremio, Atletico Paranaense, outros clubes e inclusive do Corinthians já assassinaram torcedores rivais em emboscadas e não em um acidente como este. Antes de chamarem os corinthianos de assassinos, busquem no google sobre torcedores assassinados, vocês verão que isto é um problema da américa latina inteira e não apenas do parque sao jorge.

    Comentário por ELIAS GONÇA — 25 de fevereiro de 2013 em 11:54

  28. Cosme,

    Você acha que a Conmebol vai ceder à pressao do Corinthians?
    Bia, é muito provável que a punição seja sim diminuída. Há muita gente poderosa envolvida a favor do Corinthians. A covardia impera na Conmebol. Os escudos dos guardas protegendo cobradores de escanteio mostram como é o futebol pela América do Sul. Grande abraço. Cosme Rímoli...

    Comentário por Bia — 25 de fevereiro de 2013 em 11:55

  29. Você foi brilhante, Cosme. Parabéns. Sou corinthiano e achei pouco o que aconteceu com o clube. Deveria ser banido da competição por um bom tempo.

    Comentário por Jeff — 25 de fevereiro de 2013 em 12:00

  30. Já começou errado do Kelvin ir fugido de casa pro estádio.

    Era uma tragédia anunciada!

    VAI CURINTIA!

    Comentário por Birovisky — 25 de fevereiro de 2013 em 12:00

  31. CASO ENCERRADO. Como a polícia cucaratcha da Bolívia foi incompetente ao não conseguir provar quem disparou o sinalizador, agora é fazer cumprir a lei e punir o réu confesso. Se aqui não tem lei, problema dos otários que a cada dois anos elegem essa corja de políticos corruptos, principalmente os do legislativo.
    .
    Gostaria de ver esse furor contra o Corinthians mobilizado para pedir a reforma do Código Penal que está tramitando no Congresso, e lá reduzir a maioridade penal para 16 anos. Seria muito mais útil para a sociedade do que ver esse festival nojento de insanidade mental por causa de um clube de futebol, ainda que seja o mais temido.

    Comentário por Paulo Teta — 25 de fevereiro de 2013 em 12:00

  32. Quem matou não foi o Corintians, mas sim o lixo da Gaviões, assim como são lixo e antro de bandidos a Mancha Verde e a Indepedente.
    que os caras que foram lá paguem todos como cumplices, já que o autor principal está no Brasil.
    Sou Palmeirense e digo que as organizadas são a escória da sociedade usando camisetas de clube.

    Comentário por paulo fernando — 25 de fevereiro de 2013 em 12:03

  33. Perfeito seu texto Cosme.

    Comentário por Marlos Marques — 25 de fevereiro de 2013 em 12:04

  34. Cosme, não é preciso todo esse malabarismo jornalístico para explicar a situação. Agora tudo está bem mais claro. Até acredito que o garoto tenha disparado o sinalizador e também acredito que possa ter sido um disparo acidental, feito por alguém sem preparo para manusear o artefato. Mas em que isso muda a situação jurídica do Corinthians? Não muda absolutamente nada. Pela regra desportiva - esqueça a lei penal - o clube tem responsabilidade sobre todos os torcedores que lá estiveram. Foi punido e deve cumprir a pena. Inacreditável é que o San Jose não seja também penalizado, porque o estádio - onde aliás o jogo nem deveria ser realizado - mais parecia um reveillon de Copacabana de tantos fogos e artifícios. A torcida boliviana fez até cascata de fogos. Um absurdo que a Conmebol parece não ter visto. Quanto aos 12 torcedores simples, não há como serem libertados pela Justiça da Bolívia. No mínimo foram cúmplices na fuga do menor e alguns podem até responder por co-autoria do homicídio. Se foi culposo ou doloso, a Justiça boliviana vai decidir. Se os corintianos não se informaram sobre a legislação local, azar deles. As prisões de todos os países estão cheias de estrangeiros que também alegam desconhecer a lei local, inclusive no Brasil. As torcidas organizadas de todos os grandes clubes estão recheadas de bandidos. Não sei se é o caso da turma que está presa em Oruro. O que sei é que houve um homicídio culposo ou doloso e a justiça tem de agir. Precisa investigar e punir os culpados, na proporção da participação de cada um no episódio.

    Comentário por Lucas Peres — 25 de fevereiro de 2013 em 12:06

  35. Cosme, nessa sua alusão, por favor acrescente: A opinião publica boliviana também esta sentenciando um clube e esquecendo das causas!

    Volto a repetir o que já escrevi: cadeia pros 12 se confirmada a culpa, punição também ao San José e a policia boliviana pois permitiram a entrada de artefatos... punição ao Timão se isso for mudar as condições de hoje em diante!

    Mas agora: quando surgiu a informação "DI MENOR", é bem coisa da bandidagem brasileira mesmo, deve-se a partir de agora monitorar a vida dessa família, pois além das pontas soltas no vídeo de ontem, não menciona a fuga de onde soltou os fogos e como explicar um moleque de família humilde que vai a 25 de março "só" comprar jogos (custam 5 por R$ 10,00), leva por acaso 6 sinalizadores ao preços de R$ 150,00 cada????????

    Comentário por Rodrigo — 25 de fevereiro de 2013 em 12:09

  36. Futebol deixou há muito tempo de ser esporte. Virou negócio e vale todo tipo de insanidade para aumentar os lucros. O advogado do Corinthians é a TV Globo e sua conta anual de R$ 1 bilhão pelo patrocínio do futebol.

    Comentário por Zabumbeiro de Zona — 25 de fevereiro de 2013 em 12:11

  37. Menor da Gaviões que assumiu autoria do homicídio não trabalha, não estuda, viaja o mundo e tem dinheiro p/ comprar sinalizador: 100,00 cada

    Comentário por wagner — 25 de fevereiro de 2013 em 12:12

  38. Cosme, Excelente Post. Parabéns!!!

    Comentário por jarceles — 25 de fevereiro de 2013 em 12:14

  39. Eu me afastei de estádios faz tempo, futebol e política caminham de mãos dadas, ser brasileiro é carregar um câncer pro resto da vida, da nojo desse país podre e doente.

    Comentário por Vinicius Leal — 25 de fevereiro de 2013 em 12:15

  40. COSME, acabo de ficar sabendo que o Corinthians em troca de uma força política da CBF, o Andres não se candidataria à Presidência nas próximas eleições e apoiaria o Presidente Biônico?

    Confere isso COSME?
    No almoço de sexta-feira na Federação Paulista de Futebol, Gobbi, Marin e Marco Polo conversaram muito. Vou averiguar. Cosme Rímoli...

    Comentário por Birovisky — 25 de fevereiro de 2013 em 12:16

  41. É muita hipocrisia...

    Comentário por Yelssek - INTERCONTINENTAL NÃO É MUNDIAL !!! — 25 de fevereiro de 2013 em 12:19

  42. Boa Cosme! Mandou muito bem nesse post. Também achei muita coincidencia os fatos que ocorreram ontem. Ainda mais um menor de idade se apresentar. No Brasil, nem se o menor quiser se apresentar na Bolivia ele não poderá, porque a lei não permite. Por isso que eu tenho a certeza que foi um jeito arrumado pelo Corinthians, Gaviões, Rede Globo e advogados para livrarem a cara do Corinthians dessa situação que chega a dar nojo. Forte abraço Cosme!

    Comentário por Bruno Silva — 25 de fevereiro de 2013 em 12:19

  43. Muito bom, Cosme! Tá tudo errado nessa história. Acho que num mundo perfeito, seria assim:

    1. Corinthians cobre despesas, conforta a família de Kevin de alguma forma. 2. O responsável é condenado e preso, junto com eventuais cúmplices. 3. Corinthians e San José são punidos com a mesma severidade. 4. Conmebol também é punida, por permitir um jogo num estádio que não tinha condições de receber uma partida da competição organizada pela própria entidade. 5. Globo não se mete e não tenta consertar um erro fatal, inadmissível.

    O Mário Gobbi foi muito mal no que falou, se o Corinthians tinha alguma condição de reclamar alguma coisa e exigir a punição do San José e da Conmebol, não tem mais.

    Comentário por Henrique — 25 de fevereiro de 2013 em 12:21

  44. O mais engraçado é que quando puniram o Santos porque seus torcedores jogaram moedas no gramado no jogo contra o SP, o time deveria ser culpado pelo ato do seus torcedores mas agora quando os torcedores do Small matam uma criança essa medida não vale mais.
    Afinal o Small não pode ser punido pelo ato de sua torcida???
    Ah pelo amor de Deus!!!
    Aquela entrevista de ontem no fantástico foi o maior absurdo que já vi na vida. No dia logo após o ocorrido, na internet não se falava em outra coisa, já nos jornais da 'Planeta' o assunto não era nem mencionado.
    Estão brincando com a nossa inteligência!
    Eles não escondem mais qual é o time favorito deles.
    Se essa situação fosse inversa não tenho dúvidas que a polícia no dia do jogo não daria conta da confusão que a Gaviões ia arrumar.

    Comentário por Thiago — 25 de fevereiro de 2013 em 12:21

  45. Brilhante. Revoltante. Parabéns, Cosme.

    Comentário por Vô Maza — 25 de fevereiro de 2013 em 12:22

  46. Em tempo, estou criticando a apresentação do " di menor " como unico culpado, parece coisa de traficante .
    Os dois clubes devem ser punidos, principalmente o Corinthians que financia este tipo de torcedor ( todos clubes grandes aqui de São Paulo fazem a mesma coisa ).
    Mas sinceramente não creio que o disparo foi intencional apontando contra a torcida do San Jose, mas somente o fato da posse do sinalizador já é crime .

    Comentário por Maior Torcedor Nacional — 25 de fevereiro de 2013 em 12:23

  47. Cosme a entrevista desse rapaz é a mais fuleira que já vi na vida, tá na cara que a mãe foi comprada , alguma vantagem tem por trás dessa confissão decorada, por que ninguém perguntou como ele foi parar lá, como viajou sozinho com 17 anos... quem pagou...já que é humilde, cadê a mãe que deixou o menino viajar sozinho...já que é de menor..., Cosme vc acredita em coelhinho da Páscoa...... eu não.

    Comentário por lia — 25 de fevereiro de 2013 em 12:23

  48. Wagner, concordo com seu comentário e acrescento: se realmente é de "família humilde", quem financiou sua ida à Bolívia? E ainda querem eximir o Corinthians de culpa? fala sério. Esse certamente vai "crescer na firma" no futuro.....

    Comentário por André — 25 de fevereiro de 2013 em 12:23

  49. É por textos como esse, Cosme, que você é o melhor jornalista esportivo do Brasil. Ninguém tem coragem de por o dedo na ferida como você. Parabéns!

    Comentário por Paulo — 25 de fevereiro de 2013 em 12:24

  50. Que a morte do garoto, sirva para abrir os olhos do brasileiro para a importância da vida. A cada 9 minutos um brasileiro é assassinado e ninguém, excetuando-se a familia chora pelas mortes. Assistem os noticiários das mortes jantando e sequer são incomodados com as cenas das mortes. Levei 2 minutos para escrever esse comentário, daqui 7 minutos alguma pessoa vai morrer assassinada no Brasil. Pena que só se importem com o Boliviano. Cuidado, pois o próximo pode ser qualquer você ai que está lendo o comentário. É uma roleta russa que a cada 9 minutos leva um para a morte.

    Comentário por Fiel — 25 de fevereiro de 2013 em 12:25

  51. Boa tarde, Cosme!

    Gostaria de saber se há a possibilidade dá punição ser igual à que ocorreu na Turquia, deixando só mulheres e crianças no estádio e o que você acha disso.

    http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2011/09/20/fenerbahce-abre-arquibancada-so-para-mulheres-e-criancas-e-enche-o-estadio.htm

    Comentário por Lucas — 25 de fevereiro de 2013 em 12:25

  52. kkkk...muito bom esse comentário!

    "Maior Campeão Nacional - 25/02/2013 - 11h53
    Estou impressionado e quero deixar meus parabéns :
    1 - Ao garoto que confessou ser autor do disparo do sinalizador.
    2 - À sua mamãe que o entregaria, caso ele não tivesse a coragem necessaria.
    3 - À gaviões e a seu advogado que agiram rapidamente para encontrar o verdadeiro culpado.
    Deixo tambem minha solidariedade aos 12 honestos trabalhadores inocentes que estão presos injustamente na Bolivia.
    Até hoje não tive notícia de um caso onde o culpado confessa o crime e luta pra provar a sua culpa, afinal a justiça deve ser feita e o que interessa é a satisfação dada a familia do garoto Kevin .
    Toda esta honestidade e hombridade deve ser inspirada na recente proximidade com seu torcedor mais ilustre, nosso ex-presidente ."

    Comentário por Gilson Kleina — 25 de fevereiro de 2013 em 12:26

  53. É fácil saber se é realmente ele o atirador ou não, basta comparar com as fotos e filmagens que já estão na internet para todo mundo ver!!! Dos que estão preso é certo que o que atirou não é nenhuma dos que estão lá, muitos na fotos e filmagens que estão presos estão na fileira de baixo de onde esse que atirou estava!!! Agora tem que ver como foi o comportamento de cada um após o disparado se eles tentaram encobrir o menor ou não e responder por suas atitudes.

    Outra coisa que também fica clara é que não foi acidente, foi proposital, talvez ele não imaginasse que poderia chegar a ponto de matar alguém, mas que ele mirou para a torcida adversário isso é certo tb.

    Agora é perturbador o conjunto de coincidências nesse caso, mas caso a imagem mostre que realmente o atirar é o menor, não tem nada há que se fazer, a não ser cumprir a lei, independentemente do sentimento de frustração dos demais!!!

    Comentário por jefferson — 25 de fevereiro de 2013 em 12:27

  54. Cosme, essa aceitação à que você se refere não é subjetiva, mas sim objetiva. A Polícia boliviana deve fazer uma investigação para apurar se ele foi o autor ou não. Quanto à coincidência dele ser menor (e portanto não extraditável), é algo a que Brasil e Bolívia estão sujeitos pois, nesses 2 países, os menores de 18 anos não podem ser presos, mas sim receber "medidas socio-educativas", fato que já beneficiou inclusive o monstro Champinha (quem não se lembra, pesquise na internet). Os outros que foram presos, estão seriamente encrencados pois tinham sinalizadores do mesmo tipo com eles, e isso pode caracterizá-los como cúmplices, se eles não tiverem uma bom advogado que caracterize isso como "prova circunstancial" (visto que os sinalizadores podem ter sido comprados em qualquer lugar e não juntos). Eu acredito que ele não tenha mirado na torcida rival, mas acredito que ele não disse quem forneceu os sinalizadores (Gavioes), pois não deve ser algo barato como um rojão. Quanto ao Corinthians, eu acho que a penalização será reduzida - o que eu não concordo.

    Comentário por Guilherme Elid — 25 de fevereiro de 2013 em 12:27

  55. █▀█═█▀▀═█▀▀═█▀█═█▀▀═█▀▀═█═█▀█═█▀█═█▀▀
    █▄█═▀▀█═▀▀█═█▄█═▀▀█═▀▀█═█═█═█═█═█═▀▀█
    █═█═▄▄█═▄▄█═█═█═▄▄█═▄▄█═█═█═█═█▄█═▄▄█

    Comentário por Hassan — 25 de fevereiro de 2013 em 12:28

  56. Caro Cosme, sinceramente, eu espero que a imprensa fique em cima, e investigue ao máximo a suposta autoria do disparo por este garoto. Minha desconfiança tem uma razão muito simples: aqui no Brasil é praxe ter um assalto, ou sequestro - qualquer coisa que não consigam pegar os autores - e depois de alguns dias vêm alguns menores convenientemente assumir a culpa. Isso é estratégia do crime organizado, uma tática tão velha quanto a nossa legislação que praticamente perdoa menores infratores. Duvido muito que tenha sido este menino, para mim ele foi escolhido como bode expiatório, e ele e sua família deverão ser muito bem recompensados por isso, como é o caso quando um menor livra um peixe grande. Duvido muito que quem lançou o foguete não esteja preso na Bolívia, porque as imagens mostram uma ação muito rápida da polícia: os policiais viram quem disparou, e foram muito certeiros em cercar o grupo responsável. Certamente é obrigação da imprensa esportiva investigar tudo a esse respeito, se esse rapaz foi no jogo mesmo, onde ele estava, checar os depoimentos de quem estava com ele para ver se caem em contradição, e, claro, investigar se partiu de alguém do próprio Corinthians a brilhante idéia de um menor assumir a culpa.

    Comentário por Bia — 25 de fevereiro de 2013 em 12:29

  57. É, Cosme, falei ,ais ou menos isso em posts antreriores sobre a influência da Globo. Mas o comentário foi "reprovado" talvez por eu ter usado a palavra idiota, referindo-se a quem atirou o artefato.
    Continua sendo uma idiotice, agora de todos os envolvidos, querer vir com essa história.
    Pergunto novamente: a Globo não está interessada até os dentes para que a barra seja aliviada para os brasileiros?
    E mais: continuo achando qiue os dois times devem ser punidos, mais o Corin thians, com toda certeza. O problema todo aqui, e grave, é que todos se esqueceram, ou fazem de conta disso, que uma vida foi tirada.
    E contra esse absurdo a gente não vê muito esforço de ambos os países para esclarecimentos.

    Comentário por sena — 25 de fevereiro de 2013 em 12:30

  58. Isso é tática de bandido e traficante, botar a culpa em menor de idade e livrar o bando da cadeia, é a tática do bode expiatório, e encampada pela Rede Planeta, a maior empresa de comunicação da América Latina. Vixe!

    Comentário por Arthur — 25 de fevereiro de 2013 em 12:31

  59. Cosme, os artefatos não poderiam ser comprados por qualquer um, não deviam seguir no ônibus, não deviam sair do Brasil e entrar em outro país, não deviam passar pela revista da polícia e não deviam entrar no estádio. E se fossem armas, dinamite? E o cadastro de torcedores que o Ministro do esporte ia fazer, e o promotor que ia acabar com as organizadas e se elegeu deputado sei lá? Nós que vimos um torcedor ser massacrado em MG, um sinalizador não vai passar de um acidente. Eu como Corinthiano não vou mais a estádios e nem uso a camisa do time que amo, vai que cruzo com os animais e nem precisa ser em dia de jogo.

    Comentário por Jeh — 25 de fevereiro de 2013 em 12:32

  60. Post realmente interessante, uma crônica bem articulada,concordo com boa parte do que foi mencionado.
    Porém, precisamos avaliar o fato todo:
    1- O time do San Jose também deve ser punido, a segurança no estadio era responsabilidade do time boliviano, que foi conivente com a entrada da torcida com sinalizadores, tanto bandidos da Gavioes como de seus torcedores.
    2- Em termos constituicionais e legislativos, o Brasil precisa rever a lei da maioridade penal, pois o pais se afunda cada vez mais com essas manobras para impunidade que ocorre em todos setores da sociedade.
    3-A punição ao Corinthians afeta principalmente os torcedores comuns que são 70% do estadio.
    4- O Corinthians tem obrigação de cortar os laços com estes e todos os marginais das organizadas, querem assistir ao jogo que paguem o que a maioria paga sem auxilio algum do clube.

    Comentário por Wagner Oliveira — 25 de fevereiro de 2013 em 12:32

  61. As vezes fico me perguntando o porquê de mesmo sabendo que o futebol envolve tanta sujeira, tantos bastidores nojentos, tanta artimanha, tanta gente lixo, e não me refiro apenas aos "torcedores das organizadas", mas aos que comandam o futebol, a política, a mídia manipuladora (GLOBO), aos cartolas que financiam estas corja de bandidos, dentre outras tantas coisas erradas... o porquê que a gente ainda assiste, e consome esse "produto" que hoje é de tão baixo nível chamado futebol...

    Comentário por Renato — 25 de fevereiro de 2013 em 12:32

  62. █▀█═█▀▀═█▀▀═█▀█═█▀▀═█▀▀═█═█▀█═█▀█═█▀▀ █▄█═▀▀█═▀▀█═█▄█═▀▀█═▀▀█═█═█═█═█═█═▀▀█ █═█═▄▄█═▄▄█═█═█═▄▄█═▄▄█═█═█═█═█▄█═▄▄█

    █▀█═█▀▀═█▀▀═█▀█═█▀▀═█▀▀═█═█▀█═█▀█═█▀▀ █▄█═▀▀█═▀▀█═█▄█═▀▀█═▀▀█═█═█═█═█═█═▀▀█ █═█═▄▄█═▄▄█═█═█═▄▄█═▄▄█═█═█═█═█▄█═▄▄█

    █▀█═█▀▀═█▀▀═█▀█═█▀▀═█▀▀═█═█▀█═█▀█═█▀▀ █▄█═▀▀█═▀▀█═█▄█═▀▀█═▀▀█═█═█═█═█═█═▀▀█ █═█═▄▄█═▄▄█═█═█═▄▄█═▄▄█═█═█═█═█▄█═▄▄█

    Comentário por Gafanhotoverde — 25 de fevereiro de 2013 em 12:36

  63. Parabéns COSMI RÍMOLI texto simplesmente magnífico , falando aquilo que grandes Emissoras de TV devería estar divulgando como a Globo por exemplo , não dando campo a impunidade compactuando com as farsas. minha esperança é que a justiça na Bolivia seja diferente e mais competentes que no Brasil ,fica fácil assim apresentar um laranja em troca de alguns trocados libera os 12 , o menor não cumpre nada , a fiel volta aos estadios e a vida do garoto é ceifada sem nenhuma punição .da-ne se o corinthians seus investidores , a rede Globo e alguém mais que tenham a intenção de deixar mais esse crime impune ,se querem justiça tem que começar por alguém , e se esse alguém é corinthians dane-se ,mais isso precisa acabar uma vida não pode ser tirada sem que os responsáveis e os coliventes sejam punidos . um abraço COSMI voce é exemplo de jornalista imparcial e coerente .

    Comentário por zirlei pereira — 25 de fevereiro de 2013 em 12:37

  64. O que eu mais temo nisso tudo é que, realmente a punição sendo revogada (peço desculpas pelo pessimismo, mas acho que é isso mesmo que vai acontecer), um precedente sera aberto e todos os bandidos infiltrados nessas TO (TO de todos os clubes, pelo menos os grandes, têm bandidos, não so no Timão) vão se sentir à vontade pra fazerem o que quiserem.
    Se o Corinthians se livra dessa, amanhã ou depois vai acontecer algo parecido com outro time e os torcedores desse outro time vão dizer "Ah mas lembra do caso do Corinthians com a morte do garoto boliviano? Eles se safaram, então pq não safam a gente tb?" ... Se a vontade dos poderosos se prevalecer, uma bola de neve sera criada.
    Como eu ja disse antes: tem que se começar a dar o exemplo e punir TODO TIME cujas TO cometerem crimes. Soh assim poderemos ir ao estadio para ver um espetaculo e se divertir. Se o pessoal vê que vai dar problema, vai parar ou evitar de fazer.
    Parabéns pela coragem de falar a verdade, grande abraço

    Comentário por Mauricio — 25 de fevereiro de 2013 em 12:38

  65. Coluna irônica e corajosa, parabéns por isso sou um grande fã seu.

    Comentário por Nomar — 25 de fevereiro de 2013 em 12:40

  66. Cosme só mais coisa , pelo comentários de muitos aqui acho que há mais bandidos soltos po aí do que imaginamos, achando que tragédias como essa é normal, não é normal vc sair de casa para ver um jogo e ser fuzilado por nada, como não é normal vc sair pra praia e ser soterrada por lama na estrada , como não é normal vc não poder fazer mais nada em paz , temos que gritar por justiça sim e não é contra o curica , serve pra todos, essa bandidagem que está dentro dessas organizadas deveriam ser banidas pra nunca mais voltarem, chega de jeitinho brasileiro, e ainda querem fazer copa do mundo, gente mediocre.

    Comentário por lia — 25 de fevereiro de 2013 em 12:41

  67. Pergunta legal: no caso de se comprovar que o menor é "um laranja" qual a punição a todos aqueles que apresentaram esse falso acusado? Qual crime por falsidade ideologica?

    Comentário por rondon — 25 de fevereiro de 2013 em 12:42

  68. Só me pergunto uma coisa: quem, num meio de semana, tem condições de pegar um ônibus, dois dias de viagem para ir, dois dias prá voltar para assistir um jogo de futebol em Ururo numa quarta-feira à noite, se não for muito vagabundo??? À não ser se o cara estiver de férias, ou morando na própria Bolívia, nenhuma pessoa normal, que tenha seu emprego, sua faculdade ou escola, sua família prá cuidar, tem condições de perder praticamente uma semana num programa de índio desses (que me desculpem os índios). É claro que esses torcedores são profissionais e vivem encostados nos clubes e suas diretorias. Ali não tem ninguém bonzinho, como alguns programas de TV tentaram passar para o público. E essa história da carochinha de que foi um menor de idade é muito conveniente. Por outro lado, se o sistema prisional brasileiro é do jeito que a gente conhece, imagina o da Bolívia!!!

    Comentário por Mauro — 25 de fevereiro de 2013 em 12:44

  69. Cara, me orgulho em ler suas mensagens. Infelizmente em nosso país de alienados, a TV Planeta ainda forma opinião de muitos que não a tem. Ótimo trabalho, como sempre. Abraço

    Comentário por Lucas Pedrosa — 25 de fevereiro de 2013 em 12:44

  70. Alem de ser cega, a sede da justiça brasileira e em Brasilia. Deus em sua infinita misericordia tenha piedade de nos

    Comentário por orlando pereira — 25 de fevereiro de 2013 em 12:47

  71. O Marcos,que patriotismo duentio é esse que vc esta defendendo?...É uma criança Boliviana, ai não tem problema,não pode é com uma Brasileira.ptz!
    O Corinthians não tinha nada haver com fato(na minha opinião), se fosse um torcedor comum,mas foram as orguanisadas(sempre elas)que cometeram o crime...Torcida essa financiada e patrocinada pelo clube.

    Comentário por Jaqen H'aguar — 25 de fevereiro de 2013 em 12:50

  72. Não adianta tentarem coibir a resposábilidade e muito menos dizerem que é inflência Globo porque estarão mentindo.

    Comentário por Fabricio Mugnol — 25 de fevereiro de 2013 em 12:52

  73. Nossa, já tem gente colocando a culpa no garoto que morreu por ter ido ao jogo sem avisar aos pais.

    Comentário por Mauro — 25 de fevereiro de 2013 em 12:53

  74. Boa tarde Cosme. Bom seria se houvesse um coro uníssono dos jornalista, pessoas envolvidas no futebol e a própria sociedade, para "varrer" esse tipo de gente dos estádios. Mas o que me assusta é a posição de alguns jornalistas, muito mais preocupados em manter seus empregos e fazer média com torcidas organizadas, do que firmar uma posição justa sobre essa questão. grande abç

    Comentário por Marcão Jaú — 25 de fevereiro de 2013 em 12:56

  75. Olha a verdade é que isso nos mostra como o futebol está sujo, anda de mãos dadas com a política.
    Futebol deixou de ser diversão faz tempo, mas todos nós temos ainda o poder de mudar as coisas, vamos nos unir para que famílias como a do garoto Kevin não chorem mais a uma perda irreparável.
    Se eu fosse um torcedor corinthiano, pelo amor que sinto ao clube, faria uma campanha para eliminar essas torcidas organizadas, nem que para isso deixasse por um período a ir ao estádio torcer pelo meu time, isso nos diferenciaria desses marginais que são patrocinados pelos próprios clubes. Abraços Cosme, parabéns pelo Post.

    Comentário por Charles Costa — 25 de fevereiro de 2013 em 12:57

  76. Alem dessa palhaçada de um menor se apresentar, gostaria de saber se ele poderia se apresentar la na Bolivia, para pagar o que fez e se o "curintias" vai ter peito o suficiente ou se somente bravateia de sair da libertadaores, estou mais para confirmar que é somente bravata de dirigentes que nem sabem o que fazem.

    Comentário por Robinson — 25 de fevereiro de 2013 em 12:59

  77. "Futebol é business", isso resume o que significou a morte pra Diretoria do Clube.
    Acho lamentável ver que vai ficar por isso mesmo, mas fazer o que, isso é Brasil!
    Se os EUA participassem da Libertadores, e o menino morto fosse americano, queria ver se ia tudo terminar em pizza, mas é a Bolívia né, país de pouca força internacional; a Conmebol, uma piada como organização e o Corinthians, time do tão influente Lula.
    Me pergunto quanto ofereceram pro menino que assumiu a culpa e pra mãe dele, porque aquilo foi tão verdadeiro quanto uma nota de R$ 3,00.
    Punam o Corinthians como se deve pra servir de exemplo; prendam os responsáveis pela morte e acabem de vez com esses lixos chamados de torcida organizada, que só fazem isso, depredar, agredir e matar!

    Comentário por Franklim Alves — 25 de fevereiro de 2013 em 12:59

  78. O que "Birovisky - 25/02/2013 - 12h16" escreveu não me impressiona. Aqui tudo é no jogo sujo da política. Será que não há alguma chance de Lula se envolver tb em algum diálogo com o Morales?

    Comentário por Lucknopfler — 25 de fevereiro de 2013 em 12:59

  79. Reparando nas imagens da TV boliviana, se pode ver o torcedor que soltou o sinalizador. Olhando as imagens dos corinthianos presos se pode reconhecer o torcedor. É possível? Difícil. Eu acho que sim. Mas pra mim quem atirou está em Oruro e não é menor de idade.

    Comentário por Cesar Buffulin — 25 de fevereiro de 2013 em 13:00

  80. Cosme, ontem durante a entrevista desse rapaz, ele disse que acendeu o sinalizador, só que a questão é que esse tipo de sinalizador utilizar uma alavanca que tem embaixo dele só assim para poder ser disparado.

    Comentário por Felipe — 25 de fevereiro de 2013 em 13:02

  81. Demoraram quatro dias para acharem um menor de idade que fosse um pouco parecido com a pessoa que aparece na imagem soltando o sinalizador e que assumisse a bronca em nome dos outros. Como a qualidade das imagens não são boas mesmo... Agora só falta convencer a justiça boliviana e a Comenbol. Aí fica o dito pelo não dito e o garoto Kevin que descanse em paz. Vamos esquecer assim como já estamos nos esquecendo dos acontecimentos da boate Kiss em Santa Maria. É assim que funcionam as coisas desse lado do mundo.

    Comentário por Mauro — 25 de fevereiro de 2013 em 13:04

  82. Excelente tópico, Cosme. Somente lhe acrescento que a extradição é impossível para qualquer brasileiro nato, seja maior ou menor de idade.

    Comentário por igor — 25 de fevereiro de 2013 em 13:11

  83. Eu ainda acho pelas imagens que se esse cara que disparou o sinalizador tem 17 anos, o presidente da CBF tem 70 anos.

    Comentário por aleksandro teixeira — 25 de fevereiro de 2013 em 13:14

  84. Espetacular sua crônica narrativa sobre este fato lamentável que ocorreu.
    Realmente, tudo inspira ser um grande golpe de mestre televisivo da "rede planeta" para apagar os futuros prejuízos que viriam adiante.
    Essa conspiração leva-nos a crer que toda essa encenação dos conhecidos "bandos de loucos" vem tentar amenizar o grau de insanidade que lá eles possuem. E se fosse ao contrário? do jeito que os fanáticos reagem em dadas situações, o consulado boliviano estaria em frangalhos, os bolivianos da 25 de março seriam perseguidos, pisoteados e quiçá outras violências, derrubariam a estátua de simón bolivar em todos os lugares do nosso país... é muito bom, quando a pimenta é colocada no "refresco" dos outros. Parabéns!!

    Comentário por Edson — 25 de fevereiro de 2013 em 13:15

  85. Ae Cosme
    Só tem contradição nesse depoimento dado
    E só pra lembrar a maioridade penal na Bolívia eh 16 anos
    A má fé ta imperando

    Comentário por Joao Paulo Ladeia — 25 de fevereiro de 2013 em 13:16

  86. A ligação da Propaganda da Globo em prol do Corinthians e a propaganda ...incomoda mae é verdade

    Comentário por Wesley — 25 de fevereiro de 2013 em 13:17

  87. Nossa Cosme, esse seu texto foi perfeito!

    Comentário por thom — 25 de fevereiro de 2013 em 13:19

  88. Finalmente uma matéria com fundamento, creio que todos, até os Corintianos deveriam ler este texto e ver que por trás da realidade brasileira existe a manipulação da rede globo que coloca o que eles querem na cabeça dos brasileiros, até quando nós vamos deixar isto existir e ser tratados como fantoches que fazem tudo o que uma rede de televisão que só pensa no dinheiro diz. Vamos pensar e aceitar que uma punição ao time paulista é o minimo a ser feito, isto não é ser anti corintiano, é ser RACIONAL.

    Comentário por Thales Eduardo — 25 de fevereiro de 2013 em 13:20

  89. Ontem, numa entrevista à Rede Globo, indigna de ser tratada como jornalística, apresentou-se um menor de idade que diz ser o atirador do sinalizador que matou um garoto de 14 anos, durante a partida entre San Jose e Corinthians, na Bolívia.

    A história contada, nada verossímil, não foi em nenhum momento questionada pelo repórter Valmir Salaro, visivelmente constrangido com sua atuação.

    O suposto autor do disparo diz ter 17 anos, pai de uma criança de dois anos, e ser o terceiro de uma prole de seis filhos, todos criados com dificuldades pela mãe.

    Até pela idade, hábitos e “cultura” demonstrados durante o depoimento à Globo, é difícil supor que, em sendo verdade a versão de que possui emprego, e ainda estude à noite, o garoto receba um bom salário.

    Ainda mais faltando durante uma semana no suposto “serviço” para acompanhar o Corinthians na Bolívia, ou noutros lugares que o clube viajou, já que, em depoimento de alguns torcedores, não seria a primeira viagem do garoto com a “organizada”.

    Portanto, no curto espaço de sete dias, o menor dos Gaviões teria gasto aproximadamente R$ 600 em compra de sinalizadores, tendo ainda sobrado quantia suficiente em seu bolso para custeio de passagens, estadia, alimentação e ingressos.

    Vale lembrar que, “oficialmente”, a diretoria do Corinthians diz não ter ajudado os “organizados” na viagem.

    Chega também a ser risível a versão de que comprou o tal sinalizador de um camelô na Rua 25 de março.

    Não há possibilidade de o produto ter sido vendido em lojas no local, quanto mais num camelô.

    Embora a polícia tenha ótimos meios de constatar a presença do menor no local, levando-se em consideração que toda a rua é coberta por câmeras que gravam 24 horas de sua movimentação, algumas, inclusive, disponíveis pela internet.

    Difícil também será explicar o motivo da sequencia numérica do sinalizador apreendido pelos bolivianos com torcedores do Corinthians ser a mesma do objeto que atingiu e matou o garoto Kevin.

    Outra coisa a ser questionada é que, pela legislação brasileira, para um garoto de 17 anos viajar para fora do país, com pessoas que não sejam parentes, é necessária não apenas a autorização do responsável, mas também um alvará judicial.

    Onde estaria esse documento ?

    Se viajou de maneira irregular, sob custódia dos Gaviões, como declarado pelo próprio, cometeu ainda o crime do qual é réu confesso – se é que realmente cometeu - e agora tem advogado pago pela organização criminosa organizada, não seria a “torcida” passível de enquadramento no crime de corrupção de menores ?

    Certo é que, se o garoto realmente foi plantado pela “organizada”, e tudo indica que foi, para proteger segredos da relação entre Corinthians, Gaviões e um dos presos na Bolívia, diretor financeiro dos “torcedores”, a ação lembra em muito hábitos conhecidos do mundo da criminalidade.

    Nada que ocasione surpresa no Parque São Jorge, em que a gestão, há anos, é dividida entre dirigentes, membros das torcidas e integrantes de facções criminosas, um deles, por sinal, assassinado recentemente em acerto de contas da bandidagem.

    Comentário por Jurema — 25 de fevereiro de 2013 em 13:21

  90. O que tenho a dizer é que tenho vergonha e nojo dessa história, meu Deus quanta falta de caráter, não só desse moleque que deve ter sido bem pago para ser bode expiatório dessa nojeira toda, mais principalmente do Corinthians que trata um assassinato como uma confusão uma fatalidade sempre apoiaram essa torcida organizada podre que só serve para promover quebra pau e desordem publica acham lindo dizer que são um bando de louco, se eu já não gostava desse time agora eu tenho nojo ver os dirigentes e o Jurídico desse time falar me dá náuseas é LAMENTÁVEL e DEPLORÁVEL.

    Comentário por Fabiana — 25 de fevereiro de 2013 em 13:24

  91. porque voce nao escreveu isso quando a torcida independente matou Rodrigo de Gaspari no estadio do Nacional da rua comendador souza?
    Escrevi. Estava no Jornal da Tarde, Adnan. Cosme Rímoli...

    Comentário por Adnan — 25 de fevereiro de 2013 em 13:27

  92. Se fosse o contrário a conmebol iria punir o time BRASILEIRO alegando ser dele a obrigação de garantir a segurança.

    Já falei que quem manda na conmebol são os argentinos. Tudo que pode ser feito pra limpar a barra dos hermanos e complicar a vida dos brasileiros acontece.

    Já viu time argentino ser punido alguma das 34.573 vezes que eles invadiram gramado, jogaram objetos nos jogadores ou começaram batalhas campais quando estao perdendo?

    Eu nunca vi...

    Comentário por sergiovisk — 25 de fevereiro de 2013 em 13:29

  93. A lei brasileira não permite a extradição de brasileiros. Seja maior ou menor de idade. Assumidamente culpado ou pressupostamente inocente. Uma vez no Brasil, um brasileiro não pode ser extraditado. Diz assim nossa Constituição.

    Abraços,
    Glaucio

    Comentário por Glaucio Coutinho — 25 de fevereiro de 2013 em 13:29

  94. Ah, e quanto ao pessoal que diz que o Brasil possui acordo de extradição com a Bolívia, isso se aplicaria se houvesse um foragido BOLIVIANO no Brasil, e a Bolívia reclamasse o direito de julgar seus próprios, daí então o acordo seria aplicável. Ou vice-versa, porém, se tratando de brasileiro que se encontra no Brasil, isso é inadmissível.

    Comentário por Diego — 25 de fevereiro de 2013 em 13:31

  95. A todos os corinthianos de plantão: sou mulher, gosto de futebol, torço para o São Paulo, entretanto nunca tive "paixões anti clubisticas" ATÉ AGORA!!!! E vcs., corinthianos, devem se preparar pois estão se tornando o clube mais odiado do Brasil por tudo que vem acontecendo: um ex presidente imoral, amigo de gangster como se declarou, um ex presidente da República corrupto como nunca houve na história do Brasil se envolver de corpo e alma para dar um estádio de "presente" as custas do contribuinte bem como um mega patrocínio também as custas do povo,a "proteção" da emissora platinada (envolvida até o pescoço com os porões da ditadura, que elege presidentes inclusive), as várias e contínuas noticias criminosas de sua torcida principal, gaviões da fiel (com letras minúsculas mesmo), a midia toda enaltecendo o "bando de loucos" que invadiram um aeroporto internacional e "aproveitando a oportunidade oferecida", saquearam lojas, praticamente destruiram o tal aeroporto, sem que Nada, mas absolutamente NADA lhes acontecesse, sendo que foi tudo filmado, exporto e exaltado pela mídia de plantão, e agora, a CEREJA DO BOLO: O ASSASSINATO DE UM POBRE COITADO, em que vcs. julgam quem teve culpa foi a segurança de Oruro que não fez revista... uM RETARDADO COMO PRESIDENTE (E OLHE, DELEGADO DE POLÍCIA) dizendo friamente que "acidentes acontecem"...Se nada bastasse, ainda nos tratam a todos como débeis mentais e apresentam um dimenor para assumir a culpa... Deus do céu! Sou mãe, avó inclusive!!! PAREM O MUNDO QUE EU QUERO DESCER!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Comentário por Ceramista — 25 de fevereiro de 2013 em 13:36

  96. Se fosse o contrário, tenho certeza que a punição seria pior ao san jose e duvido muito que a torcida do corinthians ia se limitar a ficar apenas gritando 'assassinos, assassinos"..

    Comentário por júnior — 25 de fevereiro de 2013 em 13:37

  97. É isso aí Cosme, tem que por o dedo na ferida mesmo. Acompanhamos o desfecho deste trágico filme de terror.

    Comentário por Ednei — 25 de fevereiro de 2013 em 13:38

  98. Boa Tarde Cosme

    Concordo com seu post,e a justiça sim tem que ser feita.
    Nao concordo o time do corinthians ser chamado de assasino por uma atitude terrivel de uma pessoa,ali tem trabalhadores,pais de familia,e mesmo na torcida tem pessoas do bem.
    E essas pessoas que vem aqui criticar,nao estao nem ai pela vida e a familia do garoto,querem mesmo ofender o time que eles nao torcem,vamos mudar um pouco o pessamento gte,por isso e essa bagunça no brasil e essrs paises vizinhos,td da mesma laia.
    Tinha que acabar esse torneio ridiculo e moderniza as coisas,qto tempo existe essa libertadores,olha quando fizeram um comite para puniçao,por favor ne
    Tudo errado,essa e a verdade!!!

    Comentário por Erika — 25 de fevereiro de 2013 em 13:38

  99. Cosme.

    o que lamento nisso tudo é uma torcida inteira ser responsabilizada por o ato de um, infelizmente até vc está fazendo isso!!
    o SAn Jose ficar sem punição vc acha correto?
    As imagens são claras não tenho duvidas que foi este menino!
    Andressa, isso ainda é novo no Brasil. Mas no mundo todo o clube é responsabilizado por atos de seus torcedores. Grande abraço. Cosme Rímoli...

    Comentário por Andressa — 25 de fevereiro de 2013 em 13:47

  100. É a primeira vez que eu vejo um advogado tentando culpar seu cliente.

    Comentário por Ailton Xavier — 25 de fevereiro de 2013 em 13:55

  101. Duas perguntas:
    - Se o "di menor" está tão arrependido e está se dizendo culpado e o crime foi cometido na Bolívia, por que ele não se entrega na Bolívia??
    - Se o Tite ficou tão desesperado com a morte do menino e disse que entregaria o Mundial para salvar o rapaz, porque ele não pede para o time entregar esta Libertadores então??

    Comentário por Alexandre — 25 de fevereiro de 2013 em 13:56

  102. corinthians não é nada é um Once Caldas da vida ganhou uma libertadores e nada mais e alias o Once Caldas ganhou também do Boca Juniors,Coisme curinguinha não e´nada na America do Sul, se acham os maiorais pra ser maior tem

    Comentário por Marcos crato Ceará — 25 de fevereiro de 2013 em 13:57

  103. Meus parabéns.
    Sitetizou perfeitamente a sensação de VERGONHA que os cidadãos de bem amantes do futebol estão passando em relação a esse disparate todo!
    Quarde minhas palavras: o ódio a Instituição Corinthians será multiplicado... E mundialmente conhecido. Não pelo fato em sí, mas por conta da maneira torpe com que procedeu após o incidente!!!

    Comentário por MarcosLP — 25 de fevereiro de 2013 em 14:01

  104. A Tv Planeta no Brasil é o diário oficial das maracutaias, e os caras tem a cara de pau de defender esses ASSASINOS...são sim pois mataram uma criança de 14 anos e se fosse o filho de um deles....garanto que diriam assasinos....

    Comentário por Marcos crato Ceará — 25 de fevereiro de 2013 em 14:03

  105. Nada é mais repugnante e dá asco do que esta "organização" suja, cheia de maracutais ao longo de sua "historia" , sem tradição, e que é minuscula, mas se acha acima do bem e do mal .

    esta subterfugio de colocar a culpa num menor de idade que se bobear nem na Bolivia estava , é bem caracteristico desta raça imUnda , a escoria da humanindade.

    isto é SMALL!

    Comentário por Apolinario — 25 de fevereiro de 2013 em 14:10

  106. Leio o seu blog todos os dias, e esse foi um dos seus melhores posts, juntamente com outros inesquecíveis como aquela entrevista do Parreira em que ele abre o jogo sobre a copa de 2006, parabéns por colocar o dedo na ferida, pois estou enojado com a parcialidade do que estou vendo em emissoras como a "TV Planeta" e Band. Uma pergunta, vc não tem medo de sofrer represálias por falar a verdade sem medo, mexendo com gente grande?

    Na minha opinião, o que deveria ocorrer não era somente o banimento do Corinthians da competição, e sim a competição como um todo deveria sofrer uma intervenção da FIFA, e ser cancelada imediatamente, até que se ofereça condições decentes de organização, segurança e tudo mais, nem que tenhamos a próxima libertadores somente em 2020 ou nunca mais. Quantos "Kevin´s" mais precisarão morrer para que se mude algo?!?

    Comentário por Rodrigo — 25 de fevereiro de 2013 em 14:10

  107. Sem palavras para descrever o nojo que me dá a máfia do futebol e a rede globo! Dinheiro sempre acima de tudo, acima da honra, acima da honestidade, acima da consciência crítica, acima da vida. Só quem realmente perdeu foi um jovem de 14 anos, perdeu o bem mais precioso, perdeu a vida para um fanático qualquer que nesse país injusto NUNCA será punido; perdeu também o direito de ter justiça feita pela execrável máfia do futebol brasileiro e seus gordos lucros milionários em cima do fanatismo alienado de um povo que se agarra a própria âncora. Fica a revolta em minha vida, o sentimento de impunidade, a vontade de simplesmente fechar os olhos e voltar a vida normal, mas quando me lembro o choque da realidade é muito terrível. É indescritível tanta revolta que agora habita meu âmago. Fica o sentimento de: "O Brasil não tem jeito, é futebol, dinheiro, samba, e pizzas.... e o resto que se exploda"

    Comentário por José Marcos Vieira Filho — 25 de fevereiro de 2013 em 14:15

  108. raça nojenta , tenho asco e pena de smalltianos.
    pena porque eles não podem deixar de ser.

    Comentário por Apolinario — 25 de fevereiro de 2013 em 14:16

  109. Bobo quem acreditou que essa punição de jogar com os portões fechados ia ser pra valer.
    Estamos na América do Sul gente.Mas o que me irrita de verdade são os comentários hipócritas dos torcedores de outros times.Os rivais não estão nem pensando na morte do garoto nem na família dele que esta sofrendo.
    Eles só querem que o Corinthians seja punido por pura paixão clubistica.

    Comentário por Jessé-sccp — 25 de fevereiro de 2013 em 14:17

  110. TORCIDAS DE SP QUE NÃO SÃO IMUNDAS E NAUSEANTES COMO OS SUJOS ! AGORA É HORA DO BOICOTE A REDE BOBORINTHIANS PEGAR DE VEZ.

    O QUE ESTÁ REDE DE TELEVISÃO FEZ ONTEM É INACEITÁVEL .

    BOICOTE A BOBORINTHIANS TOTAL!

    SE FIZERMOS A NOSSA PARTE, ESTA CULTURA DE ADORAÇÃO AOS IMUNDOS ACABA !

    Comentário por Carlos Alberto — 25 de fevereiro de 2013 em 14:20

  111. Olá, como boa parte dos brasileiros sou apaixonado por futebol. Mais me doí muito tudo pelo acontecido na Bolivía, pois ainda vejo o futebol como uma grande diversão. Estou estarrecido com o comportamento das autoridades brasileiras que estão tratando o fato como acidente, foi uma vida. A impunidade deste fato é a certeza que o crime organizado chegou também no futebol.

    Comentário por Demetrio Tiago da Costa — 25 de fevereiro de 2013 em 14:25

  112. a globo esta com medo igual ao do corinthias.so sabe fala este timinho fraco.agora piou vao ficar com uma marca muito feia, assacinos. como aglobo e puxa saco do corinthias vai ficar mal na fita tbem.pau neles agora inventario o maior tiatrinho nao sei quem vai acreditar nisso so eles mesmo.brincadeira bobo so na globo.

    Comentário por aecio — 25 de fevereiro de 2013 em 14:42

  113. E o OSCAR DE MELHOR ROTEIRO (FILME "A GRANDE FARSA")DO ANO VAI PARA REDE GLOBO,CORINTHIANS E GAVIÕES DA FIEL.E depois a Rede Globo fica brava,quando André Sanches diz que é AMIGO DOS GANGSTERS. Só esqueceram de avisar o atorzinho que ERA PARA ELE TER FALADO QUE TINHA SAÍDO DO CORRENDO APÓS O OCORRIDO.

    Comentário por Paulo T — 25 de fevereiro de 2013 em 14:44

  114. Cosme, devo de confessar que me deu um nojo tão grande quando eu vi essa entrevista no Fantástico. E o meu nojo não é contra a instituição Corinthians, mas sim pela cruzada que estão promovendo para tentar garantir a impunidade neste caso. Enquanto a tentativa de escapar de sanção era apenas no plano desportivo ainda dava para engolir, mas armar um circo para a morte do garoto ficar impune no campo criminal também é demais. Eu dormi e acordei chateado, porque isso não tem a ver com time de futebol mais, sim com respeito às leis comuns.

    Comentário por Pedro — 25 de fevereiro de 2013 em 14:45

  115. 99% dos CUrintianos que postam mensagens aqui dizem que os "antis" querem a punição do clube por paixão clubística. Entendam de uma vez por todas: A GAVIÕES DA FIEL ASSASSINOU O MENINO BOLIVIANO. O CURINTIA APÓIA E FINANCIA ESSA TORCIDA MARGINAL. SE O TIM(LADR)ÃO REALMENTE SE IMPORTASSE COM O CRIME E FOSSE DECENTE COMO OS "VAI, CURINTIA!" DIZEM, SE PREOCUPARIA EM INVESTIGAR E ACHAR O AUTOR DO DISPARO, E NÃO EM ESCAPAR DE FORMA SEM VERGONHA DA PUNIÇÃO DA CONMEBOL.

    Tentaram achar o culpado? NÃO. Ajudaram a família do menino? NÃO, por que seria admitir culpa. Ajudaram as investigações da polícia? NÃO. São tão bandidos quanto os assassinos organizados.

    Comentário por BRUCE BRONSON — 25 de fevereiro de 2013 em 14:45

  116. o timeco e a globo quer botar o lixo debaixo do tapete, e esse menor não tem pai nem mãe e filho de guaiamum.

    Comentário por ROBERTO LIMA — 25 de fevereiro de 2013 em 14:46

  117. Pimenta no ...,dos outros é refresco! Desculpe, mas é a verdade!

    Comentário por ANÍBAL DOS SANTOS FILHO — 25 de fevereiro de 2013 em 14:50

  118. Respondendo à pergunta do post, se fosse ao contrário eu estaria muito revoltado sim, pensaria em muitas coisas com a emoção e não com a razão. Mas estou tentando ser o mais racional possível neste caso, inclusive nem me preocupo com a libertadores mais, é um campeonato manchado de sangue. Eu quero apenas que a justiça seja feita, não a justiça que conclui um inquérito em dois dias e não dá direito ao contraditório, mas sim uma justiça sem pressão da mídia e da opinião pública querendo um culpado a qualquer custo. Se foi o menor ou não cabe às autoridades daqui e de lá investigarem e ver se ele está falando a verdade ou não. Repito, para mim as organizadas devem ser extirpadas dos estádios para sempre, mas não é porque reprovo essas facções que vou deixar de enxergar que há possibilidade de ter inocentes presos.

    Comentário por Cleverson — 25 de fevereiro de 2013 em 14:57

  119. um absurdo!!! o jogo foi quarta-feira.
    demoraram até sábado porque?
    pra treinar a exaustão a versão mentirosa?
    outra brecha: o menino disse que levou o sinalizador por conta própia. que ninguém da gaviões sabia.
    como foram achados outros sinalizadores idêncticos com membros da torcida?
    quanta coincidência!

    Comentário por joao — 25 de fevereiro de 2013 em 15:01

  120. Parabéns pelo post!!!
    Infelizmente neste país que as vezes tenho "nojo" e vergonha de dizer que sou brasileiro pessoas armam este tipo de maracutaia para liberar bandidos ( vai você trabalhador ser confundido com algum bandido fora do país pra ver se alguém do consulado vai te levar cobertor!) enquanto passamos por tantas vergonha e robalheira copa do mundo, olimpíadas de verão, estes assassinos tem regalias por serem de uma facção de um ex-presidente que é tão safado quanto os que estão lá presos

    Comentário por andersonsep — 25 de fevereiro de 2013 em 15:04

  121. O que tinha que acontecer se o corinthians tiver sua punição revertida era o san josé e os outros bolivianos abandonarem a libertadores. Corinthians tem que lembrar que dor de barriga não se apenas uma vez poderá haver outros jogos na Bolívia

    Comentário por andersonsep — 25 de fevereiro de 2013 em 15:10

  122. acho que só se pensa em culpar a torcida e o clube, onde estava a policia na entrada do estadio que não revistaram a torcida. Pelo que sei esse artefatos são proibidos em estadios de futebol na bolivia. Como esse garato e o resto dos torcedores entraram com isso no estadio?
    é muito facil culpar as pessoas só que em todos os jogos no Brasil que assisto pela tv, vejo torcedores com fogos de artificil e cinalizadores no estadio, então estão sentando em cima do rabo pra fala da torcida corinthiana.

    Comentário por junior leite — 25 de fevereiro de 2013 em 15:14

  123. Depois de adriano, ronaldo e xuxa, mais uma entrevista no fantástico da série “lavagem cerebral”.

    Comentário por Breno — 25 de fevereiro de 2013 em 15:17

  124. Tem uma meia dúzia de assassinos que estão palpitando aki e só sabem escrever a mesma coisa " que.os torcedores rivais só estão preocupados com o "Timão" ser confundido expulso da libertadores, não estão ligando pro garoto etc..." esse monte de bobagens que só eles sabem falar ja é cultural deles tem desculpa pra tudo. Pelo andar dos fatos na semana que vez o presidente/delegado vai dizer que a culpa é do garoto que estava na frente do lugar aonde o sinalizar ia passar. Prender esses 12 foi pouco deveria ter prendido todos que estavam lá para

    Comentário por andersonsep — 25 de fevereiro de 2013 em 15:20

  125. Eu nunca vi um mlk de origem humilde falar de forma tão articulada como esse bode expiatório! kkkkkkkkkkk Piada mesmo estarem usando esse garoto para amenizar. Não importa, se ele é maior ou menor de idade, a punição ao Corinthians tem que ser feita assim como a qualquer outro TIME! Agora apresentar o garoto no Brasil sabendo que não vai dar em nada foi muito fácil, porque não fizeram isso na Bolivia? Abs

    Comentário por Hugo-DF — 25 de fevereiro de 2013 em 15:23

  126. O mais engraçado é vir santista HIPÓCRITA pagar de ultra-civilizado e "diferenciado", e ainda querem sempre generalizar. Imagina se os capacetes e confusões, que já tiveram de monte, na Vila Belmiro resultassem em morte. Poderia muito bem ter acontecido....agora eles vem aqui falar de "nojo, asco, small, etc..."....é tanta hipocrisia, que a única justificativa é o repudio clubístico, vai ver se doem ainda da eliminação do ano passado. E ainda lamentam que esse ano não estão na Libertadores e não vão usufruir da suposta falta de torcida corinthiana no Pacaembu...

    Comentário por Felipe — 25 de fevereiro de 2013 em 15:23

  127. Para os anticorinthianos (momentaneamente travestidos de promotores de direito) refletirem:

    Observação 1
    35.000 corinthianos estiveram presentes na final do Mundial, em 16 de dezembro, no Japão. Nenhum incidente com feridos foi registrado.

    Observação 2
    Sinalizadores são presença constante em estádios de futebol brasileiros e sul-americanos em geral. A torcida do Corinthians se destaca como uma das que fazem uso abundante dos fogos para saudar o seu time. Não existe registro de feridos graves, e muito menos mortos, devido ao uso de fogos em jogos do Corinthians.

    Conclusão 1
    Os responsáveis pela segurança do jogo do Corinthians em Oruro não conseguiram impedir que um dos 500 corinthianos presentes provocasse (ainda que sem intenção) uma morte do estádio; ao contrário dos responsáveis pela segurança em Yokohama, que conseguiram manter a paz e ordem em um estádio lotado, sendo que quase a metade, 35.000 pessoas, era de corinthianos, muitos deles sentados lado-a-lado com torcedores do Chelsea.

    Conclusão 2
    É inegável que a morte do jovem Kevin foi um trágico, lamentável e raríssimo acidente; e não um corriqueiro e premeditado assassinato praticado pela torcida do Corinthians, com a participação do próprio clube, como querem fazer crer os levianos e irresponsáveis promotores da histérica campanha por uma “punição exemplar ao Corinthians”.

    Comentário por Cristiano — 25 de fevereiro de 2013 em 15:23

  128. Chamar de assassino pode, criticar não.
    Um bando de covardes que xingam o coletivo, mas na hora de xingar os mais próximos - seja um parente, chefe ou um amigo - não tem coragem.

    Comentário por Juliano C. — 25 de fevereiro de 2013 em 15:26

  129. É isso, Cosme. Parabéns pela sensibilidade de fazer um post didático para o pessoal do small se pôr na pele da família do menino. Mais claro que isso só se desenhar, mas mesmo assim aposto que muitos ainda não entenderão. Fazer o quê, né? Afinal eles se consideram acima do bem e do mal.

    Comentário por Cleiton — 25 de fevereiro de 2013 em 15:33

  130. Se fosse o contrário estaria cheio de galináceo este espaço, clamando por justiça, pedindo a cabeça do San José à fifa, etc, etc, enfim, um show de hipocrisia.

    Comentário por Rones — 25 de fevereiro de 2013 em 15:33

  131. Cosme ,só mais algumas perguntas: Eu já passei pelo 25 de Março e não lembro de nenhum camelô ou loja que venda fogos na região,logo será mais um ato mentiroso? -Como ele consegui passar com 6 foguetes pelo raio-x,tanto na alfândega brasileira e também na boliviana????????????????. O garoto já é menor de idade e mesmo assim a macaca velha Gaviões deixou ele levar 6 foguetes???????.E vc Cosme,já viu um anti-jornalismo tão escancarado que nem ontem na Globo,em que o jornalista mais parece um decorador de perguntas prontas????????

    Comentário por Paulo T — 25 de fevereiro de 2013 em 15:48

  132. Cosme parabéns você é o único comentarista a emitir opinião verdadeira. Eu acho que a Conmebol deveria suspender a participação de todos os times brasileiros de todas as competições sulamericanas por um período de cinco anos. Aquele jogo deveria ter sido suspenso assim que constataram a morte do garoto. Se não houver uma punição exemplar, forte, marcante, inesquecível, outras mortes virão. A ignorância é que dá condições para que armações desse tipo aconteçam e todos aceitam pacificamente, afinal o garoto é boliviano, ninguém conhece a família...que se dane. E eu ainda tenho dúvidas se o feliz do Lula não ligou pro seu amigo Evo e....

    Comentário por Eduardo Saragiotto — 25 de fevereiro de 2013 em 15:52

  133. Andressa - 25/02/2013 - 01h47
    Cosme.
    o que lamento nisso tudo é uma torcida inteira ser responsabilizada por o ato de um, infelizmente até vc está fazendo isso!!
    o SAn Jose ficar sem punição vc acha correto?
    As imagens são claras não tenho duvidas que foi este menino!

    quer dizer que você tem certeza que foi o menino consultando as imagens? detalhe : o menino nem mostrou a cara no fantástico e nenhum outro lugar.... boa....
    sem noção²³²³²³²³²³²³²³²³²...

    Comentário por Renato — 25 de fevereiro de 2013 em 15:54

  134. Tem gente aki achando que os 12 bandidos presos na Bolívia são tão gente boa, coitados, injusticados serão os novos mártires do Brasil. São tão corajosos aki no Brasil e lá na Bolívia estão se borrando de medo dos caras. E até agora não vi o ex-chefe da quadrilha cara de areia ...

    Comentário por andersonsep — 25 de fevereiro de 2013 em 16:02

  135. Depois de adriano, ronaldo e xuxa, mais uma entrevista no fantástico da série “lavagem cerebral”. [2]

    Comentário por O replicante — 25 de fevereiro de 2013 em 16:15

  136. Essa tal Rede Globo é um lixo!!

    Comentário por Lincoln Falcão — 25 de fevereiro de 2013 em 16:16

  137. Júnior Leite,

    Um cidadão como você que escreve "fogos de artificil" e "Cinalizadores" não deveria nem ser permitido que fale qualquer coisa, afinal de contas, quais são as chances de uma pessoa que não sabe escrever decentemente nem o próprio idioma vir à citar algo que seja no mínimo interessante?

    ÔÔ paisinho sem vergonha esse aqui, pelo amor de Deus... É impressionante o montante de gente estúpida e analfabetos funcionais que temos comentando por aqui.

    Comentário por Edson — 25 de fevereiro de 2013 em 16:17

  138. Até que concordo com boa parte mas tenho certeza que aqui no brasil não aconteceria isso pois aqui tem policiamento fiscalização se tiver que ser punido não só o corinthians tem responsabilidade mas o próprio clube mandante deveria ser punido os policias da bolivia que estavam no estadio e nao fizeram a revista esses também tiveram sua parcela de culpa .

    Comentário por carla — 25 de fevereiro de 2013 em 16:29

  139. Cosme, seu texto tá muito bem escrito, embora no final vc citou o..., mas enfim. Tudo que vc disse pode estar correto, como pode não estar. Agora, me explica uma coisa, temos tantas coincidências nessa tragédia que JUSTO O ÚNICO LUGAR QUE O SINALIZADOR NÃO PODERIA ACERTAR, ELE ACERTOU. Seguindo seu ponto de vista, poderíamos dizer que tinha uma mira no sinalizador. E outra, estão condenando a nossa torcida, sendo que ela não é assim. Toda torcida tem seus vândalos, umas piores, outras nem tanto, mas tem. Acho um absurdo crucificar mais de 25 milhões de Corinthianos por conta de alguns (veja só, estou tirando 5 milhões da contagem que fazem por ai, colocando eles no nível de animais, que é o que são torcedores de organizadas). Tem que ter penalidade sim, e acho que até pro Corinthians tem que ter a penalidade, mas ela tem que ser para os dois lados. Quando você é o anfitrião de uma festa, uma de suas responsabilidades é garantir a segurança de seus convidados e a sua também. Isso não aconteceu lá. Não acho justo só o Corinthians servir de bode expiatório, como vocês estão fazendo.
    Alex, a situação é simples demais. O clube passou a ser responsabilizado pelo que sua torcida faz na América do Sul. Já era há décadas na Europa. Mas a situação vale a partir deste ano. Este é o xis da questão. Cosme Rímoli...

    Comentário por Alex — 25 de fevereiro de 2013 em 16:30

  140. Acho que não só o corinthians deveria ser punido como também o San José já que a segurança cabia a ele, e o que mais me espanta é que mesmo sabendo desse homicídio o jogo sequer foi interrompido, ninguém levou realmente a sério a morte do garoto Kevin Espada.

    Comentário por Anderson — 25 de fevereiro de 2013 em 16:32

  141. Compartilho de sua brilhante opinião, as coicidências são alarmantes, e deixa claríssimo a manipulação dos fatos.
    Uma pena a mídia coadunar com tanta inrresponsabilidade, como sermos um Estado respeitado, sendo que os poderosos por subterfugios da Lei sempre destorcem a realidade ao seu bel prazer.
    No tocante a confissão deste garoto devemos observar doravante os proximos passos de sua família... vai que a situação financeira milagrosamente melhore, vai que ganha na loteria...

    Comentário por Daniel Ribeiro da Silva — 25 de fevereiro de 2013 em 16:34

  142. Cosme, voce acha mesmo que vai ter punição?
    Na libertadores voce cobra escanteio protegido pelos policiais.
    Paulo, uma hora isso precisa acabar. Não há escapatória para a Conmebol. Ela colocou no regulamento do comitê disciplinar que o clube é responsável pelos atos de sua torcida. O Corinthians será sim punido. Não acredito que com a veemência prometida. Grande abraço. Cosme Rímoli...

    Comentário por Paulo Moreira — 25 de fevereiro de 2013 em 16:42

  143. Uma pena realmente deveria enquadrar todos que estavam na Bolívia para averiguação (exceto os jogadores ) todos os torcedores que estava na arquibancada, seguranças, motorista, diretores, gerentes e até o presidente estivesse ele também

    Comentário por andersonsep — 25 de fevereiro de 2013 em 16:43

  144. Cosme, por favor, gostaria que você apontasse (no mundo da bola) se possível através de links casos semelhantes em que a agressão ou morte partiu da torcida visitante e seus respectivos clubes foram punidos. Obrigado.
    Serve a final da Champions de 1985? Vá descobrir o que aconteceu com os times ingleses por causa das mortes provocadas pelos torcedores do Liverpool. Lição de casa, Kako. Cosme Rímoli...

    Comentário por KaKo — 25 de fevereiro de 2013 em 16:46

  145. Uma dúvida que tenho é: há restrições em aeroportos quanto a sinalizadores e explosivos? Se há, como esses torcedores conseguiram passar com tantos sinalizadores assim? Nenhuma autoridade, nenhum raio-x pegou? Ou será que passou tudo junto com o material esportivo do clube, que insiste em dizer que não tem nada a ver com esses vândalos? Queria entender como trabalhadores cotidianos conseguem grana para ir para Bolívia, em um bate e volta para acompanhar seu time?
    Sem preconceito, mas olhando a aparência de cada um, as entrevistas que concedem, não vejo nenhum desses torcedores parecendo homens com educação de nível superior, com posição social ou empregos de boa remuneração para realizar tal "firula" - viagem internacional no meio da semana!!!! Como será que conseguem ir?
    Já essa emissora Planeta, além de outras por aí, além de um partidinho que fica distribuindo esmola e se aproveita da situação atual para beneficiar um time aí, acham que todo mundo é idiota, não tem cérebro!
    O pior é ver gente comprando a história, achando realmente que é verdade! Uma pena! Esse é o BRASIL!!! Infelizmente!

    Comentário por Marcos — 25 de fevereiro de 2013 em 16:48

  146. Respondendo à sua pergunta, com certeza a imprensa, em especial a televisiva, estaria ladrando para todos os lados que foi uma ação bárbara e deliberada contra uma criança brasileira e que o Itamaraty deveria imediatamente cortar relações com a Bolívia, diante da clara tentativa de burlar a justiça com um bode expiatório menor de idade, que todos sabem que a legislação de ambos paises defendem com todas as letras. Por fim, diante dessa terrivel tentativa de bular e golpear a soberania do Brasil, essa mesma imprensa iria a todo momento exigir que o Brasil tomasse sanções contra o pequeno país andino e, mais, a imprensa de um certo Estado brasileiro estaria sugerindo, inclusive, uma intervenção militar, aos moldes yankees, exatamente pelo fato de um cidadão brasileiro ter sido assassinado brutalmente por um boliviano em território nacional.

    Comentário por Luis Carlos — 25 de fevereiro de 2013 em 16:49

  147. Melhor dissertação dos últimos anos!!!! Parabéns Cosme!

    Comentário por Bruno — 25 de fevereiro de 2013 em 16:52

  148. A morte desse menino é um caso horroroso, sem palavras, não tem nem como falar nada ... agora o que é asqueroso tanto quanto, é essa entrevista marcada pela "TV Planeta" ... algo mais armado do que isso não existe ... está escancarado a armação entre todos ... a idéia "supimpa" de colocar um "di menor" para inocentar um bandido, um assassino ... ajudar os "chefões" da Gaviões ... que em plena quarta-feira estavam na Bolívia ... qual pai de família, trabalhador que viaja 4 dias pra ir ver um jogo ... é brincadeira né!?
    Espero que a Bolívia não "amoleça" para o Brasil e que os culpados sejam punidos ... torcida e clube!!!

    Comentário por Cleiton Lima — 25 de fevereiro de 2013 em 16:56

  149. excelente materia! o corinthias merece a punição

    Comentário por Vencedor — 25 de fevereiro de 2013 em 16:56

  150. Obrigado por responder Cosme. Mas então, como eu escrevi, não quero e nem gostaria que tirassem a responsabilidade do Corinthians. E achei muito ruim para a imagem do time ele tentar retirar o que a CONMEBOL fez, entretanto, gostaria que a penalidade fosse pros dois lados. Veja só, de um lado temos a vítima, e do outro temos o réu. Olhando friamente, o réu é o culpado e não se fala mais nisso. Mas as coisas não são tão frias assim. Os dois tem culpa no cartório. Se houvesse uma revista descente, não haveriam "armas" no estádio. Se houvesse uma mentalidade descente, não haveriam "armas" no estádio também. Não há um culpado, e sim vários... O digníssimo presidente da CONMBEOL deu uma entrevista certa vez falando que a Libertadores é um lugar viril, que as coisas funcionam assim mesmo... Veja o que aconteceu, muito viril. A coisa está sendo analisada com uma paixão clubística enorme. A razão está ficando fora de tudo isso. Conversando com um amigo, ele disse que a melhor penalização seria o Corinthians jogar com os portões abertos, mas a renda ser revertida para a família da vítima. Achei super interessante essa idéia. Volto a repetir, o clube juntamente com o "animal" que fez o disparo devem ser punidos de forma exemplar, juntamente com o San Jose,mas o restante da torcida não.

    Comentário por Alex — 25 de fevereiro de 2013 em 16:58

  151. Cosme a cada dia os torcedores que se dizem organizados prejudicam mais o nosso futebol,pois afastam os verdadeiros torcedores,matam inocentes e prejudicam os clubes.

    Comentário por Carlos Fernandes — 25 de fevereiro de 2013 em 16:59

  152. Vergonha desse circo armado para livrar a cara do Corinthians!
    Um jovem morreu e isso vai ficar em segundo plano, o Corinthians deveria ter tomado providências lá junto com a sua torcida que agora ta lá (abandonada),deveria ter entregado os caras lá na hora.Tomará que cumpra essa "medida cautelar" é o minímo né Corinthians?!

    Comentário por Flávia — 25 de fevereiro de 2013 em 17:04

  153. Cosme volto a dizer.Seu tive alguma dúvida sobre a culpabilidade do SCCP,ela seu extinguiu ao ver o ... do Mário Gobbi ignorar o garoto Kevin e sua família,tentar eximir-se da responsabilidade que efetivamente tem em indenizar esda família e SÓ PREOCUPAR-SE com os eventuais prejuízos monetários e"da imagem"que seu clube terá.Quanto a. isso ele nm seu preocupe.Ninguém vai seu esquecer do papel do Corinthians nessa história e do comportamento egoísta e deplorável de seus dirigentes nessa tragédia.

    Comentário por Piemonte — 25 de fevereiro de 2013 em 17:09

  154. Cosme e amigos, e para quem conhece os meandros jurídicos, o fato do "di menor" e os integrantes dessa organização passar com os fogos de artíficios pela fronteira não fica constatado um crime federal? Por isso, mesmo sendo soltos na Bolívia, não deveriam ser julgados pelo STF em território brasileiro?

    Comentário por Leandro — 25 de fevereiro de 2013 em 17:09

  155. Cosme,
    uma coisa você pode ter certeza,
    se o Corinthians não for penalizado,
    em todos os estádios a pressão sobre eles vai ser total,
    quero ver eles jogarem bola sendo chamados de assassinos em todos jogos.
    A libertadores 2013 se foi para os corintianos,
    temos de ser realistas, estão tentando tampar o sol com a peneira
    felicidade foi-se embora veja pela expressão de TITE. O mais lucido ate agora.
    Realmente seria melhor para o time se retirar, porem os investidores não irão deixar facilmente, a diretoria está encurralada. A guerra está apenas começando e o Corinthians está no meio dela

    Comentário por Thiago Canuto — 25 de fevereiro de 2013 em 17:11

  156. Cosme muito se fala sobre a punição que o Corinthians está sofrendo. Mas como assim, o time vai jogar na quarta-feira. Tivesse sido suspenso, perdido os pontos ou simplesmente expulso do campeonato, certamente seria uma punição ao clube. Não seria essa punição aos torcedores? Ou seja, não estaria dizendo a Conmebol, vocês se comportaram mal, então até nova ordem não poderão assistir aos jogos do time que torcem. Quanto ao clube sentirá os reflexos econômicos da medida. E toda a defesa do Corinthians em nome da torcida, blá, blá, blá, nada mais é que evitar prejuízos econômicos. Não estão nem aí para a torcida, muito menos para o Kevin. Aposto que se a Conmebol não mudar sua decisão, o clube dará um jeito de convencer os torcedores a não resgatarem os valores pagos antecipadamente pelos ingressos.

    Comentário por ECN — 25 de fevereiro de 2013 em 17:26

  157. Tão fictícia quanto a possibilidade ter ocorrido o contrário foi esse menor entrevistado pela globo.

    Comentário por Sérgio Filho — 25 de fevereiro de 2013 em 17:36

  158. Menor levando a culpa de bandido velho, itamaraty busca casa pra alugar na bolivia pros gambá terem residencia fixa, dirigente do clube mais importante do Brasil diz que morte intencional (dolo subjetivo) de criança é mero acindente cotidiano...

    Não vi nada de novo, enquanto "pudermos levar vantagem em tudo" tá tudo certo...

    Novamente ótimo post Cosme...

    Comentário por Gregory — 25 de fevereiro de 2013 em 17:37

  159. Cosme, seu texto é perfeito.
    Dialóga muito de perto com o que eu sinto sobre tudo isso.
    Gostaria eu de ter me expressado como vc a respeito desse assunto.

    Comentário por Paulo Petrucci — 25 de fevereiro de 2013 em 17:41

  160. Que pena, perdi o chat de novo!!!

    Comentário por Guilherme BH — 25 de fevereiro de 2013 em 17:44

  161. Clubes tem que pagar sim pelo ato de seus torcedores, infelizmente, porque só assim afetara diretamente a torcida e impedir que algo do tipo aconteça. Agora em relação ao assassino, muitos dizendo que é mentira, que não foi ele e bla bla blaa, so pelo fato de ser menor. E se for comprovado que foi realmente ele? Deixem de julgar as pessoas e dizer que a justiça não presta. Não prestará se deixar inocentes presos, que nada tiveram haver com o caso. Cabe a justiça investigar e descobrir se realmente foi esse menor que soltou o sinalizador, não a vocês bando de sensacionalistas e hipócritas... muitos tão é pouco se lixando pelo que aconteceu com o menino, tão mais é felizes por ver que o Corinthians vai ser prejudicado pelo acontecido.

    Comentário por Daniel — 25 de fevereiro de 2013 em 17:52

  162. Depois de adriano, ronaldo e xuxa, mais uma entrevista no fantástico da série “lavagem cerebral”. [3]

    Comentário por Mauricio — 25 de fevereiro de 2013 em 18:04

  163. Se tivesse sido ao contrário, um corinthiano morto, esse 'apelo público' pela prisão de pessoas que nem sabem se realmente foram os culpados e de uma punicão ao corinthians, não seria o mesmo por aqui. Essas mesmas pessoas, ao invés de protestarem a morte, estariam falando: 'Menos um bandido nas ruas'..

    Comentário por Daniel — 25 de fevereiro de 2013 em 18:12

  164. Histórico apenas dos últimos dois anos:
    1 – Palmeirense morto pela gaviões
    2 – Atearam fogo nos carros alegóricos (com imagens do cara com camisa da gaviões)
    3 – Destruição no aeroporto atrapalhando e aterrorizando os passageiros.
    4 – Aterrorizaram as pessoas nos metros no Japão.
    5 – Na volta do Japão, Thiaguinho, Emerson e J.Henrique fazem ofensas em publico aos demais clubes.
    6 – Matam o garoto kevin na Bolivia.
    Ainda sim, a CAIXA, a NIKE e o GOVERNO de SP e do BRASIL alimentam esse time lhes dando estádio e crédito. Coincidência ou não, esses episódios lamentáveis aumentaram com esses “investimentos”. E agora mais esses caras gritando na cadeia, mostra claramente o espírito da coisa… Lamentável.
    Só vejo uma coisa que possa atingir esse tipo de lunáticos, punindo o clube que alimenta tudo isso.

    Comentário por Marcos — 25 de fevereiro de 2013 em 18:14

  165. Cosme,

    Qual a culpa do Corinthians? O que ele poderia ter feito diferente?

    A segurança/fiscalização não fica por conta do mandante?

    Não deveriam ser revistas as leis de vendas de sinalizadores e fogos de artificio?

    A vitima é um boliviano. Mas os culpados pela morte são o torcedor e o San Jose, que permitiu que torcedores entrassem no estádio com itens proibidos.

    Se o mando tivesse sido no Pacaembu, eu seria a favor da exclusão do Corinthians. Como foi fora, acho que o clube não foi omisso nem teve participação no acontecido.

    Se formos sempre punir o coletivo por erros individuais, iremos voltar a época dos índios.

    Imagine a situação em que um individuo compre um carro e mate alguém atropelado. O que seria mais correto, Identificar o culpado e faze-lo pagar seguindo o que reza a lei ou interditar as estradas e proibir a venda de carros do fabricante que o motorista havia comprado?
    André, para controlar os abusos dos torcedores organizados da Europa, há muito tempo a Uefa decidiu. O clube é responsabilizado pelos atos dos torcedores. O mesmo começou a valer este ano para a América do Sul. É isso que está acontecendo. Cosme Rímoli...

    Comentário por André — 25 de fevereiro de 2013 em 18:14

  166. Se fosse o contrário, com certeza todos estariam falando da falta de eficiência da PM de São Paulo, que não revistou os torcedores e permitiu que entrassem com foguetes. Também lembrariam que o mandante da partida é corresponsável e deveria ser severamente punido, como manda a lei brasileira. Sei que há muitos experts no assunto, donos da verdade, como se vê nos comentários aqui. Mas fisicamente, o garoto que se apresentou é muito mais parecido com o que jogou o foguete do que qualquer um dos 12 que estão presos na Bolívia. Agora, independentemente de serem integrantes de organizadas ou não, e deixo claro que não sou filiado a nenhuma e jamais me filiaria, é justo deixarem eles detidos apenas para darem uma resposta à opinião pública? Aplacar a ira pura e simplesmente?

    Comentário por Deh Oliveira — 25 de fevereiro de 2013 em 18:20

  167. Histórico apenas dos últimos dois anos:
    1 – Palmeirense morto pela gaviões
    2 – Atearam fogo nos carros alegóricos (com imagens do cara com camisa da gaviões)
    3 – Destruição no aeroporto atrapalhando e aterrorizando os passageiros.
    4 – Aterrorizaram as pessoas nos metros no Japão.
    5 – Na volta do Japão, Thiaguinho, Emerson e J.Henrique fazem ofensas em publico aos demais clubes.
    6 – Matam o garoto kevin na Bolivia.
    Ainda sim, a CAIXA, a NIKE e o GOVERNO de SP e do BRASIL alimentam esse time lhes dando estádio e crédito. Coincidência ou não, esses episódios lamentáveis aumentaram com esses “investimentos”. E agora mais esses caras gritando na cadeia, mostra claramente o espírito da coisa… Lamentável.
    Só vejo uma coisa que possa atingir esse tipo de lunáticos, punindo o clube que alimenta tudo isso.

    Comentário por Marcos/Anapolis — 25 de fevereiro de 2013 em 18:23

  168. Se fosse no Brasil,seria uma guerra sanguinária,pois as "organizadas"não se conformariam com o feito de um estrangeiro ,e cuminando com a morte de um inocente corintiano.O que esse garoto falou na entrevista,foi cuidadosamente estudado.Porém,suas palavras deixou claro o que o fascínio de um garoto em se tornar membro das "organizadas"podem fazer para mostrar aos chefões.Comprou seis sinalizadores que custaram 25 reais cada,e ainda viajou para ver o time na Bolívia.Para se exibir ainda mais ele que não tinha experiência com sinalizadores quis ele mesmo acioná-lo.Enfim,um garoto pobre louco pelo Corínthians matou um outro para ser bem quisto.E quem eram os responsáveis pelo garoto ainda tiveram a exata noção do que poderia acontecer tanto ,que levantaram uma faixa que os escondeu,são vândalos que fascinam a garotada que matam para ser aceito.

    Comentário por maria — 25 de fevereiro de 2013 em 18:24

  169. Cosme, muito bom esse seu post. O que se viu ontem na tal de Globo foi de dar náuseas. Uma farsa! Essa emissora vive a ludibriar os brasileiros de bom senso. Não bastasse o fato de ela obrigar a população ver jogos desse time medíocre, de forma maçante, em troca de uma audiência pouco maior mas de nível muito menor (classes C,D e E, que não compra ou não tem mesmo poder aquisitivo que as classe A e B), agora quer enganar a população com essa farsa de ontem. O negócio é o seguinte, em resumo:
    - de um lado um clube refém de um bando de vagabundos (não estou generalizando, tenho amigos corintianos e sei que a maior parte da torcida, os torcedores comuns, são pessoas de bem) protegido por uma emissora de tv de péssima programação e super-tendenciosa, que pratica um jornalismo tendencioso, e protegido por um ex presidente fanfarrão, anti-democrático, que admira regimes totalitários, que finge que não sabe de nada e nada vê, hipócrita (basta ver o que esse senhor achava do Plano Real e o que ele acha agora - hoje ele se diz responsável pela estabilidade economica no país) e seus "cumpanheiros":
    de outro lado duas nações, Brasil e Bolivia clamando por justiça.
    E tenho certeza que Brasil e Bolivia, duas grandes nações, são infinitamente maiores que esses vagabundos que estão esperneando e tentando ludibriar a todos, incluindo a justiça, desembargadores, promotores, autoridades de bem. O bem vai vencer. Por essa farsa de ontem, acredito que o tiro tenha saído pela culatra. Acho que a farsa prejudicou ainda mais a situação dos 12 presos. Essa prática, a farsa de ontem, é muito comum na bandidagem. Até uma criança de 10 anos conhece a prática de colocar um "de menor" (como disse o reporter analfabeto funcional da Globo, tal de Ivan Moré) para assumir delitos. Pode colar aqui, onde a tolerância com a bandidagem pelas autoridades é enorme, a hipocrisia é total, mas na Bolivia, onde há mais respeito às leis e tem um povo mais humilde mas mais decente, isso só vai gerar mais revolta. A impunidade daqui não vai passar e branco lá. A revolta é grande por aqui tambem, tirando os vagabundos dessa tal gaviões. Até os corintianos querem justiça, repito, pois a imensa maioria dos corintianos são torcedores normais e não vagabundos financiados por esse clube. Não devemos nos esquecer: é o clube do 1-0-0, é o clube que comprou o Castrille, o clube daquela palhaçada de 2005 (Sveiter + Márcio R Freitas), só para citar as que me veem à cabeça. Esse delegado que lá está tá nem aí...ele só quer não prejudicar o clube financeiramente - futebol pra esse sujeito é business....JUSTIÇA SERÁ FEITA!

    Comentário por M — 25 de fevereiro de 2013 em 18:25

  170. Tenho nojo de bando de torcedores do corinthians que so pensam no seu time no seu umbigo, so pensam no torneio que a morte do torcedor n vale nada, que foi acidente uma fatalidade o corinthians n tem culpa, n fez nada e esbravejam quando dizem o contrario, tenho vontade d vomitar quando leio algum comentario de torcedores bandidos e desalmados desse clube

    Comentário por Fernando Morais — 25 de fevereiro de 2013 em 18:49

  171. Cosme se o jogo fosse entre Corinthians e algum time europeu, e a vítima do sinalizador do 'bando de loucos' fosse um torcedor europeu, na Europa não iriam deixar barato devido ao poderio econômico dos países daquele continente. Eles só iriam se aquietar se o Corinthians fosse banido de qualquer competição ou boicotassem a Copa do Mundo de 2014, por exemplo. Ou fariam leis para que times do Brasil e até mesmo a seleção brasileira fossem terminantemente proibidos de entrar nos países europeus. Mas como a vítima é do lado mais fraco da corda, todos temem que esse assassinato na Bolívia fique impune...

    Comentário por Marcos Almeida — 25 de fevereiro de 2013 em 19:14

  172. são vários que correm depois do disparo. O narrador do vídeo se equivoca ao mostrar um homem de casaco totalmente preto e depois indicar sua fuga com a imagem de um homem de casaco distinto (com o "corpo" branco).
    Reparem a movimentação de umas 4 pessoas, indo para a esquerda do vídeo, logo após a bandeira ser enrolada.
    Nâo foi uma só pessoa...não há como engolir essa desculpa dimenor..

    Comentário por FORA CORINTHIANS — 25 de fevereiro de 2013 em 21:54

  173. QUANDO se trata de baixaria, o Corinthians é mestre. O SPFC tem seus excessos, o Palmeiras tem os seus, o Santos e todos os outros clubes do Brasil. Mas o Bando de Retardados, supera todos quando o assunto é selvageria. Detonaram um aeroporto, queimaram carros alegóricos;o time para quem eles torcem tem um titulo de campeão nacional duvidoso(2005)e agora, isso: levam nas costas o peso de ter assassinado um garoto de 14 anos.
    Porém têm o apoio da Globo, da Caixa, do Lula.
    Com todos esses o apoiando, esse clube comporta-se como uma criança mimada, acreditando que todos os seus desejos devam ser atendidos.
    As coisas só mudarão quando aqueles de quem se esperam seriedade mudar, do contrário tudo continuará como está,uma baderna.

    Comentário por José Maurício — 25 de fevereiro de 2013 em 21:56

  174. O advogado de defesa do menor disse que vai provar que ele é o culpado... Alguém já viu isso ?!?!?!

    Comentário por MARCO MIRANDA — 25 de fevereiro de 2013 em 23:41

  175. Se fosse ao contrario o San Jose iria ser desclassificado da libertadores ,mais se fosse na Europa no o Corinthians iria ficar longos anos sem jogar campeonato continental ,igual o Liverpool ficou...

    Comentário por Binho — 25 de fevereiro de 2013 em 23:46

  176. E se fosse proibido levar sinalizadores e fogos,pro Estadio?nada disso teria acontecido.Essa palavra "E se"tem que sair do vocabulario,A torcida é de pessoas,cada um é responsavel pelo seu ato.Vai Corinthians.

    Comentário por Maria — 26 de fevereiro de 2013 em 00:33

  177. Cosme, a hora e' agora. Por decreto Presidencial, acabem-se com todas as organizadas no Brasil. Puna- se o Corintians com exclusao da Libertadores. Assim Como em Santa Maria, cobre-se uma indenizacao milionaria do municipio e do governo do estado. Esta na hora de moralizar este pais. O POVO vai aplaudir de pe'. Se nao for agora com Estes precedentes nao sera nunca mais.

    Comentário por Edson — 26 de fevereiro de 2013 em 00:34

  178. Marcos/Anapolis - 25/02/2013 - 06h23

    Faltou o item 7 ai na sua lista.

    7- quarta-feira em SP. Baderna, destruicao, arrastoes, assaltos e possivelmente ASSASSINATOS na regiao do bairo do Pacaembu.

    Vem muito mais por ai.

    small, nada eh MEROR !

    Comentário por egis — 26 de fevereiro de 2013 em 04:21

  179. Acho que deve haver punição para os dois clubes, ainda mais para o boliviano. Na Bolivia o artefato é liberado. Acredito que uma torcida não queria provocar um estádio, em outro país. E se fosse no Brasil, os torcedores não iriam para prisão (lembram o caso do Legacy e o acidente aéreo? Onde estão os pilotos?) Agora é muita covardia apresentar esse menino desta forma.

    Comentário por Gereba — 26 de fevereiro de 2013 em 08:50

  180. Pense numa família bilionária no país mais pobre da América do Sul. Seriam os tais donos das Organizações Planeta. Grande, Cosme!

    Comentário por Joe — 26 de fevereiro de 2013 em 08:56

  181. Olá, lendo o post acho que seria mais verossímil um viés social e econômico. O Brasil é a "potência" sul americana. Maior território, maior população e maior PIB da região, assim, os bolivianos tem em relação aos brasileiros uma impressão parecida a que nós temos aos norte-americanos. Um misto de admiração e ojeriza. Por isso façamos observação. LA Lakers, um dos maiores times do mundo, jogando contra o Franca num ginásio de Franca e de repente um Wasp atira um rojão contra um menino brasileiro, o menino morre, as imagens são inconclusivas. A policia paulista prende 12 americanos e no meio das investigações, do nada, no programa da Oprah aparece um garoto dizendo que quem atirou teria sido ele, que os americanos presos são inocentes.
    Como as autoridades brasileiras deveria agir? concluir as investigações, independente da entrevista, ou achar que o menor disse a verdade e soltar todo mundo. Punir os 12, se culpados, de acordo com a legislação nacional, ou deixar a cargo dos americanos a punição de um crime que não aconteceu em seu território.
    Não importa em que situação o crime ocorreu. Um crime ocorreu!!! as investigaçoes tem que ser feitas. o responsáveis punidos, seja no Brasil, na Bolivia ou Conxinchina. Se os criminosos são corintianos, rubro-negros ou atleticanos, foda-se, não importa.

    Comentário por Octavio Neto — 26 de fevereiro de 2013 em 09:36

  182. Se fosse ao contrario o caso já estaria encerrado.
    É só voçe ler os comentários de torcedores de outros times.
    Os torcedores do Corinthians, são chamados de marginais, ladrões, analfabetos, etc...
    Então meu amigo, se fosse ao contrário, o caso ja estava encerrado, porque foi apenas mais um bandido que morreu.

    Comentário por CAPIXABA — 26 de fevereiro de 2013 em 10:08

  183. Se fosse ao contrário Cosme, seria pior você não lembra o caso do Grafite, o estardalhaço que fizeram sobre o jogador argentino que xingou o Grafite, e foi só xingamento.

    Comentário por Edivaldo — 26 de fevereiro de 2013 em 10:42

  184. O Corinthians tem que ser punido? Claro que tem! Mas não podemos nos esquecer o que os torcedores de nossos co-irmãos já realizaram no passado, com requintes de crueldade muito maior, e nada aconteceu às torcidas ou aos respectivos clubes. Confira!
    - 23 de Janeiro de 1992: Rodrigo de Gásperi, 13 anos, corintiano, morreu atingido por uma bomba lançada por são-paulinos no estádio do Nacional (Rua Comendador Souza) em uma semifinal de Copa São Paulo.
    - 04 de Dezembro de 1993: Ricardo Lemos Santos, 16 anos, são-paulino, alvejado e morto a tiros por palmeirenses.
    - 15 de dezembro de 1994: Paulo Sérgio Costábile Elias, 31 anos, corintiano, alvejado e morto a tiros por palmeirenses. Paulo Sérgio morreu nos braços do ex-tenista Jaime Oncins, seu amigo de infância.
    - 20 de Agosto de 1995: Márcio Gasparin da Silva, 16 anos, são-paulino, morto a pauladas na cabeça por palmeirenses, na batalha campal que ocorreu no gramado do Pacaembu, após a final da Supercopa São Paulo de Futebol Junior.
    - 20 de abril de 2000: Vagner José de Lima, 18 anos, corintiano, espancado, baleado e morto por são-paulinos.

    Então, os assassinos são apenas os corinthianos? A hipocrisia, o clubismo e a falta de vergonha na cara é o feitio claro de todas as torcidas! Sou a favor da extinção de todas as torcidas organizadas em todo o Brasil.
    Marcelo, você foi até modesto. Houve inúmeras mortes. Em 2012, há 23 conhecidas. Só no ano passado. Isso precisa acabar. Os clubes têm de ser responsabilizados pelos atos de seus torcedores. São ligados, sem discussão. Foi dado o primeiro passo, repito. Cosme Rímoli...

    Comentário por Marcelo Sereicikas — 26 de fevereiro de 2013 em 11:19

  185. Simplesmente parabéns, este comentário seria ideal em um pais de 1º mundo, não um de 5º, o que é de chorar, só tem um detalhe infelizmente, o povinho deste pais não vai entender o que você escreveu, o que é lamentável, pois aqui já perdi a esperança disso aqui melhorar, esse povinho que vive aqui é lamentável... Parabéns Rimoli!!!!

    Comentário por Paulo — 26 de fevereiro de 2013 em 11:43

Deixe um comentário

Quebras de linhas e parágrafos são automáticos, os endereços de email nunca são exibidos, HTML permitido: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Fechar esta janela.

0,422 Powered by WordPress

Perfil

Cosme Rimoli

Ganhou seis vezes o prêmio Aceesp, como melhor repórter esportivo entre jornais e revistas de São Paulo. Trabalhou 23 anos no Jornal da Tarde. Começou com o blog no UOL, em 2009. Logo se tornou um dos dois mais acessados no esportes do portal. Cobriu 'in loco' as últimas seis Copas do Mundo, seis Eliminatórias para a Copa, quatro Copas América, dezenas de finais de Libertadores, Brasileiros e Campeonatos Paulistas. Mundial de Clubes no Japão 2011. O Pan-Americano do México. Três etapas do UFC. Olimpíadas de Londres 2012. Copa das Confederações em 2013. Foi, como enviado especial, a 29 países para cobrir eventos esportivos.

Quer falar comigo?

cosmerimoli@gmail.com

Arquivo

fevereiro 2017
D S T Q Q S S
« jan    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728  
Home de Blogs +