Blog do Cosme Rímoli - Comentários sobre A direção corintiana desesperada. Por perder sua torcida nos jogos da Libertadores no Pacaembu. E para escapar do prejuízo que pode passar dos R$ 15 milhões pela morte do menino Kevin Beltrán. A situação está complicadíssima…

Blog do Cosme Rímoli

Comentários

Feed RSS para comentários sobre este post.

O URL de TrackBack deste post é: http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/a-direcao-corintiana-desesperada-por-perder-sua-torcida-nos-jogos-da-libertadores-no-pacaembu-e-para-escapar-do-prejuizo-que-pode-passar-dos-r-15-milhoes-pela-morte-do-menino-kevin-beltran-a-situacao-22022013/trackback/

  1. Se o corinthians tivesse respeito a vida ficaria calado, porem o que importa pros dirigentes é o dinheiro e não a vida...
    Infelizmente!!!!

    Comentário por Daniel Peres — 22/02/2013 em 12:10

  2. Estou de saco cheio de alguns pseudo torcedores que aproveitam a situação para meter o pau em todo corintiano, chamando-o de traficante, bandido, vagabundo e assassino. Nem todos são, são casos isolados.

    Todavia, Cosme, dinheiro não paga vidas, penso que a solução "menos pior" seria liberar a entrada da torcida sim nos estádios mas com uma ressalva, que o faturamento do jogo, 50% fosse para a família do garoto.

    O que acha Cosme?

    Comentário por Birovisky — 22/02/2013 em 12:16

  3. Incrível a preocopuçãao reinate aquí no Brasil.....em vez de os caras se preocuparem em achar o VERDADEIRO CULPADO pela morte do garotoe o punir de forma exemplar, os caras se ocupam de pedir a punição ao Corinthians e se deliciarem com a proibição de jogos sem a torcida e com os prejuízos financeiros advindos deste medida.....
    Será que estes caras não se preocupam com o fato de que lá na Bolívia estão presos mais de 10 BRASILEIROS INOCENTES pagando por um crime cometido por UM embecil????
    E, podes crer, Cosme, este post também vai ultrapasar os 200 comentários...

    Comentário por peixoto-pres.prudente/sp — 22/02/2013 em 12:16

  4. perfeito seu comentário Cosme.
    Há que se lembrar que, por mais que a Conmebol tenha sido omissa e permissiva nos campeonatos anteriores, o foi somente no final do ano passado que o tribunal foi criado, e as regras foram alteradas, tornando-se mais rigorosas. Até mesmo dentro do campo, já que foi adotada a suspensão para o jogador que tiver de 3 cartões amarelos.
    Ou seja, o Corinthians não pode alegar que antes as punições eram mais brandas, já que desde o ano passado sabia que as regras tinham mudado.

    Comentário por ricardo - londrina — 22/02/2013 em 12:19

  5. Aqui em Goiânia proibiram torcidas organizadas nos estádios. Façam a mesma coisa em todo o Brasil.
    Agora clube de assassinos de inocentes.

    Comentário por ailton — 22/02/2013 em 12:19

  6. Parabéns a Conmebol e deve ser seguida aqui no Brasil também.
    O clube deve se responsabilizar quando apoia esse tipo de torcedor.
    O verdadeiro torcedor,sabe ganhar,sabe perder,gosta do time de coração,mas não sai quebrando tudo,batendo em jogador,fazendo aruaças.
    O jogador é um ser humano e está fazendo o seu trabalho,e quando perde,o que é normal,porque um dos dois lados vai sair vencedor,e depois vem alguém,querendo bater,agredir um pai de família,faça-me um favor.
    Se o cara não sabe torcer,que não vá ao estádio,e neste caso do ,ou entrega o verdadeiro culpado,e o Corinthians sai dessa,ou toda a torcida toda vai pagar pelo erro de um,e o Corinthians vai amargar um prejuizo.

    Comentário por João — 22/02/2013 em 12:20

  7. Cosme Rimoli, leio o seu blog todos os dias. Sou mulher, apaixonada pelo meu time. Gostaria de aproveitar a ocasião para parabeniza-lo pela inteligência e isenção dos seus posts, diferente do "jornalista" Neto... Hoje,postou no blog do uol um artigo que envergonha toda a nação corinthiana e brasileira!!!! HORROR DOS HORRORES!

    Comentário por Ceramista — 22/02/2013 em 12:24

  8. Sabem o que eu acho??? Eu acho é poooouuuuccoooooo!! Esse timeco deveria ser eliminado do torneio, pra se fazer justiça completamente.

    Comentário por Rones — 22/02/2013 em 12:24

  9. Cosme, a imprensa esta cobrando? Cara, da uma olhada na página do Corinthians da Globo.com. Ta uma imagem da torcida e escrita CONFIANÇA. Pô, Cosme, me explica isso cara! Ninguém vai ser punido? Mais um caso que não vai servir de lição para começarmos a mostrar que não devemos ter tolerância com a violência. LAMENTÁVEL!

    Comentário por Douglas Santos — 22/02/2013 em 12:24

  10. Gobbi foi muito mal na coletiva. Vergonhoso.

    Só espero que a punição sirva de lição pra todos os clubes brasileiros e que a partir de agora, a Conmebol seja mais ativa em relação aos campeonatos que organiza. Já passou da hora da Libertadores ser levada a sério.

    Comentário por Henrique — 22/02/2013 em 12:29

  11. Cosme, sou corintiano e ontem já havia defendido essa punição no penúltimo post. Coincidentemente, afirmei que o clube deveria ser punido com pelo menos três jogos sem torcedores. Foi o que aconteceu. Faltou a punição ao San Jose, responsável pela segurança no estádio, mas também não dá para esperar tanta coerência assim da Conmebol. Agora cabe à Justiça da Bolívia identificar o rapaz que disparou o sinalizador e indiciá-lo por homicídio culposo ou doloso. O Corinthians deveria simplesmente cumprir a pena, não comemorar qualquer gol nesse período e dar um exemplo ao futebol. Está sendo um bode expiatório depois de tantos casos de violência nos estádios? Pode ser, mas um dia isso teria de mudar e que se comece agora. Foi com o Corinthians, mas poderia ser com o São Paulo, Palmeiras, Santos etc. Que sirva de exemplo para todos os outros clubes e que a partir de agora as diretorias deixem de garantir ingressos para as torcidas organizadas, comandadas por verdadeiros profissionais das arquibancadas. Ou alguém acha que essa turma que estava na Bolívia trabalha? E quem incentiva e até paga por essa "atividade"? Todos os clubes grandes de São Paulo e também de outros Estados. Os ingressos mandados dos adversários são endereçados às torcidas organizadas? Não, são enviados aos clubes. Eles é que vendem com desconto ou distribuem de graça para os torcedores profissionais. São uma espécie de "convidados", então os clubes também são SIM responsáveis pelos atos deles nos estádios.

    Comentário por Lucas Peres — 22/02/2013 em 12:29

  12. Quem Financia estas "torcidas" organizadas são os clubes ... então os clubes são responsáveis SIM.
    Muitos de nos, deixamos de ir a estádios por causa destas "torcidas". Temendo o que acabou ocorrendo.
    Independente de qual clube seja.

    Comentário por Waldemar — 22/02/2013 em 12:30

  13. Não é por nada Cosme, mas para mim isso ainda é o mínimo, eu acho que a melhor punição seria o banimento do clube por pelo menos três anos para servir de exemplo a qualquer outro clube do continente!

    Comentário por Gafanhotoverde — 22/02/2013 em 12:31

  14. Oi Cosme. Sou corinthiano. Acho que a torcida do Corinthians é sim uma das melhores do país ao incentivar a equipe, ela muda sim um cenário. Porém concordo com a punição. Acho corretíssimo o que houve. E pra ser bem sincero acho que só com medidas como esta é que as torcidas começaram a ter um pouco mais de consciência do quanto podem prejudicar o time que tanto dizem amar.
    Enquanto não houver punição ninguém jamais se preocupará com o que vai fazer dentro de campo.
    Punição mais que justa. Agora é esperar que a Conmebol não seja covarde e volte atrás em sua decisão. Que o clube arque com o prejuízo destes jogos sem torcida, afinal é cumplice.

    Comentário por Douglas — 22/02/2013 em 12:31

  15. Cosme, vc acredita que mesmo sem torcida, o Corinthians ainda é favorito para o título? ou o torcedor é diferencial na partida? Abraços
    Pesa demais a falta de apoio. O lado técnico continuará fortíssimo. Mas nada substitui o calor, a pressão dos torcedores. Grande abraço. Cosme Rímoli...

    Comentário por Pedro — 22/02/2013 em 12:31

  16. Caro Cosme, será que ninguém terá bom senso.
    Analise as imagens:
    1º - As torcidas estavam praticamente juntas, em festa, sem brigas, provocações e discussões.
    2º - O autor do "disparo" estava de cabeça baixa, tentando entender como faria para acionar o sinalizador.
    3º - O sinalizador foi disparado e quase atingiu a torcida do próprio Corinthians.

    Ou foi um acidente.

    Ou o infeliz que acionou o sinalizador é um gênio da física, porque conseguiu, de cabeça baixa, mirar o sinalizador, que viaja a 360km por hora, de modo a fazer a trajetória perfeita passando perto da torcida corintiana e acerto a rival.... Ora, cade o bom senso?

    E mais, princípio básico da justiça: não se condena alguém por culpa igual por dolo.

    Dolo é a vontade de praticar o ato. Culpa é a negligência, imprudência ou imperícia.

    A condenação ao Corinthians e a condenação da mídia ao infeliz é no sentido de que ele foi um assassino que quis acertar e matar o garoto, sendo que a imagem postada por você mesmo deixa claro que foi sim um acidente.

    Organizadas são quadrilhas? sim; são compostas por marginais? em sua maioria. Afinal, torcedor não é uma pessoa que vive no estádio, ela é um juiz, um jornalista, um viciado, um traficante, Massssssssssssss, mesmo que seja um viciado (por exemplo), ninguém pode ser condenado por um crime que não cometeu.

    Não houve dolo.

    Não houve intenção.

    A imagem é clara.

    Gostaria apenas de bom senso na mídia, mas não, tenho que aguentar Denilson chorando na Televisão....

    Agora, o Corinthians, pela mídia que possui, vai ser crucificado como se seu torcedor quisesse matar o rival.... o que poderia até ocorrer em outros casos, como já ocorre, massssssssssssssssssss, não neste....

    Abraços,
    Breno.

    Comentário por Breno — 22/02/2013 em 12:35

  17. Levando em consideração que o torneio se tornará deficitário, o Corinthians deveria tomar a decisão de abandonar o torneio e realizar amistosos para arrecadar dinheiro. Com Pato, Guerrero e Paulinho no elenco isso não fica difícil. Afinal, a CONMEBOL lucrará com a imagem do Corinthians e o Corinthians ficará sem nenhum centavo.
    Você não concorda que seria mais digno que a humilhação de ter de fazer seus jogos sem torcida?

    Comentário por Ana Paula — 22/02/2013 em 12:37

  18. A vida desse menino vale muito mais que esses 15 milhões

    Comentário por William Moura — 22/02/2013 em 12:37

  19. Eu acho que essa medida vai ser derrubada pois o jogo não aconteceu num estádio com mando do Corinthians, situação em que o clube seria responsável pela segurança. Por outro lado, o Corinthians merece a punição para que os torcedores pensem 2x antes de agirem com violência ou negligência... Vendo as imagens, me pareceu que o "torcedor" foi culpado por negligência.

    Comentário por Guilherme Elid — 22/02/2013 em 12:39

  20. Por qual motivo, na realidade, o clube tem que ser punido se os culpados, primariamente, são as autoridades que nada fazem para inibir o vandalismo das organizadas? Se as autoridades tivessem mais controle sobre as organizadas, isso não teria acontecido. Quem garante que não era um impostor disfarçado de corinthiano? A culpa realmente é das autoridades por não tomar medidas para evitar isso. A polícia boliviana não fiscalizou. De certa forma, ela colaborou.

    Comentário por Fabão — 22/02/2013 em 12:40

  21. A Commebol está pegando até muito leve, pois o time devia ser eliminado e punido pela FIFA.

    Por mais que o Gobbi fale e os advogados contestem surgem provas de outros sites também que a torcida tem muita ligação com a diretoria do clube aliás muitos clubes até por fator eleitoral se unem as TOs para ter influência.

    Essa frase do Gobbi por sí só mostra a falta de valorização que o clube dá ao fato e sim o apego a renda que pode ser obtida.

    Pois como pode ser um acidente ser atingido por um rojão apontado a queima roupa para o grupo onde estava o garoto ser um acidente?

    Comentário por Juinior Almeida — 22/02/2013 em 12:41

  22. Somente quando houver uma primeira punição severa, acabarão essas palhaçadas. Mesmo se fosse meu time, criticaria. Não gosto de torcida organizada, pq pra mim eh um bando de vagabundo que não trabalha e não faz nada da vida, enquanto o torcedor comum tem q se matar em filas, assistir jogos em lugares precários, ser mal tratado e pegar péssimas conduções e meios de transporte, fora os péssimos horários, isso quando consegue voltar pra casa. Para mim, a punição é plausível, porém acho que poderia ser mais rigorosa, até pq o pessoal dos clubes (dirigentes), e não só do Corinthians bancam esses caras. Por mais q Gobbi não assuma, isso é na cara. Agora só o tempo dirá o que vai acontecer e as providências a serem tomadas. Só espero que esse seja, finalmente, o início de uma nova era pra punir esses caras. Chega desses bandidos prejudicando os clubes e os torcedores comuns.

    Comentário por Rodrigo — 22/02/2013 em 12:41

  23. Está na hora desse imbecil, retardado, se entregar e pagar pelo seu ato infeliz.
    Se teve coragem de atirar esse artefato e matar, tenha coragem agora de arcar e pagar pelas consequencias que causou. E livre os inocentes que estão sendo acusados pelos seus atos.
    Seja homem e se entregue aonde voce estiver.
    Canalha!

    Comentário por FCR — 22/02/2013 em 12:42

  24. Rones - 22/02/2013 - 12h24

    isso tudo é medo de ser eliminado pelo timão????

    Comentário por JAO 420 — 22/02/2013 em 12:44

  25. Cosme,como sempre disse,tudo que sobe desce.Essa frescura,esse oba-oba com essa torcida que seu acha acima do bem e do mal...acho pouco e bom.Com a palavra os sempre"agudos"Deborah de Holanda,Ernesto de Minas e outros corintianos sempre prontos a ridicularizar os outros.Que defendam o indefensável!!!

    Comentário por Piemonte — 22/02/2013 em 12:46

  26. A antipatia pelo Corinthians está tomando proporções gigantescas no Brasil. Com essa proteção do Lula (que empurrou a Caixa para o Corinthians) e do Governo, cada vez aumenta. Agora vem o presidente querer se safar da punição? Se isso acontecer, mais uma vez vai ficar caracterizada a influência política.

    Comentário por Pavilhão — 22/02/2013 em 12:47

  27. Parabéns pelo seu comentario, se fosse o meu time concordaria da mesma forma,porque se fosse aqui o timão estaria apoiando a desição, com discurso, Foi feito justiça !!!!! Parabens pela reportagem..falo tudo

    Comentário por Eder Wisnieski — 22/02/2013 em 12:52

  28. É uma vergonha a diretoria do Corinthians tentar alguma manobra. A punição foi razoável, deveria ser mais rígida. Faltou sensibilidade ao Dr. Gobbi ontem na entrevista coletiva. Ele continua falando besteira. Não foi acidente. Percebe-se que foi algo arquitetado, os marginais sobem a bandeira após o disparo. Tudo combinado. E que a família do Kevin Beltrán entre com uma ação legítima contra o Corinthians, Conmembol...etc. O garoto foi assassinado. Quem já foi em estádios de futebol conhece a maldade. Eu já fui várias vezes. É nojento.

    Comentário por Ðiego — 22/02/2013 em 12:52

  29. O que me revolta não é a punição em si, mas sim a motivação da mesma, ou seja, por pressão popular, da mídia, etc. A Conmebol é uma meretriz que se vende por pouco. Dos 15 milhões citados o Corinthians só ficou com metade, o resto foi de taxas, impostos e porcentagem, inclusive para essa federação, que lucrou absurdos com o Timão no ano passado. Eu apoiaria se o Corinthians pedisse para sair da Libertadores este ano, não jogá-la, simples assim. Mas há patrocínios, direitos de TV, até sanções da Conmebol para um ato desse.
    .
    Juridicamente falando a punição é uma aberração, pois se você não tem como coibir a entrada de armas (pois não é o mandante do jogo) como ser responsabilizado por tal? Aonde está o Dolo ou a Culpa (Negligência, imprudência ou imperícia? Nem Dolo Eventual há por parte do clube. Os leigos que procurem advogados antes de comentarem besterias.
    .
    Moralmente falando a punição é parcialmente justa, o dinheiro vai fazer falta pro time, mas eles vendem um pedaço da camisa e repõem, reafirmo que o correto era dar a renda destes jogos para a família do garoto, que não traia ele de volta, mas pelo menos seria um alento e puniria o time da mesma forma.
    .
    Como punir um time tão rapidamente enquanto na Sul-americana um time foi espancado no vestiário, não terminou a partida e até agora nada foi feito?
    .
    O criminoso autor do disparo está no Brasil, escondido como um rato, as imagens já mostraram que ele não está entre os presos, e agora? Sanções coletivas? Bodes expiatórios? Que justiça terá quem lá está detido?
    .
    Nada vai trazer a vida do garoto, estou triste e envergonhado pela a atitude de um babaca, esta competição já não me interessa mais, está manchada com sangue, independente do resultado.

    Comentário por Cleverson — 22/02/2013 em 12:54

  30. Não há dinheiro no mundo que repare a vida de um garoto.
    Agora que a punição foi aplicada, que se faça isso com todo e qualquer incidente. Por que nao fechar os portoes da arena Gremio? Por sorte nao morreram varias pessoas no desabamen tio q ocorreu. Por que nao fechar o morumbi? Por sorte jogadores do Tigres nao morreram nas dependencias do estadio depois de serem agredidos por segurancas do clube. Nestes dois episodios os clubes mandantes sairam ilesos e estranhamente a imprensa nao cobra mais severidade nestes casos.

    Comentário por Alan — 22/02/2013 em 12:55

  31. Passou da hora de adotar as seguintes providências: 1 - responsabilizar clubes por torcedores; 2- acabar com as organizadas; 3- proibir, sob pena de prisão, a transferência de recursos dos clubes para torcedores; 4- colocar assentos numerados nos estádios e fiscalizar; 5- filmar, com detalhes, o comportamento das torcidas; 6 - obrigar o torcedor a assistir aos jogos sentado. O futebol nunca mais vai ser a mesma festa, mas não há outra saída.

    Comentário por Varela — 22/02/2013 em 12:56

  32. peixoto-pres.prudente/sp - 22/02/2013 - 12h16 CHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAATOOOOOOOOOOOOOOOOO PRA CARAAAAAAAAAAAAI

    Comentário por Cnn — 22/02/2013 em 12:56

  33. A maior renda e publico foram contra o SANTOS...isto porque não somos rivais hein?? Imaginem se fossemos !!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...

    Na verdade , nós santistas nem ligamos para o SMA11, eles que não nos esquecem!

    Ainda mais agora deste cruel, absurdo e repugnante episodio na Bolivia , o nojo e desprezo que eu tinha por esta "instituição" triplicaram.

    Todo castigo para esta "raça" será pouco!

    Fique em paz , garoto ! e que DEUS conforte esta familia.

    SMA11,nada é menor , mais ridiculo e repugnante !

    Comentário por Apolinario — 22/02/2013 em 12:57

  34. Essa punição é um bom começo. Perder dinheiro é o que faz a diretoria entender a gravidade da situação. E essas organizadas talvez entendam que a barbárie que eles provocam só prejudica o time que dizem torcer.
    Mas infelizmente tenho a impressão que a medida só foi anunciada pra "mostrar serviço", no calor dos acontecimentos, e quando o assunto esfriar ela será revogada e tudo ficará por isso mesmo.
    Não foi assim com a punição ao Coritiba nos episódios lamentáveis da ocasião de sua queda pra segunda divisão? E nas tragédias de São Januário e da Fonte Nova, o que aconteceu? Infelizmente a história me diz que no final tudo vai ficar por isso mesmo. Menos pro menino, é claro.

    Comentário por george — 22/02/2013 em 12:57

  35. Cosme, sou favorável à punição ao Corinthians. Acho que é o único jeito dessa selvageria acabar, pra todas as torrcidas. Mas isso não basta. É preciso justiça. Cadê a polícia brasileira fazendo revista nas sedes de organizadas? Cadê a apreensão dos sinalizadores de navio? Cadê o assassino (que nesse momento tá na casa dele, vendo televisão e comendo pipoca) preso e julgado?

    Comentário por Mario — 22/02/2013 em 13:01

  36. vc ta de parabens, Cosme. Lucidez e sensibilidade nesse caso. Tem muito blogueiro por ai dizendo que nao eh justo 30 milhoes pagarem pelo erro de um, sem levar em conta todas as variaveis que voce e o Kajuru ja levantaram, de que parte de torcida organizada de varios clubes eh de bandido e que muitos sao patrocinados por dirigentes, e que o cara que fez isso alem de irresponsavel e crimininoso eh tambem um porco covarde de nao assumir a m... que fez. lamentavel o fato, mas tambem o fato como muitos jornalistas tao cobrindo isso, como se fosse so uma picuinha de time contra time e que os adversarios querem mais eh que o coritnahinas seja eliminado p favorecer o time dels, quando sabemos que o buraco eh bem mais embaixo. Parabens!

    Comentário por rondon — 22/02/2013 em 13:03

  37. Campo de futebol não é trincheira! A torcida "organizada" deveria ser banida em todo o Brasil. A ida ao jogo de futebol deveria ser um evento de puro "entretenimento", independentemente do time ganhar ou perder. Mas, não é isso que acontece no Brasil e em vários países do mundo. Sou torcedor do Palmeiras, mas, antes de tudo, sou um Ser Humano. Dinheiro, título, zoação alguma vai pagar a vida de uma pessoa. E, sim, os clubes devem ser punidos porque eles financiam esses vagabundos, sejam para assitir jogos, como para desfilar no carnaval. Paz é o que precisamos...

    Comentário por Renato — 22/02/2013 em 13:06

  38. Cosme, acho que a punição é forte e se mantida pode representar uma divisão de águas o que será benéfico no futuro. Acho que o Corinthias deveria cobrar o prejuízo dos jogos destes "gênios". Acho que estes "gênios" não tinham intenção de matar mas isso é problema da justiça e não do âmbito esportivo.
    Penso também que Tijuana e Millonarios deveriam pedir mudança de lugar do jogo uma vez que as imagens mostram que os torcedores locais também tinham fogos e portanto o lugar é inseguro.
    Fico pensando: precisa jogar no Pacaembu? Não seria mais barato jogar no campo de Barueri e colocar telões no Pacaembu, Pq São Jorge, Anhembi e até na Arena cobrando R$10,00 de "ingresso" pro pessoal assistir o jogo "no estádio" simulado? pelo menos o prejuízo financeiro seria menor...
    [ ]

    Comentário por Fabio — 22/02/2013 em 13:07

  39. O que vale 15 milhões se alguém perdeu uma vida?
    Tem que haver punição para que não possa banalizar a vida!

    Comentário por roney — 22/02/2013 em 13:08

  40. Se acham que a punição é injusta, é só devolver a vida ao garoto boliviano que está tudo certo!!!
    Só com muito sarcasmo para responder a esses dirigentes. Ontem alguns ainda choravam lágrimas de crocodilo pelo ocorrido. Diziam que dariam tudo em troca da vida do garoto. Hoje já pensam só no dinheiro...
    São seres desprezíveis todos esses que militam no futebol.

    Comentário por Mauro — 22/02/2013 em 13:08

  41. A punição ficou barata se comparada a violência com que o garoto foi morto por um membro do "bando de loucos" , o clube do ex-presidente Lula sofrerá realmente um duro prejuízo, mas alguns cabeças que dirigem o Corinthians sairão ilesos disso tudo. Para mudar essa realidade é necessário que se investigue essa relação entre clube e organizadas.

    Comentário por Sérgio Filho — 22/02/2013 em 13:08

  42. Concordo inteiramente com a punição. O Corinthians é responsável pelo seu torcedor. Tanto é que financia as organizadas. Clube e torcida organizada devem pagar. O que aconteceu é de uma gravidade sem precedentes na história de um time brasileiro. Acho também que o time mandante tinha que tomar uma multa financeira pesada, não perda de mando de campo, pois a torcida deles não é culpada.

    Comentário por Ednei — 22/02/2013 em 13:11

  43. Sejamos práticos e sem devaneios.

    Todos os corintianos q foram para a Bolivia foram de aviao, estamos falando de um universo entre 300 e 500 torcedores. A imagem é clara," e aponta nitidamente as feiçoes do "animal", que idiotamente acendeu um artefato explosivo enquanto a bandeira era levantada, reparem q o imbecil por pouco nao se auto explodiu com o leantamento da bandeira que imediatamente parou de subir.

    Basta uma investigacao simples, com imagens dos aeroportos, cartao de embarque e pronto o culpado será achado e sairá fo anonimato, para a CADEIA. Pouco provavel que eles estaja entre os 10 presos, ate entao.

    A punição contra o time apenas mostra a incompetencia na investigação e esconde o problema. Os estadios deveriam obrigatoriamente possuir sistemas eficientes de monitoramento dos presentes, mas Cosme, isso interessa a Conmebol???

    A policia boliviana nao revista direito, imbecis se aproveitam da fraquesa do sistema, nao justifia, mas potencializa! O estadio estaa lotado de sinalizadores, NAO É PROIBIDO??

    Pena exemplar para esse imbecil que nao representa os 30 milhoes de torcedores.

    Comentário por Pexe — 22/02/2013 em 13:14

  44. Cosme e Corinthianos:

    O que Mario Gobbi diria, e exigiria, caso um outro time qualquer estivesse jogando contra o Corinthians e a torcida adversária soltasse um sinalizador e acertasse o olho do filho dele levando-o ao óbito? " ACIDENTES ACONTECEM???"

    Comentário por Renato — 22/02/2013 em 13:14

  45. Cosme ,sou FIEL , e admito que o timão deve ser puido pelo triste acontecimento.
    È claro que foi proposital ( não diretamente matar o garoto, mas sim foi jogado propositadamente na torcida adversaria).

    O que não acho legal, é generalizarem sobre toda a torcida corinthiana , visto que temos torcidas tão ou mais violentas , como Independente e Jovem do Santos , no meu entender , muito mais violentas e perigosas do que a Gaviões.

    sds

    Comentário por Fabricio — 22/02/2013 em 13:14

  46. Cosme,

    Sou corintiano , e muito triste com o que aconteceu, é muito chatoe constrangedor ver o que se passa, por causa de uma estupidez e imbeicialidade de um indidividuo.

    De qualquer forma nada mais justo do que jogar com os portões fechados, porém teria uma sugestão e exemplo que aconteceu num jogo do Fenerbahce da Turquia, somente ir ao jogos do Cotinthians na Libertadores, mulheres e crianças (sejam elas corinthianas de torcedores de Palmeiras, São Paulo e Santos), de repente seria o melhor exemplo de como torcer no futebol.

    Comentário por Clayton — 22/02/2013 em 13:18

  47. lendo os corinthianos nas redes chego a seguinte conclusão: daqui a pouco a Globorinthians e o Governo e sua torcida lançaram uma reportagem dizendo que a culpa foi do menino q entrou na frente do foguete e o mesmo foi lançado de fora do estadio por inimigos do Corinthians...assim sua torcida, midia e afins ficariam contentes de que não serão punidos...

    Comentário por renato justiniano — 22/02/2013 em 13:19

  48. Agora que o Corinthians foi punido, vamos comemorar, a criminalidade e a impunidade no Brasil acabou. Peguem seus copos e vamos fazer um brinde, todos gritando: "viva a hipocrisia"...

    Comentário por Alan — 22/02/2013 em 13:19

  49. Mesmo tricolor , não acho justo a punição a torcida em geral.
    Muitos pais de familia e trabalhadores vão aos estadios e mesmo na torcida do curica ,isto acontece.
    Quem tem que ser punido, além do assassino (s) , deve ser o clube , financeiramente , administrativamente e desportivamente , com perda de mando, pontos ou até exclusão, e a tal da Gaviões Fiel , reduto de marginais desocupados que "vivem" da torcida, assim como torcidas rivais e igualmente perigosas como a propria INDEPENDENTE e a JOVEM SANTOS , para quem conhece este submundo, talvez a mais violenta de todas , mas sempre consegue se safar e está sempre fora das confusões na midia.

    Comentário por Paulo Matozinho — 22/02/2013 em 13:20

  50. Se o Timão abandonar a competição vai perder R$ 15 MIL, qual seria o prejuízo para FOX e GLOBO? Que a morte de uma pessoa é uma coisa revoltante isso é indiscutível. Mas a punição é justa? A partir da punição as coisas irão mudar? Terá mais fiscalização, irão botar esses bandidos na cadeia? Se for está tudo certo.
    Agora se for punir o clube esperando que o elemento vai botar a mão na consciência e fazer pensar que pode prejudicar o clube e com isso ele não irá fazer... Aí não dá, se o sujeito não tem receio de praticar um ato desse onde ele pode ser preso, ele mesmo se ferir ou ferir alguém que goste pois no ambiente que estava... Se com a punição as providências de segurança não vir juntas, ISSO TUDO É PARA INGLÊS VER.

    Comentário por Filipe — 22/02/2013 em 13:25

  51. Quando um (pseudo) cidadão como esse leva aquele tipo de artefato a um lugar público, ainda mais em se tratando de um estádio de futebol, com enorme aglomeração de pessoas, e se predispõe a soltá-lo em meio a toda essa gente, ele, no mínimo, assumiu o risco de atingir a integridade física de alguém. Mesmo que ele não quisesse aquele resultado. Então, não seria culpa, e, sim, dolo eventual. É como o idiota que bebe e dirige, ou dirige a 150 km por hora numa via de velocidade máxima de 60 km por hora. Se é que o tal corintiano não queria atingir alguém da torcida rival, ele assumiu esse risco ao levar e soltar o artefato no estádio de futebol. E o clube deve ser penalizado exemplarmente, só assim seus dementes torcedores vão aprender que seus impensados gestos podem prejudicar o clube para o qual acha que torce. Antes de pensar no seu tão idolatrado clube, pense nos pais do menino, que conviverão com essa dor para o resto de suas vidas. Você só perderá, no máximo, sete ou oito jogos de seu time no estádio, eles perderam o filho para sempre...

    Comentário por Ao Breno Corinthiano — 22/02/2013 em 13:25

  52. Apolinário sardinha!!

    sinto repudio para um comentário como seu, somos raça que vc tem que lavar a boca pra falar da torcida corinthiana seu nojento, pessoas como vc me enojam, preconceituoso!

    Comentário por Andressa — 22/02/2013 em 13:26

  53. Cosme, sou corinthiano e entendo que, após a identificação do torcedor, o clube deveria acatar a punição, pois é pública a ligação com sua torcida. Porém, o Corinthians não deveria ser o único punido, uma vez que o San Jose era o mandande e, como tal, responsável pela organização e segurança do evento. Além disso, a CONMEBOL deveria exigir e fiscalizar os preparativos dos mandantes. E as autoridades locais também tem sua parcela de culpa pois o histórico das torcidas organizadas, inclusive do Corinthians, é terrível em jogos da Libertadores. Sendo assim, percebe-se que todos envolvidos com o evento erraram no planejamento em um item básico, que seria revistar TODOS os torcedores, sem exceção, o que certamente evitaria a tragédia.

    Comentário por Eduardo — 22/02/2013 em 13:27

  54. engraçado muitos falarem em justiça...tenho

    Comentário por Andressa — 22/02/2013 em 13:28

  55. Caro Cosme Rímoli, se um jornalista matar alguém (como o sr. Pimenta Neves), todos os jornalistas serão punidos?
    Que se puna o clube financeiramente, que o assassino pegue cadeia perpétua, mas por favor, respeitem meu direito de ver meu time aonde ele estiver!
    Flávio, o Corinthians é o punido. Sem o apoio de sua torcida e o dinheiro que ela leva ao estádio. Pela Comnebol, o clube é responsabilizado pelos atos dos seus torcedores. Acredito sim ser justo. Grande abraço. Cosme Rímoli...

    Comentário por Flávio — 22/02/2013 em 13:29

  56. Deveria ser excluída a Libertadores isso sim, este campeonato mequetrefe que obriga times a jogarem em verdadeiros campos de guerra ou quase perto do céu, e criando um campeonato sul-americano mais decente, próximo do nível Europeu!

    Comentário por Flavio — 22/02/2013 em 13:30

  57. que penas pois vejo que ate jornalista serios tb veste a camisa anti corinthians ..nada como nadar a favor da maré ...eu duvido que mesmo que tira um time da competiçao vai terminar com os crimes que muitas vezes ja vi postado neste saite ...e nao venha me dizer que havera mais medo de prejudicar o time ...lugar de organizada e atraz da cela seja ela de qual time for...

    Comentário por mauricio — 22/02/2013 em 13:33

  58. A vida do menino não tem preço, mas o prejuízo será menor, o Corinthians não vai tão longe.

    Comentário por Marciel Bergens — 22/02/2013 em 13:34

  59. Acho a puniçao muito leve, lugar de " loucos " é no hospício , perguntem aos pais desse garoto se a pena é justa.

    Comentário por LUIZ CARLOS — 22/02/2013 em 13:35

  60. BONITO SERÁ NÃO ACONTECER NENHUMA PUNIÇÃO E O PRÓXIMO TIME BRASILEIRO A JOGAR NA CIDADE SER HOSTILIZADO.
    FORA DA LIBERTADORES TIME DE MALOQUEIROS

    Comentário por VITO LABATE — 22/02/2013 em 13:36

  61. Apolinário ( isso é nome??????????) você deveria ter nojo é do SEU NOME, imbecil, e também de seus pensamentos preconceituosos e idiotas.....
    Cara, você ainda não foi a um cartório ALTERAR este nome ridículo???? isso ainda tem jeito.....O que não tem jeito é sua cabeça e suas idéias de asno... cara, como vc conseguiu arrumar mulher com este nome?????????

    Comentário por peixoto-pres.prudente/sp — 22/02/2013 em 13:38

  62. Porque a Polícia Boliviana não cumpriu seu papel? Se tivesse feito nao estávamos chorando um garotinho morto brutalmente!

    Comentário por Flávio — 22/02/2013 em 13:46

  63. O Small time e essa maldita rede Globo sao um câncer para o esporte Brasileiro e o único time que se vangloria da malandragem de sua diretoria e torcida e nao de sua história futebolística esse episódio lamentável dev servir para punir de forma exemplar esse clube afinal partir do momento que esses marginais levam um artefato. Desse ao estádio el assume o risco de machucar alguém a organizada permitir esse cara ainda acorbetar o ato dele so mostra o dolo o mínimo de punição seria a exclusão por dois anos dessa competição No mínimo

    Comentário por Daniel Santista — 22/02/2013 em 13:47

  64. Reverta totalmente a arrecadação dos aproximados R$ 15 milhões à família do garoto... é o minimo que pode ser feito.

    Comentário por Marcos — 22/02/2013 em 13:48

  65. Confesso que achei que não daria em nada como sempre. Acho até que o Corinthians deveria ser eliminado. Quando essas coisas pararem de não dar em nada, quando os clubes começarem a ser seriamente punidos pelos atos de suas torcidas, a violência nos estádios vai ser mais levada a sério pelos dirigentes.

    Comentário por Leonardo-RJ — 22/02/2013 em 13:50

  66. Ontem a tarde eu entrei no site da Conmebol para pedir que essa entidade tomasse uma postura firme contra o Corinthians, mas não encontrei nenhum acesso para deixar minha indignação. Fiquei satisfeito pela punição imposta, pois, quando se mexe no 'bolso', a postura passa à ser outra. A instituição Corinthians vai rever seus critérios de ajuda para esses vândalos que se intitulam 'torcedores'. É preciso dar um basta nessa violência, doa a quem doer, não importando qual agremiação seja punida. O Palmeiras deveria ter sido punido naquele jogo contra o Botafogo em Araraquara. O São Paulo deveria ter sido punido na final da Copa Sul-Americana contra o Tigre. Não somos obrigados a conviver com a violência, temos que extirpá-las da sociedade. Que as autoridades assumam seu papel para isso.

    Comentário por Jaime Ribeiro R. Filho — 22/02/2013 em 13:52

  67. Gostaria , de deixar aqui meus parabéns a torcida gaviões da fiel , como se ja nao bastasse os craques , que jogaram e nos troxeram títulos , que foram expulsos do clube como Edilson , Ronaldo pelo chilique desses marginais , que diga-se de passagem não foi a mesma atitude que tiveram com o grande Dualib , agora elas aprontam mais uma , matando uma criança , entao esse marginal que se apresente a justiça , e vcs que são testemunhas e se calam , deveriam se apresentarem e entregar o marginal amigo e como vcs . Muito obrigado marginais da fiel

    Comentário por Daniel — 22/02/2013 em 13:55

  68. R$ 15 milhões é dinheiro de pinga pro Corinthians. Pára com isso, gente! A preocupação da Diretoria é com a (possível) ausência de torcida nos jogos. Até parece que a essa altura dos acontecimentos alguém tá preocupado com R$ 15 milhões. Faz uns 3 amistosos depois que a gente repõe essa merreca.
    Paulo, você acha que não importam R$ 15 milhões para a direção? Assim como também não vale nada o apoio dos torcedores no estádio para os jogadores e para Tite? Cosme Rímoli...

    Comentário por Paulo Teta — 22/02/2013 em 13:55

  69. o companheiro LULA, já já entra na jogada, pra ajuda o Corinthians, por sinal, só isso que ele tá fazendo ultimamente mesmo! VERGONHA!

    Comentário por Andre — 22/02/2013 em 13:58

  70. Vovô Apolinario, Faça um favor a todos e esqueça o Corinthians!! Faça o que voce prega !! E começa a pegar folego desde já, pois voce vai precisar para acertar catarrada nas costas do Tite no morumbi.

    Comentário por Fred-Timão — 22/02/2013 em 13:58

  71. Que torcedores venham aqui e falem as maiores besteiras do mundo é compreensível, haja vista que são apenas um reflexo da nossa sociedade bovina.

    Agora, a cara de pau de dois dos maiores cânceres da crônica esportiva brasileira é impressionante.

    Neto, que inventou uma teoria conspiratória que o torcedor não era corintiano e sim um rival que queria prejudicar o Corinthians.

    E o "Dr." Osmar de Oliveira, talvez o maior mal-caráter da crônica esportiva, cujo blog (que entrei pela primeira vez hoje para ver sua 'nobre' opinião a respeito, e nunca mais chegarei perto de acessar) está simplesmente silenciado. Consta uma mensagem de 21/02, dizendo que o responsável deveria ser preso, mas só faltou dizer, como de costume, que o Corinthians é santo.

    Fica registrado o meu protesto pelo baixo nível da mídia esportiva brasileira.

    Comentário por Bruno — 22/02/2013 em 14:00

  72. Eu sinceramente só quero ver o que vai acontecer daqui para frente... Quero ver se os clubes argentinos, colombianos e paraguaios também serão punidos pelo tratamento dado aos torcedores e jogadores visitantes!!!!

    O Corinthians está como bode expiatório nessa "lição de moral" que a Conmebol quer fazer!!!!

    Vamos ver se o San Jose também será punido, afinal não é o time mandante que tem que garantir a segurança do espetáculo?! Permitiram que corinthianos entrassem com os sinalizadores e depois permitiram que os bolivianos jogaseem tudo e mais um pouco nos jogadores reservas, que inclusive tiveram que mudar o local onde faziam o aquecimento!!!!

    Comentário por Mojas — 22/02/2013 em 14:04

  73. fred -timinho , DEVO SER ATÉ MAIS NOVO QUE VC FIOTE !

    Comentário por Apolinario — 22/02/2013 em 14:10

  74. PARECE QUE UM CAMINHÃO DA COCA-COLA ATROPELOU E MATOU UM MOLEQUE DE 14 ANOS HOJE....

    DIZEM QUE VÃO PROIBIR A VENDA DE COCA-COLA EM TODOS BARES E SUPERMERCADOS....

    Comentário por PLANTÃO — 22/02/2013 em 14:10

  75. fred -timinho , DEVO SER ATÉ MAIS NOVO QUE VC FIOTE !AH, NÃO LEVA SINALIZADOR NO MORUMBA NÃO...ÉPERIGOSO!

    Comentário por Apolinario — 22/02/2013 em 14:10

  76. Cosme achei eexemplar a punição, mas não acredito que vai ser cumprida, por motivos que todos nós já sabemos, os dirigentes não estão nem aí pro menino que faleceu, eles só pensam em grana, isso é um absurdo, deveria parar até o campeonato, me enoja ouvir o Sr,Datena e sr. Neto contrario á decisão tomada, achando um BSURDO a punição, pra eles os culpados são os bolivianos ou o menino que deveria ter ficado em casa, queria ver se fosse um filho deles qual seria a reação , gente isso é MUITO GRAVE..... esse garoto podia ser filho de qualquer um de nós, pelo amor de Deus, quando essa impunidade vai acabar.... e o curica tem responsabilidade sim sobre essa gente que leva aos jogos, esses bandidos vagabundos que a unica profissão deles é ser torcedor do bando de loucos.

    Comentário por lia — 22/02/2013 em 14:10

  77. Parabéns "Gaviões" vocês conseguiram matar um garoto inocente e ... com o Corinthians, time de todos os torcedores corintianos (... e vocês acham que é propriedade de vocês, seus idiotas).

    Comentário por Josiel — 22/02/2013 em 14:11

  78. NÃO SE ESQUEÇAM ! O BOICOTE CONTRA A GLOBORINTIANS DEVE SER AINDA MAIS FORTE.

    NÃO ASSISTAM NADA QUE PASSE DESTE CLUBE PATETICO COM MANIA DE GRANDEZA E QUE AGORA SERÁ COLOCADO DEVIDAMENTE EM SEU LUGAR DE DIREITO: O FUNDO DO POÇO!

    BOICOTE A REDE BOBORINTHIANS DE TV, SÓ DEPENDE DE NÓS!

    Comentário por Carlos Alberto — 22/02/2013 em 14:13

  79. A punição da Conmebol foi muito conservadora. O Corinthians tinha que ser sumariamente EXCLUÍDO da competição.

    Comentário por Zabumbeiro de Zona — 22/02/2013 em 14:15

  80. Concordo com o Bruno 02:00,vários comentaristas analisam a situação por amor ao seu clube do coração.O neto ,que só defende o corintians dizer que o corintians(30 milhões) não pode ser responsabilizado por causa de uma pessoa é revoltante,e a família do rapaz que perdeu uma vida será que não merece justiça ?
    O corinthinas está desesperado por jogar com portões fechados e a família não está desesperada por perder um filho,irmão,sobrinho ?
    Tem que dar um basta nessa violência gratuita e covarde !!!!!!!!!!!!!
    Será que se fosse um filho desses comentaristas ,eles teriam a mesma opinião ?
    E se fosse com outro clube achariam a mesma coisa ?

    Comentário por Felipe — 22/02/2013 em 14:15

  81. Essa pena foi o minimo, se voltarem atrás , vai ser uma vergoonhaaaa.

    Comentário por júnior — 22/02/2013 em 14:16

  82. é pouco deveria ser excluído da competição para servir de exemplo pois teremos a copa do mundo aqui; e alem do mais muitos não vão torcer pelo seu time e sim para matar

    Comentário por marcelo — 22/02/2013 em 14:16

  83. Cosme me desculpe sei que post é muito mais importante mais li esta reportagem e fiquei indignado com o que o governo do rio faz pra aparecer as custas do dinheiro do povo http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/02/22/prefeitura-do-rio-vai-distribuir-nas-escolas-banco-imobiliario-que-exalta-obras-de-paes.htm
    Anderson, é um chuva de notícias absurdas, com muita gente tentando tirar proveito pessoal da Copa e das Olimpíadas. Bem-vindo ao Brasil. Cosme Rímoli...

    Comentário por Andersonsep — 22/02/2013 em 14:17

  84. Aos comentaristas metidos a intelectuais, reis da justiça e com telhado de aço ! Só no ano de 2012 morreram 23 torcedores de futebol envolvidos em brigas e confusões no Brasil. O maior indice de mortes no mundo. Só teve um post do Cosme sobre um que foi assassinado em uma confusão entre CAM x Cruzeiro e teve meia duzia de comentarios. Só que como é o Corinthians tudo é superlativo !! Pessoas morrem quando não tem leis, regras e fiscalização; Criminosos ficam impunes quando não se tem justiça! Nessa ultima quarta feira torcedores do Tottenham foram atacados por 50 encapuzados lyonnais em um bar na cidade de Lyon e um está em estado grave, mas pode ter certeza que os agressores responderão por isso. Agora é o seguinte, na proxima morte, de qualquer outro clube ( podem ter certeza que isso vai acontecer) a casa vai cair pro lado dos outros tambem. Aí eu vou querer pautar o Rimoli.
    Fred, uma hora os dirigentes precisariam acordar. Aconteceu agora. Estarei torcendo para que nunca tenha de fazer sua pauta. Chega de mortes desnecessárias, estúpidas. Grande abraço. Cosme Rímoli...

    Comentário por Fred-Timão — 22/02/2013 em 14:17

  85. Sem duvida nenhuma times devem ser punidos por atitudes de seus torcedores, ainda mais por uma tragedia como essa. Mas o que chama a atenção é a reação dos torcedores brasileiros de outros times, e de muitos jornalistas ou pseudo-jornalistas, mostrando que a mentalidade nesse país, apesar do crescimento economico, continua no quarto ou quinto mundo. Raros são os comentarios que ao invés de cobrar a prisão e penas severas para esses meliantes travestidos de torcedores , estão comemorando a punição ao time, inclusive esse blogueiro. Quer dizer, o assassino que se dane, o que importa é time ser punido? Quantos meliantes de "n" torcidas já mataram, machuram, vandalizaram e nenhum foi preso? Times já perderam mando de jogo e nada foi resolvido, porque não é esse o caminho, o caminho é a punição do autor de forma severa e verdadeira, o que dizer de um país que solta assassinos que matam a paulada com 1/6 da pena cumprido ( vide irmãos Cravinhos).

    Comentário por Luis Ramos — 22/02/2013 em 14:18

  86. Apolinário (isso é nome?????).
    Cara, você deveria ter nojo é do seu "nome" e de seus pensamentos idiotas e preconceiuosos.....vá a um cartório, cara, e altere esse "nome"....
    Cara, como você arranjou mulher com este nome????? com certeza, deve ter um bom salário...
    Se você for um idoso ( como a maioria dos simpatizantes do San11os), aí sim, teria sentido ter esse nome do século 19.....

    Comentário por peixoto-pres.prudente/sp — 22/02/2013 em 14:19

  87. Basta olhar a "latinha" dos torcedores que estão presos. Pra mim, tem aparência de quem deveriam estar presos por aqui tambem. As organizadas afastam os bons torcedores dos estádios. Como aqueles que estão presos lá conseguiram grana pra viajar a Bolívia? E o trabalho? De onde vem o dinheiro. Cara, por enquanto a pena esta branda demais. PAra os bons torcedores corintianos esta pena influencia pouco, pois assistem pela Globo mesmo. Então, pra quem tem filho, sabe que não existe nada que possa reparar . Mas concordo que o time boliviano TAMBÉM tenha de ser punido , pois era para ter barrado esses marginais na entrada do estádio.

    Comentário por Carlos Portella — 22/02/2013 em 14:20

  88. Apolinario - 22/02/2013 - 12h57
    Vc só pode ser um velho gagá, por isso não consegue nem ler. Presta atenção no que o cosme escreve (Corinthians x Vasco - Renda: R$ 2.723.055,00. Corinthians x Santos. R$ 2.599.702,50.). Aonde a maior arrecadação foi contra vcs seu sardinha ? Nojo temos de uma pessoa como vc, que trata toda uma torcida adversária como "raça". Dirija suas palavras ao cretino que matou uma pessoa, e não a toda a torcida corinthiana. Por pensamentos igual ao seu que hj as torcidas são inimigas, e não adversárias igual eram no passado.

    Comentário por ETERNO 7X1 — 22/02/2013 em 14:20

  89. Estou profundamente envergonhada pela atitude da diretoria.Triste como corintiana mesmo. E essa libertadores já era. Acabou.

    Comentário por Cida — 22/02/2013 em 14:20

  90. Cosme, estudo há um bom tempo detecção de mentira pelas expressoes faciais e corporais, e irei copiar a entrevista do presidente do corinthians em breve, pois é o maior exemplo que vi nos ultimos tempos de uma pessoa mentirosa. Basicamente, 75% de toda entrevista foi ele mentindo. E me espanta ainda mais sabendo que ele e advogado, e na minha opniao é o pior advogado brasileiro que existe, pois ele diz uma coisa com a voz, mas seus gestos e expressoes dizem completamente o contrario. Na verdade, teve até horas que ele mesmo disse o contrario que tinha respondido em perguntas anteriores aos jornalistas.

    Comentário por Tato_SPFC — 22/02/2013 em 14:22

  91. COSME, não fui contrário a punição achei justa, e que sirva de exemplo, e crie parâmetros para os próximos julgamentos serem mais rígidos. Mas, acho que mesmo assim, continuam maquiando a verdadeira justiça, pois o culpado ainda pode estar livre. E se um torcedor matar outro fora do estádio, quem deverá ser punido?

    Comentário por Josiel — 22/02/2013 em 14:23

  92. Sr Carlos Alberto - 22/02/2013 - 02h13

    Boicote a Globo?Então peça ao San7os para devolver a cota de tv...

    Comentário por Alberto — 22/02/2013 em 14:26

  93. Impressionante...só dá Corinthians no noticiário esportivo, a mídia levará esse assunto à exaustão até ser esquecido, porque é isso que vai acontecer...infelizmente...

    Comentário por Yelssek - INTERCONTINENTAL NÃO É MUNDIAL !!! — 22/02/2013 em 14:35

  94. RECORDAR É VIVER...1991- noite das garrafadas no pacaembu por culpa da Torcida dos Gambas...2006 - tentativa de invasão No jogo contra o River Plate
    2013 - Rojão em Torcedor do San Jose...ou seja ..ha varios anos o SCCP causa problemas na Taça Libertadores...não é de hj....e tem gente que acha que só foi um acidente...

    Comentário por renato justiniano — 22/02/2013 em 14:36

  95. É cada bobagem que se escreve aqui. Cosme você precisa ser mais rígido na aprovação dos comentários.

    O que está se discutindo aqui não é o clube A , B ou C. Todos os Clubes financiam as torcidas organizadas (TODOS), em todas as multidões, em jogo de futebol, protestos, aglomerações, shows, tem alguém disposto a fazer algo de errado e a multidão lha dá a cobertura perfeita para fazer isso.
    É o Corinthians e/ou sua torcida os únicos responsáveis por todas as mortes no futebol?
    Não
    É a torcida do Corinthians a única à levar sinalizadores e fogos de artifício aos Estádios? Não.
    Mas de alguym lugar precisa começar a correção disso!
    Não vou entrar no mérito da justiça da punição ou não. O fato é que algo precisa ser feito! E se esta punição for o início de uma batalha ferrenha contra qualquer tipo de violência (não apenas mortes). Estou plenamente de acordo com ela.

    Não dá para usar o argumento de que já aconteceram mortes no passado (23 só em 2012 como informou um leitor do blog) e por isso o COrinthians não pode ser punido. Pois se esse argumento for válido ninguém mais pode ser preso por assalto à mão armada, já que este crime já aocnteceu outra vezes.

    Vamos deixar a paixão de lado. Quem sabe a perda financeira do Corinthians não sirva de exemplo para todos os torcedores de todos os clubes que não vale à pena nenhum tipo de violência no futebol?

    Essa discussão não é clubística pessoal. Morreu uma pessoa que poderia ser qualquer um de nós que vamos aos estádios em jogos de qualquer equipe.
    Todos aqui que frequentam estádios sabem que correm riscos.

    Pensem nisso...

    Comentário por Beto — 22/02/2013 em 14:37

  96. Carlos Portella, Me explique o seu comentario sobre a "lata" dos Corinthianos? Qual aparencia que eles tem? Talvez seria ela contraria a aparencia ariana tipica da sua região? Daria você a entender que a aparencia deles é que espanta os "bons torcedores" dos estadios? Nas olimpiadas de Berlim teve um torcedor que tambem se retirou quando um negro ganhou ouro nos 100m de atletismo, Sabe quem foi? O seu pensamento é o mesmo de muitos alemães que "saíram" da alemanha em 1945 se é que me entende mein freund!

    Comentário por Fred-Timão — 22/02/2013 em 14:38

  97. O melhor e ver esse monte de pateta ASSASSINOS aqui no blog Cosme, com o mesmo ditado batido: "Comse, sou seu fa, concordo, MAS bla bla bla"

    Continuarem na competicao ja e de mais para voces, se tivessem vergonha na cara e dignidade pediriam para sair, mas com certeza essas duas qualidades nao sao tipicos dos sma11thianos.

    Lugar de ASSASSINO e na cadeia.

    SCAP, nada pode ser menor !

    Comentário por egis — 22/02/2013 em 14:53

  98. Bem, Continuo Sem Entender Qual A Culpa Do Corinthians Nessa História.
    .
    Entendo Que Poderia Ser Cúmplice Se Tivesse Fornecido O Tal Do Sinalizador Para O Sujeito.
    Certamente Isto Não Ocorreu.
    .
    Outra Culpa Seria Se Tivesse Facilitado A Entrada Destes Foguetes No Estádio.
    O Jogo Era Na Bolívia E O Corinthians Não Tinha Nada Haver Com A Segurança Do Estádio.
    Se Fosse No Pacaembu, Poderia Até Ser Responsabilizado Junto Com A Policia Por Conta Da Falha De Segurança, O Que Também Não Foi O Caso.
    .
    Se Eu Dou Um Ingresso Para Uma Pessoa Ir A Um Show, E Lá Dentro Ela Resolve Brigar Com Outra Por Exemplo, Pergunto; Mesmo Sem Nem Ter Estado No Local, Não Ter Pago Nenhuma Bebida Alcoólica, Não Estar Ligado A Segurança Do Evento E Nem Muito Menos Ter Incentivado A Reação Agressiva, Seria Correto E Justo Eu Ser Responsabilizado Pela Agressão??
    .
    Na Minha "Ignorância" Jurídica, Entendo Que É Mais Ou Menos Isso O Que Está Acontecendo.
    .
    Sds Tricolores.

    Comentário por Bruno. — 22/02/2013 em 14:55

  99. Sabe o mq me impressiona? É ler aqui torcedores corinthianos com O MESMO DISCURSO DO GOBBI! Quase nehum mostra sentimento pelo menino, é so o clube, o clube. Respondem as criticas a esses vandalos citando outras mortes, entre outras torcidas. Galera por favor, um erro nao justifica o outro. Parem de ser cegos pelo a mor de Deus. Diretoria nenuma é santa, mas a de vcs é a escoria da escoria. A CONMEBOL, com essa punição, esta lavando um pouquinho a sujeira e a vergonha q ja tomou conta desa Libertadores, q na minha opiniao ja perdeu todo o sentido!

    Comentário por luisa — 22/02/2013 em 14:56

  100. Os caras do timinho se achavam acima do bem e do mal,pensando que jamais alguém os derrotaria vejam agora,quero ver o poder da GLOBOPE(mistura da globo com ibope)ela só mandam no BRASIL fora do Brasil não manda em nada.

    Comentário por Marcos Crato Ceará — 22/02/2013 em 14:57

  101. Boa tarde.

    Cosme na sua opinião então a unica responsabilidade é do Corinthians?
    As autoridades Bolivianas que permitiram a entrada dos artefatos não tem nenhuma responsabilidade?
    O criminoso não tem responsabilidade? o Responsavel pelo estadio?
    Bom pelo jeito o unico que vai pagar pela situação é o Corinthians.
    Sou Corinthiano e pra ser bem sincero detesto esta minoria de torcedores do meu proprio time pois são todos bandidos, por isso não vou em estadio, pois sei que assistindo na minha casa não fico sujeito a morrer, ou ser espancado, roubado.
    Quanto a vida do garoto acho que tem valor sim, mas da forma que a situação esta sendo conduzida o unico culpado foi o clube, e isso não vejo como correto.
    Porque as nossas autoridades já não baniram de vez estas torcidas? (se ameaçou muitas vezes!!!)
    Porque não mudamos nossas leis?
    Mais uma vez temos um fato e estamos focando o problema da forma errada em cima do clube, torcedores não são o clube são cidados, onde existem os ruins e os bons, desta forma os bons estão pagando pelos ruins e o problema não vai ser resolvido !

    Comentário por JulianoSann — 22/02/2013 em 14:59

  102. e a imprensa corinthiana está trabalhando bastante para tentar convencer-nos que aquilo não foi nada muito importante.
    programas na globo e na bandeirantes foram vergonhosos para a imprensa brasileira,
    leifert, neto, osmar de oliveira e companhia... que vergonha.

    Comentário por Mauro — 22/02/2013 em 15:00

  103. vocês já perceberam que tudo de ruim que se tem no futebol sempre tem o CURINTIA no meio esse time que todo o mundo sabe que é pequeno com mania de grandeza conhecido no mundo como SMAll,uma torcida fabricada pela midia,sempre envolvidos em ESCANDALOS de estadio ganho com dinheiro publico,esquemas de arbitragem,apito amigo,favorecimento do governo,dos meios de comunicação sempre querendo ganhar dos outros com a ajuda extra-campo e isso não é de hoje !!!!O CORINTHIANS EM SI É INSIGNIFICANTE O PROBLEMA É QUE NINGUEM GOSTA DE INJUSTIÇA,SAFADEZAS E PATIFARIAS É A HISTORIA DO CURINTIA É FEITA DISSO !!!!! A PENA FOI BRANDA PORQUE 15 MILHÕES NÃO É NADA PARA UM TIME QUE TEM A AJUDA DO LULA E DO DINHEIRO PUBLICO !!!! ESSA É A REALIDADE COSME,FAÇA UM POST SOBRE ISSO UM DIA

    Comentário por PXE — 22/02/2013 em 15:01

  104. So falta o Lula se meter nessa
    se isso ocorrer
    jamais votarei novamente no PT

    Comentário por romulo carvalho — 22/02/2013 em 15:01

  105. renato justiniano - 22/02/2013 - 02h36
    Como existe pessoas sem noção. Presta atenção antes de escrever um comentário ridículo igual esse que vc fez. Por um acaso vc esqueceu que a torcida do seu time matou um torcedor são paulino a pauladas dentro do estádio do pacaembú?

    Comentário por ETERNO 7X1 — 22/02/2013 em 15:02

  106. Fez muito bem a CONMEBOL em punir o Corinthians com a impossibilidade de torcedores comparecerem a jogos do clube na Libertadores da América.

    Um prejuízo que pode ultrapassar a marca de R$ 15 milhões.

    É clara a conivência de dirigentes corinthianos no episódio.

    Não apenas pelo financiamento de passagens, estadia e ingressos, mas também por outras facilitações.

    É pratica habitual dos homens ligados ao futebol corinthiano de colocar artefatos, inclusive os referidos sinalizadores, em estádios de futebol, burlando a fiscalização desses locais.

    Sozinhos, os criminosos não conseguiriam nem pegar o avião, quanto mais entrar no estádio com os explosivos.

    Os dirigentes alvinegros aproveitam-se da falta de rigidez em suas revistas para a prática do que consideram “colaborar com os organizados”.

    Entre os que “ajudam”, está o olheiro, Mauro Van Basten, alguns conselheiros e até o gerente Edu Gaspar, que chorou após o trágico episódio boliviano, provavelmente por remorso.

    Até em aeroportos, misturam aos pertences do clube objetos dos “torcedores”, evitando assim que sejam barrados antes do embarque e depois no desembarque.

    Uma promiscuidade só, que foi premiada, dias atrás, com o resultado já conhecido e repugnado por todos os amantes ou não do esporte.

    Tomara sirva de lição para que não apenas o Corinthians, como outros clubes que adotam a mesma prática, parem de dar subsídios para a sobrevivência desses criminosos que se dizem torcedores de futebol.

    Comentário por David Oliveira — 22/02/2013 em 15:03

  107. AOS QUE AINDA NÃO "ENTENDERAM" A CULPA DO CORINTHIANS NESSA HISTÓRIA POR FAVOR PESQUISEM SOBRE A TRAGEDIA DE HEYSEL EM 1985 E FAÇAM UM COMPARATIVO...E VEJAM SE O LIVERPOOL TEVE CULPA TBEM... PUNIÇÃO SEVERA AOS CLUBES NEGLIGENTES COM SEUS TORCEDORES JÁÁÁÁÁ !!!!!

    Comentário por JULIANO T — 22/02/2013 em 15:05

  108. Infelizmente isso é reflexo da nossa sociedade. Sem cultura, sem educação, sem respeito. A vida não vale merda nenhuma pra certas pessoas (monstros). Independente de clube, tá na hora de botar fim nessas TO. Se reunem pra barbarizar, intimidar. Essa é a função delas, e não apoiar o time.

    Se a punição ajudar a melhorar essa situação, ótimo. Mas eu acho difícil. A organização da Libertadores é ridicula.

    A América do Sul é mediocre em educação. Países quebrados. O Brasil, um dos países mais ricos do mundo, com um desequilibrio social gritante. São Paulo, a cidade mais rica do país, com crimes bárbaros a todo instante. A vida não vale merda nenhuma, e isso reflete também no futebol. Essa é a realidade, triste e desumana.

    Comentário por Alex Palestra — 22/02/2013 em 15:06

  109. NAÇÃO CORINTHIANA, O SAN7OS GANHOU 3 LIBERTADORES SEM TORCIDA... PORQUE NÃO PODEMOS??? KKKKKKKKKKKKKKKKKKK VAAAAAIIII CORINTHIANS !!!!!!!!!!!!

    Comentário por RODRIGO S. — 22/02/2013 em 15:08

  110. é pena, mas eu tô vendo que a "grande parte" da torcida Corintiana nasceu pra cuidar de direitos "dos manos".. não li UM comentário de um Corintiano falando em fim das T.Os, que T.Os mais prejudicam que ajudam. É. A conversão de "entidade criminosa" travestido em "Escola de Samba" convence e engana.
    Os Antis estão mais preocupados em condenar e "entregar ao holocausto" o SCCP, e os Torcedores do escudo da âncora em defender o Clube, e esquecer que houve um HOMICÍDIO. E o homicídio é culpa da Polícia de Oruro. Francamente...
    Vão achando que Torcidas são somente grupos de pessoas "em prol" do clube... vão achando..

    Comentário por Natan Oliveira — 22/02/2013 em 15:09

  111. Fred-Timão, infelizmente você esta equivocado a meu respeito.O Brasil não problema com racismo. Isso ja acabou ha muito tempo. Nosso problema é social. Eu falo da "lata", pelo conjunto da obra: Educação, aparência, linguajar, etc... Uma coisa que não sou é hipócrita: Tá na cara que é um desempregado, um cara com pouca cultura, que não tem condições financeiras de ir durante a semana a Bolivia (de avião) por condições próprias. Estou aqui defendendo os muitos pais de familia que não podem mais ter o prazer de ir ao estádio com seus filhos. Só isso, mas você esta tentando descaracterizar essa idéia. Nem falei em negro, voce falou, mas vc acertou em parte, sou ariano (branco) sim, porém minha esposa é NEGRA e um dos meus filhos de cabelo muito "ruim". Então , larga mão de preconceitos sem fundamento e analisa essa questão como tem que ser analisada. Uma vida não tem preço. Tudo que se pagar será pouco.

    Comentário por Carlos Portella — 22/02/2013 em 15:10

  112. O SANTOS GANHOU 3 LIBERTADORES SEM TORCIDA... PQ NÃO PODEMOS???????? KKKKK VAAAAAAAIIII CORINTHIANS!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Comentário por RODRIGO S. — 22/02/2013 em 15:10

  113. Egis, tipico discurso sardinha!!...Somos tão assassinos quanto voce e o seu ex-goleiro edinho, filho do Pelé que assassinou um sr. de 52 anos fazendo racha em uma movimentada rua de Santos.

    Comentário por Fred-Timão — 22/02/2013 em 15:13

  114. Sou mais meu nome do que "peixoto"...KKKKKKKKKKKKKKKK

    Reafirmando em alto e bom tom :

    SMALL , NADA MAIS NOJENTO, SUJO E REPUGNANTE.

    TENHO NOJO DESTA RAÇA! E UM POUCO DE PENA TBÉM POR SEREM " ISTO QUE SÃO" E NÃO PODEREM FAZER NADA PARA MUDAR.

    Comentário por apol — 22/02/2013 em 15:14

  115. Prezado Cosme,

    Se comparada a outras decisões da Conmebol, esta de fato foi pesadíssima. No entanto, se a entidade fosse séria, o time seria excluído da competição. Não se trata do Corinthians. Se fosse o meu Cruzeiro pensaria da mesma forma.

    É só pensar: Existe algo mais grave do que matar alguém? Se é o crime mais grave, a pena deveria se dar na mesma proporção.

    E seria a única pena capaz de fazer com que estes imbecis, marginais travestidos de torcedores - e que ninguém seja tolo nesta hora e admita que há milhares deles em cada torcida, inclusive na de seu time - repensassem seus terríveis atos.

    Lembro que somente após o clube ser penalizado com perda de campo no Brasil quando do lançamento de objetos no gramado é que essa palhaçada vem diminuindo, que os torcedores vêm entregando o detrator. E cito este exemplo para ilustrar que somente penas mais graves funcionam (Neste caso acredito que a perda de campo seja proporcional à conduta delituosa) e porque esta especificamente foi determinada ao meu clube no ano passado.

    Acredito que os torcedores de verdade, independentemente da camisa, concordam comungam com meu entendimento.

    Àqueles que acham absurda a perda do direito de venda dos ingressos pelo time ou mesmo a exclusão da competição questiono apenas se teriam o mesmo entendimento se se tratasse de outro time e se o menino morto fosse seu próprio filho.

    Abraço!

    Comentário por Cristiano — 22/02/2013 em 15:19

  116. Torcedores em geral , leiam abaixo a ultima reportagem REAL SOBRE TORCIDAS E TIREM SUA CONCLUSÕES , isto são FATOS e não FANTASIA ! tudo embasado e com as fontes de pesquisa relacionadas . TORCEDORES DO SMA11 TEAM OF BRAZIL, acabaram-se o ultimo argumento de vc sobre a TORCIDA SANTISTA.

    Se as pesquisas de torcidas de futebol têm, entre seus objetivos, o de direcionar o investimento de empresas patrocinadoras no mercado esportivo, então o poder aquisitivo dessas torcidas e a região geográfica na qual elas se encontram no Brasil são dados essenciais, que nunca deveriam ser negligenciados pelos marqueteiros.

    Chamo a atenção para o fato de que os três mercados mais ricos do País são a capital e o Interior do Estado de São Paulo e o Estado do Rio de Janeiro. Como seriam as divisões das torcidas nesses mercados?

    Em primeiro lugar, não se discute a superioridade de momento das massas torcedoras de Flamengo, Corinthians e São Paulo. As três superam as de santistas. Porém, comprovo, com fatos e argumentos, que o Santos tem mais torcedores do que Vasco e Palmeiras nestes três mercados.

    Comecemos pelo Rio. Lá, segundo pesquisa da Pluri Consultoria de janeiro de 2012, o Vasco tem 15,63% dos torcedores, o que significa 2,5 milhões da população total do Estado, que é de 16 milhões de pessoas. É claro que nem todos gostam ou acompanham o futebol, mas, por falta de pesquisas mais detalhadas, fiquemos com o número cheio.

    Ok, o Vasco tem 2,5 milhões de torcedores no Rio. Quantos teriam Palmeiras e Santos? Não sabemos ao certo. Sei que o Rio de Janeiro é a quinta cidade que mais acessa este blog, mas isso não prova que todos que acessam são santistas. Então, diremos que o número de santistas e palmeirenses no Rio seja insignificante e, como não queremos chutar, fiquemos apenas com a informação de que no Rio o Vasco tem 2,5 milhões de torcedores.

    Na cidade de São Paulo, segundo pesquisa da Stochos Sports & Entertainment, o Santos tem 7,74% dos torcedores, enquanto o Palmeiras tem 13,5%. A mesma Stochos Sports pesquisou também no Interior de São Paulo e chegou à conclusão de que o Santos tem 14,2% da torcida interiorana, contra 11% do Palmeiras. Tanto na capital como no interior de São Paulo o número de vascaínos é insignificante e, como ocorreu no Rio com Santos e Palmeiras, não serão levados em conta.

    Se a capital de São Paulo tem 11 milhões de habitantes e o Santos tem a preferência de 7,4% de seus torcedores, então o montante de santistas na cidade é 814 mil. E se o Palmeiras tem 13,5%, isso quer dizer que há 1,485 milhão de palmeirenses na metrópole paulistana.

    O rico Interior paulista tem 30 milhões de habitantes, dos quais 14,2% são santistas, o que dá 4,260 milhões. O Palmeiras tem 11% do total, ou 3,300 milhões. Somando-se capital e interior paulistas, o Santos tem 5,074 milhões de torcedores no Estado, contra 4,785 do Palmeiras.

    Temos, então, o resultado final dos torcedores de Santos, Palmeiras e Vasco nos três mercados mais ricos e de maior poder aquisitivo do Brasil: 1 – Santos, 5,075 milhões de torcedores; 2 – Palmeiras, 4,785 milhões e 3 – Vasco, 2,5 milhões.

    Sinais evidentes de crescimento da torcida do Santos

    Olho o ranking do “Movimento por um Futebol Melhor”, lançado com estardalhaço por Ronaldo Fenômeno, ídolo que depois de veterano se bandeou do Flamengo para o Corinthians, e constato que a vantagem do Santos na liderança aumentou. De cerca de dois mil sócios a mais, a diferença já está chegando a quatro mil. O Santos tem 49.268 sócios, contra 45.386 do alvinegro paulistano.

    Terceiro colocado, o Cruzeiro vem lá atrás, com 17.425 sócios, cerca de um terço dos santistas. E só em quarto aparece o São Paulo, com 15.729 sócios. O Fluminense está em quinto, com 14.297; o Palmeiras em sexto, com 10.155 e depois vem o Vasco, em sétimo, com 6.547, sete vezes menos do que o contingente de torcedores do Alvinegro Praiano.

    Fico aqui, nesta quarta-feira de cinzas, olhando esses números e matutando sobre que tipo de torcida realmente vale. A que participa ativamente da vida do clube, associando-se a ele, acompanhando seus passos, ou aquela distante, que diz que torce mas não faz nada, ou quase nada, pelo time do seu coração.

    Penso nisso porque estou diante de outros dados significativos. Estamos apenas no dia 13 de fevereiro e cerca de 6,915 milhões de volantes da Timemania já foram preenchidos com o “time do coração” de cada apostador. Quando se sabe que a maioria das 5.570 cidades brasileiras têm casas lotéricas, não se pode duvidar da abrangência dessa enquete. Pois bem, e por ela o Santos, repetindo o que ocorreu em 2013, continua como o quarto time mais escolhido, com 257.387 votos, que representam 3,73% do total.

    À frente do Santos estão Flamengo, o primeiro colocado, com 414.908 votos (6,01% do total), o Corinthians, com 369.597 (5,35%) e o São Paulo, com 271.499 votos, ou 3,93% do total. Note que uma distância de apenas 0,20% separa o continente de santistas do de são-paulinos.

    Depois aparecem o Grêmio, em quinto, com 231.935 votos (3,36%); o Vasco, em sexto, com 255.688 (3,27%); o Palmeiras, em sétimo, com 224.200 (3,25%), seguido por Internacional (208.865, 3,03%), Fluminense (187.846, 2,72%) e, completando os dez mais, o Botafogo, com 183.305, ou 2,66%.

    TORCIDA DO SANTOS É A 4² DO PAIS !!!
    NO CENTRO MAIS RICO E IMPORTANTE!

    O RESTANTE , É FANTASIA DE GAMBÁ REMELENTO.

    Comentário por Luiz Paulo — 22/02/2013 em 15:19

  117. Cosme,
    Entendo a comoção causada pela absurda morte de um jovem de apenas 14 anos que saiu para assistir a uma partida de futebol e jamais voltará para casa. O sentimento é justo e natural a qualquer pessoa que tenha o mínimo de respeito pela vida humana.

    Acredito, contudo, que esse sentimento não justifica arbitrariedades que tenham o pretexto de resposta à sociedade. Especialmente no caso da recente decisão da CONMEBOL, as arbitrariedades e incoerências são tamanhas que, mais do que promover a paz nos estádios, parecem ter o objetivo de servir de resposta à enorme inflamação pública causada pela imprensa, o "quarto poder", nas palavras do Ministro aposentado Eros Grau.

    A decisão comportaria uma análise complexa. São inúmeras as aparentes ilegalidades/irregularidades/inconsistências que um olhar técnico mais aprofundado pode identificar: a violação ao devido processo legal (mediante instauração de tribunal de exceção); o prejulgamento (antes da necessária coleta de evidências); a inexplicavelmente velocidade na atuação do Ministério Público boliviano que, em apenas um dia, determinou o indiciamento de 12 pessoas por envolvimento em homicídio (culposo?), sem apresentar sequer uma única prova cabal da autoria do crime (pelo menos os indícios até agora divulgados parecem insuficientes para justificar o indiciamento dos torcedores – p.ex. havia, obviamente, sinais de pólvora nas mãos de mais de 200 torcedores naquele estádio; as imagens divulgadas não mostram o destino final do referido sinalizador); dentre outras. Não vou fazer uma longa análise da decisão, mas gostaria de mencionar dois pontos.

    Em primeiro lugar, a decisão não atinge o fim supostamente proposto (qual seja, prevenir ocorrências semelhantes no futuro, promovendo a paz nos estádios). A punição a um clube desportivo tem efeito preventivo quando for aplicada em resposta a atos de violência ou indisciplina de integrantes de sua torcida. Não parece ser esse o caso ocorrido na Bolívia. Todos os argumentos divulgados até agora falam em homicídio culposo, ou seja, aquele em que não há intenção de matar. Ou seja, o disparo do sinalizador que culminou na morte do garoto boliviano foi acidental: não houve briga de torcidas ou violência de qualquer espécie imputável à pluralidade da torcida corintiana. Não houve ato de indisciplina. Frise-se: não há comportamento coletivo inadequado imputável à torcida.

    Em segundo lugar, o único comportamento coletivo questionável é o fato de que torcedores (brasileiros e bolivianos) portavam sinalizadores nas dependências do estádio. E a responsabilidade pela segurança no estádio não é do clube visitante, mas sim do mandante do jogo, no caso o San Jose, e da polícia local. Se há o entendimento de que sinalizadores são produtos de risco inerente, que podem causar acidentes, cabe à organização local banir o uso dos referidos produtos e controlar sua entrada no estádio. E, ressalte-se, não há como se defender que os tais sinalizadores entraram e permaneceram escondidos: antes mesmo de começar o jogo vários sinalizadores já estavam acesos e, ao que consta, não houve qualquer atitude da polícia para a recolha dos referidos produtos. A polícia, mesmo vendo os sinalizadores acesos, nada fez. Nessa medida, se há um clube a ser punido este clube é o mandante do jogo, pois o acidente evidenciou a falta de segurança no estádio e, conseqüentemente, a impossibilidade de realização de uma partida de futebol profissional naquele local.

    Diante desses, e de outros tantos argumentos levantados por uma análise técnica da decisão, espero que o Corinthians não se cale e recorra duramente da referida decisão, buscando amparo até mesmo na FIFA e na Justiça comum, se necessário.

    Decisões tomadas ao calor do momento, e diante de clamor popular, tendem a ser extremamente injustas e inadequadas e, assim como o infortúnio ocorrido na Bolívia, devem ser duramente combatidas pelo Direito.

    Abs.

    Comentário por Rubens — 22/02/2013 em 15:20

  118. Cosme,antes eu tinha alguma dúvida sobre a "culpa"do Corinthians nesse episódio.Mas hoje,assistindo seu colega Mauro Beting perguntar ao assessor jurídico do clube o que eles fariam pela família do Kevin,e vendo o SEM-VERGONHA responder que nem tinham pensado nisso e que a prioridade era defender os interesses do Corinthians,sou obrigado a juntar-me a imensa maioria que acha que esses CRÁPULAS, CAFAJESTES tem que pagar por esse crime de sua torcida.E perdebdo as duas únicas coisas que tem valor para esses cretinos:Dinheiro e Prestígio...

    Comentário por David — 22/02/2013 em 15:29

  119. Punição exemplar...!!! Perfeito. Quanto vale uma vida...??? Não tem valor...
    Do mais, os sinalizadores continuarão, os objetos continuarão a ser arremessados nos jogadores do time adversário, mas a polícia tem escudos...
    Os seguranças podem até arrebentarem os jogadores do time adversário.
    Os sinalizadores podem até ser jogados dentro de campo, como foi na Bombonera, quando o Romarinho marcou o gol, desde que não mate ninguém... Dá até noje esse falso moralismo...

    Comentário por MURILO — 22/02/2013 em 15:32

  120. Vcs da mídia é quem terão o maior prejuízo. Seria bom que o futebol acabasse hoje e aí queria ver dos midiáticos. O Corinthians não vai desmoronar dessa vez. Esses doze envolvidos não representam mais de 30 milhões de torcedores.

    Comentário por ed.maciel — 22/02/2013 em 15:38

  121. O duro é ver colocar toda uma nação como assassina.Dizer q 30 milhões são todos assassinos.O duro é ver jornalista colocar todo mundo no mesmo saco.Ate´agora ñ apareceu um jornalista q fosse;UM SÓ, q enfrentasse as torcidas organizadas.Estes preferem dizer q a culpa é de todos os torcedores.Ñ fazem distinção entre o joio e o trigo.Eu como corintiano acho q as torcidas organizada deveriam sim ;ESTAS SIM serem todas banidas.Acompanho estes tristes episódios desde a final da copa são de futebol jr envolvendo os palmeirenses e os tricolores.Já se esqueceram...Pois bem na ocasião ñ me lembro de dizerem q todos os torcedores dos clubes envolvidos eram assassinos.
    Agora um infeliz de um aorganizada solta um sinalizador e mata alguem,pronto ,todos os 30 milhões de torcedores devem ser punidos.Caça as bruxas.
    è nítido q quase todos aq q postam,torce pra outros clubes e principalmente são contra todo o sucesso alvinegro alcançado recentemente.è só ler os infelizes comentarios pra perceber o quanto tem ódio da torcida corintiana.SIMPLES ASSIM...

    Comentário por Alexandre — 22/02/2013 em 15:38

  122. Ainda acho pouco, o corinthians deveria ser expulso desta edição de libertadores, se esse animal não sofreu pelo menino, que sofra por ser a razão do seu time não poder concorrer ao bi campeonato, esta punição será ruim para o clube e só, este assassino vai ver o jogo pela TV e pronto. deve-se ter mais respeito a vida gente, aqui no brasil também, atos violentos de torcidas organizadas deveriam tirar seus clubes do campeonato em questão, e se é pra mexer com paixão de torcedor que o time fosse imediatamente rebaixado uma divisão na hora, não dizem que o trabalhador relaxado só aprende quando mexe no bolso, quem sabe o torcedor aprende atacando diretamente sua paixão. quero aproveitar para deixar minhas sinceras condolências a familia do Kevin, que Deus os conforte e os abençoe.

    Comentário por aleksandro teixeira — 22/02/2013 em 15:39

  123. Bruno. - 22/02/2013 - 02h55

    vc falou em ignorância jurídica, e realmente mostrou estar perdido. A partir do momento em que uma entidade participa de um evento, embora não envolvida com a organização direta (o jogo era em Oruro), na justiça desportiva (Não a COMUM), a entidade é corresponsável pela distribuição da cota de ingressos do evento (hoje majorada em 10% do estádio). Ou seja, os clubes em questão respondem em solidariedade. Embora a maioria dos casos recaia sobre o mandante (se supõe que a bagunça geralmente vem do time da casa), se a torcida VISITANTE faz algo que compromete o evento, o clube pode sim, ser punido. A FIFA já fez isso antes..

    Os clubes ingleses já foram punidos pela entidade do país por causa de eventos com a torcida do Liverpool FORA DA INGLATERRA!

    Outro exemplo: se vc sai do trabalho no rumo de casa, e alguém lhe dá um tiro, vc sofre uma tentativa de homicídio. Porém, na esfera da justiça trabalhista, vc PODE (e tem direito de) processar a sua empresa tbm - embora ela não tenha culpabilidade - pq vc estava em serviço. Para a justiça trabalhista, a jornada de um empregado só é finda quando o mesmo está EM CASA...

    A culpa é da empresa? Não. Mas ela é responsável solidária..

    Vc está confundindo responsabilidade civil com a criminal. O SCCP só pode responder na parte que cabe à sua torcida. É assim pq quem deveria responder de direito (a Torcida Organizada) não é sequer entidade reconhecida.. mesmo assim, não na esfera criminal. Somente na esfera esportiva.

    Na esfera criminal, que respondam aqueles que soltaram os rojões. Só isso. E de preferência, por lá, pq aqui a lei é muito branda a favor destes marginais..

    Comentário por Natan Oliveira — 22/02/2013 em 15:55

  124. Boa tarde Cosme, você acha que seria interessante se um órgão qualquer dos governos sul-americanos em conjunto cancelassem a libertadores nesse ano, assim, de imediato. Dessa forma seriam prejudicados os CLUBES, tendo menos receita e sendo forçados a tomar alguma atitude em relação a segurança de torcedores,a COMEBOL, como organizadora do evento perderia muita grana com patrocínios e também perderia o que resta do seu prestigio, sendo forçada a se adequar ao século XXI, a TELEVISÃO, que promove o evento e não faz absolutamente nada exceto noticiar as ocorrências, as ORGANIZADAS E OS BANDIDOS VESTIDOS DE TORCEDORES que seriam vigiados e cobrados pelos seus atos, colocados contra a parede e não protegidos como sempre foram, e o GOVERNO, afinal de contas, segurança é dever do estado e nos estádios é o que menos temos. Por fim, o grande beneficiado seríamos nós, os torcedores de bem, que iríamos conviver menos com esse tipo de situação e que não perderíamos pessoas que deveriam estar se divertindo, e que não teríamos que lidar com barbáries cometidas por bandidos, e exatamente pelo fato de nós sermos os únicos beneficiados, é que acredito que nada mudará, infelizmente.

    Comentário por Bruno — 22/02/2013 em 16:09

  125. ETERNO 7X1 seu animal de teta...não esqueci disto e alias para sua informaçao o cidadão q matou foi preso OK...agora..veja voce listou 1 problema...eu te listei 3...só na LIBERTADORES...só quis te lembrar q todas aprontam...MAIS A DOS GAMBAS É A CAMPEÃ...(sem falar em incêndio no Carnaval, morte a tiros pq não sai na mão com outras torcidas e por ai vai...abraços

    Comentário por renato justiniano — 22/02/2013 em 16:12

  126. E a torcida corintiana vem chamar alguém de nojento.Nojento é esse tal PAULO TETA,falando que 15 milhões é troco de pinga"pro Corintia...Daí seu conclui o que vale a vida do garoto Kelvin para esse mentecapto...

    Comentário por Piemonte — 22/02/2013 em 16:19

  127. Boa tarde Cosmo! Corinthians tem que ser punido mesmo. Aliás, nao somente o Corinthinas, mas os torcederoes que fizeram esta barbaridade e também o time da boliívia por nao ter feito averiguaçao na entrada do jogo etc. O Sao Paulo deveria ter sido punido também pelo que aconteceu contra o jogo do Tigre e está certíssima a punicao contra o Santos porcausa das moedas em Ganso (e gosto do Santos) e os outros times com torcida que fizeram violência tambem etc (atético M., Naútico etc.). ! Toda e qualquer torcida organizada que cometer qualquer tipo de agressao e violência deve ter punicao dura, proibir entrada e fechar os jogos + punicao para o clube também! SOMENTE assim os estádios vao parar de ser arenas de gladiadores e a violência e agressao que é puro fanatismo ira cessar! Cordias saudacoes.

    Comentário por Pedro A. — 22/02/2013 em 16:24

  128. A punição ao Corinthians foi justa!
    Só punindo o clube, que vai sentir no seu faturamento, é que vamos fazer o torcedor se comportar como pessoa civilizada nos estádios, fazendo com que esses mesmo clubes não mais apoiem essas torcidas organizadas, que não passam de criminosos disfarçados de torcedores, e existem em todos os clubes do Brasil e da América do Sul.
    Porém, a partir de agora, a Conmebol terá que ser dura com todos os atos de vandalismos que ocorrerem em todos os estádio da América do Sul, que como sabemos ocorrem aos montes, se não punirem esses clubes como puniram exemplarmente o Corinthians (Merecidamente!), a Conmebol perderá sua credibilidade, e ao invés de diminuir a violência nos estádio, terá o efeito contrário, aumentará, pois impunidade gera esse tipo de efeito!
    Chegou-se a um momento crítico, ou se arruma a casa agora, ou se perde de vez para a violência e patifaria das torcidas organizadas, a tolerância tem que ser zero, e tem que fazer o torcedor de verdade, honesto e trabalhador, denunciar os criminosos que se travestem de torcedores, ou seja, um vigiará a conduta do outro dentro do estádio, ou então nosso clube será punido, só assim haverá resultado.
    E que a Conmebol exija dos clubes mais responsabilidades com seus torcedores, das autoridades o cumprimento da Lei, simples assim: brigou, levou fogos de artifício, sinalizadores, matou etc, é criminoso, e não torcedor, tem que ser preso e banido do futebol!
    Chega de achar que o que acontece dentro dos estádios é somente coisa esportiva, não é, não se pode deixar o espaço das arenas fora do alcance da Lei, o torcedor criminoso é bandido como qualquer outro fora dos estádios e ponto final!
    Obs.: sou corinthiano, roxo, a punição ao Corinthians foi merecida, o que o torcedor que disparou aquele sinalizador fez, é irremediável, nada trará a vida perdida do rapaz, punição alguma, por isso peço encarecidamente que se alguém souber de fato, quem foi o autor do crime, que entregue o bandido!

    Comentário por André Ferreira — 22/02/2013 em 16:24

  129. Pois é... Será que algum dos presos tem coragem de gritar "aki é kurítia"?

    Comentário por Eder — 22/02/2013 em 16:25

  130. O torcedor poderia se entregar, a defesa de ligação estreita, pode colar. Mas foi feio, descabido mirar na horizontal um sinalizador em direção da torcida adversária. Dizer que a torcida organizada não representa o clube, ficou ridículo. Gobbi é daquele tempo em tudo pode se for de interesse próprio, lamentável, tem que aceitar a punição, entregar o culpado e seguir em frente.

    Comentário por Fabio — 22/02/2013 em 16:26

  131. Piemonte , o que vamos esperar de um smallriano que se chama PAULO TETA ? nada mais do que putrefação !

    Comentário por Carlos Eduardo — 22/02/2013 em 16:27

  132. Nossa , o cara além de ser torcedor do SMA11 CLUB OF BRASIL se chama PAULO TETA ?

    QUE DÓ DA FORMIGUINHA !!!

    Comentário por CURICA , O ONCE CALDAS BRASILEIRO ! — 22/02/2013 em 16:28

  133. Eu tenho NOJO, ASCO de santista. É um povo que vive como parasita, sem vida própria, aquela coisa amorfa que nem fede e nem cheira. Passam o tempo todo no limbo, no ostracismo para aparecerem nas tragédias, geralmente criticando e atacando e nunca colaborando. Parecem as imagens de televisão na faixa de Gaza: carregam caixão de defunto sem sentimento algum pelo morto, apenas como pretexto para mais ataques e ódio. SNPSM.

    Comentário por Ernesto de Minas — 22/02/2013 em 16:32

  134. Maior desespero vivem os pais e parentes do garoto que morreu,não há dinheiro que reverta o quadro e nem traga a vida dele de volta.Tem mesmo que doer no bolso,e deixá-los fora dos jogos talvez aprendam a diferença entre torcer e matar.

    Comentário por maria — 22/02/2013 em 16:52

  135. ErNESTO, RECOLHA-SE A SUA INSIGNIFICANCIA REPUGNANTE ( VC É UM DELES)e vá esquentar seu pão de queijo mofado, seu miseravi !

    veio babão !

    vc e toda a "raça" smallriana é a escoria da humanidade.

    Comentário por Apolinario — 22/02/2013 em 16:54

  136. COSME E INTERNAUTAS , BOA TARDE...AQUI NESTE MESMO BLOG , EM 28/06/12 NO ASSUNTO SOBRE OS VALORES DO INGRESSO PARA A FINAL DA LIBERTADORES ,EU FIZ MEU POST ,FALANDO DE OUTRO ASSUNTO , QUE POR SINAL ESTA LA AINDA ,QUEM PUDER BUSCAR TA FACIL , E DESCREVI UM FATO OCORRIDO NO JOGO DE IDA NO ESTADIO DO BOCA...A TORCIDA VISITANTE JOGA SINALIZADORES EM DIREÇAO AO GOL DEFENDIDO PELO GOLEIRO DO BOCA...HOUVE UMA ENORME MAQUIAGEM DOS FATOS EFUTUADA PELA TAL RGT...MAL COMEÇA A LIBERTADORES DE 2013 E A MESMA TORCIDA COMETE TAL FATO , AGORA CARACTERIZADO COMO CRIME , MATARAM UM ADOLESCENTE , USANDO SINALIZADORES MARITIMO , ELES EVOLUIRAM DE SIMPLES SINALIZADORES COMUNS PARA OS SINALIZADORES MARITIMO QUE TEM PODER DE MATAR...A TORCIDA É REISCIDENTE...FOI NA ARGENTINA E AGORA NA BOLIVIA...ESTAO MATANDO COM A DESCULPA QUE FOI SEM INTENÇAO...TODOS CONHECEM TORCIDAS ORGANIZADAS , MATAM MESMO...QUANDO HAVERA PUNIÇAO MAIS SEVERA ? ALGUEM PRECISA DENUNCIAR ESSA REISCIDENCIA DA TORCIDA DESTE TIME...O ANO PASSADO E AGORA...TEM VIDEO NO YOUTUBE DO ANO PASSADO...COMENBOL TOME VERGONHA NA CARA PARA O BEM DO FUTEBOL...ELIMINE O TAL TIME , FIFA SEJA MAIS RIGOROSA ,DEIXE DE SER O BERÇO DA CORRUPÇAO NO FUTEBOL , MOSTRE SEU OUTRO LADO ,SEJA TRANSPARENTE , DOA A QUEM DOER... ESTAO MATANDO TORCEDORES AQUI NA AMERICA DO SUL , A COPA DO MUNDO SERA AQUI NO BRASIL, OLHA A IMAGEM NEGATIVASSA QUE RODA O MUNDO , QUANTO A VIOLENCIA NO BRASIL NOS ESTADIOS ...

    Comentário por Joelson — 22/02/2013 em 16:57

  137. Quero aqui dar meus parabéns ao imbecil que matou o garoto da Bolívia e aos páreas que o acobertam e aplaudem a imbecilidade de um cidadão dessas que não pode viver em sociedade assim como seus comparsas, quero dar os parabéns por fazer os torcedores de verdade como eu passar vergonha, jamais fui e jamais serei fiel sou torcedor corintiano com muito orgulho, com muito amor, quero dar os parabéns por arranhar a imagem que o clube tanto buscou internacionalmente e agora que parece estar conseguindo conquistar vem um babaca desses e faz uma ... dessas, quero dar meus parabéns por ele ter trazido prejuízo em todos os sentidos ao clube e principalmente financeiro de no minimo R$ 15.000.000.000 ( quinze milhões de reais) aos cofres do clube afinal o clube vive de grana, precisa dela, nunca na minha vida senti tanta vergonha alheia como agora, estou triste de verdade, envergonhado de verdade, desanimado como torcedor pra falar a verdade e to de saco cheio também da hipocrisia dos torcedores dos outros time malharem tanto a torcida do Corinthians, generalizar, chamar a nós de assassinos, sou torcedor e não sou assassino, todas as torcidas tem sua banda podre, todas são financiadas pelos clubes sem exceção, então aos antis que ficam ai metendo a boca, vai se foder que não precisamos de vocês e aos torcedores que estão pensando em ir ao Pacaembu na quarta feira peço, não vá porque podem piorar ainda mais uma situação que parece não poder piorar. A torcida deveria sim dar uma demonstração de amor e civilidade entregando o bandido que fez essa ;;;
    Abraços a todos.

    Comentário por Adecio — 22/02/2013 em 16:58

  138. Quero aqui dar meus parabéns ao imbecil que matou o garoto da Bolívia e aos páreas que o acobertam e aplaudem a imbecilidade de um cidadão dessas que não pode viver em sociedade assim como seus comparsas, quero dar os parabéns por fazer os torcedores de verdade como eu passar vergonha, jamais fui e jamais serei fiel sou torcedor corintiano com muito orgulho, com muito amor, quero dar os parabéns por arranhar a imagem que o clube tanto buscou internacionalmente e agora que parece estar conseguindo conquistar vem um babaca desses e faz uma ... dessas, quero dar meus parabéns por ele ter trazido prejuízo em todos os sentidos ao clube e principalmente financeiro de no minimo R$ 15.000.000.000 ( quinze milhões de reais) aos cofres do clube afinal o clube vive de grana, precisa dela, nunca na minha vida senti tanta vergonha alheia como agora, estou triste de verdade, envergonhado de verdade, desanimado como torcedor pra falar a verdade e to de saco cheio também da hipocrisia dos torcedores dos outros time malharem tanto a torcida do Corinthians, generalizar, chamar a nós de assassinos, sou torcedor e não sou assassino, todas as torcidas tem sua banda podre, todas são financiadas pelos clubes sem exceção, então aos antis que ficam ai metendo a boca, vai se foder que não precisamos de vocês e aos torcedores que estão pensando em ir ao Pacaembu na quarta feira peço, não vá porque podem piorar ainda mais uma situação que parece não poder piorar. A torcida deveria sim dar uma demonstração de amor e civilidade entregando o bandido que fez essa ...
    Abraços a todos.

    Comentário por Adecio — 22/02/2013 em 16:58

  139. Luiz Paulo-03h19-Putz, todo mundo consternados pela morte absurda do garoto Kevin e vem este santista querer contar esta PIADA de que o San11os tem mais a torcida do que o Palmeiras e é QUaRTA DO PAÍS?????
    Cara, vá contar esta piada naquele blog de humor, do tal Odir Cunha.....

    Comentário por peixoto-pres.prudente/sp — 22/02/2013 em 17:33

  140. Como tem anti aqui querendo eliminar o Corinhians na marra. Tudo isso é medo do timão atropelar denovo. Não adianta, mesmo sem torcida no estadio vamos ganhar o bi e bater o recorde de jogos invictos da libertadores.

    Comentário por Zaupa — 22/02/2013 em 18:24

  141. Eterno 7x1 Burro!!! Não fala besteira rapaz! Foi um menino torcedor do Palmeiras que morreu e não Sãopaulino.

    Comentário por Joao cesar — 22/02/2013 em 19:01

  142. absurdo q aconteceu também graças a inércia do governo boliviano,ñ estou defendendo os corintianos mais quando acontece uma trágedia no Brasil todo mundo fala q é Brasil e o quanto aki é desorganizado mais só pq é fora ninguém vai falar nda? é culpa de quem soltou o artefato? sim mais acontece q ele sendo indentificado como esta sendo q ele seja punido e ñ a torcida do Corithians,sendo assim eu acho injusto o corithians ter q jogar de portões abertos.

    Comentário por Romário — 22/02/2013 em 19:11

  143. Conclusão depois de ler tanta besteira: realmente perdemos todo o respeito pelo valor da vida humana! Olha a ... que este tal de Romário escreveu!!!! Culpa do governo Boliviano cara pálida!

    Comentário por Joao Cesar — 22/02/2013 em 19:24

  144. E o Corinthians deve por se dar por satisfeito porque se fosse na Europa seria banido e proibido de jogar jogos internacionais por 5 anos, como já aconteceu com o Liverpol!

    Comentário por Rafter — 22/02/2013 em 20:19

  145. Ué? O jogo nao foi na Bolivia??? Entao quem deveria ser punido é o San Jose que nao ofereceu segurança aos torcedores. Quem deveria ter providenciado a revista na entrada e a proibiçao da entrada de sinalizadores era a direçao do San Jose. O responsavel pelo estadio é o time da Bolivia e nao o Corinthians, portanto a puniçao deve ser para o San Jose, que nao garantiu a segurança dos torcedores. qual é a culpa do Corinthians?? O Corinthians tinha que fazer a revista nos torcdores la na Bolivia????

    Comentário por Marcio — 22/02/2013 em 20:54

  146. Impressionante mesmo são os horários dos comentários, todos no horário comercial...hahahaha!

    Comentário por Pierre — 22/02/2013 em 21:08

  147. Cosme acho que esta medida se realmente acontecer (ainda cabe recurso), acredito que poderia ter outra maneira de punir. Por exemplo, foi uma vida que levaram, clube tem culpa? Claro, pois organizadas são financiadas pelos clubes (todos sem exceção). Agora, existem várias pessoas, torcedores mesmo, não bandidos fantasiados com camisa de um clube que não merece ser punida, liberem a torcida no estádio so que toda a renda em alguns jogos fosse repassada para a família desse jovem, para assim punir a todos, logo sem a renda o clube sentirá falta desta verba, e logo diminuiria a influência dos clubes com as torcidas. Não seria interessante?

    Comentário por Nilson — 22/02/2013 em 21:50

  148. Como diz meu pai, 'quem não aprende em casa acaba aprendendo lá fora'.
    Os responsáveis pelo sinalizador que matou o menino boliviano estão experimentando na Bolívia uma cadeia que jamais teriam no Brasil: sem regalias, sem banheiro, sem espaço, nem nada! A previsão é que fiquem uns seis meses presos. Se fosse aqui no Brasil duvido que esses caras passariam mais de 15 dias presos e ainda teriam direito à uma 'vida de rei'!
    Quanto ao Corinthians, o clube que se diz o mais poderoso do mundo se faz de coitadinho com a Conmebol por medo de perder o direito. Famosa pela impunidade, a Conmebol pretende ser mais rigorosa. E justamente agora o poderoso e imbatível Corinthians não soube controlar o seu 'bando de loucos'. Aprontou, agora aguenta!

    Comentário por Marcos 2013 — 22/02/2013 em 22:00

  149. PARECE QUE UM CAMINHÃO DA COCA-COLA ATROPELOU E MATOU UM MOLEQUE DE 14 ANOS HOJE….
    E AI DIZEM QUE VÃO PROIBIR A VENDA DE COCA-COLA EM TODOS BARES E SUPERMERCADOS DO BRASIL .NÃO É A MESMA COISA COSME ?

    Comentário por adriano — 22/02/2013 em 22:33

  150. Lamentamos muito a morte do garoto,porem eu acho que a segurança do estadio era feita pelos policias local, porque deixaram os torcedores entrar com sinalizadores se eles sabia que é um objeto perigoso? se tivesse acontecido no brasil, ai sim, seria falta de segurança dos brasileiros. eu acho que cada país e responsável pela segurança do seu povo, ou será que eu estou errado?

    Comentário por paulo amorim — 23/02/2013 em 00:02

  151. O mais hilario é ver os comentários dos Santistas (Excesso de Risos), falando isso e aquilo...kkkkk eles esquecem as inumeras ... que os Santinhos fazem no Chiqueiro kkkkk e o devaneio mais sensacional é se dizerem a 4ª maior torcida de São Paulo kkkkkkkkkk.... Se juntar 2 Micro onibus ainda sobra lugar pra levar os Santistas... Vcs são RIDICULOSSSSSS...

    Comentário por Douglas Aguiar — 23/02/2013 em 13:06

  152. Ainda estou na dúvida pra quem é pior, o clube ou maior parte dessa torcida, se salvam uns mil no máximo !!!

    Comentário por Daniel Roque — 23/02/2013 em 15:45

  153. Natan Oliveira - 22/02/2013 - 03h55
    .
    Obrigado Pela Explicação.
    .
    Porém Como Você Escreveu, "se a torcida VISITANTE faz algo que compromete o evento, o clube pode sim, ser punido. A FIFA já fez isso antes...", Concordo Plenamente.
    .
    No Caso Se A TORCIDA, Ou Seja Um Grupo De Pessoas, Tivesse Invadido O Campo Ou O Espaço Da Torcida Adversária Para Agressões, Ou Até Mesmo Nas Imediações Do Estádio, Concordo E Entendo Que O Clube Tem Participação, Mesmo Que Indireta.
    .
    Agora Uma Pessoa, Já Identificada, Resolve Individualmente Praticar Um Crime, Não Vejo Nesta Situação O Que Você Escreveu Acima Como Argumento, Pois Não Se Trata Da Torcida E Sim De Uma Pessoa Devidamente Identificada.
    .
    O Mesmo Acontece Quando Alguma Pessoa Joga Algum Objeto Em Campo E É Identificado Pelos Seguranças Ou Pelos Torcedores.
    Neste Caso Apenas O Indivíduo É Punido, Não Recaindo Nenhuma Culpa Ou Punição Para O Clube. Também "A FIFA já fez isso antes..".
    .
    No Exemplo Citado Por Você Do Livepool, Era Uma Torcida Com Várias Pessoas Envolvidas, Muito Diferente Da Situação Em Questão.
    .
    Entendo Também Que O Sinalizador Na Mão Do Torcedor Dentro Do Estádio, Independente Se Visitante Ou Local, É Uma Responsabilidade Exclusiva Da Segurança Do Estádio, No Caso Ligada Ao Time Do San-José.
    .
    Óbvio Que Tem Que Existir A Punição.
    Mas Com Justiça, Para Não Causar Prejuízos Irrecuperáveis.
    .
    Realmente Não Sou Entendido No Assunto, Porém O Meu Pouco Conhecimento Não É Manipulado Pela Paixão Clubística.
    .
    Estamos Ambos Perdidos.

    Comentário por Bruno. — 25/02/2013 em 11:40

Deixe um comentário

Quebras de linhas e parágrafos são automáticos, os endereços de email nunca são exibidos, HTML permitido: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Fechar esta janela.

0,355 Powered by WordPress

Perfil

Cosme Rimoli

Ganhou seis vezes o prêmio Aceesp, como melhor repórter esportivo entre jornais e revistas de São Paulo. Trabalhou 23 anos no Jornal da Tarde. Começou com o blog no UOL, em 2009. Logo se tornou um dos dois mais acessados no esportes do portal. Cobriu 'in loco' as últimas seis Copas do Mundo, seis Eliminatórias para a Copa, quatro Copas América, dezenas de finais de Libertadores, Brasileiros e Campeonatos Paulistas. Mundial de Clubes no Japão 2011. O Pan-Americano do México. Três etapas do UFC. Olimpíadas de Londres 2012. Copa das Confederações em 2013. Foi, como enviado especial, a 29 países para cobrir eventos esportivos.

Quer falar comigo?

cosmerimoli@gmail.com

Arquivo

outubro 2017
D S T Q Q S S
« set    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
Home de Blogs +