Blog do Cosme Rímoli - Comentários sobre Direção corintiana não quer o clube punido pela morte de Kevin Beltran. Como se não tivesse ligação com suas organizadas. Elas só estavam na Bolívia graças ao auxílio indireto da diretoria. O Corinthians merece punição exemplar na Libertadores…

Blog do Cosme Rímoli

Comentários

Feed RSS para comentários sobre este post.

O URL de TrackBack deste post é: http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/direcao-corintiana-nao-quer-o-clube-punido-pela-morte-de-kevin-beltran-como-se-nao-tivesse-ligacao-com-suas-organizadas-elas-so-estavam-na-bolivia-gracas-ao-auxilio-indireto-da-diretoria-o-corinthi-21022013/trackback/

  1. Quem tem que pagar é o vagabundo que matou o garoto não o Corinthians.
    A torcida corinthiana de verdade não é culpada.
    Se a Conmebol punir o Timão toda torcida será punida vendo o clube fora da Libertadores.Não acho justo,eu sou corinthiano e não sou assassino.

    Comentário por Jessé-sccp — 21 de fevereiro de 2013 em 18:24

  2. A hipocrisia esta por todos os lados nessa historia toda.
    A frase do Tite: “Trocaria o mundial pela vida do garoto”, é simplesmente patética. Ele igualou a vida de uma pessoa a um torneio de futebol. Como se os dois tivessem a mesma importância. Mais demagogo que isso impossível.
    Os não smalltianos estão estigmatizando a torcida do small. Falando como se toda ela fosse da mesma índole desses negligentes que provocaram essa tragédia. O que não procede, é claro. É asqueroso o tom de certos comentários. Se deliciando com tal tragédia porque isso pode provocar uma severa punição ao clube. Taxando seus torcedores de marginais e bandidos.
    Ao passo que os smalltianos parecem se sentir ainda mais valorizados e superiores. “Isso só acontece porque é com o Corinthians...”
    Muitos se “orgulham”, porque só o seu clube que é capaz de provocar isso. Vangloriam-se porque os antis estão em êxtase com a possibilidade (remotíssima) de o clube ser punido.
    Exibem-se pelo fato de nas paginas do assunto, ter milhares de comentários, mesmo que esses sejam ofensivos, repugnantes, sem-noção, sem razão..., o que vale é o ibope.
    É muito fácil dizer que o clube não tem culpa, que a culpa é das organizadas, que elas não representam a verdadeira torcida. Será que não? Isso vale pra todo e qualquer clube que têm organizadas violentas. Não são os clubes que ajudam tais torcedores? Não são os dirigentes que permitem o livre acesso dessas pessoas ao ambiente do clube? Que muitas vezes pagam para elas se manterem? Que combina com elas protestos contra jogadores e etc etc etc....
    Cosme, pra que um clube bancar uma organizada? Dar tanto poder a ela? Os torcedores de verdade e do bem não estão lá. Porque os clubes num acabam com isso? Essas pessoas que vivem pro clube e do clube, são mais torcedoras que o torcedor comum?

    Comentário por aline — 21 de fevereiro de 2013 em 18:25

  3. Se o Tigres não foi punido ao fugir de campo, se os bambis ao agredir os argentinos também não foram, por que o Corinthians seria por um ato de um bandido idiota e selvagem?
    Punir o Corinthians seria uma ação para inglês ver, pois tenho certeza que a violência nos estádios brasileiros continuaria. A única solução depende de nossos políticos e seria endurecer as leis e o cumprimento delas nesta terra de ninguém, assim o futebol e o país seriam lugares melhores, enquanto isso não ocorrer, qualquer ação será enxugamento de gelo.
    Em tempo, lamento e muito pela morte do garoto, que Deus dê força à família, e que a justiça boliviana ou brasileira façam o responsável pagar caro por isso

    Comentário por Alan — 21 de fevereiro de 2013 em 18:27

  4. Tento não ver intenção no ato de acender um rojão no meio da torcida, porque falamos de seres humanos. Agora, com estas imagens, só não pega o bandido se não quiser.

    Comentário por ricardo Lira — 21 de fevereiro de 2013 em 18:30

  5. Boa noite Cosme terrível situação essa.
    Qual postura vc acredita que a UEFA teria se o mesmo incidente acontecesse com um time do porte de Real Madrid ou Barcelona? Grande abraço
    A pressão seria pela punição imediata. Jogos com portões fechados. Como deveria acontecer com o Corinthians, se a Conmebol deixar a letargia, a covardia. Cosme Rímoli...

    Comentário por Diego Fernandes — 21 de fevereiro de 2013 em 18:33

  6. Cosme,

    Concordo em punir , mas que punir seja pra todos os times, cade o rigor desta justiça do acontecido entre São Paulo e Tigre? será justo punir uma torcida inteira por causa de um? não somente a torcida corinthiana estava com sinalizador e sim a da SAn Jose tb, e outra não é somente a torcida do Corinthians ajuda seu torcedor, todas fazem isso...
    Andressa, assino embaixo. Punição para todos. Mas o menino Kevin morreu ontem. Com um foguete lançado das organizadas corintianas. Agora é a vez do Corinthians ser punido. Como o São Paulo deveria ter sofrido uma punição exemplar por deixar pontos cegos perto do vestiário dos adversários no Morumbi. Grande abraço. Cosme Rímoli...

    Comentário por Andressa — 21 de fevereiro de 2013 em 18:33

  7. Sou corintiano, mas neste momento pouco importa o time pelo qual cada um torce. Chega de cinismo, precisamos salvar o futebol antes que ele seja destruído pelos profissionais das arquibancadas. A tragédia da morte de Kevin Beltran deve servir de exemplo não apenas para o Corinthians, mas para todo o futebol da América do Sul. Acidente ou não, o sinalizador foi disparado e matou uma pessoa. Ponto. Cabe à Justiça boliviana aplicar a pena por homicídio culposo ou doloso (claro que configura-se o dolo eventual, porque quem disparou assumiu o risco ao levar fogos para o estádio) a quem for responsabilizado pelo crime.
    Quanto à punição do clube, também não há discussão. O Corintians precisa ser penalizado, obrigado a jogar com portões fechados no mínimo três partidas. A mesma pena deve ser aplicada ao San Jose, responsável pela segurança dos torcedores no estádio. Não podemos esquecer que torcedores bolivianos também soltaram fogos e sinalizadores durante o jogo. Todos estão errados. Todos devem ser punidos. E para não tratar o caso como único, como escandaloso, vale lembrar que no sábado passado um torcedor do Náutico foi baleado na cabeça pelo segurança de uma torcida organizada do Sport. O rapaz está entre a vida e a morte. Isso prova que o caso não deve ser tratado de forma clubística. São tantos os casos parecidos, envolvendo torcidas de vários times, que dá para escrever um livro relatando tantos crimes. Então, meus amigos, vamos fazer da tragédia na Bolívia um ponto de partida para a recuperação do futebol nos estádios. Se for preciso pegar o Corinthians como bode expiatório, que se faça isso. Algum dia teremos de acordar. Que seja agora.

    Comentário por Lucas Peres — 21 de fevereiro de 2013 em 18:35

  8. Cosme, como já relatei aqui estou triste e envergonhado pelo ocorrido. O que leva uma pessoa trazer consigo uma arma como aquela? Mas temos de deixar claro que a torcida organizada é uma minoria dos 105 mil ingressos que já estão vendidos para os próximos jogos do Timão. Você está falando em punição ao Corinthians e inteligentemente não defendeu a possibilidade de eliminação. Eu sugiro a seguinte punição: Nenhuma multa pra encher bolso de federação, mas os próximos dois jogos a renda ir para a família do garoto. O Time vai sentir no bolso da mesma forma e pelo menos a família será indenizada. Sei que dinheiro não trará o garoto de volta, mas é o mínimo que poderiam fazer. Luto, tristeza e vergonha.

    Comentário por Cleverson — 21 de fevereiro de 2013 em 18:37

  9. O Corinthians tem de ser punido...com muito rigor. O Santos foi penalizado pelas moedas no Ganso, o Palmeiras pelas cadeiras arrancadas no Pacaembu.
    Faz sentido o Corinthians pagar bem caro por isso. Foi uma vida. E o bandido que fez isso deve ficar preso por décadas. É pelo exemplo que as coisas podem melhorar.

    Comentário por Ðiego — 21 de fevereiro de 2013 em 18:38

  10. O maior problema do Brasil é a impunidade. Nos jogos do Brasileirao, após a perda de mandos de jogos, os torcedores passaram a denunciar para a Polícia aqueles que atiram objetos no campo. Por isso, eu apoio que o clube seja punido independentemente de ter "financiado" ou não a viagem dos torcedores...

    Comentário por Guilherme Elid — 21 de fevereiro de 2013 em 18:41

  11. Cosme o que mais revolta é que muitos corintianos estão achando que as críticas dos outros torcedores é clubismo! Assim com os dirigentes tem certeza da impunidade, ou eles acham que uma fitinha preta, bandeiras a meio mastro ou até o choro do Edu vão amenizar a dor dessa família?

    Comentário por Andersonsep — 21 de fevereiro de 2013 em 18:42

  12. Lendo os comentários do dia, sinceramente, está pra existir uma torcida tamanha HIPÓCRITA como a do small team.

    Comentário por Danylo — 21 de fevereiro de 2013 em 18:45

  13. COSME BOA NOITE SOU SEU FÃ DESDE A ÉPOCA DO UOL TODO DIA ENTRO NO SEU BLOG DIA E NOITE GOSTARIA DE LHE PEDIR UM FAVOR E DEPOIS VC ME FALA.

    COM CERTEZA A GLOBO VAI FAZER DE TUDO PARA O CORINTHIANS NAO SER EXCLUIDA POIS COMO ELA VAI TRANSMITIR UM JOGO NO PACAEMBU VAZIO DUVIDO

    DEPOIS VC VAI FAZER ATÉ UM POST SOBRE ISSO MAS FAVOR ME AGRADEÇA OK. ROGERIO DE VITORIA/ES UM FANZÃO SEU.

    Comentário por ROGERIO — 21 de fevereiro de 2013 em 18:45

  14. Cosme será que vai acontecer algo a torcida do Sport? depois do torcedor do Nautico foi baleado?
    é nisso que temos que falar, hoje na internet o que se entende que quem é Corinthiano é bandido, não tem dinheiro pra ir em estádio, revoltante tal generalização!!!!

    Comentário por Andressa — 21 de fevereiro de 2013 em 18:48

  15. Este sinalizador que ele usou era 10 vezes mais potentes do que os casualmente usados, pensa quantos outros torcedores estão ai buscado sinalizadores e fogos cada vez mais potente ai? 20 vezes, 40 vezes ? se acharem vão usar sim, eles não tem preocupação com nada, só querem aparecer.

    por isso acho que o clube tem que ser punido, deixar a libertadores seria uma punição boa, seria injusto ao clube sim, mas iria fazer com que os próprios torcedores impedissem estes atos de imprudência.

    Comentário por Danilo Soares — 21 de fevereiro de 2013 em 18:48

  16. Um imbecil acende um fogo e mata uma criança na Bolívia. No Brasil outro imbecil acende um fogo e mata 238 em uma boate. As situações podem ser distintas mas todas tem a mesma causa raiz. O uso de fogos de artíficios. Já está na hora de proibir o uso desta arma potencial.
    Puna-se o clube, Puna-se o RS e por fim Puna-se o Brasil, o país da impunidade, da hipocrisia e da demagogia.

    Comentário por Roberto Abreu da Silva — 21 de fevereiro de 2013 em 18:48

  17. Ninguém está comentando sobre as regras frouxas da Conmebol. Ninguém está comentando a falta de policiamento do estádio ninguém está lembrando-se do mando de campo do outro time. Agora é hora de atirar pedras na instituição CORINTHIANS.
    Acho que muitos de vocês, jornalistas e outros torcedores, estão sendo oportunistas.
    Puna-se todos os responsáveis, e que mais esse lamentável acontecimento sirva de catalisador para a melhoria da segurança nos estádios da América do Sul.

    Comentário por Alessandro — 21 de fevereiro de 2013 em 18:49

  18. Cosme neste episódio caso o Comenbol não tenha coragem de punir os clubes envolvidos a CBF ou a FIFA podem tomar as rédeas dá situação?

    Comentário por Andersonsep — 21 de fevereiro de 2013 em 18:51

  19. Envergonhado como brasileiro e corintiano, aceitarei qualquer punição imposta pela Connebol. Seja ela qual for. Mas vou exigir dos "paladinos" que na hora do Corinthians se levantam pela justiça, que tenham o mesmo comportamento com relação aos outros times. A emboscada de seguranças armados pagos pelo São Paulo no vestiário do Tigre no Morumbi, com sangue nas paredes como prova da pancadaria, até hoje não foi julgada, 70 dias depois do ocorrido. Manobras jurídicas do time tricolor protelam a fixação de data da avaliação sem que nenhum "cronista" reclame disso.

    Comentário por Alonso — 21 de fevereiro de 2013 em 18:52

  20. Primeiramente, não vejo esse acidente, sim acidente, porque tenho certeza que quem arremessou o rojão não foi no estádio para matar ninguém.
    .
    É claro que quem soltou o rojão deve sim ser punido, assim como todos aqueles que cometem crimes de natureza culposa, diferente de dolosa, com intenção, e que por isso tem a pena reduzida. No entanto ele assumiu o risco soltando o rojão e deve sofrer as punições cabíveis.
    .
    Mas não vejo que a morte do rapaz deva ser atribuída a torcida Coríntiana, que diga-se de passagem estava sentada junto com a torcida adversária sem nenhum incidente, por lá não tem separação de torcida como temos por aqui, ninguém brigou ou se esfaqueou, como muitos agora querendo induzir que o a torcida Corintiana tenha culpa. Estava tudo numa boa e o jogo seguiu até o fim sem brigas.
    .
    Vou dar um exemplo: Acredito que a maioria aqui dirige. Se um motorista bebe, dirige e atropela alguem, eu que dirijo com cuidado, respeitando as regras, não posso ser julgado juntamente com quem bebeu e matou. Isso não faz de todos motoristas assassinos, isso não faz de todos motoristas bêbados, que se puna quem cometeu o crime e não julguem toda uma torcida que estava em paz no estádio torcendo pelo seu time.
    .
    Desejo a familia do rapaz morto toda minha solidariedade e que se faça justiça pegando que cometeu o crime. Creio que a familia do falecido deva contratar um advogado e exigir uma indenização da Conmebol que é responsável pelo torneio. Pelo lado espitual espero que Deus em sua infinita bondade tenha compaixão e receba a alma de seu filho que se foi precocememte.
    .
    A Conmebol precisa ser seriamente cobrada e investigada de o porque todo ano permitir que jogos sob sua responsabilidade não tenham a segurança devida, onde atiram pedras nos jogadores a ponto de policiais terem que proteger quem bate escanteio. Vejam se essa instituição pode ser séria.
    .
    Não julgueis, pois, para não serdes julgados; porque com o juízo que julgardes os outros, sereis julgados; e com a medida com que medirdes, vos medirão também a vós. (Mateus, VII: 1-2).
    .
    Cuidado! Aqueles que hoje julgam e atiram pedra, amanhã por algum motivo em suas vidas podem estar do outro lado, e Deus estará vendo seu passado e talvez não tenha compaixão por você quando estiver em apuros.
    .
    Eu acredito em Cristo e em seus ensinamentos. E segundo a Bíblia Sagrada ele recriminava exatamente o que muitos aqui estão fazendo. E por motivo fútil, Apenas por que torcem para outro time.
    .
    Curioso que não vi tanta indignação assim na morte do garoto de 14 anos (Mesma idade do que morreu em Oururo) Que era do sub-15 do Vasco e mais recentemente no Nordeste com o Jogador Neto Maranhão. Quantos comentários houve naquele post?, Eu lembro bem que não passaram de 40 comentários.
    .
    E isento de criticas o Cosme, que sim, sempre indigna-se onde haja absurdos como este, e faz posts a altura do ocorrido, usando seu bom jornalismo repercutindo a noticia e dando sua opnião.
    .
    Quantos a maioria que aqui comenta estão apenas se aproveitando da desgraça ocorrida para criticarem o Corinthians. Mais uma vez a inveja se manifestando.
    .
    Temem o Corinthians na Libertadores e dariam Graças caso o Corinthians este ano fosse banido da competição. A inveja não escolhe hora nem dia, pode se manifestar há qualquer momento. Mesmo em momentos de desgraça. Pois bem carniceiros, tem agora prato cheio agora para poderem extravasar sua inveja. Já que não tem nada para criticar no time, acusam a torcida. Mas não esqueçam de Mateus, VII: 1-2.

    Comentário por Fiel — 21 de fevereiro de 2013 em 18:53

  21. Sinto dizer, para todos que torcem para isso, que não há respaldo legal para punição severa nenhuma. E se houver punição a torcida do Corinthians boicotará a Libertadores daqui para frente.

    Comentário por Ana Paula — 21 de fevereiro de 2013 em 18:55

  22. Sempre fui um adversário das organizadas. Se as diretorias dos clubes (e aí vale para todos os clubes) não dessem suporte para esses parasitas do futebol, as organizadas não existiriam e o futebol seria muito melhor. Como corintiano, acho que uma punição ao time seria uma coisa boa, pois talvez assim, se fechassem as torneiras a essa gente. Agora tenho visto muito oportunismo nesta hora e gente generalizando tudo ao colocar no mesmo pote torcedores normais e vândalos das organizadas. Além de querer particularizar a estupidez dessa gente apenas para as torcidas organizadas do Corinthians. Todas as organizadas são iguais em sua estupidez. Ou alguém já esqueceu dos episódios da taça sao paulo e outros tantos.

    Comentário por dr. durval — 21 de fevereiro de 2013 em 18:56

  23. Fiquei muito triste pela morte do garoto, mas sou contra a exclusão do Corinthians.Você ao citar o caso que ocorreu com o Liverpool, esqueceu de citar que a punição de 5 anos fora dos torneios, não ocorreu somente ao Liverpool e sim todos os times ingleses, então seguindo sua linha se é para excluir o Corinthians que todos os outros times brasileiros também sejam, não concorda?Vejo que esses que querem a exclusão do Corinthians, se movem mais pela paixão entre clubes, do que propriamente pela lamentação do morte do garoto.Se é para haver punição, então que todos sejam punidos, até porque não existe só bandido na torcida do Corinthians e sim em todas.

    Comentário por Alan Cabral — 21 de fevereiro de 2013 em 18:56

  24. Boa noite Cosme. Concordo em genero, numero e grau com seus posts de hj. Só faço uma ressalva. Deveria começar a ocorrer uma punição para todos os clubes quando houver alguma briga ou situação mais grave como esta, pois todos os clubes, todos mesmo tem relação com as organizadas. Se começar a punir neste episodio e só ficar nisso não vai adiantar nada. Um abraço

    Comentário por Diogenes — 21 de fevereiro de 2013 em 18:59

  25. Primeiramente quero parabenizar os Corinthianos Cleverson e Lucas Peres pelo sensato posicionamento. Concordo que é uma ínfima minoria dentro da torcida do Corítnhians que proporciona cenas como essa. Essa minoria está em todos os clubes de futebol no Brasil. Se a do Corínthians tem tanto destaque, é pelo simples fato de seu tamanho. O mais preocupante é que essa minoria é muito mais barulhenta e por essa razão acaba estereotipando o torcedor corinthiano. E como foi muito bem sinalizado pelo bloqueiro, a relação clube x organizada é nebulosa demais no caso do corinthians. A punição tem que haver e ser rigorosa.

    Comentário por Rogilton — 21 de fevereiro de 2013 em 19:00

  26. TODOS SABEMOS QUE A BANDIDAGEM ROLA SOLTA NO CORINTHIANS. ISSO EH FATO. A MIDIA PASSA A MAO NA CABECA. O IDIOTA DO TITE COMPARA A VIDA DE UM SER HUMANO A UMA PORCARIA DE UM TITULO DE FUTEBOL. RIDICULO. TAO RIDICULO QUANTO O PRESIDENTE DO TIME. ESSE TIME TEM QUE SER PUNIDO, FICAR 5 ANOS SEM PARTICIPAR DESSE TORNEIO, NO MINIMO. TORCEDOR ASSASSINO TEM QUE PEGAR PRISAO PERPETUA. FECHAR PORTAO EH PASSAR A MAO NA CABECA E FINGIR QUE NAO SABEMOS QUE A DIRETORIA DO CORINTHIANS PERMITE E INCENTIVA A VIOLENCIA.

    Comentário por Ze Alves — 21 de fevereiro de 2013 em 19:00

  27. O pessoal esta tirando o foco do caso, a punicao nao e na area desportiva e sim na esfera criminal, enquanto se punir o clube nada mudara isto e fato. O que dever acontecer e que esse marginais que estao preso na Bolivia e para serem deixado la se lascado presos, e quanto aos dirigentes que ajudam esses marginais eles devem responder como pessoa fisica na esfera criminal e nao a intistituicao. Isso vale para todos clubes do Brasil pois isso e comum em todos os times. PS fato semelhante aconteceu no Recife sabado passado.

    Comentário por alfredo — 21 de fevereiro de 2013 em 19:01

  28. Tratamos aqui da morte de uma pessoa causada por um marginal imbecil, o qual estava dentre os torcedores do corintians. Se um torcedor joga um isqueiro no gramado o clube é devidamente punido. Ora, ao lançar um sinalizador ou foguete contra o adversário e MATANDO um menor de 14 anos, o mínimo que se espera é a punição exemplar do clube e se possível prisão ao infrator!

    Comentário por Acyr — 21 de fevereiro de 2013 em 19:04

  29. Antes de quererem punir ou julgar alguém por isso, devem procurar saber se ouve DOLO por parte de quem lançou esse artefato ou se foi uma FATALIDADe.
    Se ouve dolo concordo com uma punição ao clube, como também aos responsáveis por permitirem a entrada no estádio com uma 'arma' dessas. Pelo fato ter ocorrido em um jogo desse porte, em uma competição importante e o destaque na mídia, muitos, sim, levam pelo lado da rivalidade e começam a julgar e criminalizar todo mundo. Tá na hora de deixarem de ser hipócritas e ignorantes. No mesmo momento que esse garoto foi morto no estádio, antes, no mesmo momento e depois, em outros lugares no Brasil uma outra pessoa, um pai de família, um filho, um ente querido também foi morto por uma pessoa que pode ser são paulina, santista, rubronegro, colorado.. e não torna menos impactante ou dolorido como o ocorrido ontem. Não generalizem colocando culpa no clube, em toda a torcida... Em qualquer torcida, em qualquer seguimento, há pessoas boas e ruins.

    Comentário por Daniel — 21 de fevereiro de 2013 em 19:06

  30. Cosme, a relação promíscua entre clube e torcida organizada não é exclusividade do Corinthians, você sabe disso, competente que você é.

    As organizadas são o mote ideal para marginais se infiltrar e cometer as maiores atrocidades possíveis, com a anuência das autoridades que não mexem com as organizadas.

    O Brasil deveria dar o exemplo e acabar com as organizadas. Além disso, todos os clubes deveriam ter seus sigilos bancários quebrados a fim de comprovar o que todos fingem que não veem.

    Comentário por Alex — 21 de fevereiro de 2013 em 19:06

  31. espero que dilma esteja acompanhando e derrame mais dinheiro público lá, como são os donos do país tudo pode, enquanto esse gobbi se fosse alguém parente dele queria ver se ele estaria conversando bobeira.....

    Comentário por bruno — 21 de fevereiro de 2013 em 19:09

  32. TODOS os Clubes ajudam as suas organizadas....TODOS os Clubes têm ligação umbilical com estas organizadas.
    Não vamos se hipócritas....o que aconteceu foi uma tragédia lamentável, uma vida de um garoto de 14 anos não tem preço....mas pensar que o cara que acendeu este foguete TEVE a INTENÇÃO de matar alguém, já é demais...
    Até agora não entendí uma coisa: Quem é o resposnável pela SEGURANÇA do estádio e dos torcedores??....quem é o MANDANTE do jogo???...não consigo ver onde está a CULPA da instituição Corínthians, pelo ato de UM torcedor num jogo no campo adversário...
    Que se puna O TORCEDOR que atirou o foguete...
    Lamentável é ver torcedores de outros times se manisfetando como se as torcidas "organizadas" deles fossem compostas por seminaristas...
    Pior é o ódio clubista.....têm imbecis falando até em exclusão do Corinthians de competições internacionais, outros até em pena de morte aos DOZE torcedores!!!!!..será que precisa de DOZE pessoas para acender um foguete??..e o mais chocante: por puro clubismo, estão esquecendo que morreu um garoto de 14 anos!!!

    Comentário por peixoto-pres.prudente/sp — 21 de fevereiro de 2013 em 19:10

  33. torcida desorganizada, organizada e o pai que vai com o filho chega la vai torcer centados comendo sua pipoca seu sorvete, esses bandos de loucos tem que tirar dos estadios, o cara torce pelo um time a paixão e maior do que por Deus.

    Comentário por ROBERTO LIMA — 21 de fevereiro de 2013 em 19:11

  34. Faltou tocar no ponto principal, Cosme: Independentemente de ligação com as organizadas, esses torcedores somente vão se conter e impedir tais atos bárbaros, quando houver punição severa para seus clubes. Severa mesmo. O resto, dizer que a polícia tem que identificar o culpado no meio de uma turba, durante a comemoração de um gol, atrás de um bandeirão, é o mesmo que defender que nada deve ser feito. É pedir para que o futebol sulamericano fique cada vez mais pobre, refém desses bandidos. É sujeitar nossos filhos a esse tipo de risco, no futuro.

    Comentário por Varela — 21 de fevereiro de 2013 em 19:12

  35. Culpar a nação corintiana pela tragédia em Oruro é um gesto asqueroso, ralo e oportunista. Punição ao clube é necessária.
    Vi diversas manifestações nas redes sociais culpando a nação corintiana pelo assassinato do garoto de 14 anos em Oruro.

    Achei o ato de generalizar asqueroso, baixo e oportunista.

    O clubismo utilizado da pior maneira possível no momento de consternação em que todos deveriam lamentar a perda idiota da vida de outra pessoa.

    Obviamente, isso é um problema da humanidade, não do futebol.

    Onde há milhões de indivíduos, como nas torcidas de todos grandes times, sempre existe alguém perigoso.

    Lembro que para acontecer uma desgraça não são necessários milhões. Basta um problemático disposto a cometer a insanidade.

    A questão é como diminuir a possibilidade do punhado nocivo extravasar a ira.Punir tb a polícia boliviana que deixou entrar no estádio com esses artefatos.Todas as torcidas organizadas do futebol brasileiro são financiadas pelos clubes.........TODAS SEM EXEÇAO.Aqui na Holanda é proibido soltar fogos de artificios,só é permitido na véspera do ano novo.Aí de alguem que soltar um rojão ou o que seja ,sem ser no réveillon,vai pra cadeia .Em estádio então, jamais.E não é a primeira vez que morre um garoto por organizadas.Numa copinha de SP, organizadas do São Paulo A INDEPENDENTE matou um garoto palmeirense de 16 anos a paulada.Deve haver exclusão? SIM…. Deve haver a exclusão…. Mas de todos os times brasileiros! De todos os torneios internacionais por um período de 5 anos…. E este o caminho que a Conmenbol e a FIFA devem tomar.No Brasil já passou da hora, sempre temos um fato desagradavel nos estádios ou em torno do mesmo.E outro lugar que brevemente podera acontecer uma tragédia é a vila Belmiro,pois la até um vaso sanitário ja foi atirado no gramado.Aquele caso do Tigre e São Paulo tb foi um vergonha mundial,só não houve mortes por sorte.
    Déborah, estamos falando a mesma língua. Defendo a punição aos clubes sejam eles quais foram. Se suas organizadas se envolvem em confusão, os clubes precisam pagar. Grande abraço. Cosme Rímoli...

    Comentário por Déborah-Holanda — 21 de fevereiro de 2013 em 19:18

  36. A hipocrisia rola solta por aqui. Corinthianos querem pagar com multinha e os não-corinthianos querem exclusão do time pelos próximos 100 anos. O rapaz morto brutalmente é apenas um joguete de argumentos.
    Deveria ter pena de, no mínimo, 20 jogos a portões fechados em todas as competições da Conmebol.

    Comentário por Luciano — 21 de fevereiro de 2013 em 19:18

  37. Cleverson - 21/02/2013 - 06h37

    Parabéns por sua ideia. Apesar de a vida não ter preço, talvez isso pudesse melhorar a qualidade de vida dos familiares desolados.

    Mas a minha ideia de punição justa seria: 1. Da parte da Conmebol: a exclusão do Corinthians, não agora, mas POR CINCO ANOS DO TORNEIO (o que não só puniria o clube, mas afetaria suas receitas a longo prazo, para aprenderem a não financiar esses bandidos infiltrados). 2. Da parte da CBF/FPF/PM: o cadastro de cada homem ou "animal" que frequenta os estádios, o que auxiliaria na EXTINÇÃO COMPLETA DAS TORCIDAS ORGANIZADAS (DE TODOS OS TIMES), pois mesmo que fossem à paisana seriam identificados na hora.
    Infelizmente aqui nada disso irá ocorrer.
    Quer contribuir com o seu clube? Não seja torcedor organizado, seja SÓCIO-TORCEDOR.

    Comentário por MPtricolorSPFC — 21 de fevereiro de 2013 em 19:19

  38. Isso que esta acontecendo em parte é culpa da mídia que vendem uma falsa realidade para os torcedores do corinthians. No intuiuto de vender mais jornais, etc. Vendem meias verdades e muitas vezes ilusões. Com isso os torcedores cada vez mais acreditam que são especiais, são diferentes, imaginam que são seres superiores, que são uma nação. Com isso eles comecam a tratar os rivais como inimigos. Os outros times ganham titulos e comemoram. Os corintianos ficam na porta dos torcedores adversarios xingando, gritando . Um exemplo foi o que ocorreu comigo, estava com meu filho de 03 anos, com a camisa do Santos voltando do mercado e na volta 04 torcedores do corinthians comecaram a nos xingar e nos ameacar, mesmo eu estando com meu filho no colo.Acelerei o passo e meu filho me questionou, quem sao esses homens maus??? Reparem nenhuma torcida faz isso .Somente eles. Isto nao ocorria com tanto exagero antigamente. Mas como a midia ficou e fica vendendo uma falsa realidade de que eles sao os melhores, os maiores, blablabla, agora eles acreditam e que nao e a favor e inimgo

    Comentário por leandro — 21 de fevereiro de 2013 em 19:19

  39. Daqui 1 mes ninguem mais lembra "do garotinho boliviano"

    Por enquanto que continuarem dando guarida para as organizadas vai ser isto.
    O mais incrivel nisso tudo, COMO ELES CONSEGUIRAM sinalizadores maritimos.
    O certo mesmo era banir todos os times brasileiros dessa libertadores, ai sim os dirigentes iriam tomar providencias.
    Se punir somente o corinthians, isso pode ocorrer com o sao paulo, palmeiras, atletico

    Comentário por Joao Paulo Ladeia — 21 de fevereiro de 2013 em 19:20

  40. Lucas Peres - 21/02/2013 - 06h35

    Às vezes aparecem torcedores conscientes. Parabéns pela análise da situação.

    Comentário por Mp — 21 de fevereiro de 2013 em 19:21

  41. Isso que esta acontecendo em parte é culpa da mídia que vendem uma falsa realidade para os torcedores do corinthians. No intuiuto de vender mais jornais, etc. Vendem meias verdades e muitas vezes ilusões. Com isso os torcedores cada vez mais acreditam que são especiais, são diferentes, imaginam que são seres superiores, que são uma nação. Com isso eles comecam a tratar os rivais como inimigos. Os outros times ganham titulos e comemoram. Os corintianos ficam na porta dos torcedores adversarios xingando, gritando . Um exemplo foi o que ocorreu comigo, estava com meu filho de 03 anos, com a camisa do Santos voltando do mercado e na volta 04 torcedores do corinthians comecaram a nos xingar e nos ameacar, mesmo eu estando com meu filho no colo.Acelerei o passo e meu filho me questionou, quem sao esses homens maus??? Reparem nenhuma torcida faz isso .Somente eles. Isto nao ocorria com tanto exagero antigamente. Mas como a midia ficou e fica vendendo uma falsa realidade de que eles sao os melhores, os maiores, blablabla, agora eles acreditam e quem nao e a favor e inimgo

    Comentário por leandro — 21 de fevereiro de 2013 em 19:23

  42. Esta envolvido Muita grana e possibilidade zero de see punido

    Comentário por Betas — 21 de fevereiro de 2013 em 19:25

  43. Olá Cosme, como vai?
    Sou leitor do seu blog desde tempos do Uol, e seus textos são sempre muito interessantes, com ideias inteligentes. Parabéns!
    Sobre o ocorrido, estou morando no Canadá, e acordei pela manhã com essa notícia no telejornal nacional. Infelizmente, essa é a propaganda que o paîs tem aqui. A chamada da notícia era "A torcida do clube campeão do mundo, do paîs da Copa, causa morte."...

    Comentário por Lucas — 21 de fevereiro de 2013 em 19:31

  44. Cosme,
    Respeito muito os seu comentário a respeito dessa atrocidade que ocorreu ontem no jogo .Mas não acho que o Clube tem que ser punido por causa de algums bandidos e assassinos que entram nos estadios com a intenção de aterrorizar.E ainda digo mais, a Policia tem uma parcela de culpa, por não fazer revistas minuciosas antes do torcedor adentrar no Estadio.Ai acontece o que Mundo viu ontem.O Problema do Brasil e´a impunidade.Onde as leis não são obedecidas e ainda estamos a mercê do Crime organizado que cada dia cresce mais no Brasil...Você não acha que a melhor coisa não seria suspender todas as vendas de ingressos a que o Corinthians tem direito ???Isso não seria uma punição mais que rigorosa??? Grande abraço

    Comentário por Vander de Oliveira — 21 de fevereiro de 2013 em 19:32

  45. Prato cheio para os fanáticos e doentes anti-corintianos: foi preciso 12 homens pra disparar um sinalizador? Exagerado, não? Quem era responsável pela segurança do estádio? O clube mandante ou visitante? Vocês sabiam que já houve mortes por causa de sinalizadores em jogos pela Libertadores e que há proibição expressa da Conmebol quanto a entrada desses artefatos nos estádios? Na tragédia de Santa Maria as autoridades identificaram e prenderam os responsáveis. Espero que as autoridades bolivianas tenham a mesma competência pra identificar quem disparou o sinalizador e prendê-lo. Agora, querer me chamar de assassino porque eu sou corintiano é um atestado de completa senilidade, típicas de pessoas que não podem se divertir ou trabalhar com o futebol. Sou pai de família, trabalhador e pago meus impostos. Quero ver quem é macho de me chamar de bandido ou assassino cara a cara. Pela internet é mole, quero ver é no mano a mano. Meu amor e orgulho pelo Corinthians não vai acabar nunca. Com ou sem vocês...

    Comentário por Camilo Rock — 21 de fevereiro de 2013 em 19:34

  46. Enquanto existir torcida organizada, a bandidagem continuará a agir e se esconder em seu meio e continuaremos a testemunhar crimes como esse ... CHEGA!!!!! Que essas quadrilhas de bandidos, denominadas "torcidas organizadas" sejam extintas em todo o País!!!!!Cadeia para os bandidos responsáveis por esse crime e portões fechados para a torcida do corinthians até o final dessa competição!!!! Sentindo no bolso, a diretoria do Corinthians vai parar de financiar esse rede criminosa!!!

    Comentário por Paulo — 21 de fevereiro de 2013 em 19:36

  47. quando os torcedores do palmeiras espancaram os policiais em araraquara, incluindo 2 mulheres que ja estavam no chao, o maximo q voce disse foi isso:
    "O pior de tudo foi a tentativa de invasão do campo por parte das organizadas do Palmeiras.

    A polícia agiu rápido e evitou o pior."

    anti...chora e continua pagando seus impostos ai pra pagar nosso estadio

    Comentário por Lucas Hermes — 21 de fevereiro de 2013 em 19:40

  48. lamentavel ocorrido e que dele tripudia ...fazendo aluzao ao time...todos devemos estar bem triste pois nao hã puniçao nenhuma que devolva a vida deste menino e digo mais nao será a ultima pois se fosse so a torçida do corinthians ruim seria facil mais me diga uma que nao tem mal elementos .... por isso eu digo lamentavel que explora ou ridiculariza esta situação tao triste...

    Comentário por mauricio — 21 de fevereiro de 2013 em 19:40

  49. Cosme, Sinceramente na sua opinião qual seria a melhor punição ao Clube? Pois lendo seu post inicial percebo que vc tem algo em mente, por favor... e obrigado
    Essa onda de violência e irresponsabilidade só vai parar quando os clubes forem punidos de forma exemplar. Aí os próprios torcedores cuidarão dos exageros dos companheiros de arquibancada. Eu acho viável jogos do Corinthians com o estádio fechado, sem torcida. Talvez até o final da Libertadores. Para que a morte de Kevin Beltrán não tenha sido em vão. E isso passe a valer a todo clube no País. Grande abraço. Cosme Rímoli...

    Comentário por Thiago/MariliaSP — 21 de fevereiro de 2013 em 19:44

  50. nao sou palmerense fanatica nem entendo muito de futebol.mas acho que alguem tem que se responsabilizar pelo acontecido e o corinthians como clube deveria no minimo fazer campanha de incentivo a nao violencia a sua torcida o futebol ao meu ver foi criado para trazer alegria e nao dor e tristeza,a torcida precisa entender que sao torcedores e nao vandalos por tanto terao que ser punidos sim seja quem for uma vida perdida nao pode ficar em pune.o brasil por ser o pais do futebol isso e uma vergonha!

    Comentário por angela pereira lima — 21 de fevereiro de 2013 em 19:45

  51. Caro cosme, nao entendo se é um caso de omissao da imprensa ou de falta de inteligencia mesmo,visto que, resta claro que o maior culpado dessa tragédia anunciada é exatamente o lixo da Comenbol e a fifa, que enchem os cofres de dinheiro deixando os clubes endividadados e permitem jogos em estádios ridiculos , verdadeiras varzeas, absurdas cenas de selvageria, escanteios cobrados com protecao de escudos policiais, gramados que mais parecem pastos, por ai vai... ou seja o maior culpado pela morte desse rapaz é que vai decidir a punicao... inversao de tudo... excluam o corinthans desse lixo de campeonato.. nao precisamos disso... mas por que ninguem olha a situacao por esse prisma.

    Comentário por marcos vieira — 21 de fevereiro de 2013 em 19:47

  52. Tendo culpa ou nao, esses doze caras que estao presos la na Bolivia devem estar comendo o pao que o diabo amacou. E vao apanhar demais da policia de la. Imagino como brasileiros que estao la trabalhando ou fazendo turismo vao ser tratados por causa da atitude desse animal que fez isso.

    Comentário por Mauro — 21 de fevereiro de 2013 em 19:48

  53. NAO FOI FATALIDADE. É revoltante ver o Gobbi citar que foi fatalidade. Quem compra rojões, e leva pro estádio, sabe o risco que é usá-los. É responsável pela morte.

    Isso se considerar que o disparo contra a torcida adversária foi sem intenção, o que é quase impossível de acreditar. Soltar fogo pro ALTO é tão velho quanto andar pra frente. Pra mirar na horizontal é quase certo que foi intencional.

    Comentário por Pedro Gomes — 21 de fevereiro de 2013 em 19:49

  54. o diego deixa de ser palhaço sao caso
    bem diferente , no caso vc queria que
    o corinthians perdesse o mado de campo ...
    estamos falado de vida humana por favor pessoal
    deixa a rixa de lado , o lado humano tem que ser visto
    e muito facil bater em cachorro ferido , principalmente aquele
    que teme ...ao muito fica aqui o meu recado ...vida humana é
    se todos lembra ja vi varias morte em varios time ...e quem foi punido?
    deve ser sim punido mais que disparou .esse sim merece ser punido

    Comentário por mauricio — 21 de fevereiro de 2013 em 19:52

  55. Cosme sou seu fã, gosto muito do seu blog, e entendo o que aconteceu com o garoto de 14 anos foi uma tragédia, e as pessoas que cometeram este crime tem que ser punida, mas tenho algumas observações que gostaria que você me responde-se. Quando os times brasileiros vão jogar fora são bem tratados? os torcedores brasileiros são bem tratados? É normal quando os jogadores vão cobrar escanteio ou lateral a policia tem que usar escudo para proteger os jogadores? Porque os times brasileiros tem que jogar na Bolívia naquele estádio naquela altura? Porque os demais países da América do Sul tratam tão bem os brasileiros quando vamos jogar fora? Se fosse ao contrário um boliviano atirasse no brasileiro você acredita que aconteceria alguma coisa? Você acha que algum sulamericano gosta de nós brasileiros? Como disse os culpados tem que ser punido, mas reflitam um pouco.

    Comentário por Marcelo Sargaço — 21 de fevereiro de 2013 em 19:52

  56. leandro - 21/02/2013 - 07h23
    Vamos ter responsabilidade antes de acusar "a torcida do corinthians". Isso que vc expressou aqui no blog aconteceu com 4 corinthianos que vc encontrou na volta do mercado, agora se vc tivesse encontrado com 90% da torcida, vc teria seguido seu caminho sem nem ser percebido. Vou contar uma historia pra vc sair desse mundinho que a torcida do corinthians é violenta. Tem um posto de gasolina próximo ao palestra italia e num dia de jogo entrei na loja de conveniência pra comprar alguma coisa (lógico que eu não estava com camisa de time). Por ser próximo ao estádio o posto tava cheio e palmeirense. De repente quando eu olho havia mais de 20 palmeirenses em cima de um cara, chutando, pulando em cima, espancando. A namorada do cara estava desesperada, gritava, xingava, esperneava, mas não tinha o que fazer e eles bateram até não querer mais. Quando saíram de cima pude perceber que era um cara com a camisa do são paulo, e o pecado dele foi parar no posto pra abastecer, sair do carro pra passar o cartão e tá com a camisa do seu time de coração. O detalhe é que o jogo do palmeiras era contra um time do interior, não tinha nada a ver com o são paulo. Se todo mundo começar a contar uma história que já presenciou nesse sentido, vc vai perceber que os marginais estão em todos os lugares, na torcida do meu time, na do seu time e em todos os outros. Voltando ao assunto desse post, na minha opinião o corinthians deveria jogar com portões fechadas até o final de sua participação nessa libertadores, agora ser excluído acho um exagero.

    Comentário por ETERNO 7X1 — 21 de fevereiro de 2013 em 19:54

  57. Tinha que ser os marginais curintianos!

    Comentário por wesley — 21 de fevereiro de 2013 em 19:59

  58. Lucas Hermes

    Você é um lixo cara, olha seu comentário.

    Uma criança morreu por ignorância de uma torcida estúpida. Se você tivesse o mínimo de cérebro e até porque não de caráter, não iria ficar escrevendo sobre anticorintianos ou coisas do tipo. Eu sou São Paulino e não tenho problema nenhum em dizer que todas as torcidas organizadas do São Paulo também estão repletas de bandidos. Calhou de ser a torcida do Corinthians e infelizmente o torcedor só vai entender quando tiver punição para ele e para seu clube, principalmente porque os clubes bancam esse tipo de coisa. Então o Corinthians tem mais é que ser punido mesmo, assim como o São Paulo teria de ser, ou o Santos, ou a puta que te pariu, seu asno, escroto.
    Ainda tem a falta de caráter de tripudiar em cima de todos os brasileiros que pagam os impostos para levantar um estádio sujo. Como foi o do meu São Paulo também.

    Comentário por Edson — 21 de fevereiro de 2013 em 20:00

  59. Cosme, sou fa de seu blog e lhe dou parabens a tudo que voce escreve.
    Acho que o momento de ter uma punicao exemplar eh agora, para tentar evitar que nao se aconteca mais.
    Porem como sempre a Conmebol sera omissa, e daqui a um tempo a imprensa nem vai tocar mais no assunto.
    Grande abraco.

    Comentário por Jairojcs — 21 de fevereiro de 2013 em 20:00

  60. Nenhuma punição é suficientemente SEVERA para pagar a vida de um jovem inocente. O Corinthians devia ter a dignidade de ABANDONAR a Libertadores e exigir a extinção de suas torcidas organizadas. VERGONHA!

    Comentário por Zabumbeiro de Zona — 21 de fevereiro de 2013 em 20:02

  61. Tem Palmeirense falando que a torcida do Corinthians é violenta, mas não olha nem para a sua. Ameaçam e espancam os jogadores do próprio time. Pura hipocrisia de todos aqui. Falam da torcida Corinthians de forma generalizada, mas não olham nem para os defeitos das suas. Vocês hipocritas são disparadamente um bando de cretino.

    Comentário por Fabão — 21 de fevereiro de 2013 em 20:09

  62. Blz, todos os clubes financiam suas torcidas, o que eu acho um absurdo isso e que os clubes paguem pelas atitudes dessas torcidas financiadas, mas os corinthianos ficam querendo punir clubes que não tem nada com a tragédia, só pra lembrar quem fez a m.... foi a torcidinha querida da mídia "o bando de loucos" blá blá blá.

    Comentário por Alan Charapa — 21 de fevereiro de 2013 em 20:10

  63. Creio que a culpa não seja do Corinthians. A culpa é das autoridades incompetentes.

    Comentário por Fabão — 21 de fevereiro de 2013 em 20:11

  64. Havia esquecido de comentar. Não estou acusando a "torcida do palmeiras" de nada, tenho vários amigos palmeirenses. Só quis expressar uma história que presenciei pra ficar claro como os marginais estão em todas as torcidas.

    Comentário por ETERNO 7X1 — 21 de fevereiro de 2013 em 20:13

  65. Cosme, gostaria que voce comentasse as declarações do Fabio Santos? Acho o mando de jogos com os portões fechados, seria justo, eliminação tambem desde que São Paulo e o Tigre fossem punidos da mesma forma, pois não pode ser dois pesos e duas medidas, concorda?
    O Gobbi com sua declaração a meu ver piorou a situação do timão.
    Para a Globo e a Fox que detem os direitos de transmissão dos jogos da Libertadores, seria a puniçao ideal, jogos sem torcida e com portoes fechados, audiencia seria record de ibope com certeza.

    Comentário por Shigue — 21 de fevereiro de 2013 em 20:15

  66. E querem saber de uma coisa? Deveriam acabar com as torcidas "organizadas", que parecem mais o antônimo. Deveria ser feito cadastro para adentrar nos estádios. Se tem ficha na polícia, não deveria entrar. É complicado, mas as autoridades incompetentes deveriam deixar ser um bando de molenga e passar a ser competente. O cidadão financia a autoridade e não tem segurança. E até nos outros países latinos são assim.

    Comentário por Fabão — 21 de fevereiro de 2013 em 20:16

  67. As "organizadas"são mantidas por uma covardia dos dirigentes de clubes,eles elegem presidentes,fazem jogadores saírem ou não, por isso, em troca recebem certa quantidade de ingressos e ajuda nas caravanas.Conseguem com isso o "direito"de ir aos campos para só fazer arruaças e matar.Muitas delas criam ódio com anuência dos próprios dirigentes que fazem declarações contra outros clubes e aí está formada a simbiose:clube/organizadas/ vandalismo, acobertados e abonados pelo clube.Ou se extingue de vez essa tropa de beócios,ou vão ficar nas mãos desses sem o que fazer,pois é incrível, como podem acompanhar tantos jogos aqui e fora sem trabalhar.Já se acostumaram a tomar os estádios para si.Se sentem os donos dos estádios e as pessoas de bem que queiram ir a algum jogo se intimida diante da truculência dos anencéfalos.Tomara seja desclassificado.Mas,por aqui tudo é assim,na Vila Belmiro o que se vê de objetos jogados em campo é uma vergonha,não só lá ,mas como todo estádio que os dirigentes escolhem para isso mesmo,virar um caldeirão,pressionar juízes e jogadores.Para vencer jogos na base do aqui é meu retângulo ou é assim ou assim.Fico pensando na Copa com essa gente mal educada e facínora, se houver um Brasil x Argentina com as cadeiras bem rente aos jogadores o que poderá acontecer.O povo infelizmente não tem educação e quando se juntam ,ficam todos machões,sozinhos são cordeirinhos e isso nada mais é que covardia!

    Comentário por maria — 21 de fevereiro de 2013 em 20:21

  68. Boa noite Cosme. "ACIDENTES ACONTECEM" Quero parabenizar o meu conterrâneo, o Sr. Mario Gobi, que tanto "NOS ENVERGONHA", com falta de sensibilidade neste caso. Mas, como todos dizem, os outros passam, "A INSTITUIÇÃO FICA". Vão falar isso pros familiares do garoto assassinado. abs.

    Comentário por Marcão jaú — 21 de fevereiro de 2013 em 20:27

  69. Cosme, isso extrapolou o futebol é caso de polícia mesmo, eu sou corinthiano fanático, e claro que qnd vejo tudo o que está sendo repercutido me incomoda, mas qnd penso que uma vida foi tirada, me revolta mais, é aquela reflexão e se fosse nosso filho, irmão, familiar, acho que o próprio Corinthians poderia se retirar da Liberta, sabe punir os torcedores mesmo, ou jogar com portões fechados, mas futebol é business parafraseando Mario Gobbi, e com tal atitude o clube seria punido pelo ano todo, talvez com perda de patrocínio, o ano, jogadores e tudo mais, mas calma ainda não concordo em nada acontecer algo tem que acontecer, 1º com a pessoa que atirou o sinalizador, 2º o fechamento do estádio, pois o lugar mostrou que não está preparado para nada, mas aí a gente entra em outro assunto que vc citou, que é a covarde commebol, mas essa covarde commebol é a mesma que os presidentes de clubes fizeram um acordo para que o senhor Nicolas Leoz pudesse ser presidente vitalício?? Ah entendi, o problema que a gente só ataca o digamos produto final, tragédia anunciada a gente sabe que uma hora acontece, todos os anos são jogadas pilhas, radios, capacetes, uma hora alguém iria se ferrar feio, e nunca acontece nada infelizmente, acho sim que a Libertadores inteira deveria ser suspensa, pois ai todos iriam se coçar para mudar o estatuto e a direção, pois no final das contas o que aconteceu ontem foi apenas gasolina para o bairrismo de torcedores tanto daqui uns com os outros quanto da America do Sul inteira, e o que acontecerá amanhã? Ou semana que vem nada, pq aqui não é a Inglaterra, aqui as punições acontecem não para mudar as coisas para serem refeitas da maneira certa, aqui as punições só servem para mostrar olhá lá puni, mas o sistema não muda e volta a acontecer, pois os jogos na altitude que são inviáveis continuarão acontecendo, os policiais tendo que proteger jogadores com escudos nas cobranças de escanteio irão continuar, e assim vai, pois esses dirigentes que concordam com os regulamentos são os verdadeiros culpados, é como todos andam dizendo isso poderia ter acontecido com qlq torcida em qlq jogo, e isso não é pior?? Pois se acontece com uma torcida que é reconhecidamente problematica, violenta, seria bem mais fácil de resolver, mas qnd vc entende que isso poderia acontecer em qlq lugar e qlq jogo aí mostra toda a fragilidade que o nosso futebol amador oferece, daí vc clube um único clube, não vejo isso como um exemplo.
    Eu concordo com as palavras do Fabio Santos, se o Corinthians foi excluso da Liberta e isso resolver para os próximos jogos, ótimo que assim seja, mas a gente sabe que o business não vai fazer a coisa mudar...
    Abs!

    Comentário por Thiago Meneghiti — 21 de fevereiro de 2013 em 20:27

  70. Nenhuma punição irá reverter a morte do menino em Oruro, mas somente a punição severa trará paz aos estádios. Torcida organizada é uma desculpa para vândalos transformarem clubes de futebol em meio de vida e jogos em momento para extravasar selvageria. TODOS os clubes brasileiros devem cortar o canal financeiro com as organizadas, a começar com o fim de ingressos gratuitos para esses imbecis. Torcedor de verdade paga ingresso e ajuda o seu time, não vive para sugar as finanças. Portões fechados por 5, 6 jogos será um belo começo e que seja adotada a mesma postura nos nossos campeonatos nos Brasil. Nesse momento, os torcedores de verdade irão ajudar a banir os vândalos dos estádios e, em casos extremos, do próprio convívio em sociedade. Lugar de criminoso é na cadeia e não nos estádios.

    Comentário por Lidia — 21 de fevereiro de 2013 em 20:27

  71. Engraçado corinthiano falar em hipocrisia, falar em ANTIS. Quando aconteceram problemas no jogo do Tigres, vieram vários acéfalos corinthianos falarem mal do tricolor e agora vem falar em hipocrisia. Aí depois vem um outro corinthiano falar que quer ver alguém chama-lo de bandido, marginal na cara dele, como se ele nao chegasse num sao Paulino e chamasse de bambi. Será que ele acha q nos gostamos q nos chamem de bambi? Ah verdade eh que a hipocrisia esta nos comentários dos corinthianos, salvo algumas exceções, como o Cleverson, q eh sempre coerente.

    Comentário por Fernando — 21 de fevereiro de 2013 em 20:28

  72. Caro Cosme:

    a foto do post não teria que ser de um ex presidente?

    ps: não consigo mandar o link por e-mail, sempre dá erro na verificação de imagem.

    Comentário por Ian Gillan — 21 de fevereiro de 2013 em 20:29

  73. Nesse "exato momento" estão jogando Deportivo Lara e Newell's Old Boys...
    A quantidade de sinalizadores, acionados nas torcidas é brincadeira...!!!
    POR QUE NÃO APARECE NINGUÉM INCONFORMADO COM ISSO??? Não me lembro de ter visto alguém com sinalizador, ontem no jogo de Milão. Porque é proibido... Infelizmente, foi preciso uma criança morrer de forma absurda, para voltarmos a falar na falta de segurança nos estádios??? O episódio de ontem e o de Santa Maria, não foram fatalidades, mas sim o desconhecimento das pessoas, do risco que correm quando frequentam locais de reunião de público, como esses...

    Comentário por MURILO — 21 de fevereiro de 2013 em 20:30

  74. Cosme, o time de segunda maior torcida do Brasil que é manchete do WSJ, FIFA,o time que esta entre os 10 maiores do mundo e o primeiro das Americas, deveria dar o exemplo a Conmebol e a todos, modelo de gestão, como gesto de grandeza, deveria pedir sua eliminação na Libertadores 2013 e acabar com as torcidas organizadas, pois não são torcedores e sim uma mafia infestada de marginais e quem leva a culpa é o torcedor comum.
    Mostre a sua grandeza é faça algo que moralize o futebol nas Americas!!

    Comentário por Flamengo É Flamengo — 21 de fevereiro de 2013 em 20:36

  75. PIOR QUE A MORTE UM JOVEM INOCENTE QUE QUERIA APENAS ASSISTIR JOGO DO SEU TIME,SÃO OS RETARDADOS E DÉBEIS MENTAIS QUE RESUMEM ESSA TRAGÉDIA E ESCREVEM AQUI,COMO SE FOSSE UMA COISA ANTI-SEI-LÁ-O QUE E AINDA SÃO ANTI-PUNIÇÃO.POR ISSO QUE VAI CONTINUAR HAVENDO TRAGÉDIAS ENQUANTO HOUVER ESSES LIXOS,CHAMADOS DE TORCIDAS ORGANIZADAS DE TODOS OS TIMES.

    Comentário por Paulo T — 21 de fevereiro de 2013 em 20:40

  76. Cosme e amigos,

    um título mundial não pode ser trocado pela vida do rapaz, como hipocritamente disse o Tite.

    Um acidente isso não foi, como disse bizarramente o presidente corinthiano... uma fatalidade, só se for no sentido estrito da palavra, mas jamais no sentido de que era impossível de pará-la.

    Foi um homicídio sim... atirar um objeto desse, projetado para alto-mar e para ser lançado verticalmente, horizontalmente contra um ser humano é algo impensável.

    Esqueçam os clubismos de lado... um garoto morreu por uma forma de entretenimento... to pouco me lixando se foi pela torcida do Corinthians... Nós, BRASILEIROS, precisamos parar de valorizar tanto o futebol... era pra ser só diversão!

    Por isso apóio que a Conmembol aja como a UEFA agiu... suspendendo todos os times brasileiros da Libertadores por uns 2 ou 3 anos! Ia ser chato pro meu São Paulo, pro corinthiano, pro gremista e pra todo mundo... clubes iriam perder dinheiro, empresas de mídia perderiam patrocínio e por aí vai... Mas é melhor perder tudo isso do que perder mais vidas com mais inconsequências.

    Que os corithianos não minimizem o fato com medo de que seu time seja prejudicado... vocês não são e nunca serão a vítima, que é um menino e sua família que perdeu a vida em um homícidio esdrúxulo desse.

    ps: não comprem nada de organizada, não cantem seus hinos, não frequentem seus carnavais... nada! Essas torcidas assombram o nosso futebol há anos! Já teve morte em final de Copa SP (como esquecer daquele jogo rídiculo no Morumbi em 95), na rua, em BH, em Brasilia, em Goiania, em Curitiba... todos os casos tinham alguma organizada envolvida! Sempre algum marginal se traveste de "torcedor" querendo se esconder no anonimato da multidão! Não financiem esse câncer, que não passa de uma quadrilha...

    Comentário por thiagoavadore — 21 de fevereiro de 2013 em 20:47

  77. é uma palhaçada achar que o clube tem culpa por uma idiota e conjunta de ações pontuais de torcedores, nesse caso um acidente anunciado, algo comum na América do Sul (vide tragédia de S. M.), falta de cumprimento de normas e legislações tanto nacionais como internacionais, não é mais fácil culpar as organizações como CBF, CONMEBOL e até a FIFA? Pare Cosme, o Corinthians dá audiência, mas nem tanto, o ocorrido foi uma tragédia anunciada dentre as condições do futebol na América do Sul.

    Comentário por pablo — 21 de fevereiro de 2013 em 20:51

  78. O oportunismo que o fato triste e lamentável gerou é muito baixo. a culpa não é do clube... O problema é o nosso País... uma pessoa matou um cliente por 7 reais no guarujá. Um rapaz de 20 anos matou uma moça grávida de 9 meses sem dó nem piedade... O MMA um esporte horroroso e violento é visto com saliva na boca da nossa juventude individualista e fria. não tem pena de ninguem... Suzanne Richtoffen matou pai e mãe. gil Rugai é acusado de matar o pai e madrasta. É frio como um iceberg. Esses animais que representam um clube maravilhoso como o Corinthians fazem parte dessa sociedade podre que vivemos no Brasil. Um País de desonestos em sua MAIORIA, corruptos, assassinos, ladrões do dinheiro público. E muitos gostam de futebol, como eu, que sempre amei o CORINTHIANS e nunca briguei num estádio, nunca ofendi um atleta do meu time, nunca ofendi um adversário. Esse País não tem mais jeito. Tenho um filho de 3 meses e imaginei se fosse ele deitado numa maca , morto após um jogo de futebol... Não dá mais... Os dirigentes são coniventes e tem medo desses bandidos... por isso nada fazem. Tomara que na Bolívia tenha justiça e o culpado seja preso por muitos anos...

    Comentário por THÉRON ZAMBONI — 21 de fevereiro de 2013 em 20:53

  79. Eu acho que a maioria dos conrinthianos ainda não entenderam a dimensão do caso, o fato ocorrido foi em território INTERNACIONAL, a repercussão foi mundial. Talvez se o garoto boliviano fosse um ente querido, eles consigam entender a gravidade, imagine perder um ente querido pq um bando de idiotas conseguiram entrar com um sinalizador no estádio, agora deu pra entender que os idiotas que levaram,acenderam e o que soltou têm que ser punidos na esfera criminal e o clube que é reponsável por sua torcida prrincipalmente dentro do estádio(independente de qual estádio) tem que responder administrativamente(punido severamente pela conmebol), para que nenhum outro torcedor idiota de qualquer outro clube não faça o mesmo. Entenderam ? Caso esteja difícil, mensure a vida de um ente querido e coloque como multa ao corinthians !!!

    Comentário por Daniel Roque — 21 de fevereiro de 2013 em 20:56

  80. Aos pseudos indignados uma pergunta: pq nunca ninguém defendeu a exclusão de uma time brasileiro do próprio campeonato brasileiro ou paulista? Até porque td ano alguém morre nesse pais vitima da violência em nossos estádios!!!!

    Para mim, pior do que a trágica morte de um menino é a demagogia dos abutres atras de carniça!!!

    Comentário por Ricardo — 21 de fevereiro de 2013 em 20:57

  81. Inadimissível, Intolerável, Inaceitável...
    Cadê os valores humanos gente...Sobretudo o respeito a vida humana.
    Uma vida humana está acima de qualquer paixão clubistica...
    Choca a brutalidade e crueldade.
    Que sirva, no mínimo, para as autoridades envolvidas marcar um "divisor de águas"
    Que de agora em diante na cabeça das autoridades, responsáveis por uma partida de futebol, bata um "JAMAIS ISTO VAI OCORRER NOVAMENTE" ...
    E trabalhem ferrenhamente para isto tornar-se uma verdade...

    Comentário por Márcio — 21 de fevereiro de 2013 em 20:59

  82. Que engraçado isso ta parecendo mais um jeito de boicota o corinthians a culpa foi dos torcedores e não do time num todo pq pelo que sei sou torcedora e nem por isso me sinto responsabilizada sim foi uma tragedia mais não é soh a torcida do corinthinas que usa sinalizadores e tem torcida organizada varios incidentes aconteceu com outros cubles mais soh esse é enfatizado axo que tem certas coisas que precisam de atenção tbm como o queridinho NEYMAR JR que todos soh faltam pegar no colo mais não faz merda nem uma pelo santos nem pela seleção tah mais preocupado em aparecer doq fazer acontecer, tenho certeza que c colocase a seleção sub 20 qualquer um daria show pq eles tem vontade de ganhar de defender a camisa e não um MULEKE que não respeita nem seus tecnicos e ainda dão razão pra esse guri....Eu como Corinthiana dou meus pesames a familia e sinto muito pelo incidente nada nem dinheiro algum traz a vida de ninguem..

    Comentário por Karoline Ferreira da Rocha — 21 de fevereiro de 2013 em 21:00

  83. Somente uma puniçao cabe a este caso! ELIMINAÇAO de ambas as equipes do torneio !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! e ponto final!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Cosme voce sabe disso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Comentário por ivan kleber fonseca — 21 de fevereiro de 2013 em 21:00

  84. So quem e pai ou mae entende a dor de perder um filho.
    Quando olho para a minha filha e penso que algo poderia ter acontecido com ela me da uma tristeza.
    Gracas a Deus moro em um pais civilizado, onde algo assim causaria uma punicao imediata.
    Mas no Brasil as pessoas gostam de culpas todo mundo, culpa da policia, nao tinha a intencao, foi um acidente e todo tipo de desculpa esfarrapada e sem nenhum nexo.
    Se eu atiro para uma multidao e claro que eu quero ferir alguem. Quer algo mais claro que isso?
    Os clubes ajudam esses bandidos organizados e agora a conta chegou.
    Qualquer coisa menos que a exclusao imediata e injustica,
    uma indenizacao milionaria para a familia para punir financeiramente o clube tambem seria propicio.
    Esta na hora de ficarmos civilizados. A nossa etica e carater e muito elastica.

    Comentário por Mario — 21 de fevereiro de 2013 em 21:14

  85. Cosme , a Comenbol preve sim eliminaçao neste caso , ATE A GLOBORINTHIANS DISSE ISSO NO JORNAL NACIONAL o fato e que isso nao traz a vida do garoto de novo nao concorda?

    Comentário por ivan kleber fonseca — 21 de fevereiro de 2013 em 21:15

  86. O que mais me incomoda é ler e ouvir alguns comentários de jornalistas declaradamente corinthianos, tentando de todas as formas não associar o Corinthians com os torcedores organizados.

    Depois que o Corinthians ficou próximo de CBF e poder público, o futebol está vergonhoso, o jogo de interesses é enorme.

    Duvido que a Globo não irá interceder pelo Corinthians, não é de seu interesse que o mesmo seja eliminado da competição.

    Cosme, pela sua experiência, qual a punição será aplicada aos responsáveis?

    Comentário por João — 21 de fevereiro de 2013 em 21:30

  87. O culpado pela morte do jovem Kevin,deve ser punido sem sombra de duvidas.Agora,querer tirar o Corinthians da competição para que sirva de lição para outros times é uma hipocrisia tamanha.Na Libertadores,os times que foram jogar na Venezuela,Bolívia,chile...sempre se depararam com situações deprimentes.Guardas com escudos na bandeira de escanteios,é só um exemplo da irresponsabilidade da Conmebol.
    Para quem não é Corintiano ou para quem só torce contra o Corinthians,esse assunto é um prato cheio.A briga no vestiário que aconteceu no jogo do São Paulo contra o Tigre,ninguém falou em o São Paulo perder o titulo por exemplo.Há tá...ninguém morreu,então tudo certo né.O Corinthians vai ser multado? Vai.Pode perder mando de jogos? Pode.Agora,querer que o time seja excluído da competição é um sonho de todos que torcem contra o Corinthians.Tomara que encontrem o culpado{s}e faça justiça.

    Comentário por Alexsandro Vicente Ferreira — 21 de fevereiro de 2013 em 21:35

  88. Eu gostaria que essa mídia nojenta fizesse uma programa especial informando aos brasileiros quem são, como se cuidam espiritualmente, como vivem,onde trabalham,onde estudam,a que horas chegam no trabalho,TAL QUAL FIZERAM QDO IAM EMBARCAR PARA O MUNDIAL, porque eu duvido que essa raça que lotam aeroportos ou CTs para receberem jogadores a qualquer dia e hora tenham algum compromisso com coisas que valham realmente. Pergunta que não quer calar: Será que estão pagando a viagem que fizeram por ocasição do Mundial? Naqueles dias de dezembro essa mídia nojenta, vendida e anti ética nos fizeram engolir este sapo, a seco.
    Alerta aos argentinos: OS CHAMADOS GALODOIDOS ESTÃO CHEGANDO.

    Comentário por Maria Alice — 21 de fevereiro de 2013 em 21:35

  89. Esta tudo errado, provavelmente o pessoal viajou com os sinalizadores, conseguiram sair do País, e depois entraram na Bolivia.....e pior entraram no estádio...ou seja depois que a boiada foge é hora de culpar quem deixou a porteira aberta....ridiculo....todos erraram da fiscalização até o individuo que concluiu o ato.....Depois da tragédia.....todo mundo tira o seu da reta.....é mais facil apontar culpados do que levantar os erros....

    Comentário por EDUARDO — 21 de fevereiro de 2013 em 21:47

  90. Boa Noite Cosme! Gosto muito do seu Blog.
    Eu sou corinthiano fanatico desde pequeno, de acorda cedinho aos 7 anos e correr na banca pra comprar jornal e ve as noticias do meu time! Eu nunca briguei com ninguém por causa de futebol, por sinal meu pai e irmão são torcedores do São Paulo, aprendi a respeita a todos os clubes, ou melhor aprendi a torcer apenas para o Corinthians os outros não importam! Gostava muito de carnaval e hoje em dia, eu odeio...Tudo por causa dessas torcidas no carnaval, são varios bandidos infiltrados, não se pode falar que a fiel agora mostra seu lado negativo, isso não é a fiel, e sim a gaviões da fiel que um dia pode até ter sido importante e realmente fiel, só que hoje tem seus próprios interesses e varios bandidos infiltrados, eu como corinthiano tenho vergonha de tudo o que eles ja fizeram e agora muita tristeza, é lamentavel e que for pra mudar que o clube seja eliminado e punido, só não pode considerar mais a gaviões da fiel, como a fiel do corinthians, eu sou fiel, assim como a maioria eu sei que toda a real torcida corinthiana esta triste e indignada!
    Abraço Cosme

    Comentário por Diego Vaz de Oliveira — 21 de fevereiro de 2013 em 21:48

  91. eu lamento muito o q ouvi de comentarios até certo ponto absurdo tanto seu cosme qnt de varios jornalista que colocaram em questão uma punição ao corinthians isso que aconteceu vai muito alem de punir um clube o que vcis jornalistas tem q cobrar é q a justiça puna os vandalos e criminosos que mudem essas leis arcaicas isso sim e não apenas punir um clube vão lá e perguntem para os familiares desse menino que morreu a quem eles querem q seja punido de verdade parem de inverter os valores

    Comentário por jose marques — 21 de fevereiro de 2013 em 21:54

  92. Cosme, se amanhã um corinthiano se fantasiar de saopaulino, entrar no estadio do visitante (como o inseguro estadio boliviano, que permite a entrada de armas e nao cota nem com cameras) e cometer propositalmente algum delito com o unico objetivo de prejudicar o adversario, vc defende que haja punicao ao sp? Vamos analisar as coisas com razao, e nao com o crescente sentimento anti corinthiano (mais conhecido como inveja)

    Comentário por Alexandre — 21 de fevereiro de 2013 em 21:54

  93. Globo + Caixa + Lula = PUNIÇÃO ZERO!!! PODEM APOSTAR!!!

    Comentário por Valderrama — 21 de fevereiro de 2013 em 21:55

  94. O comentário da Maria está perfeito. Essa simbiose entre dirigentes e torcedores profissionais é algo que está afastando cada vez mais as famílias, que são quem realmente consomem e trazem lucro ao clube. Os torcedores de organizadas ainda por cima nem compram camisa do clube, preferem aquelas criadas por eles mesmos. Sem falar que dessa relação também surgem os malditos cambistas.

    Comentário por Rodrigo Azevedo — 21 de fevereiro de 2013 em 21:58

  95. Corinthians sempre foi e sempre será um clube de varzea!! Depende infinitamente da Globo e do Governo Federal. Quem nasceu sudito nunca chega a majestade!!

    Comentário por Paulo Guerra — 21 de fevereiro de 2013 em 21:59

  96. JOSEPH BLATTER, por favor, explica no site da Fifa porque essa torcida é diferenciada agora.

    Comentário por Camilla Alvarenga — 21 de fevereiro de 2013 em 22:00

  97. peixoto-pres.prudente/sp - 21/02/2013 - 07h10 CHAATOOOOOOOOOOOO PRAAAAAAAA CARAIIIIIIIIIIII

    Comentário por cnn — 21 de fevereiro de 2013 em 22:01

  98. INFELIZMENTE daqui a uns dias ninguem lembrará disso a não ser os familiares. Olha ai as 250 mortes na boate, ninguem nem mais ouve falar! SMALLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

    Comentário por SOBERANO — 21 de fevereiro de 2013 em 22:04

  99. Sou Corinthiano fanatico, e li muitos comentariosm os anti pedindo puniçao e muitos Corinthianos tentando achar uma desculpa e defender o ato . Mas a grande verdade e que um menino morreu no estadio e o culpado e um corinthiano. Entao se nos julgamos tao grandes, devemos exigir a nossa propria puniçao. Dos doze que estao presos alguem de la deve ser o culpado ou nao, porem tambem nao sao santos plena quarta feira voce vai num jogo la na Bolivia, ou voce e podre de rico, e tem muito dinheiro pra fazer um bate volta na Bolivia ou voce é um desses vagabundos sustentados pela organizadas . Fica aqui minha indignaçao.

    Comentário por Markinho — 21 de fevereiro de 2013 em 22:07

  100. Realmente existe uma comoção nacional e sul americana pelo lamentável ocorrido ontem em Oruro. Alguns blogueiros, comentarista e jornalistas esportivos apareceram chorando na TV. Não me lembro de nenhum deles chorando quando mataram aquele garoto palmeirense no Pacaembu naquela briga generalizada entre as torcidas do Palmeiras e do SPFC numa final de Copa São Paulo de Juniores. Também não me lembro de nenhum deles chorando quando mataram aquele jovem da Mancha Verde numa emboscada perto da marginal Tietê, por parte de meliantes dos Gaviões da Fiel. Também não me lembro de ninguém chorando na TV quando aquele jovem integrante dos Gaviões da Fiel foi espancado até a morte numa estação de metrô por membros da Mancha Verde. E pensar que todos os clubes subsidiam as torcidas organizadas e, em alguns casos até as usam para provocar incidentes nos clubes no intuito de desconstruir diretorias, técnicos e jogadores. OK, que se punam definitivamente as organizadas e que se punam os clubes que, de maneira direta ou indireta, subsidiem tais torcidas. Repito, quem deveria coibir a presença de sinalizadores é a polícia porque havia sinalizadores com as duas torcidas. Difícil saber qual punição aplicar ao Corinthians pois sequer era o mandante do jogo e não tinha como tomar qualquer ação para proteger torcedores adversários. Mas, bem que os Srs. André Rizek e Denilson e a Sra Renata Fan poderiam ficar de bico fechado e não quererem fazer média com as demais torcidas com aquela cara de choro e indignação.

    Comentário por Elizana — 21 de fevereiro de 2013 em 22:11

  101. Lamentável, podia haver uma punição envolvendo todos os clubes brasileiros, tipo suspensão por 3 anos sem jogar comeptições internacionais. Punições drásticas, trariam sérios prejuízos financeiros aos clubes que certamente tomariam posturas severas com relação ao comportamentos dos seus torcedores. Jogar de portões fechados ou multa seria o paliativo, surtindo efeito algum.

    Comentário por Gustavo de Azevedo — 21 de fevereiro de 2013 em 22:12

  102. ESSES MARGINAIS, ASSASSINOS, TEM QUE SER PUNIDOs!!! exemplarmente! o time do corinthians tem que ser expulso da competição, pagar multa e tudo mais por que eles são CONIVENTES Com essa turba de vagabundos, marginais e assassinos que vão ao país alheio matar crianças e pensam que vão sair impunes. ISSO É UMA VERGONHA PARA O BRASIL, ter esse tipo de gentalha representando o país em competições esportivas!! e o senhor presidente do clube deveria ir ver o garoto ASSASSINADO , COM O ROSTO DEFORMADO , e engolir as imbecilidades que fala. esse tipo de coisa não é acidente: É CRIME !!! CRIMINOSOS BANDIDOS MARGINAIS VAGABUNDOS ASSASSINOS é isso que os corintianos são!!

    Comentário por jojo — 21 de fevereiro de 2013 em 22:19

  103. Deve haver algum engano.

    Se, no Japão, não houve "Invasão" nenhuma (conforme alguns jornalistas, nadando contra a maré do oba-oba, revelaram), e tinha menos corinthianos do que santistas e são-paulinos em mundiais passados...

    É óbvio que não tinha torcida corinthiana em Oruro. Primeiro, porque não tem dekassegui na Bolívia; segundo, porque quem está acostumado com a altitude da ZL ia morrer sem ar nos 4.000 m de altura da cidade boliviana...

    Comentário por Mauro — 21 de fevereiro de 2013 em 22:21

  104. Vejam só. "O Corinthians foi denunciado por 'deixar de manter local com infraestrutura necessária a assegurar a segurança'...(9/11/2010)

    O Corinthians perdeu mando de jogo por causa de atos de violência da torcida do Palmeiras dentro do estádio (jogaram tampão de bueiro num lugar onde fica a imprensa). O mando do jogo era do Corinthians.

    Comentário por Leo_SP — 21 de fevereiro de 2013 em 22:24

  105. Avisem ao presidente do corinthians que não houve acidente, o disparo foi proposital, as imagens deixam claro quem atirou, mostram ainda ele tentado se esconder, recebendo cobertura de outros bandidos, é muita canalhice fazer isso que outro ser humano, não pensar no próximo,a que ponto chegamos....o time deve ser punido, pois é ele que financia a viagem para esses criminosos!!!

    Comentário por Thiago — 21 de fevereiro de 2013 em 22:25

  106. Caro Cosme Rímoli,
    Parabéns pelo post! Está na hora de darmos um basta nesses bandos de marginais que se intitulam torcidas organizadas.

    Comentário por Betão — 21 de fevereiro de 2013 em 22:26

  107. REVOLTANTE......que o (s) culpados aopdreçam na cadeia.

    Comentário por Alan — 21 de fevereiro de 2013 em 22:27

  108. Cosme, o link do video que mostra claramente o torcedor, olha ai:

    http://www.youtube.com/watch?v=1bd47K9v-Qk&feature=youtu.be

    Comentário por Matias — 21 de fevereiro de 2013 em 22:30

  109. Agora é serio e simples: ou o autor se apressenta dizendo "eu ... a porra do foguete" OU alguém que estava do lado emabixo da bandeira e viu diga que fulano atirou o foguete ou o clube merece uma punicao exemplar para o clube e qualquer outro clube que permita e-ou patrocine viagens de torcedores vandalos no meio de torcedor normal. SIMPLES ASSIM. ou se apresenta, ou denunciam ou TODO a entidade corinthais paga por isso. Estao coniventes com o crime? entao todo o clube paga? nao sabem quem eh e o desgracado vai dormir o sono dos snatos? entao todo o clube paga. resolveu quem foi? entao ele paga o crime que cometeu e o clube segue na competicao. Simples assim. desculpe o desabafo, mas nao vou esperar uma tragedia no nivel de santa maria acontecer para ficar indignado, estou irado desde a briga de palmeiras e sao paulo no pacaembu e nao fizeram nada substancial. nem depois que o bando de vandalos derrubou o alambrado no pacaembu nao fizeram nada. e nem fizeram nada quando morrem uns poucos casos isolados de torcida organizada. To puto, indiginado, e esperando essa solucao simples!

    Comentário por rondon — 21 de fevereiro de 2013 em 22:33

  110. desculpa o comentario, mas tudo isso eh muito ..., se preocupar com renda, com transmisssao, com campeonato, depois de tudo que ocorru, Gobii, voce foi cinico ao dizer que nao tem gente capaz de atirar fogutete na torcida adversaria, cinico, porque sabe que tem gente que ja fez, faz e continuara fazendo isso, se assim permitirem. hora de parar tudo e tomar providencia, comembol!

    Comentário por rondon — 21 de fevereiro de 2013 em 22:36

  111. HIPÓCRITAS, esses dirigentes e torcedores corintianos. Olhem a foto do corpo do garoto, não acredito que ainda venham abrir a boca para dizer que foi uma fatalidade.

    Comentário por PH TRICOLOR — 21 de fevereiro de 2013 em 22:38

  112. Quando se trata de assuntos relacionados ao Corinthians tudo, TUDO, realmente ganha grande repercussão e incidentes como os de ontem são elevados a status de tragédias comparadas a enormes catástrofes.
    A morte de um garoto de 14 anos é lamentável! Eu estou de luto, a torcida corinthiana esta de luto, a Instituição S.C. Corinthians esta de luto, por conta de um ato impensado e executado numa hora de empolgação de alguns poucos irresponsáveis fantasiados de torcedores.
    Por mais ridícula que seja tal atitude, a intenção do indivíduo que soltou os fogos, certamente não era matar um semelhante. Foi realmente uma fatalidade, uma vida naquele momento teve o seu fim. Um estádio de futebol é um local para alegria e emoção! Infelizmente essa tragédia não foi a primeira e nem será a última a acontecer no palco do espetáculo do esporte mais popular no mundo.
    A tragédia de ontem nem se compara com a batalha campal que aconteceu em 1995, onde bandidos travestidos de torcedores de São Paulo e Palmeiras premeditaram um verdadeiro confronto de marginais, o que aconteceu de fato nas arquibancadas e dentro do campo; o 'saldo' foi mais de 100 feridos e 1 um garoto de 16 anos assassinado a pancadas brutalmente. Este é apenas um episódio envolvendo torcidas de massa. Poderia citar dezenas aqui.
    Alguns oportunistas, imbecis que ODEIAM o Corinthians e sua Fiel torcida, utilizam as redes sociais falando da morte do menino boliviano para soltarem verdadeiros desabafos misturados à asneiras, um prato cheio para os “anti”, atribuindo a culpa de um ato impensado de uma pessoa a mais de 35 Milhões de Corinthianos espalhados pelo mundo.
    "Anti-Corinthiano", saiba que a sua mágoa transformada em xingamentos e palavrões não ofendem a nossa imensa família. Fale o que falar, vamos apenas ignorar!
    O Corinthianos esta oficialmente de LUTO! Os nossos sentimentos a família de Kevin Douglas Beltrán Espada, inocente vítima da irresponsabilidade. E por fim ainda me pergunto: "Porque fogos deste tipo ainda são permitidos em eventos desta

    Comentário por adriano — 21 de fevereiro de 2013 em 22:47

  113. Se você empresta seu carro para alguém sem habilitação, e ele bebe e mata alguém, você é co-autor do crime.
    Se o clube financia bandidos pra torcer por ele, e eles matam alguém, o clube também é co-autor. Não vejo como o clube não deva ser punido.
    Vocês, CUrintianos infelizes, gostaria de ver se o filho de vocês fosse morto por uma torcida adversária, se não entrariam na justiça pedindo indenização do clube da torcida assassina.

    Comentário por BRUCE BRONSON — 21 de fevereiro de 2013 em 22:47

  114. Tem que ser punido, e seria pouco retirar da competição, terião que ficar proibidos por muitos anos de competir,pois é uma torcida que sempre é apoiada pelo clube, o clube que tira o dele fora. Mais no fundo a torcida corinthiana é assim são um bando de marginal é uma vergonhapara nos.

    Comentário por Alexandre — 21 de fevereiro de 2013 em 22:48

  115. Cosme, adoro seus textos. Nao comento pela correria do dia a dia. Sempre quando abro fico na expectativa de me deliciar com mais uma nova revelação e sobre seu olhar das partidas. Gostaria de saber ira ter um post sobre o jogaco do grêmio contra o flu?

    Ps: sou tricolor paulista, mas adoro o bom futebol.

    Comentário por Denys G — 21 de fevereiro de 2013 em 22:49

  116. Se essa for a linha de raciocinio, punir quem é responsável por alguém...!?.
    Então uma nação qualquer, tem que ser punida porque um dos seus filhos da pátria, porém bandido, assassino, matou um estrangeiro qualquer.
    Como toda nação é responsável pelos seus cidadãos então ela tem que ser punida. É isso?
    É isso que acontece pelo mundo afora?
    Quando um estrangeiro é assassinado?

    Comentário por T. Filders — 21 de fevereiro de 2013 em 22:52

  117. Cosme, olha esse video da TV boliviana, onde eles identificam quem atirou o sinalizador. Aparentemente o bandido fugiu e não é nenhum dos que estão presos. Favor ajudar para chegar nas autoridades

    https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=1bd47K9v-Qk

    Comentário por Fernando — 21 de fevereiro de 2013 em 22:52

  118. Sinto pela morte, mas não tenho nada a ver com isso.
    Quarta tem jogo e tamu junto.
    Vai Corinthians.

    Comentário por Juliano C. — 21 de fevereiro de 2013 em 22:57

  119. Sou palmeirense, não gosto esportivamente do Corinthians, São Paulo, Santos e etc, mas possuo vários e vários amigos que torcem por estes times e nem por isso fico brigando com eles, soltando bombas ou batendo com pedaços de pau. Mas o que eu estou lendo nas últimas horas é de uma idiotice tão grande por parte dos torcedores adversários do Corinthians. Dizendo "tinha que ser corinthiano, são maloqueiros" e mais um monte de idiotices.

    É MUITA HIPOCRISIA !!! Como se palmeirenses, são paulinos, santistas e demais torcedores de torcidas organizadas de outros times nunca cometeram crimes como este da última noite. Repito, TODAS AS TORCIDAS ORGANIZADAS SEM EXCEÇÃO já fizeram barbaridades.

    Não sejamos idiotas e olhem o que as torcidas de seus próprios times fizeram e ainda fazem. Sem contar que nós pagamos p/ ir aos estádios, sermos mau tratados com transporte ruim, banheiros ruis, comidas e bebidas então nem preciso comentar, enquanto os "organizados" recebem esses incentivos dos clubes

    Fizeram besteira ontem e os responsáveis terão de pagar por isso assim como devem pagar imbecis de todas as outras torcidas !!!

    Parem de postar idiotices !!!!

    Comentário por Paulo — 21 de fevereiro de 2013 em 23:02

  120. Engraçado quando a gente assiste a um campeonato inglês ou vemos a champions,uefa,etc... vemos todos os torcedores sentados, são tão civilizados que os estádios não há a necessidade de alambrados. Já aqui no Brasil os torcedores ficam em pé pulando, xingando, cuspindo, descontando todas as suas frustrações de vida em alambrados, poltronas de acento e tudo que há em seu redor como um bando de animais(não generalizando claro!). A diferença de cultura é monstruosa, acho que deveria acabar com as organizadas e uma legislação mais rígida e implacável com quem age com violência nos estádios. Instalem câmeras secretas e prendam os culpados(e não soltem por um bom tempo) pra você ver se não diminui a violência!

    Comentário por Rafter — 21 de fevereiro de 2013 em 23:06

  121. O Mais interessante foi a patricia poeta falar no jornal nacional que um garoto "morreu" durante o jogo... e revoltante, obviamente foi um assassinato pois o artefato foi apontado para a torcida do san jose... eu assisto a globo, mas a forma com que ela escolhe minusciosamente as palavras em suas noticias chega a ser brilhante, ter que ser muito centrado mesmo para não sofrer lavagem cerebral ao assistir seus programas.

    Comentário por Eduardo — 21 de fevereiro de 2013 em 23:10

  122. antes era torcida de LADRÃO, agora eh torcida de ASSASSINOS.

    Comentário por feuber — 21 de fevereiro de 2013 em 23:15

  123. eu sou contra a punição DIRETA ao Clube... afinal, o Clube não é responsável DIRETO disso.
    Mas.. lendo os comentários aqui, de Corintianos e Antis, uma coisa ficou clara. Torcedor só pensa em clubismo. É LAMENTÁVEL! Há um clamor dos Antis, por se tratar do Corinthians, da mesma forma que há uma defesa INSUSTENTÁVEL dos torcedores do SCCP em detrimento de um HOMICÍDIO. Doloso, ou culposo, mas NUNCA acidental...
    Vergonha de ser brasileiro... os bolivianos descontaram nos pobres jogadores do SCCP pq era o q tinha à mão.. mas quem merece ser preso, escorraçado (se possível pagar na Bala) são essas peças que tem uma 'linda folha corrida' à frente das T.Os. TODAS ELAS!

    Só vejo uma saída.. honrosa. O melhor jeito de punir o clube e, principalmente, essa corja que são as T.Os (eu falo T.Os pq o Corintiano comum, o São Paulino comum, o Palmeirense, o Flamenguista, o Botafoguense, o torcedor meu Alvinegro Querido.. NÃO É ASSIM!)..
    enfim, se o SCCP tem respeito não só a instituição, mas à honra do resto dos torcedores que não são criminosos e estão sendo jogados na vala comum.. portões fechados até o fim da libertadores... não traz a vida do garoto de volta, mas faz com que o resto das torcidas reflitam: pra que as T.Os?

    Comentário por Natan Oliveira — 21 de fevereiro de 2013 em 23:19

  124. Saiu no site da ESPN que o Corinthians terá que jogar o resto da Libertadores sem torcida.

    Comentário por Wenderson Arlei — 21 de fevereiro de 2013 em 23:36

  125. Já nao aguentava mais essa alegria passageira dos bandidos do futebol, agora caiam em si e voltem ao mundinho de vcs, ja pra cadeia bando de bandidos. Vcs nao servem pra nada. Agora só falta vcs comprarem mais essa pizza, vai ser o fim do mundo.

    Comentário por Competente e Tri-Mundial (Ganhado e não Arrumado) — 21 de fevereiro de 2013 em 23:50

  126. terrível o que aconteceu ontem, uma vida perdida de um garoto da forma que foi. Acho que as autoridades da Bolívia tem que apurar de forma rígida e condenar os culpados a pagarem pelo que fizeram. Quanto a punição ao clube, sou corinthiano, e, como disse o lateral Fábio Santos hj, se fosse para não ter mais mortes em estádio, a exclusão do clube da libertadores é uma punição mais do que aceita. Mas, como sabemos que isso não vai deixar de ocorrer, não é de hj, e sim de décadas atrás que temos exemplos de mortes de torcedores em estádio, então é aquilo que sempre as autoridades falam qdo ocorre isso, mais policiamento, revista na entrada dos estádios (o que não ocorre no Brasil, sei, pq frequento estádios) é só aquele miguézinho da PM. O que tenho medo nessa história de exclusão do clube do campeonato, é que vão abrir um prescedente perigoso, por exemplo, vai ocorrer o jogo da volta entre sp e atlético-mg, e se um palmeirense ou corinthiano entrar no morumbi com a camisa do sp e soltar uma bomba caseira ou um morteiro e matar um torcedor do atlético ? O sp vai ser excluído tb ? por um ato de um torcedor de outra torcida que foi lá exclusivamente para prejudicar aquele time porque o time dele foi prejudicado ? Acho isso complicado. Prefiro que as autoridades apurem os culpados e que esses paguem na cadeia pelos seus atos.

    Comentário por Ricardo — 21 de fevereiro de 2013 em 23:54

  127. a morte dessa crianca nao pode passar impune,qualquer que seja o time tem que ser punido...

    Comentário por canuto francisco — 22 de fevereiro de 2013 em 00:02

  128. Será que se acontecesse isso com o filho dele lá na Bolívia, ele iria chamar de FATALIDADE???? e Olha que o cara é delegado, pago pelos contribuintes pra combater o crime!!!

    Comentário por Jr — 22 de fevereiro de 2013 em 00:02

  129. Prestem bem atenção pois esse clube nojento também financiará advogados pra tirar os marginais assassinos da cadeia.

    Comentário por Rones — 22 de fevereiro de 2013 em 00:04

  130. È de uma tristeza imensa a morte deste menino e não deve ficar impune,estamos nos acostumando com torcedores sendos mortos nos estádios e pouco se faz para mudar isto, estes torcedores das organizadas tem que serem punidos exemplarmente, tirem o mando de campo, jogos com portões fechados e mais rigor nas leis do Brasil, a Comembol tb tem que agir punir a falta de segurança para torcedores e jogadores qdo a jogos na Bolivia,Equador e outros paizes da A. Sul.

    Comentário por REGINALDO MATÃO SP — 22 de fevereiro de 2013 em 00:08

  131. Tem que perder a chance de disputa, pois só assim vai atingir diretamente a torcida...agora só perder a torcida!!!que bela punição, não tem TV? Ahhh, esqueci que a questão é dinheiro, e não uma vida...desculpa ai!!!meu deus, onde vamos parar com tanta maldade das pessoas, pois se fizeram, foi maldade pura...pois sabiam que iria machucar alguém, e agora como fica isso, essa situação...

    Comentário por gleice — 22 de fevereiro de 2013 em 00:08

  132. Boa, tudo bem.
    Mas então quer dizer que é só a diretoria do Corinthians quem joga junto com as organizadas??
    Vamos rever ai os conceitos, pq Galoucura, Mafia Azul, mancha Verde, Independente, Dragoes da Real, Jovem, e afins tbb correm junto com as diretorias dos seus times...
    E de mais a mais meter um sensacionalismo em cima de uma tragédia dá ibope né, sempre dá, 250 comentários vem fácil.

    Comentário por DIEGO — 22 de fevereiro de 2013 em 00:10

  133. Cosme vc matou a pau:

    ANDRÉS SANCHEZ E GOBBI TÊM UMA PROFUNDA RELAÇÃO COM AS ORGANIZADAS.
    SEM ESSE APOIO CORINTIANO SERIA IMPOSSÍVEL AOS TORCEDORES SEGUIREM O TIME.
    NÃO É POSSÍVEL A UM TRABALHADOR COMUM ESTAR EM PLENA QUARTA-FEIRA NA BOLÍVIA GRITANDO "TIMÃO".

    Comentário por Miranda — 22 de fevereiro de 2013 em 00:15

  134. Finalmente a torcida do Corinthians conseguiu prejudicar de verdade o clube. Mais de 83 mil ingressos vendidos terão que ser devolvidos. Agora espero que o clube faça algo e mude a sua relação com a facção criminosa.

    Agora para os Che Guevara do blog, pense um pouco antes de julgar o todo por um pequeno grupo de bandido. Espero que vcs sejam tão severos quando o segurança do clube de vcs bater no jogador adversário nos vestiários, quando o clube de vocês jogar moeda na cara dos outros, quando o clube de vcs apedrejar ônibus e etc..

    Aprendam uma vez por todas que bandido tem em todo lugar, até na igreja, e deixar o seu ódio clubístico falar mais alto em um momento triste como esse é quase tão estarrecedor do que a morte estúpida do garoto. Se aproveitar de um momento desse para humilhar e ridicularizar os outros, é vergonhoso.

    Agora, só acredito vendo...Esse negócio de "cabe recurso.....", sei não, a Comenbol é um lixo.. Lembram quando a polícia Agentina quebrou a cara do Leão que tem uma placa de metal até hj na face? Aconteceu bastante coisa né?...

    Comentário por Edenir Kelme — 22 de fevereiro de 2013 em 00:24

  135. O Cara de Choquito financia esses bandidos pra depois usa-los como massa de manobra igual fez para derrubar o Dualib e depois assumir a presidência do SmallClub.

    Comentário por MarcosJunior — 22 de fevereiro de 2013 em 00:29

  136. O erro de um babaca que em um minuto de macheza mirou o sinalizador sentido torcida adversária não deve punir outros 30 milhões de torcedores.
    Isso nunca será justiça, isso sempre será covardia.
    O babaca que cometeu essa burrice tem que pagar e pagar caro pelo que fez, mas ele, somente ele, afinal foi ele quem teve a brilhante ideia de explodir o sinalizado no sentido da torcida boliviana, ele que arque com as consequências.
    Punir 30 milhões pela ação de um é muito clubismo Cosme, mostra o quão São Paulino vc é.

    Comentário por DIEGO — 22 de fevereiro de 2013 em 00:29

  137. Isso tudo que o timinho tá passando poderia ser com qq time do Brasil é verdade, mas cabe ao governo brasileiro agir com seriedade (algo quase impossível) e enquadrar os bandidos no futebol (inclusive dirigentes).

    Mas quando eu olho a primeira foto do post... lembro que é amigão do barbudo... tudo como dantes no quartel de Abrantes.

    Comentário por Lucknopfler — 22 de fevereiro de 2013 em 00:30

  138. logico que deven ser punidos...não são eles que subencionan essa torcida assassina?...gostaria q esses....estou super indignado com esses .....e claro q o corinthians merece uma severa punição

    Comentário por vito villacorta jaldin — 22 de fevereiro de 2013 em 00:45

  139. Nossa é triste a morte de um menino de 14 anos, quem fez isso não é torcedor é marginal, bandido. Mas triste ainda é gente misturar morte com paixões clubísticas, como se não houvessem outras mortes infelizmente essa não foi a primeira, não se trata de ser Corinthians, São Paulino ou Palmeirense são vidas. Triste!!!!

    Comentário por Joilson Ribeiro — 22 de fevereiro de 2013 em 00:51

  140. A parte q eu mais gostei do seu texto "Na alegria e na tristeza. Na saude e na doença!". A maioria da torcida corinthiana é muito hipocrita! Sempre exaltando os feitos das organizadas, depredação de aeroporoto? é o maximo, quem critica tem inveja! Engulam essa agora, olha o tipo de coisa q mjuitos alimentam, inclusive a diretoria! É ridiculo. Os clubes devem sim pagar pelo que o seu torcedor faz nos estadios, pois eles nao ligam pra vida, vandalos como esses, q tem em todas as torcidas, so preocupam-se com o "futebol", entao q se bata onde doi mais. Porem, nao sera assim, pois a CONMEBOL É UM LIXO E A MAIOR CULPADA POR ISSO! San Jose tmb deve ser punido, ate onde sei, sinalizadores estao proibidos. E qnto ao Mario Gobbi dizer q foi um acidente, foi uma declaração hipocrita, infeliz e de quem nao esta nem ai para o menino e sua familia, so esta com medo do que vira em sua gestao. Q o garoto esteja com Deus, e q sua morte sirva para salvar outras pessoas daqui pra frente!

    Comentário por Raquel — 22 de fevereiro de 2013 em 00:59

  141. Queria ver ontem no meio dos bolivianos ensandecidos alguém gritar "Vai Curintia". E mais uma vez #netocovarde e para o Tite se matarem suas filhas tenho dois títulos do Desafio ao galo ( aquele dá gazeta) e um gol ypioca. Ja que pra ele tem comparação. Só sabemos o tamanho da dor quando está é sentida por nós.

    Comentário por Andersonsep — 22 de fevereiro de 2013 em 01:01

  142. É realmente a banana está comendo o macaco! Pobre humanidade. Eu li todos os comentários e a conclusão a que chego é que ... a vida humana. O que interessa é o Timão. Salvo raras exceções. Até a Débora Holanda, que tenho certeza, é uma pessoa diferenciada em termos de cultura, vem discorrer a sua verborragia pró clube. No mínimo estes seres desprovidos de qualquer senso de humanidade, deveriam se calar. Pobre raça humana.....

    Comentário por João Cesar Palmeiras — 22 de fevereiro de 2013 em 01:11

  143. Sabe lendo alguns comentários aqui no post da ate nojo, povo tem que parar com essa parada de anti isso, anti aquilo, isso ja encheu o saco.

    O pior é a falta de visão que algumas pessoas tem, tem uma pessoa ai que deixou um recado "Fiel" foi o nome dado, sabe nao da nem pre acreditar que existe pessoas com esse tipo de pensamento, acho que nosso Pais esta nessa M...que esta porwue tem pessoas que pensam dessa maneira.....lamentável.....

    Comentário por Frevo — 22 de fevereiro de 2013 em 01:15

  144. Deveria ter mais punição ,o Corinthians deveria ficar fora das competições sulamericanas por pelo menos uns 10 anos,fora que o corinthians deveria levar uma multa alta.

    Comentário por Binho — 22 de fevereiro de 2013 em 01:39

  145. A favor do corinthians só se pode dizer que praticamente todos os clubes brasileiros abrigam marginais em suas torcidas organizadas. Não que isso melhore alguma coisa, mas é questão de se reconhecer os fatos. Por outro lado, ver alguns corinthianos aqui defendendo o indefensável, dá nojo e a exata medida do caráter de cada um deles.

    Comentário por Leo — 22 de fevereiro de 2013 em 01:43

  146. E tem mais!!! Eu duvido que a Conmebol vai manter a punição so SCCP. Tá na cara que é um me engana que eu gosto. Ela finge pra FIFA que tomou uma atitude e no julgamento vão reverter a punição. Ou alguém duvida que o Lula, com a sua megalomania, vai interferir pessoalmente no caso.

    Comentário por João Cesar Palmeiras — 22 de fevereiro de 2013 em 02:01

  147. A verdade é, um corintiano matou um adolescente no jogo. Mesmo sem a intenção de matar, o fez. Não a torcida. Mas se o clube financia, facilitando que estejam lá, merece a punição. E isso vale pra todos. Mas o que o Fernando falou é verdade. Se São Paulino é bambi, corintiano é assassino? Tem gente que só pensa no outro quando algo grave acontece "próximo" a ele. Isso é hipocrisia. Imagina agora a torcida sendo chamada de assassina. Então tem de parar com esse fanatismo todo. Eu acho que o Corinthians tem de ser punido sim e a punição foi ótima, não puniu o time, que nada tem a ver com isso, mas mostrou que se um idiota não se comporta bem por bem, terá de se comportar por mal. Senão ninguém entra. Perfeito.

    Comentário por João — 22 de fevereiro de 2013 em 02:02

  148. O Curintia é isso mesmo. Bandidagem, vagabundagem, criminalidade e barbárie. Continua pagando pau pra essa ralé, Cosme. Se junte à escória que representam esses 'times do povo'...

    Comentário por varnaldo — 22 de fevereiro de 2013 em 02:15

  149. Prezado Cosme: Sempre que o assunto aqui no Blog se referiu a torcidas *organizadas*, meus comentários deixaram claro a minha opinião: Bando de desocupados, parasitas e aproveitadores. Acho que o Corínthians disputar essa fase da Libertadores sem a presença de torcedores, é justa e deve ser aplicada, sem dúvida. Mas se qualquer pessoa tem acesso a um estádio portando sinalizadores, rojões e outros artefatos, o que impediria esse mesmo tipo de gente de entrar portando um revólver, uma pistola ou até mesmo uma granada de mão? Ninguém é revistado....não existem câmeras de segurança da polícia? O próprio comandante dos policiais bolivianos admite que não tem idéia do autor dessa insanidade, mas no entanto, 12 brasileiros estão detidos sem que se saiba qual deles disparou o sinalizador que causou essa tragédia. Ou alguém acha que são nescessárias 12 pessoas para disparar um artefato desses? Que o culpado, desde que identificado, sofra as consequências do que fez, mas daí a transformar 12 cidadãos brasileiros em bodes expiatórios, já ultrapassa qualquer limite de legalidade. Estamos todos indignados pela morte desse garoto, mas justiça é uma coisa, vingança é outra. Quanto ao Corínthians, se jogar com portões fechados, ótimo...se for excluido da LA, ótimo também. Quem sabe um dia, os dirigentes de todos os clubes percebam a insensatez que é sustentar essas quadrilhas que se dizem torcedores. Um abraço.

    Comentário por A.T.Silva — 22 de fevereiro de 2013 em 04:57

  150. Essa decisão chega a ser uma afronta! Esse timinho deveria ser afastado da competição por pelo menos 5 anos! Está claro que o small não irá muito longe na Libertadores 2013. É absolutamente improvável que as forças ocultas que agiram no ano passado abram os cofres também esse ano. É óbvio que haverá compra de ingressos da torcida contrária pelos smallenses. Espero que a polícia faça uma severa vigilância sobre essa torcida, fato que poderá auxiliar na captura de alguns foragidos da justiça!

    Comentário por egis — 22 de fevereiro de 2013 em 05:10

  151. O pior e ter a certezsa agora que existem no minimo por ai 30 milhoes de assassinos prontos para a acao.

    #corinthiansNUNCAMAIS

    Comentário por egis — 22 de fevereiro de 2013 em 05:11

  152. E digo ainda mais .. Nao acredito ser possivel o corinthians ganhar outra libertadores, ainda mais sem o bando de pateta no pacaembu junto com eles.

    Mas mesmo que venha a ganhar, ja eh um titulo manchado de SANGUE e MORTE.

    Por iss o patetico do tite ontem dizendo que trocaria um titulo mundial pela vida do torcedor, porque sabe que esse esta fadado ao fracasso e a VERGONHA.

    Dentre todas as vergonhas, sem duvida alguma a maior desse pais chama-se Corinthians.

    ASSASSINOS !

    Comentário por egis — 22 de fevereiro de 2013 em 05:14

  153. Agora a punição, o Corinthians não jogará mais com seu bando, é assim que eles se autodenominam, mas duvido que essa Conmebol mantenha a punição, torçamos que sim, mas é ver para crer.

    Comentário por Sérgio Filho — 22 de fevereiro de 2013 em 06:13

  154. KKKKKKK...eles nao querem, mas ja foram punidos...não poderá ter torcedores do Corinthians na libertadores...

    Comentário por Breno Silva — 22 de fevereiro de 2013 em 07:03

  155. Quanta hipocrisia, varias mortes acontecem por causa de torcidas... os securanças do sao paulo desceram o cacete nos jogadores do tigre, ja morreu gente da macha , gavioes e dragoes ..agora querem cruxificar o corinthians ...bando de oportunistas...

    Comentário por Julio — 22 de fevereiro de 2013 em 07:15

  156. Pronto o Corinthians foi punido !!! Trocaram o sofá !!!!!!!!!!!!!!

    Comentário por Cristiano — 22 de fevereiro de 2013 em 07:18

  157. Deveria acontecer como aconteceu com o Liverpool, deixar por 5 anos TODOS os times brasileiros sem poder jogar uma competição internacional!!!, mas espera aí! Todas as torcidas sul-americanas usam de violência ( sinalizador, brigas,apedrejamento).... Então, deveríamos é suspender o Futebol Sul-Americano por no mínimo uns 10 anos para ver se criam mais civilidade

    Comentário por Willian — 22 de fevereiro de 2013 em 07:37

  158. como e triste ve os comentarios neste seu post ....
    a grande maioria ta mais preocupada em ve o corinthians fora da competiçao do que a pessoa que fez isso ser punida , esta mesma pessoa se esqueçe que amanha poder ser alguem do seu proprio time ao qual torçe...
    sou a favor de nao mais haver torçida adversaria no time de mado de campo
    alias fica aqui o meu desprezo a este comentarios inuteis...
    pois vida humama e mais preciosa do que qualquer coisa ...

    Comentário por mauricio — 22 de fevereiro de 2013 em 07:45

  159. Em todas as torcidas tem marginais. O problema é que na torcida do cortinhians esse índice chegar a 95,5 %.

    Comentário por Rafael Alonso — 22 de fevereiro de 2013 em 07:50

  160. A TORCIDA DO CORINTHIANS É ENGRAÇADA. QUANDO LOTA ESTADIO, CANTA E LEVANTA O MORAL DO TIME ELES SAO OS FODOES. QUANTAS VEZES SE OUVIU "AQUI EH CORINTHIANS", "BANDO DE LOUCOS " E TANTAS OUTRAS BESTEIRAS. POIS BEM. A CASA CAIU! "BANDO DE MARGINAIS", ISSO EH QUE VCS SAO!TODOS BEM CONHECEMOS A PASSIVIDADE DA SUA DIRETORIA QUE FINANCIA MARGINAIS. ESSES CARAS QUE ESTAO PRESOS NA BOLIVIA NAO TEM EMPREGO NEM DINHEIRO, COMP CONSEGUEM IR PRA BOLIVIA VER UM JOGO EM PLENA 4A FEIRA? V S TEM QUE SER PUNIDOS. OU A "FORÇA DA FIEL" SÓ VALE PRA QDO NAO MORRE NINGUEM? CORINTHIANO DE VDD CONCORDA COMIGO, SEU TIME DEVERIA FICAR BONS 10 ANOS SEM PODER PARTICIPAR DE CAMPEONATO SUL-AMERICANO. PRA SER SINCERO, DEVERIA JOGAR APENAS CAMPEONATO AMADOR, ASSIM TRAGEDIAS SERIAM EVITADAS. BASTA DESSE "BANDO DE BANDIDOS". BASTA DE IMPUNIDADE! QUE OS GAMBAS RESPONSAVEIS APODRECAM NA CADEIA.

    Comentário por Jose Alves — 22 de fevereiro de 2013 em 08:02

  161. É lamentável ver como uma grande parte dos leitores do blog está abordando esse assunto sob a ótica "clubística": o Corinthians merece punição, assim todos os outros que praticam qualquer outra barbaridade que já foram noticia antes: emboscadas entre torcidas de Vasco e Corinthians, torcedores mineiros que espancam ateh a morte o adversário na saída de um evento de MMA, bombas caseiras em ônibus de organizadas do SPFC, torcedores do Palmeiras que pagam funeral de membros mortos em brigas, torcedor do Náutico morto recentemente... O Corinthians merece punição? Sim. Mas, voce, torcedor de outros times não seja hipócrita quando seu time estiver nas manchetes. E acredite: com essa impunidade, ele vai estar, mais cedo ou mais tarde.

    Comentário por Guilherme Elid — 22 de fevereiro de 2013 em 08:06

  162. OI, vcs não acham que o San José também deveria ser punido? Eles não revista os torcedores antes dos jogos? O Corinthians deve ser punido sim, mas o San José também, por ser responsavel pelo estádio.

    Comentário por Anderson — 22 de fevereiro de 2013 em 08:09

  163. SE é para punir como exemplo citado da Uefa, entao que puna todos os times brasileiros, igual se fez na inglaterra, não somente o Corinthians. Não foi a primeira vez que deu problemas com torcida na Libertadores, então que seja todos os clubes brasileiros.

    Comentário por Marcelo MK — 22 de fevereiro de 2013 em 08:15

  164. Cosme, não concordo com sua opinião. Se é pra punir o Corinthians, que a Conmebol tenha dignidade e acabe com esse torneio de vez.

    Lhe pergunto: Qual clube brasileiro não banca torcedores?
    Lhe pergunto: Em qual jogo de libertadores você não viu foguetes, sinalizadores etc?
    Lhe pergunto: Em qual libertadores principalmente nos jogos fora, você não viu objetos de todo tipo sendo arremessados pra dentro do campo, antes, durante e depois dos jogos?

    O que a Conmebol fará? Nada. As diferenças culturais na América Latina são gigantes e principalmente a financeira. Os clubes brasileiros até pouco tempo atrás batiam de frente com times da Argentina, Uruguai etc e hj, quem são os grandes adversários dos brasileiros? Os proprios times brasileiros.

    Tá errado o que aconteceu tá. É um crime, é. Então, acha o idiota irresponsável, prenda, aplica a pena e acabo.

    Em tempo, sou 100% contra torcida organizada, benefícios do clube etc. Mas o que ocorreu neste jogo foi um crime que deve ser apurado e julgado como tal. De resto......

    Comentário por Evandro - PR — 22 de fevereiro de 2013 em 08:16

  165. Quando ví a tal Renata Fan chorando ontem, pela morte do garoto lá na BOLÍVIA, imediatamente me lembrei que quando aconteceu aquela tragédia em SANTA MARIA, no qual morreram carbonizados 239 jovens, não ví ela chorando....e olha que a tragédia aconteceu no Rio Grande do Sul no ESTADO DELA.....por que ela não chorou na tv pelas mortes de seus 239 conterrâneos?????

    Comentário por peixoto-pres.prudente/sp — 22 de fevereiro de 2013 em 08:23

  166. O "DIEGO - 22/02/2013 - 12h10", tem toda a razão...Cosme, só o Corinthians financia sua organizada??? Então quer dizer que, pelo fato do Corinthians ajudar seus torcedores a seguir o time, só ele tem que pagar pelo ato de um imbecil? e se fosse ao contrário, se esse menino estivesse na torcida do Corinthians, e o sinalizador fosse arremessado pela torcida adversária, o Corinthians também pagaria por isso, pelo fato de ter ajudado os torcedores a estarem lá??? E a segurança local, não tem culpa alguma de ter deixado uns marginais entrarem no estádio com esses artefatos? Fica muito fácil punir o clube, e também concordo que deve ser punido energicamente, mas o que questiono aqui é por que só o clube??? Achar culpado é mole, o que tem que fazer é monitorar as torcidas durante os jogos, com câmeras, policiamento, etc.... se isso tivesse acontecido, certamente o babaca inconsequente que causou a morte estaria na cadeia há muito tempo....os fatos devem ser colocados de maneira completa, não adianta só falar da "relação umbilical" do Corinthians com a torcida, isso existe em outros clubes também, assim como aconteceu mortes, espancamentos....esqueceram-se da briga entre são-paulinos e palmeirenses no Pacaembu, e de tantas outras?? O pior de tudo é que, existem muitos pseudos-moralistas que postam aqui absurdos, generalizando o ocorrido, como se todo corintiano fosse da mesma laia de quem matou o garoto, lamentável ler isso de um ser humano dotado de inteligência, sua rivalidade clubística os transformam em animais, me dá nojo ler esse tipo de coisa.

    Comentário por Marcos — 22 de fevereiro de 2013 em 08:28

  167. Assisti parte da declaração do sr mario gobbi ontem;
    fiquei enojado com a postura e as palavras dele,
    só tenho uma pergunta a fazer a ele:
    e se fosse o seu filho que estivesse deitado naquela mesa fria,
    sua nojenta postura seria igual, sr mario gobbi?

    Comentário por Mauro — 22 de fevereiro de 2013 em 08:38

  168. A eliminação do Corinthians da competição seria injusta. Seria muito cruel tantos profissionais sérios, como Tite e os jogadores serem penalizados pela irresponsabilidade da Gaviões. A Conmebol já emitiu nota, punição cautelar de o Corinthians jogar a portões fechados. Eles foram extremamente justos, pois penalizaram justamente aqueles que causaram a tragédia: a torcida. Infelizmente, os torcedores de bem vão pagar pela a irresponsabilidade de marginais, mas ponderando que uma pessoa faleceu, é a menor injustiça de todos.

    Comentário por Pedro — 22 de fevereiro de 2013 em 08:39

  169. Eu como torcedor comum do interior,peço desculpas a todos os torcedores,não merecemos ser envergonhados deste jeito no mundo.quanto a punição...Acho que o Corinthians deve ser sim excluido da Libertadores o tempo necessario.

    Comentário por Brow — 22 de fevereiro de 2013 em 08:39

  170. Hipocritas sao todos voces, todo ano morre torcedor aqui no brasil e nao vi ninguem falando em excluir clube do brasileirao, copa do brasil ou estadual.
    atirar pedra na vidraca alheia e facil, chamar a comenbol de omissa e facil, agora pressionar a cbf e as federacoes aqui no brasil onde a midia teria muito mais forca ninguem quer fazer nao sr. rimoli.

    a verdade e que e facil gritar contra o CORINTHIANS, os antis fazem coro. o crime nao se justifica mas tirar proveito disso e tao baixo quanto.

    Comentário por willians — 22 de fevereiro de 2013 em 08:39

  171. Cosme primeiro gostaria de dizer que punir o clube é o mesmo que punir a vaca. O que quero dizer com isso. Se alguém morre do coração por obesidade culpa a vaca é o caminho mais fácil. Enquanto analistas como voce e muitos outros tratarem esses assuntos dessa forma culpando a vaca essas mortes continuarão a acontecer. Mais fácil "jogar para a torcida" e punir a vaca do que realmente ir a fundo e punir o verdadeiro culpado. Nossas leis (e na bolivianidem) existem para serem cumpridas. Assassinato detenção. Pq aqui no Brasil quando é um assassinato em um campo de futebol ou por motivos futebolescos ninguém é preso? Eu responde voce. Simplesmente porqe preguiçosos de plantão "jogam pra torcida" e fecham estádios, excluem clubes de competição, dão multa para o clube, mas prender vagabundo ninguém quer. Repense sua posição e veja que a partir do momento que cumprirem a lei ai sim as coisas vai mudar, como aconteceu na Inglaterra. Estamos seguinte um modelo fracassado como o da Itália. Vira e mexe lá os clubes sao punidos e as mortes continuam. Essas ações sao puramente populistas serem apenas para acalentar a alma da sociedade mas de nada serve para realmente resolver o problema. Abraço.

    Comentário por Thiago — 22 de fevereiro de 2013 em 08:40

  172. É simples! Se uma empresário Brasileiro, financia de alguma forma uma quadrilha de ladrão de banco ou traficante. Se descoberto, será preso, indiciado e julgado por associação ao crime e tráfico de drogas. Porque equipes de futebol quando financia ou concede previlégios à um "bando de loucos", ou qualquer outra torcida organizada, não deve responder da mesma forma? Por acaso estão acima da lei? Se não for punidos pela as associações nacionais, internacionais que controlam o futebol no mundo. Primeiramente deve ser investigado, indiciado e julgados nas forma da justiça. Como é claro que o Sr. Andrés Sanches, se elegeu Presidente do Corinthias, oriundo das entranhas de uma das torcidas organizadas do seu time, não pode ser diferente e também sofre com as sançoes da justiça brasileira.

    Comentário por Walter Ramos Pereira — 22 de fevereiro de 2013 em 08:44

  173. Lixo de Clube, sem mais!

    Comentário por Marcos Paugrande — 22 de fevereiro de 2013 em 08:54

  174. Vergonhoso. Pior é que o clube é quem financia esses marginais. Realmente Cosme, quem é trabalhador nunca estaria numa 4ª a noite fora do Brasil assistindo jogo, a não ser que seja empresário ou algo assim. Bando de manés.

    Comentário por Junior — 22 de fevereiro de 2013 em 09:01

  175. "Natan Oliveira - 21/02/2013 - 11h19" disse tudo. Lendo os comentários aqui, fica nítido que a maioria está mais preocupada com o clubismo que qualquer outra coisa. Triste ver como o brasileiro coloca o futebol à frente de qualquer coisa.

    Comentário por Leonardo Cabral — 22 de fevereiro de 2013 em 09:02

  176. Estouraram a cabeça de um adolescente de 14 anos!!! Um menino! Com um sinalizador usado pARA chamar a atenção da Marinha, durante naufrágios e etc. Um sujeito que nem este, que mira contra pessoas, deveria ser preso e jogar fora a chave da cadeia. Mereceria perpétua, mas só podemos ter pena de até 30 anos de cadeia. Caramba, e os caras ainda me citam Deus? Disseram que eram inocentes? Como podem fazer isto? Eu sou atleticano, mas adorei quando prenderam membros da Galoucura, porque AFUNDARAM a cabeça de um cruzeirense em um evento de MMA uns dois anos atrás, eu acho. São marginais e torcidas organizadas deveriam ser extintas. Fazem o inferno, como fizeram contra os jogadores do Palmeiras, e tenho medo de virar coisa pior. Na Argentina, se um torcedor comum do boca esbarra em um membro da La 12 ( torcedor organizado do Boca Juniors), ele pode apanhar, pq acha que é melhor que qualquer um. Na Argentina estão tentando extinguir estes marginais. O "querido" Leonardo Ribeiro, Capitão Leo, hoje domina torcidas organizadas, que lucrou com suas ligações e fez da vida do Zico um inferno. DEFENDO A EXTINÇÃO, A CRIMINALIZAÇÃO DAS TORCIDAS ORGANIZADAS.

    Comentário por Saulo — 22 de fevereiro de 2013 em 09:02

  177. O que me estranhou foi a rapidez que a Conmebol aplicou a punição... O caso SPFC x Tigre vai fazer 70 dias e até agora nada...

    Agora eu sinceramente espero que isso não seja um caso de dois pesos e duas medidas e que caso a torcida de outro clube cometa alguma infração, que também seja punida

    Comentário por Mojas — 22 de fevereiro de 2013 em 09:10

  178. Em 1992 um menino chamado Rodrigo morreu no campo do Nacional na rua Comendador , quantas mortes e quantas brigas tiveram de la pra ka e quantos estão presos e quantos foram banidos de entrar em um estadio, o problema tem nome, IMPUNIDADE

    Comentário por Alvaro — 22 de fevereiro de 2013 em 09:10

  179. Cosme, acho que seria muito interessante você propor uma reflexão ao caso acontecendo aqui no Brasil, mais especificadamente no Pacaembu. Imagina uma torcida organizada boliviana, mirando em um garoto na torcida comum corinthiana e o matando. Qual seria a postura da diretoria do Esporte Clube Corinthians? Qual seria a postura da CBF (em especial Sr. Marin)? Qual seria a postura do Prefeito (que teve apoio dos clubes paulistas? Qual seria a postura do Governador de São Paulo? Qual seria a postura do Ministro da Justiça e/ou do Esporte, já que iniciará a copa das confederações esse ano e copa do mundo ano que vem? Qual seria a postura da presidente Dilma, que se comoveu com o "acidente" em Santa Maria? Enfim, da imprensa, da população? Pense nisso! Tenho certeza que suas palavras poderão incomodar essas figuras e fazer todos esses atores tomarem uma postura.

    Comentário por Raimundinho — 22 de fevereiro de 2013 em 09:17

  180. A MORTE DO RAPAZ É LAMENTAVEL, MAS AGORA SÃO PAULINO, FLAMENGUISTA, VASCAINDO, PARMERA ETC DIZER QUE TEM DE ELIMINAR O CORINTHIANS ENTÃO O QUE DEVERIA FAZER COM VASCO QUE MATOU SEU PROPRIO JOGADOR NAS ACTEGORIAS DE BASE, SÃO PAULO E PALMEIRAS DECISÃO DE CAMPEONATO DE JR NO PACAEMBU

    Comentário por ADILSON — 22 de fevereiro de 2013 em 09:18

  181. Sou a favor da punição, desde fosse justa e para todos. Mas nesse caso estão tratando o Corinthians com bode expiatório, pois o estadio de Oruco nem foi interditado. A policia da Bolivia e de outros paises da america do sul são tolerantes a fogos de artificio e arremessos de objeto em jogadores, tanto que imagem com fogos de artificio e policiais com escudos é normal. Na minha opinião, as punições justas seriam: 1- Proibir a torcida do Corinthians de entrar em jogos como visitante. 2- Interditar o estadio de Oruro. 3- O Corinthians indenizar a familia da vitima com a renda total do jogo de volta contra o San Jose.

    Comentário por Zaupa — 22 de fevereiro de 2013 em 09:18

  182. Cosme, temos que nos ponderar aos fatos e não pela rivalidade ou paixão clubistica:
    1- O torcedor tem que ser responsabilizado criminalmente pela morte, isso não é acidente é homicio doloso.
    2-Os responsaveis pelo estadio e segurança nas partidas na bolivia´devem receber sua parcela de culpa, não é possivel se entrar com este tipo de artefato dentro de um estadio.
    3- A Conmebol, por anos de impunidade junto aos clubes, " libertadores é uma guerra" eslogam de uma TV, mas a guerra tem que ser dentro do campo e não essa barbaria que acontece.

    Comentário por Wagner Oliveira - Mogi das Cruzes-SP — 22 de fevereiro de 2013 em 09:28

  183. Cosme neste vídeo dá pra ver o assassino!!!
    http://youtu.be/1bd47K9v-Qk

    Comentário por Lucio — 22 de fevereiro de 2013 em 09:29

  184. Agora que o Corinthians foi imolado como o cordeiro no altar da hipocrisia nacional, quase todos podem descansar em paz, especialmente os anticorinthianos ( exceção feita apenas à família do garoto estupidamente morto, que ainda terá muito luto para amargar ). O objetivo foi atingido. Torcedores, alguns blogueiros e parcela importante da imprensa brasileira estão felizes e em júbilo, embora a punição não seja definitiva. É que já trataram de criar o clima para que ela se mantenha ou até se agrave. Fizeram o seu trabalho. Esse lamentável episódio, mais talvez do que muitas outras acusações levianas que a instituição Corinthians tem suportado há anos ( marginais à parte, que os há em todas as torcidas ), demonstrou de forma cabal o nível moral e ético dessas pessoas, e referenda mais uma vez a crença generalizada entre o "bando de loucos" de que estamos irremediavelmente sós. Porém somos 30 milhões, a esmagadora maioria dos quais gente de bem. Agora resta perguntar qual foi mesmo a punição ao SPFC pela morte de um corinthiano nas arquibancadas do Morumbi naquele célebre jogo em que Juvenal Juvêncio deixou de conceder a Andrés Sanchez a cota-parte de 50% dos ingressos, ocasião em que construíram um muro no corredor das arquibancadas, para "afunilar" a torcida corinthiana, muro esse derrubado às pressas, no dia seguinte aos fatos, para ocultar provas contra o clube modelar. Ou pela morte de Rodrigo de Gasperi, ocorrida no campo do Nacional há mais de duas décadas em decorrência de uma bomba lançada pela torcida independente ( por sinal Rodrigo era um ano mais novo do que o menino boliviano ). Ou pelo assassinato do palmeirense no Pacaembu, naquela final da Copinha. Talvez alguém possa responder. Não pera aí, já sei, são também favoráveis a que se puna exemplarmente esse clube diferenciado. Então tá..., lembrando apenas de que no episódio Tigres a agressão foi perpetrada por prepostos do SPFC dentro das dependências do clube, como também obrou com culpa pela morte do corinthiano, acima relatada.Só pra ficar em alguns exemplos dentro do mundo futebolístico nacional.

    Comentário por Paulo — 22 de fevereiro de 2013 em 09:30

  185. Bom dia Cosme!
    Leio atentamente seu blog pelo menos umas 4 x ao dia, então me acho no direito de expor minha opinião.
    Sou Corinthiano e concordo com a punição imposta ao time. Realmente não se justifica uma pessoa ir a um local de entretenimento e atirar fogos em uma outra pessoa que nem conhece, e pior que isso, causar sua morte.
    Porém, tenho uma crítica a seu posicionamento. Como leitor assíduo do seu blog, talvez eu tenha o direito de perguntar por que você não teve a mesma defesa na reportagem sobre a briga de Cruzeirenses e Atleticanos, onde houve uma morte também cruel? Por que não fez uma reportagem falando da relação daquelas torcidas com suas diretorias? Por que não levantou a bandeira também de uma punição para as equipes naquele campeonato? Novamente digo, o Corinthians tem que ser punido sim, para os torcedores entenderem que tem ir ao estádio para torcer, mas sinto uma "perseguição" a tudo que vem do SCCP por sua parte. Quando se fala do estádio, você faz questão de dizer Itaquerão ao invés de Arena, porém, quando cobre a seleção por que usa os nomes de Fedex Arena? Ou Emirates Stadium? E não simplesmente estádio de londres ou estádio nos EUA? Enquanto houver politicagem no futebol, teremos mais torcedores vítimas, que isso acabe de vez e que sejam punidos os envolvidos, mas que você ergue o tom de voz de suas palavras para criticar o SCCP (isso sinto eu) opinião minha que você faz com gosto.
    abraços do seu fã e leitor assíduo.

    Comentário por Rafael — 22 de fevereiro de 2013 em 09:33

  186. Cosme, isto que aconteceu agora já aconteceu várias vezes, torcedor do atlético ou cruzeiro (não me lembro) que foi morto, torcedor do corinthians que foi morto em briga com a torcida do palmeiras, aquela briga generalizada que teve dentro de campo, quando as torcidas de palmeiras e são paulo invadiram o campo na final da copa são paulo de futebol juniot, parece que um torcedor foi morto na bahia, etc, etc, etc...Isso sempre aconteceu e só agora vc vem querendo punição exemplar? Para de palhaçada, vc está indo junto com a mídia. Por que ao invés disso vc não apoia da mesma forma que foi feita na inglaterra, quando houve aquela briga da torcida do liverpool contra a juventus? Todos os times da inglaterra foram proibidos de participar de competições. A partir daí a profissionalização dos times ingleses foi incrível.
    Outra coisa, vc se esquece que a torcida do grêmio quase morreu com a avalanche esses dias atrás. E o episódio da briga do time do tigre da argentina com os seguranças do são paulo. Acho que isso tudo tem que ser levado em conta. A torcida do corinthians é violenta como todas as torcidas do brasil. Essa punição tem que ser nacional!

    Comentário por Neto — 22 de fevereiro de 2013 em 09:38

  187. Cosme,há um novo vídeo da tragédia na Globo.com. Neste vídeo mostra detalhes do cara acendendo e mandando o artefato e no final covardemente fugindo. E teve torcedor do Corinthians aqui que ainda duvidou que o tirou não saiu da torcida corinthiana. Achei a punição de perda de mando justa.

    Comentário por Ednei — 22 de fevereiro de 2013 em 09:40

  188. Ate que enfim Sr Cosme, finalmente o véu da impunidade saiu de seus olhos, aproveite e discorra sobre a nojenta cobertura da Rede Globo que na manhã do jogo tratava através do Sr Mauro Naves os bandidos que foram a Bolivia como heróis, e agora vão na casa do jovem morto acompanhar o drama da família, O JN vai fazer reportagem mostrando ou o Fantástico vai fazer suas reportagens denúncia sobre o submundo das organizadas e seus padrinhos dirigentes; Isso não é uma questão clubistica é uma questão de civilidade.

    Comentário por fabricio — 22 de fevereiro de 2013 em 09:41

  189. Você lê o comentário do tal Fiel e da turminha de sempre (bolsa lan-house paga pelo clube), que todo mundo que acompanha o blog sabe quem é, que fazem os mesmos comentários "anti" pra lá, "vai curintia" pra cá... IMAGINEM ESSA ESCÓRIA VOTANDO...

    Por isso não somos terceiro, mas somos quarto, quinto, sexto mundo... e alguém tentou ler o comentário do Neto no blog dele? um formador de opinião (está na TV, deduzimos que seja, não?) questionando se quem jogou o sinalizador era mesmo corintiano, pois poderia ser alguém infiltrado na torcida para prejudicar o clube. Nem tragicômico não é. É só trágico mesmo.

    E, quanto à diretoria, caráter e honestidade é o que menos podemos esperar de uma diretoria de futebol, generalizo mesmo. Ainda mais essa diretoria do Corinthians, que todo mundo sabe que ética não é seu forte.

    Comentário por Pablo — 22 de fevereiro de 2013 em 09:42

  190. É triste ver gente comemorando a punição ao Corinthians e se esquecer que houve uma morte neste episódio.

    Sou Corinthianíssimo! Mas vamos tirar nossas camisas dos clubes por um instante.
    Acho que não é momento de discutir a punição. Algo precisava ser feito há anos para acabar ou, pelo menos, reduzir as mortes nos estádios e em suas imediações.
    O argumento de que já ocorreram outras mortes e ninguém foi punido, é o mesmo usado por Petistas corruptos para justificarem a inocência de seus membros envolvidos no mensalão.
    Acho que a diretoria tem que acatar a decisão e jogar sem torcida. E que à partir de agora a CBF tenha a mesma coragem que teve a Conmebol e puna rigorosamente todos os clubes que tiverem torcedores envolvidos em problemas (e não precisa esperar outra morte).
    Todos os clubes financiam as organizadas? Não sei. Mas se o fazem, talvez seja o momento de repensar essa atitude.
    Espero que essa punição vire regra e não seja apenas um ato isolado. Quem sabe assim o futebol não volta a ser apenas entretenimento.

    Aos que estão aqui comemorando a punição, meus sentimentos.

    Abs

    Comentário por Beto — 22 de fevereiro de 2013 em 09:42

  191. Para: Eduardo - 21/02/13 - 11h10. Sua análise foi perfeita com relação a tal Patrícia Poeta. Tive a mesma impressão quando assisti. Notícia tipicamente global direcionada para quem não tem discernimento e não gosta de raciocionar. Onde já se viu dizer: "morreu um torcedor no jogo do Corinthians". Aquilo foi assassinato! Engraçado que no caso do Pistorius, a notícia foi que a "namorada de corredor é assassinada". Mas também você acha que a Vênus Platinada vai querer se indispor ou falar algo negativo sobre os torcedores de seu clube de coração? Não duvido nada se não recuarem contra a medida imposta pela Conembol e já liberarem as entradas da torcida no próximo jogo, por pressão dessa emissora nefasta. Outra coisa, os corintianos tem que parar com essa palhaçada de taxar os demais torcedores de "antis". Gostaria de saber se algum corintiano torceu para o Palmeiras em 99 contra o Manchester, ou ainda, torceu para o São Paulo contra o Liverpool? Cambada de Hipócritas!

    Comentário por Roberto Soarse — 22 de fevereiro de 2013 em 09:48

  192. Frevo - 22/02/2013 - 01h15: Não gostar de mim é um direito seu.

    Comentário por Fiel — 22 de fevereiro de 2013 em 09:56

  193. ... Acho que o Clube deve ser punido sim, todos sabemos que os Dirigentes do Corinthians financiaram assassinos “organizados” de garoto boliviano.
    É prática comum a deplorável distribuição de ingressos para torcedores “organizados”, verdadeiros bandidos, realizada pela diretoria dos principais clubes do país.
    No Corinthians, então, se trata de acordo político.
    Se a torneira de “benefícios” fechar, seja o dinheiro para o carnaval, os ingressos, com direito a estadia em jogos no exterior e até as propinas pagas para livrar muitos da cadeia, a insatisfação será demonstrada nas arquibancadas.
    Ontem, centenas de criminosos dos Gaviões da Fiel viajaram à Bolívia, sem a menor preocupação em justificar ausência no emprego, à custa dos cofres alvinegros.
    E, como de costume, diversos crimes foram cometidos.
    Assaltaram comerciantes durante o caminho, espancaram outros mais para mostrar “poderio”, até culminar no absurdo assassinato de um garoto de 14 anos.
    Todos os que se dizem torcedores, que viajaram para a Bolívia, são absolutamente conhecidos dos atuais gestores alvinegros, que vivem lhes beijando as mãos, e, de joelhos, temem contrariá-los.
    Razão pela qual, por ação, medo e omissão, devem ser também responsabilizados pelo triste episódio que vitimou o garoto boliviano.
    O Corinthians financiou a viagem de assassinos, tendo conhecimento de quem de fato se tratavam.
    E, pior, já enviou advogado para defender os marginais de possível sanção da Justiça local, tornando-os ainda mais cúmplices da bandidagem hoje detida para averiguação do homicídio.
    E pensar que o presidente do Corinthians é um delegado de polícia.

    Comentário por David Oliveira — 22 de fevereiro de 2013 em 10:00

  194. Sou corintiano e acho que temos que ser punidos sim….chega de mortes nos estádios… que siga o exemplo para os outros clubes….
    Agora a punição tem que ser para todos os clubes daqui pra frente….
    O Corinthians poderia propor para Conmebol jogos só com mulheres e crianças igual teve na Turquia seria uma resposta para as organizadas…. PAZ nos Estádios…..

    Comentário por Daniel — 22 de fevereiro de 2013 em 10:01

  195. Espero que este fato seja o divisor de águas. Que seja a separação do joio do trigo, que a própria torcida de bem corinthiana, não permita mais que organizadas frequentem estádios, extinção dessas torcidas, que são a escória do futebol brasileiro, não é possível aceitar que um imbecil faça um ato destes e que fique tudo do jeito que sempre foi.
    Agora fico pensando, no Brasil já houve inúmeros casos de morte de torcedores, mas jamais nenhum clube sofreu punição alguma, todas as mortes estão envolvidas organizadas e são formentadas pelos clubes e sequer algum clube foi punido, porque agora houve a cobrança tão extrema desta mídia maldita e sensacionalista em uma punição ao Corinthians, sendo que casos como este já ocorrem há muitos anos.
    Se fosse utilizado o mesmo peso e moeda, você concorda que o Clube não haveria de ser punido Cosme?

    Comentário por Marcelo Ramos — 22 de fevereiro de 2013 em 10:02

  196. CHEGA DE IMPUNIDADE E HIPOCRISIA

    TEM QUE PUNIR SIM NO BOLSO, COMO CORINTIANO CONCORDO COM A PUNIÇÃO
    Alias temos que ir alem, sou a favor de todo o torcedor corintiano que sentir lesado entre com processo contra todas as torcidas organizadas que estavam lá, assim eles vão sentir no bolso, esses marginais inconsequentes, CHEGA DE BANDIDO NO ESTADIO.
    obS Se o prejuizo do time for 15 milhoes que processem as organizadas taMbÉm, assim como os patrocinadores e tv E RADIO...

    E MAIS UMA COISA TEMOS QUE PUNIR A TORCIDA DO SAP PAULO TBM PELA SULAMERICANA

    E NÃO TEMOS QUE ESQUECER QUE EM 1992 UM GAROTO CORINTIANO MORREU NO ESTADIO POR UMA BOMBA CASEIRA LANÇADA PELOS TORCEDORES ORGANIZADOS DO sp

    AGORA NINGUEM LEMBRA, NE?

    Comentário por CASSIANO — 22 de fevereiro de 2013 em 10:09

  197. ESSE TIME TEM QUE SER PUNIDO!! ELIMINADO DA COMPETIÇÃO!!! FICAR 3 ANOS SEM PODER DISPUTAR A COMPETIÇÃO!!!!!! EXEMPLO TEM QUE SER DADO!!! QUE SE EXPLODA A AUDIÊNCIA DA REDE BOBO!!!

    Comentário por Guilherme BH — 22 de fevereiro de 2013 em 10:14

  198. Como a imprensa vai transmitir os jogos do Corinthians se não vai poder entrar torcedor no estádio?
    Não tem problema algum. Isso já aconteceu diversas vezes. Cosme Rímoli...

    Comentário por Breno — 22 de fevereiro de 2013 em 10:18

  199. Cosme, sou corinthiano e concordo que o Corinthians deva ser punido, porém conhecendo o passado da Conmebol é bem provável que essa punição seja reduzida. Acredito que só vai valer para a primeira fase.

    Comentário por Roberto — 22 de fevereiro de 2013 em 10:24

  200. TODAS AS TORCIDAS ORGANIZADAS TEM DE SER BANIDAS.... TERÁ DE MORRER MAIS ALGUÉM ??? QTOS JÁ SE FORAM ???

    Comentário por Hyder — 22 de fevereiro de 2013 em 10:24

  201. Corinthians agora exporta bandido para outros países, dá nisso! "Assassinos, Assassinos, Assassinos", novo grito de guerra desse time de várzea, punição já pela e banimento pelo menos de três anos da liberta sucateada! O futebol sul-americano não precisa de mais violência do que esse marginais fizeram no Peru!

    Comentário por Gafanhoto Verde — 22 de fevereiro de 2013 em 10:26

  202. concordo com a puniçao, mas desde que a conmebol comece a ter organizaçao em todos os aspectos. Esse rapaz foi vitima da desorganização dessa entidade safada! embora que nao tem justificativa o ato criminoso desse marginal. porque nesses estadios times brasileiros levam pedrada cusparada e a conmebol nao faz nada. e pq a mesma tbm nao fecha os portoes dos estadios dos times desses vandalos? pq vao disser que nao se pode comparar uma morte a uma pedrada? sei que parece que estou defendendo meu time e na verdade estou, mas temos que olhar tudo certinho. que esse safado seja preso e processado penalmente msm pq o bandido é esse otario. e a conmenbol so pode ter condiçoes de punir quando começar a trabalhar direito e ter seriedade. para finalizar desejo que deus possa confortar a familia dessa criança que foi o maior inocente dessa historia triste.

    Comentário por Andeson — 22 de fevereiro de 2013 em 10:27

  203. Cosme punir a torcida resolve o problema,as autoridades da Bolívia não tem responsabilidades? Deixa de ser sensacionalista e hipócrita , punir pessoas que nem lá estavam ....as autoridades falharam, essa punição e para otários se sentirem mais confortados,e você esta sendo um deles.

    Comentário por Eduardo — 22 de fevereiro de 2013 em 10:32

  204. Muita gente não gosta do corinthians por causa desse Andre Sanches, um cara arrogante, provocador, mal-educado, se acha o maioral por causa de seus amigos da globo, ele é um dos culpados por esse tipo de torcida que bate e arrebenta. A instituição corinthians vai ter que pagar por causa desse tipo de dirigente.

    Comentário por Igor — 22 de fevereiro de 2013 em 10:34

  205. Meu povo, vamos raciocinar! Não dá para comparar a briga do Tigre com seguranças do SPFC, a avalanche do Grêmio com o que aconteceu na Bolívia! Uma pessoa morreu! Tudo que aconteceu no Morumbi e na Arena do Grêmio foi grave e é preciso punição, mas não se pode dar o mesmo peso de tais eventos a uma situação na qual houve morte. A punição do Corinthians foi justa. Tá faltando apenas que Conmebol puna o San José também, pois eles também têm participação na tragédia!

    Comentário por Pedro — 22 de fevereiro de 2013 em 10:39

  206. Caro Cosme,
    Corajosa a postura do Fabio Santos dizendo que aceitaria a devida punição se isso garantisse que menos vidas se perderiam no que deveria ser um espetaculo e uma diversão.
    Entendo os comentarios de varios corintianos que reclamam que em varios outros casos de problemas de marginais vestidos de torcedores não houve devidas punições, e concordo que monstros como o que atirou o sinalizador não servem de parâmetro para caracterizar uma torcida fiel e apaixonada.
    Mas vamos la: ja que não fizeram com os outros, então deve-se deixar por isso mesmo? Vai ser assim que resolvemos as coisas? As punições devem ocorrer, acho que o divisor de aguas tem que ser agora. O Corinthians o primeiro exemplo e SIM, os OUTROS TAMBEM sendo devidamente punidos por casos semelhantes!
    Pessoal como esse sujeito que atirou ja são grandinhos o suficiente pra saber o que não se deve fazer, mas fazem porque têm a certeza da impunidade e que tudo vai ficar por isso mesmo! Portanto tem que haver punição! Da forma como tah é fechar propositalmente os olhos para uma realidade complicada.
    Seria bom, de um lado, aceitar uma punição; e do outro, cobrar que a torcida do seu time não faça o mesmo (e se fizer aceitar a punição também).
    Soh assim pra galera entrar na linha; e com isso o pai de familia poder levar seu filho ao estadio para se divertir sem medo. Abs a todos

    Comentário por Mauricio — 22 de fevereiro de 2013 em 10:39

  207. Se por um lado as circunstâncias da morte do garoto me tiram a fé na humanidade, a reação da grande maioria dos corinthianos na internet, aceitando e apoiando as punições contra o próprio clube, me deixam mais aliviado. Parabéns a todos que foram capazes de ver através de paixões clubísticas e entender que clube nenhum vale mais que a vida humana.

    Em tempo, não acredito que essa punição (jogar sem torcida) vá durar mais do que uma rodada. A punição vale por 60 dias OU até as investigações serem concluídas. Esperem ver uma investigação em tempo recorde que resultará em uma multa para o Corinthians e nada mais. Espero estar errado

    Comentário por Rafael — 22 de fevereiro de 2013 em 10:41

  208. Nao estou dizendo que a culpa não é do torcedor corintiano que atirou o sinalizador , mas um dos responsaveis por essa tragedia alem da delegação que vc afirma Cosme , são as proprias autoridades que nao revistaram os torcedores na entrada.
    como que deixam torcedores de organizadas entrarem nos estadios sem o minimo de revista , ate onde estou sabendo se entrassem com revolveres na cintura nao ia ter problema nenhum, é de responsabilidade da policia local filtrar esses artefatos q podem e foram usados como armas , nao venha colocar toda a responsabilidade na instituição corinthians

    Comentário por Dennis — 22 de fevereiro de 2013 em 10:42

  209. Estranho né? Toda essa repercussão é por causa dos torcedores do maior time do mundo. Se fosse qualquer outro time aqui do Brasil, esse assunto já estaria encerrado. Vamos parar de hipocrisia gente.

    Comentário por Carlos Andre — 22 de fevereiro de 2013 em 10:44

  210. Estádio com dinheiro público, onde o Andres Sanches já deixou bem clara a sua intenção de não pagar nada. Morte de um menino por causa da irresponsabilidade de torcedores organizados, que como muito bem explicou o post do Rimoli, estavam lá graças aos incentivos indiretos do clube.
    Até quando eles vão se achar acima do bem e do mal? Acho que jogar de portões fechados é pouco, deveriam ser eliminados.
    Os torcedores só vão deixar essa postura irresponsável de lado quando o Clube for penalizado, porque está claro que a morte do menino pouco importa aos torcedores ou à direção do clube.

    Comentário por Franklim Alves — 22 de fevereiro de 2013 em 10:49

  211. otima materia! o corinthias merece a punição

    Comentário por VENCEDOR — 22 de fevereiro de 2013 em 10:51

  212. To em SP desde ontem pela manhã e entendo que o Corinthians não merecia essa punição, pois foi o ato isolado de determinados integrantes de sua torcida organizada, embora todos saibam que a diretoria do time paulista banca essas organizações criminosas.

    Agora o que encontro aqui é muito são paulino e palmeirense, o que só reforça minha tese de que o Corinthians não tem a segunda maior torcida do Brasil e a quarta do mundo, pois para isso ser verdade a supremacia de sua torcida aqui deveria ser muito maior, o que não se materializa como verdade.l

    Agora o meu Flamengo é insuperável, ontem mesmo encontrei diversos pelos bares e boates da Big City paulista.

    FLAMENGO, INCAÍVEL E INSUPERÁVEL EM POPULARIDADE!

    Comentário por Gilson Kiraly — 22 de fevereiro de 2013 em 10:52

  213. Parabéns Cosme, enquanto muitos não querem falar sobre o assassinato, você pede punição.

    Comentário por dos Santos — 22 de fevereiro de 2013 em 10:53

  214. Cosme vc viu o que o Neto escreve no blog dele hj, insinuando que pode ter sido algum "inimigo" corintiano infiltrado na torcida que jogou o rojão ???? q cara ridículo, nojo desse ignorante, punição pesada já, independente do clube, vamos botar ordem na casa de uma vez por todas !!!

    Comentário por Juliano T — 22 de fevereiro de 2013 em 10:55

  215. Hipocrisia , é isso que os torcedores rivais do corinthians estao fazendo.
    ao inves de se preocuparem com a vida que foi perdida , estao mais preocupados em pedir prejuizo ao clube que tanto odeiam.
    ou todos esqueceram daqueles sao paulnos que mataram a pauladas na cabeça um torcedor palmeirense indefeso , teve muito mais requintes de crueldade , ou os palmeirenses que emboscaram um corintiano e deram um tiro a queima roupa no peito, HIPÓCRITAS

    Comentário por Dennis — 22 de fevereiro de 2013 em 10:58

  216. Cosme me responda com sinceridade aqui nesse mural.
    Vamos supor que voce escreva um livro. E vai fazer a festa de lancamento.O local é um shopping qualquer, só que só entra quem tem convite.

    Ai voce da convite p/ 5 conhecidos seu para que eles irem ate o evento contemplar o lancamento do seu livro.

    Ai um dos 5 que vc deu o convite, mata outro convidado dentro do evento.

    como voce é que deu o convite pra eles, voce é acusado e punido, e preso.

    Voce concordaria com isso?
    Marcos, a comparação não cabe. Procure descobrir qual é a verdade relação entre clubes e torcidas organizadas. Grande abraço. Cosme Rímoli...

    Comentário por marcos — 22 de fevereiro de 2013 em 11:02

  217. Bom dia Sr. Cosme Rímoli, sou seu leitor assíduo e tenho você como o melhor jornalista esportivo e com as opiniões mais coerentes e sensatas dentre todos que estão na sua classe. Mas hoje escrevo em forma de crítica não pelo fato de não concoradr com algo que você publicou, mas sim para pedir que você de sua opinião sobre a vitória fantástica do meu time o Grêmio contra o Fluminense em pleno Rio de Janeiro, sei que voce é um crítico ferrenho do Vanderlei e concordo contigo em tudo, não gostaria de ver ele comandando o futebol do meu time, mas isso é outro assunto...
    Espero ler uma postagem sua sobre esse magnífico jogo que ocorreu na quarta-feira em que meu time voltou a ser o Grêmio copeiro dos anos em que me deu tantas alegrias.
    O presidente acertou em cheio na contratação do Barcos e do Vargas com mais tempo eles vão se entrosar e formarão uma excelente dupla de ataque, e o Zé Roberto jogando como um garoto deveria servir de exemplo para muitos jogdores que fazem uma temporada boa e se acham no direito de sentirem craques(ex. Kleber Gladiador) que para minha pessoa é o atacante que mais engana no Brasil, basta ver as estátisticas de quantos gols faz por temporada e ver se ele vale os R$ 500.000,00 por mês que ganha.
    Receba meus sinceros cumprimentos de um fã que não passa um dia sem ler seu blog.

    Att.

    Joares Miguel Soares Junior

    Comentário por Joares Miguel Soares Junior — 22 de fevereiro de 2013 em 11:09

  218. cosme você viu a barbaridade do comentário do neto sobre a punição do time dele? não é possivel que um cara desse nível trabalhe em rede nacional todos os dias qual sua opinião?

    Comentário por Estevão — 22 de fevereiro de 2013 em 11:10

  219. Se eu bebo e fumo eu estou dizendo pro meu filho que ele também pode beber e fumar. Isso é pedagógico. Se desde a época de Pelé a Conmebol tolera a violência, ela que dê o exemplo e tome providências daqui pra frente. Até agora nada aconteceu com o São Paulo. Ah, mas lá não teve morte! Mas eles cometeram também um crime (lesão corporal grave) e não houve nenhuma punição. Identifique-se o(s) criminoso(s) e cadeia nele(s)! Que também seja punida a polícia boliviana que não garantiu a segurança e a vida de seu compatriota e dos demais que estavam no estádio. Punir milhões pelo erro de um irresponsável é promover a injustiça e dar pão à platéia do circo.

    Comentário por Camilo Rock — 22 de fevereiro de 2013 em 11:19

  220. Olha e foi pouco, viu ô "bando de loouicos"!
    E não venham dar uma de vítima chamando todo m un do de hipócratas!
    Repovem isso sim, a coletiva do delegadom de polícia, mq

    Comentário por José Alfredo — 22 de fevereiro de 2013 em 11:19

  221. Cosme,

    Dá vontade de chorar, cara. Pobre garoto, 14 anos, que judiaria.
    Uma criança, cara. Um moleque.
    Não dá pra tolerar isso, são assassinos mesmo, sem generalizar. Mas o indivíduo que lançou o rojão é um assassino, sim. Deveria apodrecer na cadeia.
    Poxa, se jogar uma pedra, um pau, qualquer coisa contra a torcida já é errado pra caramba, imagina jogar um ROJÃO na torcida dos caras. Pra quê isso? Se jogou, queria machucar alguém. Logo, poderia matar alguém.
    Que lástima, uma vida tão jovem perdida de forma tola.
    Malditos assassinos, paguem pelo que fizeram.

    Comentário por JASON GRILO — 22 de fevereiro de 2013 em 11:22

  222. Parabéns Cosme,tenho acompanhado seu blog e diante da letargia e mesmice que a mídia esportiva se encontra,apesar de errar voce tem um balanço positivo e imparcial nas suas análises. Eu quase nao acreditei quando vi o comentarista Neto colocando que a nefasta atitude pode ter sido plantada para prejudicar o Corinthians. Esse cara quer se aparecer ou ta ficando louco. Concordo com voce e para mim a presidenta deveria banir sumariamente todas torcidas organizadas, ficha-las digitalmente e proibir esta raça de entrar nos nossos estádios. Todas, sem excessao.

    Comentário por Pedro — 22 de fevereiro de 2013 em 11:25

  223. Desculpa Cosme, eu sou corintiano apaixonado demais pelo meu time como muitos, sou trabalhador, pai de família e sempre fui no estádio me divertir. Agora, por causa de um assassino imbecil que conseguiu passar pela polícia com um artefato deste eu tenho que ser penalizado? Cadê meu direito de ir e vir? Proibir-me de ir ao estádio vai eliminar definitivamente a violência? Tenho certeza absoluta que não!

    Quem tem que pagar pelo crime é quem cometeu, não eu!!!

    Seria a mesma coisa de um motoqueiro matar alguém e resolverem proibir a circulação de motos para penalizar a categoria e não apenas o bandido! (e olha que este tipo de violência acontece todos os dias no Brasil)

    É um absurdo!!!

    Comentário por Flávio — 22 de fevereiro de 2013 em 11:29

  224. Me faltam palavas para qualificar a deprimente entrevista do delegado de polícia, que preside este clube, à respeito de sua torcida. TREMENDA CARA DE PAU. É isso!"
    Tentou de todos maneiras posar de vítima, e colocar a federação boliviana e o clube São José, como eles dizem, "na cena do crime"!
    Pelas informações ficou claro, Seu Gobbi, que se trata de um homicídio sim, se não for doloso, quem o cometeu assumiu o risco de matar. NÃO FOI UM INCIDENTE, NEM TAMPOUCO FATALIDADE, como V.Sa. fez questão de tentar impingir em sua coletiva.
    Foi crime, cometido por uma facção organizada e subvencionada pelo clube.
    Não podem agora querer bancar de vítima, chamando todo mundo de hipócrata, como se todo clube não tivesse uma torcida organizada. Têm sim, se é que se pode chamar esse 'bando de marginais, vagabundos' de torcida. São recorrentes e carregam muitas tragédias nas costas.
    A punição foi até branda, pena mínima, e como disse o próprio jogador Fábio Santos, que "aceitava até a exclusão do clube do campeonato".
    E, por favor, não venham comparar, "...porque só o Curintia; por que não também o São Paulo, que causou as cenas deprimentes na final da Sul-Americana?".
    Cenas deprimentes? Quais? Alguém viu, há alguma foto, filme ou coisa parecida. Os jogadores argentinos foram na Polícia e lá fizeram alguma prova do fato?
    E depois, esqueceram que há uma família velando o corpo de um criança de 14 anos?
    De quem é a hipocrisia, então?

    Comentário por José Alfredo — 22 de fevereiro de 2013 em 11:34

  225. Rímoli, ontem eu comentei sobre o salafrário e marqueteiro do Tite...toda aquela comoção não passou de sensacionalismo.O 'marqueteiro' já imaginando alguma punição severa da CONMEBOL, tratou de fzr média com torcida,imprensa e a própria conmebol...Mas hj a punição já chegou, eu achei uma punição branda, na minha opinião o Corinthinas teria que ser eliminado da competição (mesmo correndo o risco de o grêmio ter um adversário de grandeza a menos a enfrentar). Só espero que a CONMEBOL não se deixe levar pelos 'marqueteiros' gambas, e desista da punição.Se isso acontecer,será o premeditado fim do futebol.

    Comentário por edson santos — 22 de fevereiro de 2013 em 11:42

  226. JOGOS COM PORTÃO FECHADO ATÉ O FIM DA LIBERTADORES SIM,
    E QUE SEJA ASSIM PARA TODOS SO CLUBES , GRANDE OU PEQUENO , E EM QUALQUER CAMPEONATO
    ASSIM ELES VÃO PENSAR MELHOR ANTES DE SAIR DE CASA PARA BRIGAR, PQ TORCIDA TA ASSIM HJ , BRIGA AGENDADA 1 SEMANA ANTES PELA INTERNET , ONDE VAMOS PARA

    Comentário por FERNANDO — 22 de fevereiro de 2013 em 11:43

  227. A foto principal, que ilustra a matéria, em seu sorriso de alegria, mostra claramente onde está a HIPOCRISIA, viu Sr. Gobbi! Reforçada com o choro de sua diretoria, de seu técnico, na página em preto no twiter de seu jogador, ou da decretação do luto de 7 dias e nas fitinhas colocadas nos uniformes dos próximos jogos, na promessa de ajudar a família do garoto boliviano, "como sempre faz o Curintia!"
    "Agora, estamos reunidos com o nosso Jurídico, para vermos como recorrer!!!!!"

    Comentário por José Alfredo — 22 de fevereiro de 2013 em 11:45

  228. TEM QUE EXCLUIR TORCIDA ORGANIZADA, FACÇÃO ORGANIZADA, CRIMINOSOS ORGANIZADOS. TORCEDOR NÃO TEM CULPA E NÃO LEVA ARTEFATOS DE GUERRA PRA JOGO. MINISTÉRIO PÚBLICO (MP), POLÍCIA, FIFA, CONMEBOL PODEM FAZER ALGUMA COISA E NÃO FAZEM. O CORINTHIANS NÃO PODE SER BODE EXPIATÓRIO PQ TEM LIGAÇÃO COM A TORCIDA. É SÓ O MP ACABAR COM ORGANIZADAS, E O TAL CADASTRO DOS CRIMINOSOS? CADE O MINISTRO DO ESPORTE OU O PROMOTOR DE JUSTIÇA QUE FOI ELEITO SE APARECENDO NO FUTEBOL?

    Comentário por Jevis Umeno — 22 de fevereiro de 2013 em 11:49

  229. Tem que ser punido sim é o clube que banca eles por onde vão esse bando faz e acontece e não acontece nada em 2012 passaram pelo Rio Grande do Sul pela BR 290 para irem até Argentina assistir o Corinthians jogar a libertadores invadiram um restaurante, quebraram tudo, saqueram e ainda agrediram covardemente o propretario do estabelecimento pareciam uns animais....

    Comentário por Elizandro Gonçalves — 22 de fevereiro de 2013 em 11:49

  230. Se é para punir então tem que punir todo mundo, é uma zona essa conmebol!!!! Todos os jogos tem fogos, tem policiais com escudos para proteger jogadores, tem pancadaria. Se entraram com fogos, alguém deixou, e essas pessoas tbm não devem ser punidas? Sugiro lotarmos a pagina da conmebol de mensagens como forma de protesto! Vamos mostras mais uma vez a nossa força e ajudar o Corinthians!!!!!

    Comentário por Rogério Soares — 22 de fevereiro de 2013 em 11:50

  231. Ahhhh Cosme, para...punir o clube pela FALTA DE EDUCAÇÃO, VERGONHA NA CARA DE SEUS DIRIGENTES E DE SEUS TORCEDORES E DEMAIS. Quem deve ser punido são os dirigentes pilantras que "abastecem" esses bandidos organizados, e também os mesmos...

    Já o clube, os profissionais que lá trabalham, jogadores , comissão técnica e torcedores como EU (jogos de portões fechados,sem torcida), vão pagar por uma coisa que não nos cabe...ABSURDO.

    Comentário por Yelssek - INTERCONTINENTAL NÃO É MUNDIAL !!! — 22 de fevereiro de 2013 em 11:52

  232. O triste é ver imbecis comemorando a punição ao Corinthians e esquecendo que uma vida se perdeu. E qualquer punição sofrida não vai trazer de volta o garoto nem amenizar a dor de sua familia. Conmebol não se acovarde, só proibir torcedores (a maioria de bem) de ver os jogos não vai resolver.

    Comentário por Alessandro — 22 de fevereiro de 2013 em 11:56

  233. Peixoto - Pred. Prudente CHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAATOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!

    Comentário por Cnn — 22 de fevereiro de 2013 em 12:52

  234. A organização da libertadores pela Conmebol é vergonhosa. Jogos em gramados horríveis, em altitudes desumanas e complacência com torcidas incivilizadas, em que para bater um escanteio a polícia precisa intervir com escudos;e isso é "normal", inclusive nesse mesmo jogo isso aconteceu. Esse caso mostra o amadores das organizações somado a atitudes irresponsáveis que nunca foram penalizadas, mas agora, a mesma conmenbol quer transformar o caso em um exemplo, fazendo do corinthians bode expiatório para o amadorismo dessa organização, e conta para isso com o apoio da impressa que tenta demonizar a torcida e prejudicar o clube. A pena deve ser individualizada, apenas um criminoso executou o ato, mas qurem punir toda a torcida. é vergonhoso. Discordo do seu ponto de visto.

    Comentário por Evilasio — 22 de fevereiro de 2013 em 13:19

  235. Uau, Mojas - 22/02/2013 - 09h10, boa comparação. Na Partida de Tigres X SPFC, também um adolescente teve os miolos espalhados entre outras pessoas, visto que um membro de torcida organizada pegou um sinalizador e MIROU contra alguém. E se fosse pior? E se fosse uma mulher grávida, ou mesmo uma criança de colo? Ou se fosse "menos" pior, como um pai de família, que luta, e que estava ali? Mesma coisa, né? Teve gente do Tigres com miolo espalhado na arquibancada, teve torcedor fugindo feito um rato, enquanto que outros criminosos ajudavam na fuga, não é mesmo? Ah, e para dizer que não é bairrismo: Quando houve o assassinato do cruzeirense por membros da Galoucura, o vice-presidente e o presidente da Torcida Organizada ajudaram a acobertar os assassinos. Indiferente de clubismo, visto que já houve caso da Máfia Azul matar atleticano e vice-versa, é bonito um cara que nem vc, dizer que o Corinthians é injustiçado. Eu queria que um sujeito que nem você, pensasse em um pai de família, que teve reconhecer o filho, com o crânio explodido, e ter de enterrar um filho. Queria que você pensasse nisto, e pensar, na vida que um garoto de 14 anos poderia ter. Porque você não está pensando nisto, não pensa como deve ser horrendo enterrar a pessoa que você mais ama no mundo por conta de um sujeito que não vale nada, nada, nada, e que pura e simplesmente, quis fazer palhaçada.

    Comentário por Saulo — 22 de fevereiro de 2013 em 13:38

  236. Isso acontece na maioria dos clubes e isso deve servir como exemplo.
    Concordo com o texto e PUNIÇÃO JÁ !!!!!!!!!
    E no bolso que dói mais !!!!!!!!!!!!!

    Comentário por Felipe — 22 de fevereiro de 2013 em 14:19

  237. Se for para punir, devem começar primeiro pela organização do evento, punir a polícia que não revistou os torcedores. E se na Bolívia é permitido o uso de fogos, eles não podem questionar, estão fazendo isso pq a população está em cima.
    Nas imagens dá pra ver que o sinalizador quase atinge o bandeirão, tá na cara que foi acidente quem acende fogos com o bandeirão chegando?
    O Corinthians está servindo de bode expiatório isso sim.

    Comentário por Rosy - Campinas,SP — 22 de fevereiro de 2013 em 14:20

  238. Curintianada, vamos deixar claro uma coisa. "Batom na cueca", não há justificativa. Não adianta pedir punição à Conmebol, à polícia da Bolivia, ao São José, ao até mesmo ao Kevin Beltran que não tinha nada que estar ali vendo o jogo do seu time contra o 'campeão mundial'.
    Há um crime em evidência. Não um incidente, uma fatalidade, como quer fazer crer o delegado seu presidente. Vão ter que pagar sim, e remoer a tragédia por muito tempo. Mais uma nas costas!
    E de uma vez por todas, deixem de lado esta coisa de clubismo dos "antis", e principalmente a crônica preocupação com o São Paulo, cobrando igualmente punição pelas deprimentes cenas do final da Sul-americana. Peraí, deprimentes cenas!? Onde está, não vi! Alguma foto, filmes, provas do fato por meio dos jogadores argentinos que foram até a Polícia? Há alguma família arrasada chorando um filho seu, ainda criança, estupidamente morta?
    Respeitem ao menos isso, que de vítimas voces não tem nada!

    Comentário por José Alfredo — 22 de fevereiro de 2013 em 18:36

  239. de bando de loucos para "bandidos de loucos"

    Comentário por elson — 22 de fevereiro de 2013 em 23:05

Deixe um comentário

Quebras de linhas e parágrafos são automáticos, os endereços de email nunca são exibidos, HTML permitido: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Fechar esta janela.

0,435 Powered by WordPress

Perfil

Cosme Rimoli

Ganhou seis vezes o prêmio Aceesp, como melhor repórter esportivo entre jornais e revistas de São Paulo. Trabalhou 23 anos no Jornal da Tarde. Começou com o blog no UOL, em 2009. Logo se tornou um dos dois mais acessados no esportes do portal. Cobriu 'in loco' as últimas seis Copas do Mundo, seis Eliminatórias para a Copa, quatro Copas América, dezenas de finais de Libertadores, Brasileiros e Campeonatos Paulistas. Mundial de Clubes no Japão 2011. O Pan-Americano do México. Três etapas do UFC. Olimpíadas de Londres 2012. Copa das Confederações em 2013. Foi, como enviado especial, a 29 países para cobrir eventos esportivos.

Quer falar comigo?

cosmerimoli@gmail.com

Arquivo

fevereiro 2017
D S T Q Q S S
« jan    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728  
Home de Blogs +