Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Título de Fernando Alonso no GP do Brasil de 2005 foi inspiração para promessa espanhola na Fórmula 1

Carlos Sainz Jr., da Toro Rosso, também é grato ao programa de pilotos que o acompanha

Automobilismo|André Avelar, do R7

Carlos Sainz Jr., de 21 anos, faz sua temporada de estreia na Fórmula 1 a bordo da Scuderia Toro Rosso
Carlos Sainz Jr., de 21 anos, faz sua temporada de estreia na Fórmula 1 a bordo da Scuderia Toro Rosso Carlos Sainz Jr., de 21 anos, faz sua temporada de estreia na Fórmula 1 a bordo da Scuderia Toro Rosso

Carlos Sainz Junior era só uma criança dividida entre a paixão pela velocidade e as tarefas da escola em 2005. Pela TV, em Madri, o pequeno espanhol, então com apenas 11 anos, viu o compatriota Fernando Alonso conquistar seu primeiro título da Fórmula 1 justamente em um GP do Brasil. Foi aí que o hoje piloto da Toro Rosso teve a certeza que queria seguir o mesmo caminho do ídolo.

A velocidade já estava nas veias do garoto. Filho de um piloto duas vezes campeão do Mundial de Rali, dificilmente Sainz Jr. seria outra coisa que não piloto. Apesar disso, a mágica verdadeiramente aconteceu quando a Renault de Alonso cruzou a linha de chegada de Interlagos na terceira colocação, o suficiente para deixar Kimi Raikkonen (McLaren) e Michael Schumacher (Ferrari) para trás em pontos.

Depois de dez anos, Sainz Jr. corre pela primeira vez na pista em que decidiu seu futuro. O piloto da Toro Rosso sabe que está longe das mesmas condições do compatriota nos tempos de uma Renault quase imbatível, mas espera fazer um fim de semana satisfatório.

“Foi algo que me marcou bastante ver um espanhol conquistando um título e graças a isso estou na Fórmula 1. Foi isso que me encorajou a seguir essa carreira. Então Interlagos sempre será um lugar muito especial, com muita história. Além disso, já ouvi que os fãs são incríveis e tenho certeza que teremos um bom fim de semana aqui”, disse o piloto.

Publicidade

Alonso foi o primeiro espanhol a conquistar um título na principal categoria do automobilismo, dando início a uma verdadeira “Alonsomania” em seu país. Como se não bastasse, o espanhol levou o bicampeonato no ano seguinte, também em Interlagos.

A Espanha então se voltou para programas de jovens pilotos. Sainz Jr. é cria desses projetos e, até hoje, faz questão de reconhecer isso. Mesmo com a inegável condição financeira do pai, o piloto agradece a enorme ajuda dos patrocinadores, entre eles, a Estrella Galicia — a cervejeira também está presente na motovelocidade.

Publicidade

Sainz Jr. entrou para o Red Bull Junior Team aos 15 anos e sua carreira logo começou a colher frutos com resultados importantes além do kart. A carreira então já seguia os mesmos passos de Sebastian Vettel, Daniel Ricciardo e Daniil Kvyat, todos na Fórmula 1. Antes de conquistar um lugar ao sol, foi campeão da Fórmula Renault 3.5 e saltou de cara para a Toro Rosso.

“Sem esses programas de desenvolvimento, muitos, muitos pilotos não poderiam estar na Fórmula 1 ou na MotoGP. Sem um programa de pilotos, sem um patrocinador guiando seus passos, promovendo e ajudando você, hoje em dia seria impossível estar em grandes categorias. Nós precisamos deles porque sem eles seria muito difícil”, reconheceu Sainz Jr.

Publicidade

Veja aqui como ficou o treino classificatório

Pilotos tiram onda com sitaução da McLaren

A 18ª etapa do Mundial de Fórmula 1 acontece neste domingo (15), em Interlagos, em São Paulo, com largada prevista para as 14 horas (de Brasília).

Fernando Alonso inspirou uma geração de talentosos pilotos espanhóis com o título no GP do Brasil de 2005
Fernando Alonso inspirou uma geração de talentosos pilotos espanhóis com o título no GP do Brasil de 2005 Fernando Alonso inspirou uma geração de talentosos pilotos espanhóis com o título no GP do Brasil de 2005

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.