A temporada 2010 de Fórmula 1 começa neste domingo (14), às 9h (de Brasília), no Grande Prêmio do Bahrein. O Mundial, que promete ser um dos mais equilibrados dos últimos anos, teve nos treinos livres e classificação no autódromo de Sakhir uma prévia de quem poderá brigar pelo título neste ano.
Se nos treinos de sexta-feira (12) só deu Mercedes GP e McLaren, neste sábado quem ficou com a pole position no Bahrein foi a Red Bull, com o alemão Sebastian Vettel.
O piloto de apenas 22 anos já mostrou o seu talento com boas corridas na BMW Sauber (2006) e Toro Rosso (2007 e 2008), tornando-se o piloto mais jovem da categoria a vencer um GP, na Itália, em setembro de 2008. O alemão é certamente um dos candidatos ao título.
Ao seu lado no grid no Bahrein, vai largar Felipe Massa, da Ferrari. O brasileiro sai na primeira fila no seu retorno à F-1, depois de perder o segundo semestre de 2009 devido ao acidente que sofreu no GP da Hungria, quando uma mola do carro de Rubens Barrichello o acertou na cabeça.
Recuperado e nesta temporada com uma Ferrari mais acertada, Massa, dono de 11 vitórias na categoria, já superou nos treinos o seu novo companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso, que larga na terceira posição. Sempre um dos favoritos, o bicampeão mundial e seu parceiro brasileiro devem brigar pelo título em 2010 se a Ferrari continuar a render bem.
Na quarta posição no Bahrein, larga Lewis Hamilton, que venceu o Mundial em 2008. O time inglês de pilotos da McLaren tem também o atual campeão Jenson Button na oitava posição no grid no Bahrein. Ele recentemente ganhou o importante prêmio Laureus, de revelação esportiva de 2009.
Com um design inovador do carro e bom motor, a escuderia possui condições de colocar a sua dupla nos pódios, caso saiba administrá-la. Em 2008, Alonso entrou em atrito com a McLaren por não ter o mesmo espaço que Hamilton, e não conseguiu render bem.
Por fim, talvez a maior estrela do Mundial, o heptacampeão Michael Schumacher é outro candidato certo ao título em 2010. Na sexta-feira, o piloto de 41 anos da Mercedes GP conseguiu a terceira volta mais rápida e ainda assim comentou que o seu desempenho foi de alguém “enferrujado”.
O alemão, dono de quase todos os recordes da F-1 (tem 91 vitórias em 248 largadas), não conseguiu tirar o melhor rendimento bem no treino classificatório e vai sair em sétimo no Bahrein. Sua última vitória foi no GP da China de 2006 e Schumacher já disse estar "faminto" por subir ao topo do pódio novamente.