Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Covas lamenta cancelamento do GP de F-1 em SP: 'Tínhamos protocolos'

Corrida em Interlagos foi cancelada por causa da pandemia. Prefeito diz que já iniciou conversar para prorrogar contrato que vence este ano

Automobilismo|

Prefeito Bruno Covas
Prefeito Bruno Covas Prefeito Bruno Covas

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), lamentou nesta sexta-feira (24) a decisão da Fórmula 1 de cancelar o GP do Brasil deste ano e disse que a cidade estava preparada para receber o grande evento, marcado para novembro. Covas afirmou também que a capital segue em negociação com a cúpula da categoria para estender o contrato, que acaba neste ano.

A F-1 anunciou no início do dia que a pandemia do novo coronavírus causou o cancelamento de todos os GPs das Américas. Assim, a corridas dos Estados Unidos, México e Canadá também não serão realizadas neste ano. Ou seja, a temporada 2020 vai se restringir à Europa e à Ásia.

"Ao longo das últimas semanas enviamos todos os dados à organização do evento, mostrando que a realidade da cidade de São Paulo e do Estado é bem diferente da realidade brasileira, que é o que tem nas notícias que chegam tanto aos pilotos como para as equipes", disse Covas.

Na F-1 desde 1972, GP do Brasil viu nove vitórias de seus pilotos

Publicidade

O prefeito garantiu que a cidade, segundo projeções da própria Prefeitura, estará em melhores condições em novembro do que cidades que já receberam etapas da F-1 neste ano, na Europa. "A projeção mostra que em novembro estaremos em uma situação bem melhor do que estavam os países europeus onde já tivemos a realização do GP. Destacamos, inclusive, que tanto as autoridades sanitárias do Estado tanto do município desenvolveram protocolo para realizar eventos de automobilismo."

São Paulo anuncia adiamento do Carnaval 2021

Publicidade

Um dos principais eventos da cidade, o GP do Brasil costuma lotar hotéis e restaurantes no fim de semana. De acordo com a Prefeitura, na corrida do ano passado a F-1 movimentou R$ 361 milhões na cidade.

Com a decisão da F-1, o tradicional Autódromo de Interlagos corre o risco de ficar sem provas da categoria pelos próximos anos. Isso porque o contrato de São Paulo se encerra neste ano. E a capital paulista tem a concorrência do Rio de Janeiro, que negocia vínculo de 10 anos com a direção da F-1.

Publicidade

Covas garantiu nesta sexta que a cidade segue em processo de negociação com a cúpula da categoria para renovar o contrato. "Continuamos as tratativas com a organização do evento para prolongar o contrato a partir do ano que vem."

Procurado pelo Estadão, o promotor do GP do Brasil, Tamas Rohonyi disse que preferia não comentar a decisão da F-1 porque ainda não foi notificado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), entidade que homologa o calendário da F-1. "Comunicamos que não recebemos até o presente momento nenhuma comunicação oficial da Federação Internacional de Automobilismo e, dessa forma, não poderemos nos manifestar", disse o promotor, em comunicado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.